Módulo PCP

PCP

Possibilita o planejamento de toda a produção, sua manutenção e cancelamento, por meio do controle das Ordens de Produção. O PCP permite identificar a capacidade de produção e os gargalos que a empresa tem em relação aos recursos de produção. O sistema verifica se há no estoque o que é necessário à produção, se atende o programa receita, os gastos e os rendimentos. 

Cadastros

Ficha Técnica

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PCP/Cadastros/Ficha Técnica

Descrição 

A ficha técnica dos produtos produzidos por uma indústria é registrada, permite melhorar o desempenho industrial e controle dos custos da empresa. Ao registrar a ficha de componentes e o roteiro de produção, é possível identificar o tempo de cada operação. Em alguns segmentos, a solução contempla o processo de combinação.

Nas indústrias calçadistas, por exemplo, que geralmente possuem várias linhas de produtos, o processo garante agilidade.

Funcionamento

A tela é aberta no formato treeview exibindo os registros da ficha com Produto, Grade, Quantidade (peso). 

Existe a flexibilidade de filtro para listar por nome do produto e realizar consulta mais apurada através da "Busca Avançada". 

A ficha técnica é por default associada a Empresa de login do funcionário, por default vem Ativa, o produto a ser produzido deve ser selecionado, neste caso, não traz para seleção os produtos cujo tipo do item é matéria prima. Busca os 'Produtos em Processo', 'Produto Acabado', ''Subproduto' e 'Produto Intermediário', devem ser de fabricação própria. A Grade, se for única, é carregada por default, juntamente com a Embalagem(peso), que geralmente é a padrão, preencher a Quantidade(Peso) a produzir para a receita, todos obrigatoriamente. Existem a  "Embalagem(Unidade)", "Quantidade(Unidade)" e "Peso Unidade", que são opcionais como forma de produção da receita.  O Valor da embalagem, o Centro de custo e as Informações complementares da ficha técnica ficam a critério para preenchimento, compondo as informações da Capa.

O campo 'Valor Embalagem' é R.O., possui 3 casas decimais. É o custo total das embalagens padrões para a receita e apresenta valor após saída da aba Embalagens. Seu cálculo:

 Valor Embalagem Receita = Somatório (Quantidade da Embalagem informada * Custo unitário da Embalagem do cadastro)  

Além do planejamento no grupo 'Dia da Semana', de qual ou quais os dias a receita é produzida, as marcações são realizadas logo à frente de cada dia respectivamente. Existe também a informação da quantidade de receita a produzir para cada dia da semana, não obrigatória, que é utilizada para planejamento de produção. 

'Segunda_Feira'    Quantidade segunda  
      'Terça_Feira'         Quantidade terça 
      'Quarta_Feira'       Quantidade quarta 
      'Quinta_Feira'       Quantidade quinta 
      'Sexta_Feira'         Quantidade sexta 
      'Sábado'               Quantidade sábado 
      'Domingo'             Quantidade domingo 

-> Para informar a quantidade de receita para aquele dia da semana, necessariamente o dia tem que estar marcado. 

-> O dia pode ser marcado e a quantidade de receita não preenchida.


Para maior facilidade o sistema exibe a conversão de quantas receitas em kg serão produzidas seguindo o padrão da Ordem de Produção. Por dia da semana popula a matriz, com a quantidade em unidade e quantidade em peso (kg) da receita.

Se quantidade(unidade) da capa informada, maior que zero:

     unidade = quantidade de receitas * quantidade em unidades de cadas receita

      Caso contrário
 
           peso = quantidade de receitas * quantidade em peso de cada receita

Sempre que ocorrer manutenção na ficha técnica(inclusão, alteração, exclusão) é alterado o atributo produção própria do cadastro do produto. Ao salvar a ficha técnica (inclusão ou alteração), se a mesma estiver Ativa, é verificado no cadastro do produto(que não seja matéria-prima), se o campo produção própria está marcado, se não estiver, é marcado. Caso contrário, não é Ativa, é desmarcado. Quando da exclusão da ficha técnica, o campo produção própria fica desmarcado.

Nota: Se o módulo PCP estiver instalado, o campo 'Produção Própria' em Estoque -> Cadastro ->  Produtos e Serviços -> Produtos, deve ficar somente para leitura, para produtos já cadastrados.

O notebook contempla a aba de Etapas da produção,  onde são inseridos como Itens da ficha técnica previamente, a descrição da fase obrigatoriamente, podendo completar com o tempo necessário para execução da mesma; selecionar a etapa anterior à fase em que se encontra, no caso, se houver etapa pai, e, ainda, Informações Complementares da etapa. Possui a linha total para tempo gasto nas etapas de produção.

Na aba de Matéria Prima/Insumos são armazenados os itens para custo total, associados aos dados básicos já informados, capa da ficha técnica; são filtrados para a seleção o Produto de produção própria e cujo tipo do item varia dentro dos permitidos (Matéria Prima, Produto Intermediário, Material de Uso e Consumo e Outros insumos) e cuja  é ativa. No caso da existência de uma única grade, é selecionada automaticamente, se houver mais de uma grade, selecionar a mesma,  informar a Embalagem e a Quantidade necessária para a produção, obrigatoriamente. O custo do produto acabado é atualizado automaticamente após alteração do custo das matérias primas.

Existe a flexibilidade da matéria prima de uma ficha técnica ser um produto de outra ficha técnica, ou seja, um subproduto. É importante ressaltar que para atender a situação do produto como subproduto, a classificação do produto deve ser Tipo do Item = "Produto Intermediário". Nesta situação o custo para este item(subproduto), é considerado o custo da ficha técnica deste mesmo produto. Ao inserir a matéria-prima/insumos é verificado se existe ficha técnica cadastrada para o item. Se existir, busca o custo unitário de produção identificado para subproduto na receita e multiplica pela quantidade de receita do produto na nova receita. Este custo é armazenado na nova receita. 

A Etapa de produção pode ser selecionada, o custo é r.o., e, vem do cadastro do estoque, na aba preço, dependendo do tipo de custo informado no campo 'Custo para preço de venda' na aba Geral.  A quantidade e custo são totalizados na treeview.

Para compor as informações para a ficha técnica, foi introduzida a aba Embalagens, que serão utilizadas para a produção da mesma. É composta pelas colunas Descrição, Grade, Quantidade, Custo e Padrão. Na descrição existe a seleção das embalagens com filtro de Tipo Item = 'Embalagem' no cadastro do produto em estoque.

A coluna "Padrão", se marcada considera a embalagem como padrão a ser usada na receita. A ficha técnica pode ter mais de uma embalagem padrão.

Se embalagem informada, obriga preenchimento da coluna "Quantidade".

A coluna "Quantidade" é obrigatória,  refere-se a quantidade de embalagem necessária para o rendimento informado na receita.

A coluna "Custo" exibe o custo total da embalagem.

O 'Custo Unitário Produção" é o total da Matéria-Prima dividido pela quantidade produzida. 

Para 'Total Perda' considerar Total Ingredientes(C1), Rendimentos(C2), onde:

        'Total Perda'   = (C1 - C2)/(C1 * 100)

Restringir

  • Cada ficha técnica deve possuir um produto diferente. 
  • Verifica se a quantidade informada é válida.

Não Restringir

Na opção Print, relatório de Receitas, o campo Valor Embalagem da capa da ficha técnica equivale ao campo Total Embalagem. No detalhe são exibidas as embalagens da aba de Embalagens, listando somente as embalagens padrões, apresentando as colunas:

Para a coluna VALOR UNITÁRIO = Custo(cadastro Estoque produto aba Preços).

VALOR TOTAL = Custo(cadastro Estoque produto aba Preços) x QUANTIDADE. 

Para custo unitário embalagem e custo unitário produção são consideradas 3 casas decimais.

Para Total Embalagem utiliza:

Valor Embalagem Receita = Somatório (Quantidade da Embalagem informada * Custo unitário da Embalagem do cadastro)

LayOut

 

Linha1

    • Relatório de Receitas  

    Linha2

    • Produto:    

    Linha3

    • Produção:  

    Linha4

    • CÓDIGO DESCRIÇÃO QUANTIDADE VALOR UNIT. VALOR TOTAL

    Linha5

    • Valores de busca da Linha4

    Linha6

    • Total Matéria Prima:   

    Linha7

    • Total Embalagem: 

    Linha8

    • Total Geral:  

    Linha9

    • Quantidade Total Matéria Prima:

    Linha10

    • Custo Unitário Produção:  

    Linha11

    • Total Perda: 

    Linha12

    • Modo de Fazer

    Etapas de Produção

    Menu

    PCP/Cadastros/Etapas de Produção

    Descrição

    As etapas de produção ocorrem em uma sucessão prevista de como é avaliada a manufatura de produtos e serviços, posto de trabalho do funcionário, levando em conta características inerentes ao próprio processo, se há permutação de funcionários na execução das tarefas. 

    Funcionamento

          A tela é aberta com o formato lista exibindo a ficha técnica, Descrição, Tempo e Etapa anterior.

    As etapas de produção são adicionadas aos Itens da ficha técnica previamente, somando a descrição da fase obrigatoriamente, podendo completar com o tempo necessário para execução da mesma, associar a etapa anterior à fase em que se encontra, no caso, se houver etapa pai, e, ainda Informações Complementares da etapa.     

    Consultas

    Simulação de Preços

    Menu

    PCP/Consultas/Simulação de Preços

    Descrição 

    Criação de comportamentos para um processo de simulação de preços numa forma adequada para estudo e interação, influenciada por competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outros, facilitando a tomada de decisão na organização. 

    Funcionamento

    O processo permite integrar o preço de venda e custo da receita PCP do SIGERP com o sistema SIGGestão, cujo armazenamento dos dados é diferenciado, ou, na forma direta da carga dos dados, sem integração, onde atualiza diretamente no SIGERP. 

    Integração:  

    -> Configurações Integração :

         >> Preencher em Administração/Cadastros/Parâmetros na aba Geral do ADM: 

    •  Servidor SigGestão       -> IP do servidor do SIGGestão  
    •  Diretório do SiGGestão ->  (Ex: /mm/arquivos)   
    •  Comando para exportar preço de venda -> Comando a ser executado no SIGGestão para exportação do Preço de venda. Será gerado no servidor especificado, na pasta especificada um arquivo com o nome contido entre as chaves '{}' ou um nome aleatório, se não existir nada. Este arquivo contém uma linha para cada produto a ser alterado. A linha tem o seguinte formato:       PVaaaaaaaaaaBBBBBcccccccccccc   Onde: 'PV'               é fixo                                                                                                                                    'aaaaaaaaaa' é o código do produto com 10 bytes                                                                                      'BBBBB'         5 bytes com espaços                                                                                                            'cccccccccccc' é o preço de venda com 12 bytes, sendo os dois últimos centavos.           

                  Obs:. Onde está 001 deve ser o número da empresa.

        >> Habilitar no cron a importação de integração (configurações/técnico/agendador/ações agendadas).

    Este processo é executado automaticamente através da rotina de execução apontada em Configurações/Técnico/Agendador/Ações Agendadas função "Importar Integração", definida de minuto a minuto, Ativo setado, conforme figura abaixo. Ocorre a verificação se existe preço a ser importado, e, se houver carrega no sistema com todas as validações previstas.

       

       >> Levantar o integra.py (de legado/integração) no servidor do SIGGestão.  

             Passos para levantar o serviço de Integração

             • Entrar no diretório /mm/arquivos

             • Executar o comando: python ../objetos/integra.py &

       >> Levantar o ServTcp.py no servidor do SIGGestão.

       >> No SIGGestão em Sistemas Gerenciamento/Manutenção/Parâmetro/ habilitar a opção “Integrar com o SigErp”.

       >> Para funcionamento da simulação, é necessária configuração no SiGGestão dos arquivos est04, est11, est14, est15, est16, est19, est01, est05, est10, est55, est17, gei01, est29, est30 (est29 e est30 para análise de concorrentes), após a alteração de preços e custos, que atualiza primeiramente a informação no SIGGestão, trazendo a informação do SIGGestão para SIGERP. Para o custo no caso do SIGGestão, é dividido pelo valor do indexador do dia. Estes mesmos arquivos fazem parte do processo de integração do Legado.   

        >> Criar o arquivo estau003.cfg dentro do diretório /mm/arquivos para interface dos dados alterados no SIGGestão. Configurar parâmetros do estau003 na pasta /mm/arquivos, seguir o padrão:

          - conter na primeira linha, a pasta onde está o SIG ex.:/mm/arquivos/.  
                - na segunda linha o número da empresa.  
                - na terceira, S ou N para Gerar o log ou não (estau003.log)     

     >> É possível verificar se o produto é utilizado no mesmo momento através de /mm/arquivos/logs/estau003.log.

       >> Conceder as Permissões ao usuário conforme operacionalidade, em Configurações/Usuários/Aba Permissões de Acesso, optar:

    1. Apenas que o usuário busque e altere os preços - (Estoque/User , Pessoa/User, PCP - User, PCP - Manager).  
    2. Permissão para que o usuário consiga colocar o preço de preço de venda menor que a margem               mínima ( Preço de venda menor que a margem mínima ). 
    3. Permissão para fazer a simulação de preços ( Fiscal/User)  
    4. Permissão para visualizar e alterar produtos através do ERP( Estoque/Manager) OBS: No caso da             Integração, não fazer alterações no produto no ERP, pois, a informação ficará divergente do Gestão.  
    5. Além destes, (Estoque/ Alterar Preço de Venda e Criação de Contato).

    Sem Integração: Caso parâmetro da administração não esteja configurado para enviar o preço de venda para o SIGGestão.

    A tela é aberta apta à seleção da , Capa, preenchida em etapa anterior, onde são carregados automaticamente o produto, a grade e a embalagem associados aos dados de Cadastro, contemplando a Quantidade produzida, margem mínima, margem ideal, margem bruta, Custo da receita, Custo unitário, Preço Venda e Lucro %.

    • Preço Venda  -> Busca cadastrado no Estoque.  
    • Custo da Receita -> (Somatório dos custos das matérias-primas/Insumos dos Itens da ficha)/(Somatório                                   das quantidades) 
    • Lucro %    
    •         ->  Lucro = preco_venda - custo da receita - encargos_valor - (custo_fixo * preco_venda / 100.0)  
                         Se preco_venda <> 0:  
                              Lucro % = 100.0 * lucro / preco_venda  
                         Senão  Lucro % = 0.0


    • Lucro Valor         ->( Lucro % * Preço de Venda ) / 100  

    Os Encargos são exibidos na lateral da capa com o Custo Fixo % e a Comissão % , se o produto tiver em seu cadastro tributações registradas para tipo de tributação "Entrada", a tabela de Encargos reflete a informação. São exibidos os Encargos, o código de CST, o percentual da Base de cálculo, a Alíquota com o percentual do imposto, preço de venda e valor; não são editáveis. Apresenta também o total dos encargos, com o Custo fixo $ e Comissão $. Ao clicar no grid de Encargos, quando existe registro, é aberta tela de Tributação com os dados do produto em questão para consulta. 

    • Encargos            -> encargos_porcentagem * preco_venda_simulacao / 100.0  
    • Custo Fixo %      -> Informado no parâmetro estoque.  
    • Custo Fixo Valor ->(Custo Fixo % * Preço Venda) / 100 
    • Comissao Valor  -> preco_venda * comissao / 100.00

    Na aba Simulação, são carregados os campos onde é possível calcular através do preço a margem, e o inverso também.

    • Preço de Venda Simulação -> Campo informado para simulação (Valor)  
    • Lucro Simulação                -> Campo informado para simulação (%) 

    Dependendo do valor informado para preço de venda ou lucro simulação, o sistema avisa de que não é  possível calcular o preço de venda para o percentual de lucro informado. 

    Os campos Preço Venda Simulação e/ou Lucro Simulação são editáveis para simulação, preenchê-los conforme necessidade, ao sair dos campos, ou, dar <TAB>, ou <ENTER> ou é efetuado o recálculo da simulação, os valores básicos e encargos são reconsiderados. 

    Cálculos:   

      Preço Venda = (100 * custo da receita) / (100.0 - lucro_simulacao - encargos_porcentagem - custo_fixo)

    Ao informar um valor de margem de lucro para simulação onde não é possível a realização do cálculo para o novo preço de venda, é avisado. 

    A aba de Matéria Prima/Insumos exibe para consulta os itens para custo total associados à selecionada, a quantidade e custo totalizados na treeview.

    Estão disponíveis os Botões Preço de Venda Atual,  respectivamente:

    Solicitar para Buscar Preço de Venda Atual:

     -> Produto com seu último preço de venda no Estoque atualizado; item com sua data/hora do registro mais recente.    

    Ao clicar em Margem Ideal:

     ->A margem é calculada independente se o parâmetro do estoque está marcado para calcular por margem ideal ou bruta. Trabalha com a margem ideal cadastrada no Estoque, usando a mesma como Lucro %. 

     Ao clicar para "Atualizar Preço Venda & Custo", é exibida uma mensagem confirmando ao usuário que    PREÇO DE VENDA ATUALIZADO NO SIGERP. O usuário confirma no botão OK, para voltar à tela de simulação. O preço atualizado passa a valer no cadastro de Estoque. Para que esta atualização aconteça, é necessário que o preço de venda simulação tenha sido informado na simulação. Além de alterar o preço de venda, através do custo total são atualizados o último custo, o médio, o de reposição e o corrigido, sendo que o corrigido. No SIGERP não precisa dividir o custo pelo indexador, porque é feito no método create do estoque_preco_custo.

    Neste procedimento acima, "Atualizar Preço Venda & Custo":

    • No caso de integração, se houver algum item sendo utilizado tanto no SIGGestão quanto no SIGERP, este não é atualizado. No log gerado no terminal pode ser constatada a situação para item não atualizado, onde possivelmente será atualizado nos próximos minutos de execução da rotina agendada. Para tal, o item deve apresentar a estabilidade de não ser usado. Ao atualizar o preço, ocorre primeiramente a atualização no SIGGestão,  no qual retorna para o SIGERP. Ao devolver os itens alterados no SIGGestão para SIGERP, são gerados os logs dos itens alterados. Para evitar erro no custo corrigido, quando dividido pelo valor do indexador, principalmente quando parametrizado pelo indexador IIP no parâmetro estoque, considera-se duas casas decimais nos valores dos custos.    
    • No caso de uso direto, sem integração, os dados são atualizados diretamente no SIGERP. 
    • Existem 2 métodos no utils do PCP para facilitar esta atualização.  
            1º) pcputl_atualizar_pvc_siggestao 
                  Objetivo: Exportar para o SigGestão os valores de preço de venda e/ou preço de custo.  
            2º) pcputl_atualizar_pvc_sigerp  
                  Objetivo: Atualizar no SigERP os valores de preço de venda e/ou preço de custo. 

      Para referenciá-los, deve usar contexto na chamada dos mesmos.

      - PV -> Preço de Venda 
            - PC -> Preço de Custo  
            - PV e PC -> Preço de Venda e Preço de Custo 

      É verificado se o parâmetro na Administração "Atualizar Custo Fechamento OP" está setado, para contexto de preço de custo. Se estiver marcado o preço de custo será alterado via OP. Desta forma, identifica o contexto a ser passado para o(s) metodo(s) do utils. 

    Restringir   

    • A ficha deve ser selecionada para simulação. 

    Não Restringir

    • Pode ocorrer Erro de Conexão, onde deve ser verificado se o serviço do ServTcp está levantado. 
    • Pode ocorrer falta de permissão de execução, onde devem ser verificadas:
              - Permissões do diretório /mm/arquivos. 
              - Patch e runpatch do linux. 

    Ficha Técnica

    Menu

    PCP/Consultas/Ficha Técnica

    Descrição 

    Listagem das receitas/fichas técnicas para consulta com os itens, seus preços e margens, atuais e sugeridos. 

    Funcionamento

    Informar como Filtro a categoria do estoque ou uma ficha específica. Clicar para pesquisar.

    São exibidas as colunas na treeview de Produto, Grade, Custo Unitário, Margem Atual(%), Preço de Venda Atual, Margem Sugerida(%) e Preço de Venda Sugerido.

        Busca o produto, a grade e a quantidade da ficha técnica, e, o preço de venda, margem atual e margem ideal do cadastro do produto em Estoque.

    O Custo Total é a somatória dos custos dos itens da ficha técnica e custo das embalagens. Utiliza para o custo total da embalagem o mesmo cálculo do cadastro.

    O Custo Unitário é o Custo Total dividido pela quantidade da ficha técnica.  

    A margem sugerida é carregada com a margem ideal.

    -> Para calcular a margem atual, que é a margem de contribuição o sistema considera como na precificação:

        - Preço de venda – preço de custo = x

        - y = x / preço de venda 

        - z = y * 100 

        - margem atual = z 

     -> Para calcular o Preço de Venda Sugerido:

            Preço de venda sugerido = Custo unitário / ((100 - Margem sugerida(%))/100)

    Restringir   

    • Informar uma ficha técnica ou uma Categoria como filtro para listagem.  
    • Se os produtos não tem custos cadastrados, a sugestão fica zerada. 

    Não Restringir

    • Pode ocorrer de não encontrar nenhum item para o filtro informado.

    Ordem de Produção

    Menu

    PCP/Consultas/Ordem de Produção

    Descrição 

    Relação de Fechamentos da Produção x Perdas x Vendas de produção sintetizadas e totalizadas por fichas técnicas dentro de determinado período. Identifica a quantidade de vendas realizadas através de notas fiscais de saída faturadas ou cupons válidos com tipo de movimento 'Venda', quando lançados.

    Funcionamento

    Os dados são exibidos na treeview para consulta, apresentando filtro de data inicial e final de movimento, que vem por default, a data do dia: 

    Dentre eles, a , Qtde a Produzir, Qtde Produzida, Diferença Produção, Diferença (%), Perdas Lançadas, Vendas, Total e Total (%) Perda/Sobra.  

    Cálculo:

       Quantidade a produzir:

                    percentual = diferenca * 100 / qtde_a_produzir

       Quantidade produzida:  Afeta as colunas 'Total' e 'Total(%)'

                    total = qtde_produzida - perdas_lancadas - vendas

                    percentual_total = total * 100 / qtde_produzida

    A consulta pode ser realizada pelo filtro de (Receita) para busca dos dados, para maior facilidade, quando se têm inúmeros registros.   

    Existe opção de impressão no formato retrato devido ao volume de informações. A cada Pesquisa Realizada, é exibido o botão "Imprimir Consulta". A cada Impressão executa, é ocultado o botão de Impressão. 


     

    Parâmetros

    Label  Classe  Campo Referência
    Data Inicial 
    wizard.ordem.producao.consulta 


    Data Final 
    wizard.ordem.producao.consulta 


    Vendas Diárias 

    Menu

    PCP/Consultas/Vendas Diárias 

    Descrição 

    Consumo de cada local calculado pela diferença entre a quantidade de entrada de transferência e a perda lançada. 

    Funcionamento

    Como etapa deste processo é necessário que em Estoque/Ressuprimento/Requisição sejam realizadas as transferências das fichas técnicas por local de acordo a Operação para ressuprimento(Entrada) -> (Entrada de Transferência) ou Operação para ressuprimento(Saída), cadastradas no parâmetro do Estoque na aba Ressuprimento. 

    As perdas das fichas técnicas também devem ser lançadas em PCP/Lançamentos/Perda de Produção por local de acordo com a Operação para perda de produção informada na aba PCP, também do parâmetro Estoque. 

    Para apuração do que realmente foi vendido, na consulta podem ser preenchidos a ficha técnica, local, data inicial e data final. Caso não estejam preenchidos, o sistema carrega todos os registros. O resultado é listado em treeview, com opção de imprimir. São retornados Produto, Embalagem, Quantidade em Kg ou unidade de acordo com a produção, Preço custo, Preço venda e Valor Agregado, que é preço de venda - custo. 

    Estas informações vêm do registro em estoque movimento itens de acordo com a natureza da operação, espelham as entradas menos as perdas, resultando nas vendas do dia.

    LayOut

                      

    Exportação

    Exportar para a Balança

    Menu

    PCP/Exportação/Exportar para a Balança

    Descrição 

    Carga das informações da ficha técnica com receitas por setor, onde são exportadas de acordo com a configuração, podendo ocorrer em forma de arquivo.

    Funcionamento

     Utiliza o mesmo procedimento da função balança.

    As informações dos itens dos produtos, de seus nutricionais e setores da balança podem ser exportadas para balanças dos modelos Filizola ou Toledo. O sistema gera os arquivos dos produtos pesáveis contendo informações nutricionais e informações adicionais no diretório especificado em Estoque/Cadastros/Parâmetros na aba Balança no campo Arquivo de Nutricionais e Arquivo de Setores.

    Caso não estejam configurados os diretórios/nomes de arquivos no parâmetro Balança do Estoque, ao realizar a exportação ocorre a opção de download. Se definido nos parâmetros de exportação de itens, setor, nutricionais e receitas, algum diretório inválido, ao acionar o botão "Exportar" o sistema exibe a mensagem: "Arquivo ou diretório não encontrado". Desta forma, facilita se o cliente não estiver conectado com o servidor da rede da empresa, a possibilidade em baixar os arquivos na máquina. Se para uns configurado e outros não configurado, ocorre a opção de download e arquivo gerado, nas duas formas, somente quando houver dados.

    Adaptação conforme tipo selecionado da balança, de acordo layout dos modelos especificados.

    Gera arquivo de exportação de itens para balança Toledo ou Filizola.  

    Gera arquivo de exportação de nutricionais para balança Toledo ou Filizola, conforme solicitação para geração. 

    Gera arquivo de setores para balanças Filizola.

    No caso do parâmetro do estoque na aba "Balança", "Usar tara" é o responsável por controlar se a tara será ou não utilizada, mesmo havendo valores armazenados no campo estpro_tara, se o parâmetro de utilização da tara estiver desmarcado no parâmetro, esses valores não são enviados. Contempla a leitura da balança descontando a tara cadastrada no produto. 

    Para que esta funcionalidade seja exibida é necessário instalar o módulo pcp_balanca. Existe um método genérico no 'balança' para formatação dos dados geram os arquivos. Tem como objetivo concentrar num só recurso o tratamento desses dados, visto que são utilizados nos módulos pcp e balança. O método recebe como parâmetro a informação da balança (T - Toledo ou F - Filizola), o tipo de exportação (I - Itens, R - Receita, etc) e os dados para formatação. parâmetro SETOR é utilizado como referência para exportação de itens. Esta função contempla todos os tipos de exportação similares no módulo balança. 

    Existe também a facilidade de 'Gerar arquivo de receitas', que permite ao cliente exportar o item receita com seus ingredientes. 

    Se  a opção 'Gerar arquivo de receitas' for True, ao clicar em Exportar são gerados os seguintes arquivos: 

    -> Para opção Toledo:

       Ao clicar em 'Exportar', o sistema gera o arquivo de txitens.txt contendo ao final as informações os campos Titulo da receita e Corpo da receita cadastrados em Estoque > Cadastro > Produtos e Serviços > produtos. Nesta situação não gera o arquivo de txinfo.txt. 

    -> Para opção Filizola:

         Gera arquivo com o nome txtinfo.txt, conforme layout abaixo.

       Para os dois primeiros bytes são referentes ao departamento. Os dois próximos bytes referentes a etiqueta. E o próximo byte (1) identifica: 

    Tipo de produto: (1 byte)

    [0] => Venda por peso

    [1] => Venda por unidade

    [2] => EAN-13 

         obs.: o campo CCCCCC que está como 'Código da informação Extra' = 'código do produto',

                 B é 'título da receita'

                 I  é 'corpo da receita'

         * Arquivo de Informações Extras

    Para o nome do produto para a balança é considerada regra similar à empregada no arquivo de itens enviados para o caixa. 

    • Se o item possui mais de uma grade, é gerado o conteúdo informado no campo "Descrição" da grade do item. 
    • Se o item possui somente uma grade, é gerado o conteúdo informado no campo "Descrição" do item. 

    O MGV5 tem a possibilidade de exportar e importar um arquivo texto contendo os dados relacionados às

    Informações Extras (Receitas). Este arquivo tem como nome padrão TXINFO.TXT e segue a seguinte

    especificação:

    LayOut

    CCCCCCB(100)I(56)I(56)I(56)I(56)I(56)I(56)I(56)I(56)I(56)I(56)I(56)I(56)I(56)I(56)I(56) (+CR +LF)

    onde:

    CCCCCC Código da Informação Extra (6 Bytes)

    B Observação (100 Bytes)

    I(56) Informação Extra (15 linhas de 56 bytes)

    Exemplo:

    000001Observação da Informação Extra 01 . . . . . . . . InfExtra000001 . . . . . . . .

    000002Observação da Informação Extra 02 . . . . . . . . InfExtra000002 . . . . . . . .

    000003Observação da Informação Extra 03 . . . . . . . . InfExtra000003 . . . . . . . .

    000004Observação da Informação Extra 04 . . . . . . . . InfExtra000004 . . . . . . . .

    000005Observação da Informação Extra 05 . . . . . . . . InfExtra000005 . . . . . . . .

    -> Para opção Filizola:

        Gera arquivo como o nome rec_ass.txt, conforme lay-out abaixo.

        obs.: código da receita      = código do produto,

                 descrição da receita =  concatene o título + o corpo 

         * Arquivo de importação das Receitas

    Receitas são informações de texto que podem ser associadas aos produtos para serem

    impressas na etiqueta e são importadas através do arquivo REC_ASS.TXT, abaixo descrito:

    Para que sejam vinculadas as receitas no programa Smart os produtos são tratados com o código de barra.   

    LayOut

    Seqüência dos campos:

    ·Espaço reservado (12 caracteres com espaços)

    ·Código do produto (6 dígitos numéricos)

    ·Código da receita (6 dígitos numéricos)

    ·Descrição receita (variável - máximo 4760 caracteres por balança)

    ·Finalizador (@)

    Exemplo:

    Código do produto = 000001

    Código da receita = 000001

    Conteúdo da receita = Suco de morango: (CR+LF)

    Ingredientes : morangos, açucar, água (CR+LF)

    Modo de preparo: bater no liquidificador (CR+LF)

    No arquivo ficará:

    ESPAÇO RESER000001000001Suco de morango:

    Ingredientes : morangos, açucar, água

    Modo de preparo: bater no liquidificador

    @

    Nota: Para realizar download dos arquivos é necessário que os parâmetros do Estoque na aba Balança não estejam configurados. Caso estejam configurados, serão salvos em seus respectivos diretórios.

    Selecionar o setor, qual a balança, observando o layout desejado, as opções de Gerar informacao nutricional e Gerar arquivo de receitas.  Clicar no botão Exportar. 



    LayOut

    01 WREG-RECEITA1. 
          02 BAL1-SETOR PIC X(12). 
          02 BAL1-COD-PROD PIC 9(06). 
          02 BAL1-COD-REC PIC 9(06). 
          02 BAL1-RECEITA PIC X(56) occurs 5 times.  
          02 BAL1-ARROBA PIC X value "@".       


     Considerações:  itens da 
                              'COD-PROD'  -> 6 últimos dígitos do código de barras do produto.(Código de Barra)
                              'COD-REC'     -> id da ficha (Código ID Receita)
                              'SETOR'         -> Descrição Centro Custo informado na ficha. 
                              'RECEITA'       -> Observação da capa da ficha técnica.

    Ex:.
    LOJA        000000000001ING1@                                                                                                                                                                                                                                                                                   
    LOJA        000000000001@  

    Restringir

    • Verifica cadastro de Parâmetros de Estoque.
    • Caminho do arquivo de receita deve ser informado em Estoque/Cadastros/Parâmetros na aba PCP no campo Arquivo de Receitas.
    • Verifica acesso ao arquivo.
    • Somente fichas ativas são exportadas. 

    Não Restringir

      • Pode acontecer de não existir receitas cadastradas para o centro de custo. 

      Lançamentos

      Planejamento Produção

      Automático

      Menu

      PCP/Lançamentos/Planejamento Produção/Automático

      Descrição 

      Esta tela gera o planejamento de produção automaticamente do período informado, baseado nas fichas técnicas selecionadas.

      Funcionamento

         Informar o período, Início, Fim obrigatoriamente, onde a treeview com as informações das Fichas Técnicas(Categoria, Ficha Técnica, Data, Quantidade, Unidade, Peso(Kg)) são exibidas, de forma que podem ser excluídos os registros não desejados para o planejamento. Para esta exclusão dos planejamentos, existe a coluna 'Excluir' (booleano), caso esteja marcada, esse planejamento ficará fora do processo automático(o registro não é excluído do banco de dados). Para facilitar essa visualização, ocorre o botão 'Atualizar itens excluídos', que se clicado, remove da treeview os itens marcados para exclusão.

         As colunas Unidade e Peso(Kg) exibem a conversão da quantidade de receitas de acordo com o informado na ficha.

           Existe o filtro de Categoria não obrigatório, que relaciona as fichas técnicas da categoria selecionada, se não houver lista todas as categorias. Na TreeView exibe apenas o último nível da categoria.

      Existe a opção "Sobrepor Planejamento", onde o usuário pode prosseguir a operação, sobrepondo ou não os planejamentos existentes. Se "Sobrepor Planejamento":

       Marcado       ==> Mata os planejamentos existentes e gera os novos planejamentos.

       Desmarcado ==> Mantêm os planejamentos existentes e gera somente os planejamentos além do período. 

      Ao clicar no botão "Confirmar" a operação, os registros são gravados de acordo com o wizard. Para o período informado é realizada a pesquisa dentre os planejamentos existentes. Caso encontre planejamento para o mesmo período, emite mensagem "Já existe planejamento de produção até a data<informar a data mais recente, última planejada>!". O sistema percorre todas as fichas técnicas selecionadas, uma a uma, verifica se coincide com o dia da semana setado para a ficha técnica. Caso não coincida, insere registro a registro. 

      Alterações no planejamento deverão ser realizadas na tela de manutenção. 

      Restringir

      • Para mesma ficha técnica com mesma data, existe restrição para lançamento do planejamento. 

      Manutenção

      Menu

      PCP/Lançamentos/Planejamento Produção/Manutenção

      Descrição 

       Permite incluir, alterar e excluir os planejamentos independente do sugerido nas fichas técnicas; com a informação do dia e quantidade planejada.

      Funcionamento

            A tela é aberta com uma treeview editável, onde é possível editar a data planejada e quantidade de fichas para o planejamento.  Possui as informações da Ficha técnica, Data, Quantidade de receitas, Unidade e Peso(Kg). Os planejamentos são posicionados por default na data corrente, onde exibe os mais recentes inicialmente.

          Permite buscar as categorias dos produtos das fichas técnicas. Realiza a pesquisa pelo filtro na searchview. 

      Gerar Ordem de Produção

      Menu

      PCP/Lançamentos/Planejamento de Produção/Gerar Ordem de Produção

      Descrição 

      Facilitador da geração das OP's automaticamente através da seleção dos planejamentos pré-cadastrados. 

      Funcionamento

          A tela solicita uma data obrigatoriamente, e, ao pesquisar carrega em treeview todos os planejamentos de produção desta data. Exibe além do produto(Ficha técnica), data, quantidade, a informação da Ordem de Produção amarrada, se possuir, e, uma coluna para seleção do planejamento. Possui filtro de Categoria não obrigatório, para facilitar a relação das fichas técnicas do planejamento por categoria selecionada, e se não informar lista todas as categorias.  

          O usuário pode selecionar um ou mais planejamentos, 'somente' se o planejamento não possui ordem de produção associada, para geração das ordens de produção automaticamente. Após marcar na coluna 'Selecionar', clicar botão "Confirmar", onde automaticamente o sistema insere uma ordem de produção para cada planejamento selecionado. Para tal, a OP é configurada com o name, descrição do produto, o responsável com o usuário logado, a ficha técnica é a mesma do planejamento, e, a quantidade de receitas, a mesma do planejamento, além do state = 'Esboço'. Juntamente com a inserção da OP, o id da OP é atualizado no planejamento.

           

      Listar Materiais

      Menu

      Lançamentos/Planejamento de Produção/Listar Materiais 

      Descrição 

      Relaciona todos os materiais, insumos e embalagens necessários para os planejamentos de produção, com as respectivas quantidades atuais e deficientes. Possibilita diante deste levantamento realizar a solicitação de compra automaticamente.

      Funcionamento

      Verifica matéria prima necessária à produção planejada, de acordo com a ficha técnica, e, consulta no estoque o que tem em relação ao que necessita. Uma vez informada a quantidade, o sistema calcula o estoque das matérias primas necessárias, e, caso falte alguma, sugere gerar uma solicitação de compra dos produtos. Possui o filtro de Categoria não obrigatório, para facilitar a busca das fichas técnicas da categoria selecionada; se não houver lista todas as categorias. Exibe as categorias com os produtos pertencentes às mesmas, na hierarquia.

      ==> Para cada registro de planejamento de produção, a função checa de acordo com a data do mesmo, e, fichas técnicas coincidentes: 

           -> Verifica as matérias primas/insumos e embalagens necessários à receita.

          -> A função calcula entre a quantidade do planejamento e quantidade da ficha técnica, o necessário item a item. No caso de saldo negativo, este é exibido na coluna de Quantidade Existente para o item. Porém, para efeito de cálculo o sistema considera esta quantidade zerada.  

          -> Confere no local determinado de armazenagem de estoque, e, compara o que está disponível, por item. 

           -> Se houver diferença necessária para a produção planejada daquele item, o sistema informa.

      São exibidos na treeview Categoria, Produto, Grade, Embalagem, Quantidade existente, Quantidade faltante.

      Onde o Item é matéria-prima ou embalagem, e, a quantidade do item Faltante é a diferença necessária para a produção a ser comprada. 

       Existe um botão no header "Listar Materiais", com esta funcionalidade, exibindo uma treeview, e, opção de Imprimir. Por default, a data inicial é a data corrente, não editável, e, a data final deve ser informada, e, é a data na qual são checados os planejamentos com itens faltantes. A partir da pesquisa são relacionados todos os itens e suas quantidades Existente e Faltante. Os itens poderão ser excluídos caso não queira solicitar via botão "Gerar Solicitação", que é habilitado a partir de todas as quantidades de itens faltantes. A solicitação é única com todos os itens contemplados na mesma.

       

      - Número da solicitação automático 

      - Data/Hora solicitação

      - Funcionário logado

      - Status 'Esboço'

      - Empresa

      - Itens Produto/Grade/Embalagem/Quantidade (faltante)

      Ordem de Produção

      Menu

      PCP/Lançamentos/Ordem de Produção

      Descrição 

      Acompanhamento dos processos produtivos dentro dos estados permitidos, a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi previsto é realizado. A partir do apontamento da produção (tempos e rendimentos do processo), o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras. 

      Funcionamento

      A tela é aberta com modo de visualização Formato Lista TreeView contendo as informações Descrição, Número, Responsável, ficha técnica, Quantidade de Receitas, Quantidade Produzida, Quantidade a Produzir, Início, Fim, Estado, Empresa e Percentual Produção. De acordo com o Estado da Ordem de Produção, são exibidos ou não os botões 'Abrir', 'Gerar Nota Fiscal Entrada e Saída' e 'Gerar Requisições', que permitem as respectivas transições de estado. Há variação de cores para realçar os diferentes estados das ordens de produção. As OP's são exibidas em ordem decrescente de número.

      Para lançamento da produção, descrever uma identificação para a ordem de produção, selecionar um responsável, uma ficha técnica, contendo as especificações/requisitos/etapas da produção, e, informar a quantidade de receitas, obrigatoriamente. O sistema multiplica a quantidade de receitas com o total de rendimento da receita informado na . Desta forma, obtém-se a quantidade a produzir.

      Compondo as informações da Capa, destacam-se o Número, Descrição, Responsável, ficha técnica, Quantidade de Receitas, Quantidade Peso, Quantidade Unidade, Quantidade a produzir, Quantidade Produzida, Percentual Produção, Início, Fim, Nota Fiscal Entrada e Nota Fiscal Saída.

      Uma vez 'Aberta' a OP, não é permitido editar os campos obrigatórios da capa. 

      Na Ficha Técnica é permitida inclusão de Matéria-prima/Insumos sem custo pelo fato que, no momento de registrar a receita, não é necessário já ter efetuado a compra dos itens. Ao "Abrir" a Ordem de Produção é verificado se para todos os itens, matéria-prima/insumos da ficha técnica selecionada, todos apresentam custo > zero. Caso exista algum item que não possui o custo registrado, o sistema exibe mensagem discriminando estes itens, e, não permite abrir a ordem de produção. 

      "Atenção

      Os seguintes produtos não possuem custo:

      *------  , ------, ------, ------, ------, ------"

      Se o campo 'Quantidade de Receitas' for informado, os campos Quantidade Peso e Quantidade Unidade são desabilitados. 

      Se informada uma das opções Quantidade Peso ou Quantidade Unidade, o outro campo não deve ser informado.

      O cálculo do campo 'Quantidade de Receitas' é automático a partir do preenchimento de uma das opções.

      O campo "Quantidade de receitas" aceita valor fracionado, quando as proporcionais podem ser metade, mais meia receita, número intermediário e outros. 

      Os campos Quantidade Peso e Quantidade Unidade servem para facilitar o cálculo da quantidade de receitas, eles não são usados para aplicação.

      Ao informar a Ficha Técnica observa se possui informação para "Quantidade (unidade)":

      => Se > 0, exibe na capa da OP o campo Quantidade unidade.

      => Se não possui informação, não exibe na capa da OP o campo Quantidade unidade.

      Uma vez que limpar o campo de Quantidade de Receitas, com a OP ainda em Esboço, os campos de  Quantidade Peso e Quantidade Unidade são habilitados. 

      O Responsável pela ordem de produção é atribuído somente aos funcionários. 

      Para avaliações e levantamentos produtivos a quantidade produzida deve ser informada.

      Na treeview das ordens de produção, na última coluna 'Percentual Produção' é exibido o % da diferença entre a quantidade a produzir - quantidade produzida considerados.

      Ao salvar a ordem de produção é gerado o número automaticamente, que é composto pela nomenclatura: 'OP' + sequencial gerado com 6 dígitos.

      Para requisitar as embalagens na OP, ocorre uma etapa realizada após a produção da matéria-prima efetivamente finalizada. A aba Embalagens é exibida no mesmo notebook da aba de Requisições, antes da mesma, com a treeview contendo as colunas Descrição, Grade e Quantidade. Desta forma, somente com a informação da quantidade produzida, é dada a condição de informação da(s) embalagem(ns) necessárias à OP. Para informar as Embalagens na Ordem de Produção, na coluna 'Descrição' selecionar dentre as Embalagens sugeridas da  em questão. Como sugestão, é carregada a coluna 'Quantidade' calculada, podendo ser editada, com a informação da quantidade real a ser consumida.

      O cálculo para a quantidade de embalagem necessária (sugerida) na inserção item aba Embalagens é a partir da informação direta na ficha técnica da quantidade de embalagem necessária à receita, após informada quantas receitas pretendo produzir na ordem de produção estabelece: 

       => Quantidade Embalagem (sugerida) OP = Quantidade (informada na ficha técnica para embalagem) * Quantidade de Receitas (informada na OP)

      Para o cálculo é levado em consideração a unidade da classe estoque.embalagem.unidade,  da embalagem selecionada:

      ==> Se não for 'Fracionada' deve realizar o arredondamento do resultado para cima.

      ==> Se for 'Fracionada' permitir quebrar o resultado. 

      A aba Embalagens é habilitada somente após informar a quantidade produzida na capa da OP. Caso a quantidade produzida seja editada e zerada, a aba Embalagens é desabilitada. Uma vez informado pelo menos um registro na aba de Embalagens, o campo Quantidade Produzida é colocado como R.O. 

      Quanto às requisições:

      => Disparadas via "Gerar Ordem de Produção", são observados os parâmetros no estoque na aba PCP, 'Gerar Requisição Automática' e 'Incluir OP Aberta', se marcados as ordens de produção são geradas automaticamente e em aberto.

      => Disparadas via "Ordem de Produção" é observado o parâmetro do estoque referente 'Gerar Requisição Automáticase marcado, ao acionar manualmente o botão 'Abrir' na mesma são geradas automaticamente.

      => Para o processo de requisições gerado em tela manualmente, o botão "Gerar Requisições" aparece somente enquanto a Ordem de Produção está aberta. Ao clicar em Gerar Requisições o sistema checa todas as requisições, tanto Matéria-Prima/Insumos quanto Embalagens, que já foram lançadas e faz uma comparação com os itens de Matéria-Prima da F.T. e embalagens da OP. É obedecida a regra descrita abaixo para geração da requisição automática. Considerando que, se a requisição já foi efetuada e ainda encontra-se em 'Esboço', a diferença é lançada na mesma requisição. Caso contrário, a diferença é gerada sempre como 'Esboço' em uma nova requisição, salvo a regra. 

      É gerada uma requisição de almoxarifado na aba de Requisições contendo todas as matérias-primas/insumos cadastrados na  associada + embalagens no estado de Esboço, e, necessários à Ordem de Produção, de acordo com a Quantidade de Receitas informada. Ao gerar a Requisição, a coluna "Quantidade Requisitada" internamente na treeview para cada item das Requisições, apresenta o resultado do valor originado da coluna "Quantidade" da treeview Matéria Prima/Insumos da , multiplicado pela quantidade informada no campo "Quantidade de Receitas" na OP. 

            Ao realizar a Geração das Requisições são consideradas também as embalagens informadas na aba Embalagens. Consequentemente na nota fiscal, os itens Embalagens também são considerados para custo total da NF. 

            É permitida inserção de requisição ainda não elaborada, caso haja necessidade. Para a treeview de requisições ordenadas pelo número decrescente, indiferente do estado em que se encontram, são exibidos a data de emissão(default a data/hora corrente),  Estado, flag de Devolução, setado se for o caso, requisitante e a empresa(empresa de login).

          Se houver uma requisição já entregue, e, for gerada uma nova requisição automaticamente, o sistema identifica novamente todos os itens de matéria-prima/insumos juntamente com as embalagens.

      Regra

      Se o parâmetro do estoque "Gerar Requisição Automática" estiver marcado:

      => Se a OP foi gerada automaticamente o botão "Gerar Requisições" não é exibido.

      => Caso contrário:

      Ao clicar em "Gerar Requisições", automaticamente:

       ==> Checa Somatório das quantidades dos Itens da OP comparando com a quantidade prevista da , de forma que:  

      Se a requisição estiver 'Cancelada', despreza os itens da mesma, gera uma nova com todos os itens/quantidades. 

      Se a requisição estiver em "Esboço', refaz, contemplando todos os itens/quantidades previstos. 

      Para outras requisições automáticas efetuadas na OP, considera para cálculo os itens/quantidades, se a requisição:

      •  Está em algum dos estados ('Requerido', 'Aprovado','Em separação', 'Entregue').   
      •  Possui flag 'almrqc_flag_exibir_requisicao' true. 
      •  Possui flag 'almrqc_devolucao' false. 
             Diferença = Somatório das quantidades do Item na OP - Quantidade prevista da   

       ==> Se a Diferença for 'negativa', gera o item com esta quantidade faltante.

      ==> Se a Diferença for 'positiva', ou seja, requisitou a mais que o previsto, não considera o item/quantidade para a nova requisição. 

            Quando a embalagem da requisição de item do tipo "Embalagem" estiver em branco, ao tentar gerar a NF, o sistema emite mensagem para usuário informando que "Não existe embalagem com o local equivalente ao local do almoxarifado!". O produto embalagem da ordem de produção deve ser requisitado com  a sua própria embalagem.  

            O botão 'Fechar' somente é exibido após vincular pelo menos uma Requisição na treeview. No fechamento da OP, há controle para que a(s) requisição(ões) esteja(m) 'Entregue' ou 'Cancelada'. Caso tente fechá-la e existem requisições nos demais estados, o sistema impedirá a operação. A data Fim é atualizada ao concretizar o fechamento. 

            Ao fazer a requisição é gerado registro no movimento estoque de acordo com a operação cadastrada para requisição no parâmetro, para cada ingrediente requisitado na receita. É realizada baixa no saldo de acordo com o requerido de cada item respectivamente.     

          No cabeçalho da Requisição existe o botão "Imprimir" que executa o download do relatório "Impressão Requisição Almoxarifado". 


      Verificar a possibilidade de adicionar um botão de impressão requisição na tela de ordem de produção, quando clico na requisição que é gerada (PCP > Ordem de produção, após selecionado uma OP e clicado em gerar requisição), igual existe um botão print no almoxarifado do estoque (Estoque Almoxarifado Lançamento de requisições), pois é a mesma tela e as mesmas requisições em ambas telas 

      Ao fechar a ordem de produção:

      -> É necessário ter informado a quantidade produzida, para que seja atualizado o saldo no estoque da entrada de produção e necessariamente gerado o movimento no estoque da operação, como no processo de Entrada de Produção. Esta informação do campo "Quantidade Produzida",  quando não emite Nota Fiscal,  é gravada em Estoque Movimento Item.

      -> É verificado se todos os itens da Matéria-Prima previstos na ficha técnica e das embalagens da OP estão contemplados na(s) requisição(ões) entregue(s). Se não estiverem, bloquear o fechamento, até que a requisição esteja contemplando todos os itens. Desta forma, a informação da OP fica coerente com as requisições. 

      -> A aba de Embalagens/Requisições são travadas para edição. 

      -> Se houver nota fiscal:   

          -> NF Saída: 

              -> A nota deve ser gerada a partir da requisição.

              -> Baixa já foi dada na requisição, deve usar natureza da nota para não atualizar saldo.

              -> A natureza utilizada na geração da nota de saída é definida nos parâmetros do fiscal. 

          -> NF Entrada: 

              -> Gera o movimento de estoque.

              -> Atualiza saldo do produto acabado.

              -> A natureza utilizada na geração da nota de entrada é definida nos parâmetros do fiscal. 

      -> Se não houver nota fiscal:

           Ao tentar fechar uma OP, é checado se na requisição contempla todos os itens da ficha técnica, e, a(s) embalagem(ns) registradas na OP. Caso não esteja coerente, o sistema avisa da inconsistência.

          ->Realizar a baixa saldo automaticamente.

          ->Gerar a entrada de produção no movimento estoque. 

          ->São incluídos os campos vr_total_item, capa_id, ultimo_custo, custo_medio_contabil, custo_corrigido, custo_reposicao e vr_preco_venda na classe estoque.movimento.itens.

          -> Ao final de todas as consistências realizadas, é verificado o parâmetro "Atualizar Custo Fechamento OP" no estoque está setado, e, se em parâmetro Administração os campos Diretório do SigGestão e Comando para exportar preço de venda para atualização estão preenchidos. Desta forma, é atualizado o custo no SIGGestão ou SIGERP.

           -> O custo é gravado dividido pela quantidade solicitada. é levado em consideração o rendimento da receita, e, armazenado somente o custo relativo à 1KG.

      Nota Fiscal

      Se o campo 'Gerar Nota Fiscal' em Estoque/Cadastros/Parâmetros:

      ->marcado:

      - Habilita botão 'Gerar NF Entrada e Saída' em PCP/Lançamentos/Ordem de Produção, e, apresenta status 'Notas Fiscais Geradas', campos 'Nota Fiscal Entrada' e 'Nota Fiscal Saída'.

       ->desmarcado:

      - Não exibe botão 'Gerar NF Entrada e Saída' em PCP/Lançamentos/Ordem de Produção, e, não apresenta status 'Notas Fiscais Geradas', campos 'Nota Fiscal Entrada' e 'Nota Fiscal Saída'. 

      Nota: Para atualização de campos, botão e status, exibição ou inibição, a tela deve ser atualizada.

      O botão para 'Gerar NF Entrada e Saída' aparece somente após Ordem de Produção fechada. Os parâmetros de configuração de natureza em Fiscal/Escrituração Fiscal/Cadastros/Parâmetros Natureza Entrada PCP – CFOP 1926 e Natureza Saída PCP – CFOP 5926. 

      Ao tentar 'Gerar NF Entrada e Saída' o sistema verifica se a Quantidade a ser produzida foi informada no  fechamento da ordem de produção, se informada prossegue com a NF, caso contrário, impede a sequência do procedimento. 

      Neste procedimento, serão geradas 'Nota de Entrada' e 'Nota de Saída'. Ao clicar no botão 'Gerar NF Entrada e Saída':

      ->> É gerada uma nota de saida para as matérias-primas para a própria empresa, com o CFOP 5926. É tratado para as quantidades de matérias-primas, o cálculo do Fator a baixar, onde:

            Fator = quantidade produzida/quantidade da ficha técnica

            Fator NF(Quantidade NF) = Fator * quantidade de cada matéria-prima e insumo 

            Para preço de venda é usado o custo médio contábil.

      ->> É gerada uma nota de entrada para a própria empresa, com o CFOP 1926.

      Para o produto produzido, na quantidade produzida, o preço de custo total do produto é o valor total da NF de saída. O valor apresentado não está correto. Diferença do valor da nf e o valor calculado na condição de pagamento. 

            Gerada a NF de Entrada em Esboço, ao editá-la é utilizado automaticamente, o campo "Condição de Pgto. p/ Transferências de NF" registrado em Fiscal/Escrituração Fiscal/Cadastros/Parâmetros nas Condições de Pagamento. O sistema carrega a condição de pagamento definida no parâmetro, com o valor total da NF.

      Ao avançar para estado de Notas Fiscais Geradas os campos Nota fiscal de entrada e Nota fiscal de saída são carregados respectivamente com as notas.

      A NF de Saída de Produção é gerada com a quantidade produzida e custo unitário do produto acabado.

      A NF de Entrada de Produção é gerada com as quantidades proporcionais da lançada para receita da realmente produzida com o custo unitário.

      Desta forma, há controle para que não ocorram atualizações de saldos no processo da Emissão de NF, usando uma natureza de operação que não Atualiza Saldo; uma vez, que as mesmas já ocorrem ao requisitar e fechar a Ordem de Produção. Similarmente, se as atualizações de saldos ocorrem no processo da Emissão de NF, não ocorrem nos procedimentos anteriores.

      Ao Cancelar uma OP é cascateado o cancelamento para todas as requisições envolvidas na aba de requisições. 

      Devolução

            Para informação na OP existe na treeview de Requisições a coluna 'Origem', após o flag de Devolução, que é preenchida com a requisição de origem, quando o flag Devolução é efetuada.

      Estados

      • Esboço -> Estado inicial para lançamento das informações associadas à ordem de produção, dados da capa. Ficam habilitados os botões Abrir e Cancelar.
      • Aberta  -> Ao clicar no botão Abrir a Ordem de Produção é inicializada, passa para Aberta, e, é gravada a data de início automaticamente. Habilita o botão Fechar e Gerar Requisições.   
      • Fechado -> A Ordem de Produção é fechada antes da Emissão na NF. O campo 'Fim' é preenchido automaticamente ao Fechar a OP. Habilita os botões Cancelar e Gerar NF Entrada e Saída. Desabilita o botão Gerar Requisições. 
      • Notas Fiscais Geradas ->  Estado em que a nota fiscal de saída já foi gerada para as matérias primas/insumos que foram utilizadas na produção e respectivos custos, e, a nota fiscal de entrada já foi gerada para o produto acabado utilizado na  com o custo total. 
      • Cancelada ->  Este estado pode acontecer a qualquer momento, e, não há retorno para outro estado. 

      Restringir

      • Verifica se a quantidade foi informada nas Ordens de Produção.  
      • Verifica se a quantidade a ser produzida foi informada nas Ordens de Produção. 
      • Ao gerar a NF verifica se a  tem itens cadastrados para a Ordem de Produção.
      • Para NF, os parâmetros de  Natureza entrada PCP e Natureza saída PCP devem estar cadastrados.
      • O usuário que confecciona a nota deve ser cadastrado como funcionário.
      • Local para almoxarifado não cadastrado no parâmetro do estoque. 
      • Não é permitida exclusão de requisição, pode ser cancelada, e, para isto, deve ser gravado o motivo da mesma.
      • Para fechar a ordem de produção e gerar as NF's é obrigatória pelo menos uma Requisição.  
      • Na movimentação de itens para NF é necessário que o campo "EMBALAGEM" da requisição tenha valor.

      Não Restringir

      • A Ordem de Produção pode ser gerada para mesmo produto, mesma grade, embalagem, mesmas quantidades, ao mesmo valor. Ou seja, a receita para produção pode ser repetida se necessário.

      Perda de Produção

      Menu

      PCP/Lançamentos/Perda de Produção

      Descrição 

      Registro das perdas dos produtos após armazenamento, para facilitar o controle da informação em relatórios. Permite a baixa de saldo de acordo com os itens relacionados para local e/ou grade e embalagem informados.     

      Funcionamento

      É aberto grid com documentos contendo Data Lançamento, Data MovimentoFuncionário, Nº Documento e Estado. Os botões para transição de estados são disponibilizados de acordo com a situação em que se encontram, para cada registro.

      A Data Movimento é editável, considerada nas análises de relatórios, data da perda efetiva. Diferente da Data Lançamento, R.O., em que foi registrada a perda da produção. 

      Para inclusão de item, clicar em Criar, é aberta janela para inclusão de Itens, com data default do dia, podendo ser alterada. Para Capa são apresentados ID e Data. No grid informar o local, um item, a grade, a embalagem e a quantidade a ser decrescida no saldo, salvar. Para que o produto seja exibido no lançamento de perda, deve ser corretamente configurado, incluindo para a grade, a locação. 

      Ao selecionar o local busca apenas os produtos cadastrados para o mesmo, quanto ao Local/Embalagem (Locação) não cadastrados para produto no Estoque, permite na seleção de Embalagem, que traz a embalagem cadastrada para o produto, Criar e Editar uma nova embalagem. Se a embalagem já existe para o produto, o sistema não duplica a embalagem. Desta forma, ao efetivar a perda, na aba de embalagem no cadastro de Produtos são exibidas as embalagens inseridas via produção.

      O sistema permite ao usuário informar e efetivar saldo para embalagem não cadastrada para o local informado. Porém, a embalagem é cadastrada via Perda de Produção para o produto, e, mesmo o produto não apresentando a embalagem como padrão para o local, ocorre a conversão da perda para unidade padrão de embalagem no local no saldo do estoque.

      Ao informar a quantidade do produto para embalagem de determinado local, é mantida na treeview a mesma quantidade digitada, considerando-se sempre a embalagem referenciada para o local. Ao informar a quantidade 10, e, a minha embalagem é caixa com 10 unidades, o sistema mantêm as 10 caixas digitadas. Na sequência EFETIVAR a perda de produção. 

      Ao registrar 10 caixas de 10 unidades, na verdade está saindo com 100 unidades. Neste caso tem que diminuir 100 unidades no saldo ou 10 caixas, conforme embalagem do local. Conferir em Estoque -> Cadastros -> Produtos e Serviços -> Produtos o saldo total informado para o local, embalagem.

      Este movimento com operação de "Perda de Produção" é registrado no movimento estoque para local, produto, grade, embalagem, quantidade, número documento sequencial para identificação e valor total do item, contemplando o custo configurado em Parâmetro Estoque na aba geral para campo Custo Entrada Produção para produto. Além destes campos, são alimentados na classe estoque.movimento.itens: capa_id, ultimo_custo, custo_medio_contabil, custo_corrigido, custo_reposicao, vr_unitario e vr_preco_venda.

      Para lançamentos de perdas e entradas entre 0 e 1, e superiores obedece a regra, se unidade da embalagem fracionada ou não. 

      - Se no cadastro da unidade da embalagem estiver marcado fração, permite valor fracionado > 0.

      - Se no cadastro da unidade da embalagem não estiver marcado fração, não permite valor fracionado.

      Estados

      • Esboço      -> Permite inclusão das informações pertinentes à perda.   
      • Efetivada   -> Atualiza saldo dos itens, diminuindo o que foi informado na quantidade.   
      • Cancelada -> Atualiza saldo dos itens, somando o que foi diminuído, caso esteja efetivada ('F').

      Restringir

      • A "Operação para Perda de Produção" tem que estar cadastrada nos parâmetros do Estoque.   
      • O usuário tem que ser cadastrado como funcionário para realizar a Efetivação do processo.   
      • Ao selecionar o produto filtra apenas os itens do local informado.   
      • Sempre que é alterado o local o campo produto é limpado para que não corra o risco do usuário lançar uma quantidade para um produto não cadastrado no local.  
      • Ao atualizar o saldo, esta carga é convertida para unidade padrão utilizada. 
      • Ao fechar a Ordem de Produção a Quantidade a ser produzida tem que estar informada.

      Não Restringir

      • É permitida a carga de perda em outra unidade para embalagem que não seja a padrão utilizada pelo produto. 

      Relatórios

      Planejamento de Produção 

      Menu

      PCP/Relatórios/Planejamento de Produção 

      Descrição 

       Permite a consulta de todos os planejamentos realizados por dia da semana.     

      Funcionamento

      Existe a possibilidade em selecionar Data inicial, Data final e  dos itens planejados.  
      Pode ainda marcar o(s) dia(s) da semana em que deseja consultar os planejamentos:
      • Segunda-feira   
      • Terca-feira   
      • Quarta-feira   
      • Quinta-feira   
      • Sexta-feira   
      • Sabado   
      • Domingo

      Caso não selecione, trazer todos os planejamentos de todos os dias da semana.  

      Exibe os dados do planejamento de produção, ficha, data, quantidade e  coluna 'Dia' que representa a descrição do dia da semana. Além disso, são agrupados por dia da semana e data, respectivamente.   


      Sugestão de Produção 

      Menu

      PCP/Relatórios/Sugestão de Produção 

      Descrição 

       De acordo com as informações das Fichas Técnicas são relacionadas as receitas nas respectivas hierarquias em que estão distribuídas para um planejamento por dias da semana.    

      Funcionamento

      O relatório apresenta agrupamento das informações das fichas com filtro de Categoria e Fichas Técnicas.

      Na coluna de Categoria apresenta a hierarquia de níveis da categoria. 

      Informar a(s) Ficha(s) Técnica(s) e/ou a categoria, clicar no botão Imprimir Relatório.

      • Caso não seja informada "" ou "Categoria", ao clicar sobre "Imprimir Relatório" o sistema traz apenas os itens que possuem   
      • Caso informada apenas "" traz o planejamento da  selecionada. 
      • Caso informada apenas "Categoria" traz os itens que possuem , para a categoria informada. 

      LayOut


       

      Balanço de Produção 

      Menu

      PCP/Relatórios/Balanço de Produção

      Descrição 

      É um instrumento para análise financeira, exibindo para o período informado, as aplicações e recursos relacionados aos movimentos de produção, vendas e perdas da empresa, qualquer que seja a sua situação jurídica.

      Funcionamento

      Possui os filtros de Data inicial, Data final e Ordenar por, no cabeçalho, sendo a seleção de ordenação "Produto" ou "Categoria" obrigatório.

      Para melhor aprimoramento existe uma treeview onde podem ser adicionadas as Categorias, para tal são exibidos o Nome da categoria, Comprador, Categoria pai, Nível e NCM. Ao clicar em "Adicionar" é aberta janela para seleção da categoria.

      Escolhida a primeira treeview, o filtro é refletido para a segunda treeview, mantendo a(s) categoria(s) selecionada(s); onde ao "Adicionar" á aberta janela exibindo os itens das categorias, para produtos do tipo: 03, 04, 05 e 06. A treeview contêm as colunas de Código, Dígito, Descrição, Categoria, Preço Venda, Saldo e Empresa.

      LayOut

       

      Relatório Comparativo

      Menu

      PCP/Relatórios/Relatório Comparativo

      Descrição 

            Comparação dos processos produtivos e análise das perdas, com quantidades e valores, afim de medir o desempenho da organização. 

      Funcionamento

      Possui os filtros de Período (Data Inicial/Data Final) obrigatórios, Categoria e . Se as fichas técnicas não são selecionadas, todas são carregadas independente da categoria. Se a categoria é selecionada são  filtradas as fichas técnicas da categoria.

      As informações são extraídas do Estoque Movimento Itens, gravadas após fechamento da OP ou geração de NF( validada). Conferidos os tipos de operações Entrada ou Perda de Produção. 

      - Produzido

        Quantidade ==> Buscar da estoque_movimento_itens 

                  Valor ==> Somatório (valor unitário dos Itens da estoque_movimento_itens x quantidade produzida)

        O Resultado Geral do campo referente ao valor apresenta o somatório do campo "Valor".

      - Perdas Quantidade ==> Buscar da estoque_movimento_itens

             % ==> (Quantidade Perdas * 100)/Quantidade Prioduzida 

        Valor ==> (Valor Produzido/Quantidade Produzida)* Quantidade Perda ou

       Somatório (valor unitário dos Itens da estoque_movimento_itens x quantidade perdida)

       O Resultado geral do campo referente ao valor deve apresentar o somatório do campo "Valor". 

      Apresenta um Total Geral ao final do relatório. 

      LayOut

       

      Relatório Curva ABC 

      Perdas/Produção

      Menu

      PCP/Relatórios/Curva ABC 

      Descrição 

            Método de classificação de informações, onde são separados os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. Trata-se de classificação estatística de produtos, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar produtos da empresa em relação à perda ou à produção proporcionada. 

      Funcionamento

            Para gerar a curva é necessário informar os parâmetros 'Tipo', que pode ser de Perda ou Produção, de acordo com a curva ABC para análise, 'Classificar por', inclui as opções de 'Venda', 'Custo' ou 'Quantidade', a Data inicial e Data final, obrigatoriamente. 
            De acordo com a opção selecionada as referências para cálculo são alternadas por preço de custo, preço de venda ou por quantidade.
            O relatório permite seleção por Categoria e Agrupar por categoria opcionalmente, onde se selecionadas, haverá ajuste no percentual considerado,  para a análise do percentual de 100% por categoria.

      Quando agrupado por categoria deve exibir para as colunas P.Venda e P.Custo o somatório dos preços de venda ou custo que compõem a categoria.(Total dos preços de venda dos itens da categoria ou total dos custos dos itens da categoria)

      Para cálculo:

      % Individual - > Quanto o valor total de 'Total de Venda' (Produto X) representa no valor de Total das Vendas(soma dos valores totais).

       Ex:. % = P.Venda * 100 / Total(P.Venda)

      Acumulado Valor - > Adiciona-se a cada item a soma do 'Total de Venda' anterior. 

      % -> A partir do primeiro valor de % individual, os próximos são acumulados ao % da linha. 

      LayOut

       

         

              
        

      Planilha de Produção

      Menu

      PCP/Relatórios/Planilha de Produção 

      Descrição 

         Esta planilha proporciona um controle manual por dia da semana com lançamentos das produções realizadas, sobras, faltas, de acordo com o solicitado.

      Funcionamento

      Informar o dia da Semana da Ficha Técnica obrigatoriamente e a Categoria se desejar. 

      As demais informações são preenchidas manualmente.

      Índice
      Módulo PCP PCP Cadastros Ficha Técnica Menu Descrição  Funcionamento Restringir Não Restringir LayOut Etapas de Produção Menu Descrição Funcionamento Consultas Simulação de Preços Menu Descrição  Funcionamento Restringir    Não Restringir Ficha Técnica Menu Descrição  Funcionamento Restringir    Não Restringir Ordem de Produção Menu Descrição  Funcionamento Parâmetros Vendas Diárias  Menu Descrição  Funcionamento LayOut Exportação Exportar para a Balança Menu Descrição  Funcionamento LayOut LayOut LayOut Restringir Não Restringir Lançamentos Planejamento Produção Automático Menu Descrição  Funcionamento Restringir Manutenção Menu Descrição  Funcionamento Gerar Ordem de Produção Menu Descrição  Funcionamento Listar Materiais Menu Descrição  Funcionamento Ordem de Produção Menu Descrição  Funcionamento Estados Restringir Não Restringir Perda de Produção Menu Descrição  Funcionamento Estados Restringir Não Restringir Relatórios Planejamento de Produção  Menu Descrição  Funcionamento Sugestão de Produção  Menu Descrição  Funcionamento LayOut Balanço de Produção  Menu Descrição  Funcionamento LayOut Relatório Comparativo Menu Descrição  Funcionamento LayOut Relatório Curva ABC  Perdas/Produção Menu Descrição  Funcionamento LayOut Planilha de Produção Menu Descrição  Funcionamento LayOut Ordem de Produção  Menu Descrição  Funcionamento LayOut

      O local é a categoria, onde para seleção da categoria, traz as categorias cujos produtos das mesmas estão contidas nas fichas técnicas.

      LayOut



      Ordem de Produção 

      Menu

      PCP/Relatórios/Ordem de Produção

      Descrição 

      Relaciona todas as Ordens de Produção (fichas técnicas) agrupadas por categoria de determinado dia da semana.   

      Funcionamento

      As situações da Ordem de Produção: 

            Aberta
            Fechado
            Cancelada

      O dia da semana é carregado através da Data Início da OP.

       Segunda-feira
             Terca-feira
             Quarta-feira
             Quinta-feira
             Sexta-feira
             Sábado
             Domingo 

      O filtro de Categoria se não informado agrupa por todas as categorias.




      LayOut