Fiscal/Contabilidade/Cadastros/Contas
As contas representam, sintetizam e quantificam as transações realizadas de uma economia.
A tela é aberta no formato Lista com as colunas Conta, Dígito, Conta reduzida, Dígito reduzida,
Descrição, Grau, Tipo de conta, Natureza, Tipo de saldo, Ocultar Analíticas e Empresa.
Ao incluir uma conta, informar um código, descrição, selecionar o Tipo de conta, Natureza da Operação, Tipo Saldo obrigatoriamente.
Para a conta é verificado se existe no parâmetro da Administração na aba Contábil, em Contabilidade informação no campo máscara da conta. Usualmente, é configurado '##.###.####'.
O Grau da conta é inserido automaticamente de acordo com o número de níveis informados com a formatação de '.' da conta.
É realizada a seguinte consistência:
- Se a seleção for:
- Cliente -> exibir o campo conta cliente.
- Fornecedor -> exibir o campo conta fornecedor.
- Caixa/Bancos -> exibir o campo conta caixa_banco.
- Nenhuma das anteriores -> não mostrar os campos acima de conta.
Existe um flag para indicar se a Conta é Referencial.
O critério de pesquisa pode ser a Agrupar por Empresa, Conta Superior e Natureza. Os filtros são Ativo, Passivo, Contas de Resultado, Patrimonio Líquido, Compensação e Outras.
O Tipo de Conta pode ser 'Sintética' ou 'Analitica'.
O Tipo de Saldo pode ser Misto, Credor e Devedor.
A Conta Reduzida serve como facilitador na identificação no Plano de Contas para as Contas Analíticas, segue sequencial automático na criação da mesma.
As contas analíticas podem ser ocultadas de acordo com o flag se setado ou não.
Ao editar o form, na parte inferior do form, há a aba Rateio centro de custos, onde podem ser lançados os rateios para centro de custos com respectivos percentuais de valores. Este rateio quando informado será refletido no cálculo dos lançamentos que utilizam as mesmas contas em Fiscal -> Contabilidade -> Lançamentos -> Lançamentos.
Fiscal/Contabilidade/Cadastros/Histórico Padrões
Registro de histórico padrão que podem ser adicionados aos lançamentos contábeis.
A tela exibe as descrições disponíveis para seleção nos lançamentos contábeis.
Incluir uma descrição para o histórico.
Fiscal/Contabilidade/Cadastros/Centro de Custos
Contêm os departamentos, setores e as diversas seções de uma empresa, delimitados segundo o aspecto de localização de todos os custos aí verificados. São incluídos na empresa para melhor acompanhamento das receitas e despesas de cada estabelecimento.
Incluir uma descrição para o centro de custo, que será embutido para a empresa de login e terá o código sequencial conforme estabelecido pelo sistema.
A sigla é opcional e é sempre revertida em maiúsculo na gravação.
O centro de custo pode ser associado à uma conta pai.
Fiscal/Contabilidade/Cadastros/Contas Tesouraria
Contas financeiras associadas às respectivas contas Contábeis.
Fiscal/Contabilidade/Cadastros/Encargos
São as despesas do exercício que normalmente devem ser contabilizadas e serem consideradas dedutíveis do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro, sem estarem com os valores totalmente definidos em termos monetários.
Exibe uma lista com Empresa, Encargo, Encargo sobre vendas, Encargo a recolher, Encargo sobre compras e Encargo a recuperar.
Informar a empresa, que vem por default setada a de login, e, selecionar o encargo obrigatoriamente.
O campo Encargo Obrigatório pode ser marcado.
Fiscal -> Contabilidade -> Lançamentos -> Documentos
Os documentos contábeis devem ser arquivados em ordem cronológica de data, em alguns casos em ordem cronológica de lançamentos nos livros fiscais, separados e arquivados por mês, por trimestre ou por ano, de conformidade com o volume de documentos de cada empresa. Estes documentos podem pertencer a um lote, totalizam os créditos e débitos.
São exibidos o Participante, Data, Documento, Valor, Lote, Tipo Lançamento, Total de Créditos e Total de Débitos na lista.
Para inclusão de um novo documento informar uma data e o tipo de lançamento obrigatoriamente. O registro para ser completo, necessita do Participante, do Valor do documento, Número do documento, Número do lote e Origem da transação, informados na Capa.
O Tipo de Lançamento pode ser Normal ou Encerramento.
A Origem da Transação pode ser selecionada com uma das possibilidades:
Se a opção selecionada for Nota Fiscal, o campo com o número da NF ficará visível, apenas para leitura, abaixo do campo Número do documento.
Se a opção selecionada for Receber/Pagar, o campo Título ficará visível, apenas para leitura, abaixo do campo Número do documento.
Se a opção selecionada for Tesouraria, o campo Movimento da Tesouraria ficará visível, apenas para leitura, abaixo do campo Número do documento.
Se a opção selecionada for Cupom Fiscal, não aparece campo nenhum abaixo do campo Número do documento.
Os campos Total de Créditos e Total de Débitos, são sumarizados de acordo com os lançamentos da treeview de detalhe.
A treeview de detalhe exibe Conta, Valor, D/C, H.P., Histórico e Contra partida. Obrigatoriamente, no vínculo de uma nova conta devem ser amarrados a Conta, o Valor, se Débito/Crédito e informado o histórico. Para cada registro de conta de lançamento ocorre um icone "+' após a coluna de contra partida, onde ao clicar é aberto um form para lançamento dos centros de custos com seus valores.
Fiscal -> Contabilidade -> Lançamentos -> Lançamentos
Maneira pela qual um Contador registra as transações financeiras de uma entidade. Um lançamento geralmente é realizado utilizando a Conta e a Contra Partida.
A tela é aberta apresentando a Conta, Valor do lançamento, Devedor/Credor, Contra partida, Documento,
Histórico padrão e Data do movimento.
Para a inclusão de um lançamento informar a conta, o valor, devedor/credor, documento e histórico.
Existe uma treeview de custos para preenchimento do centro de custo e valor, que também pode ser preenchida automaticamente.
Ao gravar o lançamento, é verificado se o parâmetro em Cadastros -> Parâmetros -> Administração na aba Contábil Contabilidade por Custos está marcado. Caso esteja, será observada primeiramente a conta, se para a mesma foi informado rateio, os lançamentos de custos serão lançados automaticamente. Em segundo plano, será observada a contra_partida, se para a mesma houver rateio, serão lançados os custos automaticamente baseados na mesma. Caso contrário, não haverá lançamento de custos.
Fiscal/Contabilidade/Consultas/Saldos
Designa através da natureza de uma conta (o saldo normalmente esperado, seja devedor ou credor) ou a diferença entre o débito e o crédito (e vice-versa) de uma conta, em dado instante (sua situação líquida). Mercadoria que sobrou ou foi vendida.
Relaciona a Conta, Data do saldo, Saldo inicial, Saldo final e Empresa.
Fiscal/Contabilidade/Relatórios/Razão Sintético
São exibidos os somatórios dos débitos e dos créditos, cujo tipo de conta seja sintética, dentro de um determinado mês/ano.
Informar o Ano e o Mês, a natureza opcionalmente. Solicitar a impressão.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Ano | wizard.razao.sintetico |
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Mês | wizard.razao.sintetico
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Natureza | wizard.razao.sintetico
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conta_id | contabil.conta |
Fiscal/Contabilidade/Relatórios/Razão Analítico
Aparecem os lançamentos individualizados de contas analíticas dentro do período informado.
Todos os números de contas devem ser formatados com a máscara que está definida no parâmetro Máscara da Conta em Cadastros -> Parâmetros -> Administração na Aba Contábil Contabilidade.
Na impressão se o saldo for credor, aparecerá um CR concatenado ao final do saldo, se devedor não exibirá nada.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Data Inicial | wizard.razao.analitico |
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Data Final | wizard.razao.analitico
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Conta a Listar | wizard.razao.analitico
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conta_id | contabil.conta |
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Fiscal/Contabilidade/Relatórios/Plano de Contas
Possui a facilidade para plano de contas através do filtro Natureza e Ordem a Listar(Numérica/Alfabética), por default, Numérica. Esta ordem somente vale para as contas analiticas, para as sintéticas é sempre em ordem numérica.
Na listagem, ocorre tratamento para que se na conta sintética do grupo estiver marcado para ocultar as analíticas, não lista as contas analíticas da mesma.
Fiscal/Contabilidade/Relatórios/Diário
Labels | Classe | Campo | Referência |
Mês | wizard.relatorio.diario |
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Ano | wizard.relatorio.diario
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Folha | wizard.relatorio.diario
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Fiscal/Contabilidade/Relatórios/Diferenças
Relaciona a diferença entre créditos e débitos de cada documento lançado, desconsiderando o documento que não possui diferença.