Índice
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Módulo Compras

Cadastros 

Menu

Compras/Cadastros/Comprador

Comprador

Descrição     

 Profissional responsável por todas as compras produtivo, improdutivo, ou de serviços de um empresa ou para a empresa.

Funcionamento

Para melhor identificação dos compradores são proporcionadas pelo sistema as formas de visualização Kanban, aberta como default, onde a foto ou imagem de algo que representa o comprador pode ser exibida; além do formato lista e de registro, habitualmente já conhecidos. No formato lista exibe as colunas Código, Nome, E-mails e Telefones.

Para criação de um comprador informar o CPF/CNPJ de acordo com o tipo de pessoa Física/Jurídica e um nome. O sistema valida o CPF/CNPJ, e, para que o dígito verificador seja calculado automaticamente, deve-se colocar um 'f' no início do campo, caso não recorde do verificador. 

O campo Supervisor pode conter informação, neste caso o comprador é subordinado do mesmo, ou, pode não conter informação. Se o campo supervisor não estiver preenchido, podem ocorrer pessoas relacionadas ou subordinadas.

Existe a facilidade de identificar "Quem responde por mim" no campo "Responder Por", nesta situação, é a pessoa que será responsável pelo comprador em questão, quando da sua ausência. Neste campo são carregados somente os compradores cadastrados para amarração, é temporário, substitui em férias.

As demais infomações são subdivididas nas abas de acordo com o conteúdo:

Pessoa Física/Pessoa Jurídica

Além das pessoas físicas ou naturais, passou-se a reconhecer, como sujeito de direito, entidades abstratas, criadas pelo homem, às quais se atribui personalidade. São as denominadas pessoas jurídicas, que assim como as pessoas físicas, são criações do direito. Os complementos de informações da Pessoa Física ou Jurídica, aparecem para preenchimento de acordo com a variação da pessoa, a aba é carregada.

Endereços

      O endereço é a localização completa de uma pessoa física ou jurídica. Pode ser classificado por tipos de endereços diferentes como:

Normal    -> endereço onde se instala a pessoa física ou jurídica.
      Entrega   -> endereço onde a compra será entregue.
    Cobrança -> endereço onde deve ser entregue o boleto de cobrança, endereço que chega a fatura do cartão ou nota fiscal.

O comprador pode ter mais de um tipo de endereço.

Informar o tipo de endereço e o país.

Existe a possibilidade de localizar o endereço via Google Maps. Clicar no botão para visualizar.

Emails

Método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O comprador pode ter três opções de tipos de emails:

Celular -> O email pode ser configurado via celular no caso deste permitir esta facilidade e configurações avançadas.
      Comercial -> E-mail enviado com finalidade comercial.
      Comum -> Endereço eletrônico para troca de informações.

Informar o tipo do email e o email.

Telefones

Forma de comunicação para contactar em caso de necessidade. O comprador pode ter várias opções de cadastro de telefones.

Celular
      Comercial
      Fax 
      Parente
      Residencial

Informar o tipo de telefone e o número.

Homepages

Informar uma descrição para a homepage, página inicial de um site da internet.

Relacionamentos

Forma como as pessoas se tratam e se comunicam, dependem umas das outras. A relação pode ser por exemplo de Titularidade/Dependente
      Para dependente pessoa física: Mãe, Pai, Filho, etc...
      Para titularidade pessoa jurídica: Gerente, Secretário, Diretor, etc..

Tipos de relacionamentos permitidos:

Informar a pessoa e o tipo de relacionamento. Aqui pode ser identificado o relacionamento inverso, geralmente, pelo respectivo oposto correspondente.

Categoria

É cadastrada com a finalidade de organizar o espaço para o comprador e otimizar as compras.
Adicionar uma descrição completa para a categoria.

Subordinados

São as pessoas que estão imediatamente abaixo do comprador numa linha hierárquica, e, por isso, estão diretamente dependentes das suas ordens e de sua supervisão. 

O sistema não permite inclusão/exclusão de subordinados a partir do cadastro do supervisor. Esta manutenção deve ser realizada no cadastro do comprador, a aba subordinados é "Readonly".

Restringir

Não restringir

Lançamentos

Solicitações

Menu

Compras/Lançamentos/Solicitações

Descrição     

O princípio de todo processo de compras é a solicitação. Através dela que se toma conhecimento das necessidades de diversos departamentos na empresa. Apresenta as solicitações de itens do almoxarifado. Pedidos para consumo interno que serão avaliados.   

Funcionamento

Uma solicitação será atendida por uma requisição. O requisitante é uma pessoa e deve ser um funcionário ou fornecedor em serviço para a empresa.

Ao carregar a tela no formato treeview são exibidas todas as solicitações em diversos estados com as informações de Número da solicitação, Data/Hora solicitação, Funcionário, Status, Aprovado por, Requisição e a Empresa. Na lista é permitida a transição de status conforme a sequência do processo na qual se encontra a solicitação e respectivos botões habilitados ou não para a mesma.  

Na criação de uma solicitação os dados da empresa logada, funcionário e data/hora solicitação vêm preenchidos na Capa. A solicitação pode ser salva neste momento, sem a informação do produto, e, permanece no estado de Esboço, o 'Número da solicitação' é composto por SCO-AAAA-999999. Onde A é o ano e 9 o sequencial.  Para realizar a análise da solicitação é necessário o item informado, para que ocorra posterior aprovação. Informar pelo menos um item na treeview, selecionar o produto + grade + embalagem, a quantidade é carregada com o valor de 1, podendo ser alterada. Pode-se descrever ainda a aplicação, finalidade da solicitação, onde o item será aplicado e observação no item, informações complementares. Caso não tenha um item na fase de análise, o usuário deve voltar a solicitação para Esboço, para que consiga informar um item do produto, e, na sequência a Aprovação.

Na inclusão de produtos e embalagens, ao selecionar o produto/embalagem

- Se o produto possui mais de uma grade/embalagem, o campo grade/embalagem vem em branco, para que o usuário selecione a grade/embalagem desejada. 

- Se o produto for grade/embalagem única, o campo grade/embalagem vem preenchido com a grade/embalagem.

- Ao trocar o produto, atualiza as informações do campo grade/embalagem, seguindo a mesma lógica descrita nos itens anteriores.  

Na fase de Em Análise, é habilitado botão para Analisar Itens, neste momento os itens já devem ter sido preenchidos. Ao clicar no mesmo, é aberta janela com informação dos itens da solicitação->

Produto,  grade, embalagem, quantidade, Aplicação, quantidade atendida, estado da solicitação, para que possa consultar.

A aplicação informa onde será usado, é apenas informativo.

Com a solicitação Aprovada é gerado número de requisição, passa-se para a Requisição Esboço em Compras/Lançamentos/Requisições. 

Depois da solicitação aprovada, não ocorre a possibilidade de Recusa ou Cancelamento.

Uma solicitação que gerou uma requisição pode ser reaproveitada, se for cancelada a requisição vinculada. A solicitação passa ao estado "Em Análise", e, todos os botões são habilitados para nova aprovação: "Esboço", "Aprovar", "Recusar", "Cancelar", "Analisar Itens" e "Atualizar". 

Ocorre a facilidade de imprimir as informações até o momento realizadas com o botão Print, em Impressão de Solicitações, ao marcar um ou mais registros na treeview ou no form.

Todas as operações executadas são registradas no log na parte inferior da tela, no histórico da solicitação. Estado da solicitação + Data/Hora em que houve o registro + Usuário que efetuou o registro.

Estados

  •   Esboço       -> Estado inicial da solicitação que permite preenchimento dos dados. As informações neste estado podem ser analisadas, recusadas, canceladas ou atualizadas. 
  •   Em Análise -> Os itens de compra são avaliados nesta fase. É uma etapa que pode ser saltada para Aprovado. É permitido votar para Esboço, aprovar, recusar, cancelar ou atualizar. 
  •   Aprovado   -> O botão "Aprovar" somente é exibido para o perfil Compras Manager do administrador, após estado "Em Análise". É necessário aprovação da solicitação por pessoa do perfil. É gerada uma requisição. Uma vez aprovada não se pode recusar e nem cancelar.
  •   Recusado   -> A solicitação é recusada por algum motivo, insatisfação do requisitante. 
  •   Cancelada  -> Quando a solicitação é inutilizada.

Restringir

Não restringir

  • É permitido salvar a solicitação em Esboço sem preenchimento dos itens de produto.
  • Um usuário enxerga as solicitações de outro usuário.

LayOut

      

Linha1

  • Solicitação de Compras  

Linha2

  • Número:  
      Linha3

  • Empresa

Linha4 

  • Endereço:   

Linha5

  • Cnpj:

Linha6

  • Telefone: 

Linha7

  • Emissão     Estado: 

Linha8

  • Funcionário: 

Linha9

  • Item   Grade   Quantidade Aplicação Observação

Linha10

  •  Valores de busca da Linha9

Linha11

  • Observação

Requisições

Menu

Compras/Lançamentos/Requisições 

Descrição 

Documento interno que registra o controle ou instrução à compras para suprir uma determinada quantidade de um material ou um serviço, de modo que fique disponível em um determinado momento.   

Funcionamento

É possível realizar uma requisição  de duas maneiras, dando continuidade à uma solicitação já aprovada ou através da criação de uma nova. É composta pelas abas Itens, Cotações e Pedidos.

Ao carregar a tela no formato treeview são exibidas todas as requisições em diversos estados com as informações de  Número, Data/Hora de Emissão, Status e a Empresa. Na lista é permitida a transição de status conforme a sequência do processo na qual se encontra a requisição e respectivos botões habilitados ou não para a mesma.

Na Capa são apresentadas a Data/Hora de Emissão e Observações. 

Na aba de Itens, ao incluir um item na requisição de compras, valida a verificação se a quantidade do item é maior que zero, e emite mensagem: "Atenção. Não pode ter item com quantidade requisitada nula.". Na fase de Esboço de uma requisição oriunda de uma solicitação, é necessário "Analisar os Fornecedores". Ao clicar na seta verde do item, é aberta janela com todos os fornecedores para o item, verificar se confirma ou não o fornecedor para a cotação no processo de análise. Passa ao estágio Definindo Fornecedores, gera um registro para cada fornecedor analisado e vinculado, podendo ser incluído novo fornecedor, informando a embalagem. Os fornecedores são amarrados à cada cotação, e, a informação do Fornecedor e cotação vencedora, para o item ocorre somente após o processo de cotação concluído.

A requisição permanece Em Cotação.

Clicar no botão Iniciar Cotação, neste momento, os fornecedores já foram selecionados, os itens de cotações são gerados com nomenclatura pré-definida, na Requisição. Na aba de Cotações, são exibidas cada cotação, o número de cada cotação, comprador, fornecedor e o nome do vendedor do fornecedor. O valor total da cotação e prazo de entrega não preenchidos. Para que o valor de cada cotação seja informado, o usuário deve passar pela etapa da Cotação(Compras/Lançamentos/Cotações)de cada fornecedor da cotação do produto, preenchendo os respectivos preços e alterando a situação individual da mesma para autorizada, se for o caso.

Caso tenha selecionado uma requisição de compra concluída, e, se para um item não houver cotação aprovada, o nome do fornecedor não será exibido. 

Ao selecionar uma das requisições que tenha cotação aprovada, e, solicitar Listagem Requisição de Compras, o sistema exibe para cada produto a cotação que foi aprovada para aquele item, identificando o fornecedor. Desta forma, neste procedimento, as informações estarão completas na listagem. 

Quando as cotações estão todas autorizadas/aprovadas, pode-se "Encerrar a Cotação", dentro da Requisição, o estado da requisição passa para Cotado, é possível "Analisar Cotação". Ao clicar para análise fica habilitado botão para "Gerar Pedido Compra".

Se a Requisição gerada através da solicitação de compra, ainda em "Esboço", é "Cancelada", a solicitação que estava associada passa a não possuir vínculo, o número da requisição desaparece na solicitação. É gerado na solicitação o histórico(log na tela), do cancelamento da requisição: "Requisição XXXX Cancelada." 

Caso a requisição seja Cancelada, mesmo tendo aprovado a Cotação vinculada à Requisição, não é possível Gerar o Pedido com esta Cotação.

Aparecem na requisição do item do produto, o fornecedor e a cotação vencedora.  Neste procedimento, ganha a de menor preço, e, as demais alteram o estado para Recusada.

Ao tentar Gerar Pedido Compra da Requisição, o sistema valida se algum dos itens contidos na cotação possui autorização.

Gerado o pedido, as informações ficam armazenadas na aba de Pedidos, e, o estado da Requisição fica como Concluído. São elas, o número do pedido, data de emissão, fornecedor, total do pedido e status do pedido.

Estados

  • Esboço                         -> Estado inicial onde são informados ou alterados, quando vindos de uma solicitação, os itens da requisição. 
  • Cancelada                    -> Estado permanente em todas as situações até que seja concluído, o requisitante desiste da compra.
  • Em cotação                  -> Começa após clicar no botão Iniciar Cotação.
  • Cotado                         -> Após ter efetuado todo o procedimento de cotação dos itens.
  • Definindo fornecedores -> Relaciona os fornecedores da compra, os itens devem estar cadastrados.
  • Analisando cotações     -> Tendo efetuado as cotações, executar a análise das mesmas. 
  • Gerar Pedido Compra   -> Disponibilizado após cotação aprovada. 
  • Concluído                     -> Estado após a geração do pedido, onde não é mais permitada a transição de estado para a requisição.

Restringir

Não restringir

Cotações

Menu

Compras/Lançamentos/Cotações 

Descrição     

Gerenciamento e administração das operações de compras com o controle completo de cotações.

Funcionamento

A tela é aberta na forma de visualização treeview, onde são relacionadas todas as cotações e respectiva requisição. Dentre as informações da Capa, estão número da cotação, número da requisição, comprador, fornecedor, nome do vendedor do fornecedor,  data de validade, prazo entrega, frete valor, tipo frete, transportador, despesas acessórias, outras despesas e empresa. As cotações do mesmo dia e/ou mesma requisição vêm em ordem decrescente de criação. O usuário com a informação de qual requisição ou própria cotação, deve detalhar os dados da cotação do fornecedor e produto, preencher os respectivos preços. 

Existe a possibilidade em clicar em "Aprovar Toda a Cotação", onde a de menor preço será a autorizada e as demais recusadas.

No processo básico, em Compras/Lançamentos/Requisições é criada a requisição, informados fornecedores do item, iniciada a cotação, a partir dai, é dada sequência de cadastro na cotação.

A cotação pode ser gerada manualmente, onde necessariamente deve ser amarrada uma requisição pré-cadastrada. Esta requisição pode já ter sido vinculada à uma solicitação, preencher as demais informações como o fornecedor. A data da cotação é preenchida com a data do dia, podendo ser alterada. 

Assim como na Solicitação e na Requisição, na Cotação a numeração possui nomenclatura padronizada, e, é gerada automaticamente. É composta de "COT" + "-" + "ano" + "-" + sequencial. 

A Empresa é carregada com a de login do usuário, o nome do vendedor do fornecedor, o prazo de entrega, a data de validade da cotação, o valor do frete, o tipo de frete, o transportador, o valor das despesas acessórias e outras despesas podem ser informados opcionalmente.

Tipo Frete pode ser 'Cif' ou 'Fob'.

Os itens para a cotação podem ser informados em uma segunda etapa na aba Itens da Cotação. Para tal, editar a cotação e selecionar o produto, que se refere a um item da requisição previamente selecionada, com a grade, embalagem e valor unitário; o estado inicial fica em Aguardando Cotação. A quantidade é a requisitada que vem por default ao selecionar o item, porém, é aberta para alterações. O valor total de cada item da cotação é calculado automaticamente.

Se o valor total para item estiver zerado, a cotação permanece Aguardando Aprovação. A cotação se aprovada vai para estado de Autorizada, e, as demais da mesma requisição vão para estado de Recusada.

Durante o processo de aprovação das cotações de uma mesma requisição, ocorre preenchimento do valor unitário e autorização de cada cotação.  O processo pode ser individual, onde a cada aprovação ou recusa, o sistema valida  as demais cotações do bloco da requisição de acordo com a última cotação aprovada, que vai permanecer com a autorização, sobressai a cotação vencedora, na aba de Itens da Requisição vinculada. O botão de "Aprovar Toda a Cotação" fica habilitado, caso tenha itens salvos ou se a cotação não foi aprovada. Caso já tenha conhecimento da cotação a ser aprovada, estando no registro de cotação específico, clicar em "Aprovar Toda a Cotação", respeitando a cotação correlacionada, gerada na requisição, que é autorizada, as demais são recusadas, mesmo estando com os valores zerados. Neste controle de aprovação da cotação, são verificados o parâmetro do Estoque se está cadastrado para a empresa, se o local de Entrada Padrão  está informado no mesmo. Para aprovar a cotação, existe restrição de usuário, somente usuários pertencentes aos grupos Compras / User e Compras / Manager têm permissão, ou seja, o usuário tem que pertencer ao grupo compras, não importando se perfil user ou manager. 

O histórico de mensagens e comunicação é atualizado, com a informação de documento criado e aprovado.

Na aba Cotação Eletrônica são disponíveis as operações:

- Gerar Planilha da Cotação -> Ao clicar neste botão é disponibilizada a planilha em excel para realizar download. Esta planilha pode ser editada com preenchimento de informações adicionais como valor e validade. 

No arquivo .xls de cotação gerado pelo sistema, devem ser preenchidas as colunas ICMS(%), IPI(%), Preço UN para os itens. O Preço total é alterado baseando-se no valor unitário do item.

Na planilha eletrônica a embalagem que vai para o arquivo gerado é configurada no item.

A planilha contêm no campo controle a informação do id da cotacao_item.

Existe bloqueio nos campos calculados da planilha xls gerada pela cotação eletrônica. Os campos editáveis são destacados na cor azul.

LayOut


- Enviar e-mail -> Para envio configurar:

Em Configurações/Técnico/E-mail/Servidores de email de saída e em Configurações/Técnico/E-mail/Servidores de email de entrada  devem ser estabelecidas as configurações do email de acordo com o servidor de email utilizado. O fornecedor deve possuir também em seu cadastro, o email configurado.

 É enviado email, conforme texto abaixo, juntamente com a planilha excel (acima) anexada. Após envio do email, é exibido na tela a data/hora do último email enviado. 

Corpo do email:

      Boa tarde,

Segue anexo formulário para cotação.

Na requisição de vários itens para compra, os fornecedores são definidos para cada item desta requisição. Para maior facilidade no processo de cotação, ao iniciá-la, automaticamente são geradas uma cotação para cada fornecedor; é possivel agilizar o envio de email, marcando várias cotações ao mesmo tempo, e o disparo para todos os respectivos fornecedores das cotações de uma única só vez. Para tal, é habilitada na opção "Mais" o disparo deste envio "Email". 

      Após edição na cotação, selecionar a planilha alterada e clicar em Atualizar Cotação. 

- Atualizar Cotação -> Importa arquivo xml e atualiza cotação. É necessário carregar o Arquivo de Cotação.  O arquivo de cotação é validado, e, as informações são geradas no log do sistema. Para cada item verifica se na Requisição há cotação. Ao finalizar as consistências o sistema avisa que a cotação foi sincronizada com sucesso. 

Estados

  • Aguardando cotação -> Estado inicial onde são informados o item, embalagem, valor, quantidade, encargos e ocorre a transição de estado  para Autorizado ou Recusado.
  • Cotado  -> Levantada a cotação, aguardando aprovação ou recusa.
  • Autorizado -> Está pronta para ser usada no pedido.
  • Recusado   -> Dentre outras cotações não foi a melhor.

Restringir

  • Caso haja mais de uma cotação da mesma requisição, se é Aprovada Toda a Cotação em um dos itens do fornecedor, o status fica Aprovado. O(s) outro(s) item(ns) fica(m) com o status Recusado.  
  • Caso exista cotação com valor zero, só poderão transitar pelos estados de Aguardando cotação ou Recusado.
  • O valor total do item deve ser maior que zero para que a cotação seja autorizada. 

Não restringir

Preços de Vendas - Precificação

Menu

 Compras/Lançamentos/Preços de Venda 

Descrição     

O preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, os Custos variáveis, como impostos, comissões.  Armazena a precificação dos itens que tiveram o preço de custo alterado posteriormente ao preço de venda.

Funcionamento

Para realizar estas pesquisas são considerados dentre outros, os parâmetros cadastrados  no estoque, como Custo para Preço Venda e Comissões. O processo pode partir da integração dos sistemas SIGGestão e SIGERP, cujo armazenamento dos dados é diferenciado, ou, na forma direta da carga dos dados, sem integração. 

Integração:

-> Configurações Integração :

     >> Preencher os parâmetros na aba Geral do ADM:

    >> Verificar o parâmetro do estoque para o campo Indexador - Moeda, se similar ao utilizado no SIGGestão( IIP, Real...).

     >> Habilitar no cron a importação de integração (configurações/técnico/agendador/ações agendadas).

   Este processo é executado automaticamente através da rotina de execução apontada em Configurações/Técnico/Agendador/Ações Agendadas função "Importar Integração", definida de minuto a minuto, Ativo setado, conforme figura abaixo. Ocorre a verificação se existe preço a ser importado, e, se houver carrega no sistema com todas as validações previstas.


   >> Levantar o integra.py (de legado/integração) no servidor do SIGGestão.

         Passos para levantar o serviço de Integração

         • Entrar no diretório /mm/arquivos

         • Executar o comando: python ../objetos/integra.py &

   >> Levantar o ServTcp.py no servidor do SIGGestão.

   >> No SIGGestão em Sistemas Gerenciamento/Manutenção/Parâmetro/ habilitar a opção “Integrar com o SigErp”.

   >> Para funcionamento da precificação, é necessária configuração no SiGGestão dos arquivos est04, est11, est14, est15, est16, est19, est01, est05, est10, est55, est17, gei01, est29, est30 (est29 e est30 para análise de concorrentes), após a alteração de preços, que atualiza primeiramente a informação no SIGGestão, trazendo a informação do SIGGestão para SIGERP. Estes mesmos arquivos fazem parte do processo de integração do Legado.   

    >> Criar o arquivo estau003.cfg dentro do diretório /mm/arquivos para interface dos dados alterados no SIGGestão. Configurar parâmetros do estau003 na pasta /mm/arquivos, seguir o padrão:

      - conter na primeira linha, a pasta onde está o SIG ex.:/mm/arquivos/.
            - na segunda linha o número da empresa.
            - na terceira, S ou N para Gerar o log ou não (estau003.log)

    >> Todas as alterações de preço de custo no SIGGestão(vindos de uma entrada de Nota Fiscal ou por outra forma) são exportados para o SigERP.

 >> É possível verificar se o produto é utilizado no mesmo momento através de /mm/arquivos/logs/estau003.log.

-> Ainda para Integração, verificar Cadastros Iniciais: 

    >> Cadastrar Comprador

      O Comprador é exportado do SIGGestão para SIGERP como um cadastro de “Pessoa”. É necessário utilizar o mesmo Comprador do SIGGestão para o SIGERP. Na importação os compradores do SIGGestão, são cadastrados como Pessoa e como usuário. No caso do comprador importado, existir uma pessoa cadastrada com o mesmo CPF, efetuar:

             >> Inativar e apagar o CPF da pessoa, e, cadastrar o comprador como pessoa, (Desta forma o comprador não perde relação com o produto).

                 Ex:. Exportado do SIGGestão o comprador JOSÉ com Código 100. José já existe como um Cliente no ERP com o código 20.

 Executar: • Excluir o CPF/CNPJ do José 20 e inativá-lo.
                        • Acessar o menu: “Compras > Cadastro > Compradores”
                        • Selecionar José (código de pessoa 100), incluir o CPF e as demais informações.
                        • Incluir supervisor (Deixar em branco, caso seja Supervisor).
                        • Incluir (responde por ) caso o comprador responda por outro.

Vínculo Comprador -> Usuário

   >> Após Cadastro do Comprador, é necessário cadastro do mesmo como um usuário para acesso ao
sistema, para tal:
         >> Acessar o menu: Configurações > Usuários > Usuários.
         >>Criar um usuário com sua respectiva senha e no campo “Pessoa”, selecionar a pessoa cadastrada conforme informado acima. No caso da integração, associar o comprador já cadastrado.                          >> Conceder as Permissões ao usuário conforme operacionalidade, em Configurações/Usuários/Aba Permissões de Acesso, optar:
  1. Apenas que o usuário busque e altere os preços - (Estoque/User , Pessoa/User, Compras/User).
  2. Permissão para que o usuário consiga colocar o preço de preço de venda menor que a margem               mínima ( Preço de venda menor que a margem mínima ).
  3. Permissão para que o usuário consiga ver os concorrentes ( Concorrência/User )
  4. Permissão para fazer a simulação de preços ( Fiscal/User)
  5. Permissão para visualizar e alterar produtos através do ERP( Estoque/Manager) OBS: No caso da             Integração, não fazer alterações no produto no ERP, pois, a informação ficará divergente do Gestão.
  6. Além destes, (Estoque/ Alterar Preço de Venda e Criação de Contato).

A tela é aberta com o comprador em questão, os botões "Buscar Itens", "Buscar Itens Abaixo da Margem" e "Alterar Preços" habilitados, onde ao executá-los é preenchida a treeview com os itens que atendem.      

A carga inicial para busca dos itens,  por questões de performance, é estabelecida em 15 itens, para que não seja necessário rolar a tela. Independente se a resolução for 1024x768 ou outra configuração; deve ocorrer a atualização dos preços, e, nova busca de itens, até que seja realizada análise dos itens ou item desejado. 

Solicitar para Buscar os Itens, carga dos dados obedece:

-> Regra do Comprador, os itens devem atender pelo menos uma delas:

   - Ser do comprador logado, para isto, em Estoque -> Cadastro -> Produtos e Serviços -> Produtos na informações da capa, o Comprador deve estar configurado como o usuário de acesso.

     Traz os itens de seus subordinados, quando Comprador Supervisor, os seus próprios itens, a data do preço de custo é maior que a data do preço de venda.

  - Subordinados ao comprador logado, caso ele seja supervisor; se o campo supervisor não estiver informação e para as pessoas relacionadas em Compras -> Cadastros -> Comprador no notebook aba Subordinados.

      Traz os próprios itens do comprador, os itens do comprador por quem ele é responsavel, todos os itens com a data do preço de custo maior que a data do preço de venda.

   - Aqueles "por quem ele responde", para a pessoa relacionada em Compras -> Cadastros -> Comprador no campo Responder Por.

 -> Produtos com seus custos, margens e preços de venda, cujos itens têm o preço de custo, data/hora do registro, alterado posteriormente ao preço de venda.   

Ao clicar em Buscar Itens Abaixo da Margem, carga dos dados obedece:

-> Regra do Comprador, os itens devem atender pelo menos uma delas:

    - Ser do comprador logado, para isto, em Estoque -> Cadastro -> Produtos e Serviços -> Produtos na informações da capa, o Comprador deve estar configurado como o usuário de acesso.

      Caso o usuário, não seja comprador, ao clicar neste botão o sistema emite uma mensagem barrando este processo.

     Traz os itens de seus subordinados, seus próprios itens, os itens têm o preço de venda abaixo da margem mínima.

  - Subordinados ao comprador logado, caso ele seja supervisor; se o campo supervisor não estiver informação e para as pessoas relacionadas em Compras -> Cadastros -> Comprador no notebook aba Subordinados.

   - Aqueles "por quem ele responde", para a pessoa relacionada em Compras -> Cadastros -> Comprador no campo Responder Por. 

 -> Quando em Estoque -> Cadastros -> Parâmetros no campo Margem para Preço de Venda estiver setado: 'Bruta' -> São desconsiderados os encargos, comissões e custo fixo para o cálculo. 

       'Ideal' -> São considerados os encargos, comissões e custo fixo para o cálculo. 

É verificado se a margem calculada para o produto através das regras acima, é menor que a margem mínima cadastrada para o produto. Ao clicar no botão Buscar Itens Abaixo da Margem, o sistema valida para listar os itens. Traz todos os itens que estão com a margem atual, abaixo da margem mínima. Não verifica a data de alteração dos preços.

Para cada situação, se atender às condições, são relacionados na treeview detalhadamente: Comprador, Código, Descrição, Custo Corrigido, Custo Reposição, Último P. Venda, Margem Atual, Margem Ideal, Margem Mínima, Margem Bruta, Novo Preço e Nova Margem. Pode acontecer do item atender às duas situações.     

Para o valor do custo corrigido é considerado o informado em "Custo para Preço de Venda" e o "Indexador" cadastrados em parâmetro do estoque, onde através do último é identificado  o valor da moeda da classe adm_moeda_valor para retornar o valor do indexador mais recente. A partir deste valor encontrado multiplica-se pelo custo recebido e retorna o resultado. Todas as buscas (Buscar os Itens/Buscar e Itens Abaixo da Margem) relacionadas ao preço de custo e utilizado o Custo Corrigido, são tratadas desta forma, com melhor performance, através do sql ou acesso direto via browse.

Ao clicar nos botões "Buscar Itens" ou "Buscar Itens Abaixo da Margem", o programa traz os itens com os preços sugeridos, novo preço e nova margem atual, baseados na margem ideal. 

Ao clicar em "Buscar Itens Abaixo da Margem", caso o item não seja do comprador ou não seja um item por ele respondido, o mesmo deve ficar readonly para a coluna Novo Preço, e, ao clicar em atualizar ele não é atualizado. 

Para lançar um Novo Preço existe no Controle de Preços a permissão por usuário, que deve ser configurada nas Permissões de Acesso do mesmo. Para tal operação, é necessário que o flag 'Preço de Venda menor que margem mínima' esteja setado. Se o preço de venda estiver abaixo da margem mínima, e, o usuário não tiver a permissão acima, não será permitido a alteração para Novo Preço.

Somente se o parâmetro "Preço de Venda menor preço custo" estiver marcado, para o preço de venda a margem pode ser menor que zero. Ao alterar os valores da coluna de 'Novo Preço', do que foi sugerido pelo comprador, a 'Nova Margem' atual é recalculada. Da mesma forma, o usuário pode digitar no campo 'Nova Margem', e, após edição, o sistema calcula automaticamente o 'Novo Preço'.

Para melhor funcionalidade, o checkbox "Atualizar Preço", controla a atualização ou não do preço de venda, e, é setado no caso do preço alterado. Os botões no header, "Marcar Todos" e "Desmarcar Todos", são utilizados de acordo com a ação pretendida, ao percorrer toda a lista de preços a serem alterados. No caso, por exemplo, onde o funcionário é supervisor, executa "Buscar Itens", são exibidos os itens dele e de todos os seus subordinados. Porém, apesar de verificar os itens dos outros subordinados que foram comprados, nem sempre altera os preços destes itens. Pode ocorrer a necessidade em alterar somente um item dos que são exibidos dos subordinados, então a opção de marcar o flag deste item. 

Ao clicar para "Alterar Preços", é exibida uma mensagem de confirmação ao usuário informando que todos os preços marcados serão alterados. O usuário confirma ou cancela a alteração, se confirmado, caso não tenha nenhum item marcado, o sistema exibe mensagem informando que nenhum item foi marcado para alteração, e, não executa a operação. Se confirmado e preço marcado, são recalculados os novos preços para todos os registros da treeview com o flag "Atualizar Preço" marcado, e, para a nova margem atual dos novos. 

É feita consistência se a Margem atual é menor que a margem mínima, não verifica se a margem é menor que zero, somente se abaixo da mínima. Verifica também se o valor para preço digitado é válido. 

Neste procedimento acima, "Alterar Preços":

Na coluna de Novo Preço, será carregado valor da sugestão baseada no cálculo pela margem ideal e custo configurados no parâmetro estoque. O custo fixo registrado no parâmetro do Estoque afeta diretamente nos cálculos para sugestão de preço de venda:

Se a soma de encargos + margem + taxa juros + custo fixo <> 100:

        soma de encargos = taxa juros + custo fixo

        pc: Preço de custo

        perEncargos: Percentual de encargos incidentes no preço de venda

        mg: Percentual de margem a ser aplicada para cálculo do custo

        Se (perEncargos + mg) <> 100

             preco_venda = (100 * pc) / (100 - perEncargos - mg)

        Senão caso não consiga calcular  retorna preco_venda = 0         

Para maior facilidade quando o usuário não altera o preço de venda da mercadoria, existe após a coluna Último Preço Venda, um botão com a funcionalidade, onde no clique do botão, atualiza a coluna novo preço com o valor do último preço de venda, e, marcado o box "Atualizar preço".

Para buscar os concorrentes daquele item, clicar em Concorrentes, onde é aberta janela com todas as pesquisas de preços daquele produto em outros fornecedores, apenas para consulta. O botão de "Concorrentes" é visível somente para usuário cujo módulo 'Concorrência' esteja instalado. São apresentados a Data, Concorrente, Produto, Grade, Preço e Empresa. Se não existir concorrente para este produto, o sistema informa. Esta funcionalidade também ocorre integração com o SIGGestão.

Para simular um preço, clicar no botão Simulação Preços que se localiza na treeview na última coluna de cada registro, é aberto link para janela em Compras/Consultas/Simulações de Compras com a mesma funcionalidade. Os dados do produto, encargos, margens, custo onde é possível calcular o preço, calcular margem na aba de cálculos e a aba Concorrentes com a pesquisa de fornecedores do produto.  Colocar em edição, na Aba de Cálculos no botão Preço preencher o prazo, o Preço de venda, ao sair do campo o % de Lucro é calculado. Para que tenha valor diferente de zero, o custo considerado que veio da venda, Último Custo ou Custo Corrigido. Clicar no botão Preço  para liberar o campo Preço e %Lucro, informar o preço e dar <TAB>, é calculado o % Lucro, clicar no botão de Margem, são liberados os campos, informar o % Lucro e dar <TAB>, o sistema calcula o preço.  

Restringir

Não restringir

  • Para acompanhamento dos preços alterados pelo usuário no sistema, em Estoque -> Consulta -> Histórico de Preço -> Venda,  pode ocorrer o agrupamento e visualização de acordo com a análise. 

Consultas

Estas consultas são visualizadas na forma de lista, e, podem ter a quebra de página selecionada de acordo com o número de registros que se quer visualizar por página. Clicar sobre a faixa de páginas no canto superior direito exibido e selecionar uma das possibilidades. Geralmente, quando se têm muitos registros, o valor default por página fica em 80 registros.

Itens da Solicitação

Menu

Compras/Consultas/Itens da Solicitação 

Descrição     

Relaciona os documentos que informam o que se deve comprar, a quantidade, o prazo de entrega, local de entrega, e, em alguns casos o provável fornecedor, independente do estado em que se encontra a solicitação.

Funcionamento

A tela é aberta na forma de visualização treeview exibindo o número, a data hora da solicitação, o registro do funcionário, o produto, a grade, a quantidade atendida, estado e empresa.

Possui filtros pelos estados Esboço, Em Análise, Aprovado e Recusado, além do agrupamento de empresa e número.

Ao selecionar um ou mais registros, são carregadas as funcionalidades de Print, Anexos e Mais, que, como em outros locais, possibilitam trabalhar as informações de acordo com as colunas disponíveis, visão desejada do usuário, forma de armazenar a pesquisa. Tendo as opções de exportar, arquivo .csv e excel, ou imprimir, arquivo .pdf, além, dos filtros de pesquisa de Busca Avançada e critérios disponibilizados. 

Itens da Requisição de Compras

Menu

Compras/Consultas/Itens da Requisição de Compras 

Descrição     

Relaciona as notificações internas ao departamento de Compras para adquirir determinada quantidade de mercadorias ou serviços, para uma data específica, em uma fonte externa de suprimento.  Possuem a identificação específica, independente do estado em que se encontra a requisição.

Funcionamento 

Apresenta os itens de requisições de Compras na treeview ordenados por número da requisição  data/hora emissão, com a solicitação,  produto, grade, quantidade, status e empresa. Em cada item são aprofundadas as informações ao abrir a visualização de form, onde são exibidos os fornecedores e respectivos itens com a quantidade, vr unitário, valor, ICMS, %IPI, validade do produto e situação.

Permite a funcionalidade de agrupamento por Empresa, Número e Data; além de Filtro por Esboço, Cancelada, Em Cotação e Cotado.

Ao selecionar um ou mais registros, são carregadas as funcionalidades de Print, Anexos e Mais, que, como em outros locais, possibilitam trabalhar as informações de acordo com as colunas disponíveis, visão desejada do usuário, forma de armazenar a pesquisa. Tendo as opções de exportar, arquivo .csv e excel, ou imprimir, arquivo .pdf, além, dos filtros de pesquisa de Busca Avançada e critérios disponibilizados. 

Itens das Cotações

Menu

Compras/Consultas/Itens das Cotações

Descrição   

Relação de itens a serem cotados junto aos fornecedores a uma organização de compras.

Funcionamento 

Relaciona os itens das cotações de compras contendo o produto,  a cotação, valor total, ICMS, %IPI,     validade do produto, situação e autorização.

Possui filtro por produto.

Ao selecionar um ou mais registros, são carregadas as funcionalidades de Print, Anexos e Mais, que, como em outros locais, possibilitam trabalhar as informações de acordo com as colunas disponíveis, visão desejada do usuário, forma de armazenar a pesquisa. Tendo as opções de exportar, arquivo .csv e excel, ou imprimir, arquivo .pdf, além, dos filtros de pesquisa de Busca Avançada e critérios disponibilizados. 

Itens do Pedido

Menu

Compras/Consultas/Itens do Pedido

Descrição   

Relaciona as solicitações formais ou instruções de uma organização de compra para que um fornecedor coloque à disposição uma certa quantidade de mercadorias ou serviços em um determinado prazo.

Funcionamento

A tela é aberta na visualização de treeview contemplando os itens do pedido, número do pedido, data de emissão, pessoa, produto, grade, qtde pedida, qtde atendida, vr unitário,  valor total do item, status do pedido e empresa.

Permite agrupamento por Empresa, Número do Pedido, data de emissão e Pessoa; e, filtro por Esboço, Validado, Faturado e Cancelado.

Ao selecionar um ou mais registros, são carregadas as funcionalidades de Print, Anexos e Mais, que, como em outros locais, possibilitam trabalhar as informações de acordo com as colunas disponíveis, visão desejada do usuário, forma de armazenar a pesquisa. Tendo as opções de exportar, arquivo .csv e excel, ou imprimir, arquivo .pdf, além, dos filtros de pesquisa de Busca Avançada e critérios disponibilizados. 

Itens de Nota Fiscal Própria 

Menu

Compras/Consultas/Itens de Nota Fiscal Própria

Descrição   

Evidencia os dados de uma nota fiscal de entrada de mercadorias para o contribuinte declarante, bem como exibe os registros cadastrados. 

Funcionamento

A tela é aberta na visualização de treeview contemplando a nota fiscal, o produto, a grade, embalagem, quantidade, valor unitário,  valor do desconto e valor total do item, somente para consulta.

Possui filtro por produto e pelo nome do fornecedor. 

Ao selecionar um ou mais registros, são carregadas as funcionalidades de Print, Anexos e Mais, que, como em outros locais, possibilitam trabalhar as informações de acordo com as colunas disponíveis, visão desejada do usuário, forma de armazenar a pesquisa. Tendo as opções de exportar, arquivo .csv e excel, ou imprimir, arquivo .pdf, além, dos filtros de pesquisa de Busca Avançada e critérios disponibilizados.

Simulação de Compras - Precificação

Menu

Compras/Consultas/Simulações de Compras 

Descrição     

Criação de comportamentos para um processo de compras numa forma adequada para estudo e interação, influenciada por competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outros, facilitando a tomada de decisão na organização.

Funcionamento

Ao selecionar o produto, são carregados automaticamente a grade e a embalagem quando existe somente uma cadastrada. Estes campos são obrigatórios, e, podem ser alterados, no caso da existência de mais de um registro. São exibidos para consulta:

Dados de Cadastro, contemplando último custo, custo médio, custo corrigido, saldo, última compra, preço de vendas, margem praticada e margem contribuição.

Encargos, contendo juros, comissões e custo fixo, que vêm carregados como default dos dados do parâmetro, podendo ser alterados para a simulação. Se o produto tiver em seu cadastro tributações registradas para tipo de tributação "Entrada", a tabela de Encargos reflete a informação. São exibidos os Encargos, o código de CST, o percentual da Base de cálculo e a Alíquota com o percentual do imposto, não são editáveis. Ao clicar no grid de Encargos, quando existe registro, é aberta tela de Tributação com os dados do produto em questão para consulta.

Margens,  informa a margem mínima,  a margem ideal e margem bruta, oriundas do parâmetro Estoque, não são editáveis. 

Pode Considerar nesta situação o custo, que varia para seleção entre os valores de: Último Custo e Custo Corrigido. Está relacionado ao cadastrado em Parâmetros do Estoque. 

Na aba Cálculos, ao clicar nos Botões, respectivamente:

Preço:    Habilita os campos Prazo de Venda e Preço de Venda, ao preenchê-los e sair do foco, o campo de  % Lucro é calculado.

Margem: Habilita os campos Prazo de Venda e % Lucro, ao preenchê-los e sair do foco, o campo de  Preço de Venda é calculado.

Para calcular o preço de venda o sistema considera:

   - Soma os encargos incidentes sobre o preço final do produto , mais a margem de lucro desejada e                  acha o markup.

    - Os Encargos considerados podem ser: Comissão - Pis/Cofins - Custo Fixo - Icms -  Margem Ideal 

    - Para Markup à vista  ->  100% / ( 100% - (Soma % dos Encargos))

    - Para Markup a prazo -> o sistema soma a taxa de juros definida no parâmetro como juros a prazo                   nos Encargos.

    - Preço de Venda = Preço de custo (definido no parâmetro) x markup

Para calcular a margem atual o sistema considera:

    - Preço de venda – preço de custo = x

    - y = x / preço de venda 

    - z = y * 100 

    - margem atual = z – (custo fixo + pis/cofins (se destacar) + comissão (se destacar))  

Nota: Essa margem é calculada independente se o parâmetro do estoque está marcado para calcular por margem ideal ou bruta. Ela tem a função de mostrar qual a margem líquida que está sendo praticada usando como base o preço atual e o custo da última nota lançada. Está disponível de forma rápida para acompanhamento das margens.

Na aba Concorrência, traz os 3 últimos registros de vendas realizadas com respectivas datas, concorrentes e preços. 

Na aba de Últimas Compras, são carregadas as informações das últimas notas fiscais com Fornecedor, Valor Unitário, Desconto, Quantidade e Valor Total Item e Nota Fiscal.

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Itens NF Terceiro

Menu

Compras/Consultas/Itens NF Terceiro

Descrição   

Evidencia os itens de produtos mencionados na nota fiscal de terceiros, com quantidades e valores.

Funcionamento

A tela é aberta na visualização de treeview contemplando a nota fiscal, o produto, a grade, embalagem, quantidade, valor unitário,  valor do desconto e valor total do item, somente para consulta.

Possui filtro por produto e fornecedor. 

Ao selecionar um ou mais registros, são carregadas as funcionalidades de Print, Anexos e Mais, que, como em outros locais, possibilitam trabalhar as informações de acordo com as colunas disponíveis, visão desejada do usuário, forma de armazenar a pesquisa. Tendo as opções de exportar, arquivo .csv e excel, ou imprimir, arquivo .pdf, além, dos filtros de pesquisa de Busca Avançada e critérios disponibilizados.

Nota Fiscal

Entrada Própria

Menu

Compras -> Nota Fiscal -> Entrada Própria

Descrição

Documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e a Autorização de Uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte.

Operação comum, se a mercadoria não está no agrado do comprador, naturalmente que ele vai emitir uma nota fiscal de devolução, não é obrigado a ficar com a mercadoria. Tanto ele pode emitir devolução como a empresa vendedora pode emitir entrada de mercadoria devolvida, para as devoluções do cliente dela.

Funcionamento

tela é aberta na forma de visualização treeview, onde é evidenciado o número de notas pendentes na lateral direita do menu, com o contador atualizado. São exibidos o Número da NF, Série da NF, Data Emissão, Total da NF, Fornecedor, Endereço, Natureza, Status, Status NF-e, Empresa e Pedidos.

Para melhor análise, é permitido agrupamento das notas por Estado, Fornecedor e Data de Emissão.

O certificado digital deve ser importado antes da emissão das notas.

Ao criar uma nota fiscal de entrada própria são necessários os dados básicos, capa da nota, como informar o modelo/ambiente, série e número, que vem posicionado de acordo com o cadastro de parâmetro fiscal, seguidos da natureza de operação e o fornecedor. A data de emissão vem preenchida com a data do dia podendo ser alterada. A data de Entrada/Saída da nota fiscal de entrada pode ser informada. Por default, ao criar uma nota fiscal, o campo data de entrada_saída vem em branco. Se a data de saida_entrada da NFe é menor que a data de emissão, o sistema iguala a data de saida_entrada à data de emissão da NFe.

A natureza da nota fiscal deve ser informada mantendo uma coerência do tipo da nota e operação realizada com as devidas tributações fiscais incidentes respectivamente.

No caso de notas fiscais de Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, classificam-se neste código as devoluções que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Somente para notas fiscais de natureza de Devolução é exibido o botão selecionar NF's.

Para carga automática de itens de compras já realizadas pelo fornecedor: É habilitado botão "Selecionar NF's", para pesquisa de notas de entradas. Após informar o fornecedor, é permitida a busca das notas de entradas faturadas do fornecedor informado, para tal, clicar no botão para pesquisa, onde é aberta janela das nf's, facilitando a escolha do(s) item(ns). Para realizar esta operação é necessário clicar no botão Adicionar, onde são relacionadas todas as notas de entrada - compra faturadas pelo fornecedor. Marcar a(s) opção(ões) necessária(s), clicar no botão no rodapé "Selecionar", e, por último em "Confirmar NF's Selecionadas". A janela de seleção é fechada, e, a aba Itens é atualizada com as informações das quantidades, valores unitários(da NF selecionada) e valor total, para continuidade do processo, podendo sofrer alterações de preço. Os itens são importados com as tributações. Para nota fiscal com status faturada não é permitida esta funcionalidade e nenhuma alteração. 

Ao selecionar o fornecedor, seu endereço é carregado automaticamente.

As demais informações são distribuídas conforme coerência de assunto nas abas Itens, Complemento, Frete, NF-e, XML, Valores Fiscais, Informações Complementares, Notas que foram referenciadas e Condições de Pagamento. 

Na aba Itens, via inclusão do item manualmente, o custo não é carregado, ficando em aberto para edição do valor. Incluir um item, onde deve ser selecionado local, informar o produto, a grade e a quantidade, obrigatoriamente. No estado de Esboço, é permitida a inclusão/alteração/deleção do local, que vem posicionado de acordo com informado no cadastro do parâmetro, dos produtos com sua grade, a quantidade pedida, o valor unitário. Para a movimentação de itens o campo "EMBALAGEM" deve ser informado. Automaticamente é calculado o valor total. 

Caso o item possua uma tributação CST, que permita editar as colunas "Modal.determ. BC do ICMS ST" e "Percentual de MVA", o sistema armazena estas informações na nota fiscal.

Estando o(s) item(ns) preenchido(s) ou mesmo salvos até o momento, editar a NF, incluir um item, selecionar na aba de Condições de Pagamento, as formas e condições de pagamento pré-cadastradas, o valor para nota é carregado caso tenha sido salva ou atualizada, caso contrário, informar o valor. Para o(s) valor(es) da(s) parcela(s), podem ser informados manualmente, e, somados equivalem ao valor total da NF. Ou, automaticamente, para tal, clicar no botão "Calcular Parcelas" para obter as mesmas. Se o valor da condição for alterado, ao calcular as parcelas, o sistema emite a mensagem de que o valor total das condições de pagamento deve ser igual ao valor total da nota, e, barra a geração das parcelas. 

Ainda no estado de Esboço, é permitido inclusão das informações nas abas Complemento, Frete, Valores Fiscais, Informações Complementares e Condições de Pagamento.

Na aba de Complemento existem dados de Quantidade e Número de volumes, Espécie, Marca, Peso Líquido e Peso Bruto. Caso seja necessário informar:

Quantidade          ->  toneladas dos volumes transportados.

Espécie                 ->  espécie dos volumes transportados (Exemplo: saco, caixa, etc).

Marca                   ->  marca dos volumes transportados.

Número                ->  numeração dos volumes transportados.

Peso Bruto (Kg)    -> peso bruto em quilograma.

Peso Líquido (Kg) -> peso líquido em quilograma.

Na aba de Frete pode ser selecionado a condição de Frete:

O Tipo de Frete:

E o valor do frete respectivamente.

Na aba de NF-e  a Chave Acesso é carregada, se for de lote, o número do lote é exibido. 

O Processo de Emissão, que pode ser identificado por:

  • 0 - emissão de NF-e com aplicativo do contribuinte (próprio)
  • 1 - emissão de NF-e avulsa pelo Fisco
  • 2 - emissão de NF-e avulsa, pelo contribuinte com seu certificado digital através do site do Fisco(SEFAZ)
  • 3 - emissão NF-e pelo contribuinte com aplicativo fornecido pelo Fisco

É SEMPRE preenchido com 3 se o Software Emissor for utilizado para a emissão. Também são preenchidas a Versão do Processo de Emissão do aplicativo, e, se a versão for diferente, o aplicativo, no momento da importação, realiza a atualização do campo automaticamente. São selecionadas a Forma de Emissão para NF Eletrônica: 1=Normal, 2=Contingência, a Finalidade de Emissão Finalidade da emissão da NF Eletrônica: 1=Normal, 2=Complementar ou 3=Ajuste, a Forma de Impressão DANFE: 1=Retrato ou 2=Paisagem. A NFe  Protocolo e Status são carregados automaticamente durante o processo de comunicação com SEFAZ.

A opção "Exportar NF-e" DANFE/XML fica habilitada para download, quando validada.

Ao clicar para gerar .pdf do DANFE, para as Notas Fiscais de Entrada Própria, NÃO serão impressos os dados de tributos nas observações adicionais - conteúdo DADOS ADICIONAIS (Val.Aprox.Tributos: R$ 0.00 (0.00 %) .......) não aparece.

Na aba de Valores Fiscais são apresentados valor total produtos, valor total serviços, valor do seguro, valor das despesas acessórias e valor desconto como dados gerais, enquanto na treeview para os detalhes são exibidos os encargos, tipo, base, alíquota, valor base cálculo, valor encargo e valor redução base.

Podem também ser inseridas as Informações Complementares do Contribuinte.

Quando a nota fiscal encontra-se Divergente, para maiores detalhes na aba Divergências são contemplados a Data da divergência, Responsável, Nota Fiscal, Observação, Usuário autorizador, Data da ação e Status.

Na aba Notas que foram Referenciadas apresenta a informação das notas relacionadas, onde podem ser mencionadas. Exibe o número da NF, série da NF, Data Emissão, Data Saída/Entrada, Total da NF, Cliente, Endereço, Natureza, Status, Status NF-e e Empresa. 

Ao verificar a NF se não houver condição de pagamento preenchida, deve ser realizado na aba Condições de Pagamento. Caso informe uma condição de pagamento "Cheque", são abertos campos  agência, número do cheque, banco, conta e "CPF/CNPJ Emitente" para preenchimento, não obrigatório. Posso informar um CPF já cadastrado no "PESSOA", o objetivo é informar CPF/CNPJ do emitente do cheque, no caso de recebimento de cheque de terceiros. A validação do número do cheque é realizada ao Verificar a NF. Se NF validada, a forma de pagamento "Cheque", é enviado o tipo de documento - CHQ para Financeiro -> A Receber & a Pagar -> Cheques -> Lançamentos  e  para Financeiro -> A Receber & a Pagar -> Lançamentos -> Títulos, com as informações digitadas pelo usuário no momento do fechamento da NF(n° do Cheque, agência, banco, conta e CPF do emitente, se for o caso), título a Pagar. Desta forma, é interagida a comunicação da "Compra com cheque" e o módulo "A Pagar". As parcelas devem ser geradas.

Na aba XML, após validada a nota, o notebook é carregado com "XML NF-e Autorizada",   "XML Cancelamento"  com Cancelamento e protocolo de cancelamento, "XML Situação Cliente" com Informações Destinatário e "XML Carta de Correção.     

No cancelamento da nota fiscal de entrada própria, eletrônica ou não, que chegou a ser 'Faturada', e, posteriormente 'Cancelada', ocorre envio para o Registro de Entrada em Fiscal/Relatórios/Registro de Entrada, com os valores Zerados (Valores contábeis, impostos, bases e alíquotas) e a Observação "Cancelada". A chave da NF permanece. 

O status undefined é quando a nota foi verificada e apresenta divergência.

Todas as operações executadas são registradas no log na parte inferior da tela, no histórico da nota fiscal. Estado da Nota Fiscal, Transições de Estado, Nota Verificada, Erro SEFAZ.

Estados

Restringir

Não restringir

Importar NF-e

Menu

 Compras -> Nota Fiscal -> Importar NF-e

Importação de XML

Descrição

Os arquivos XML são disponibilizados para os clientes emissores de nota fiscal eletrônica. Existe uma preparação para otimizar o processo de importação de arquivos de Notas fiscais eletrônicas, no formato XML, incluindo tratamentos relacionados ao movimento e cancelamento de notas de entradas e saídas.

Funcionamento

     A tela é aberta com a treeview exibindo as colunas Número, Série, Emitente, Total NF, Usuário e Log.
     Ao clicar no registro da treeview, o sistema solicita informar a natureza, o local, que vem carregado como default o parâmetro cadastrado como padrão para entrada na tela após importação obrigatoriamente, e, selecionar o arquivo NF-e com XML para operação como dados da Capa para Importação. 

Para processo de seleção do arquivo XML, estão disponíveis os botões Selecionar, Salvar Como e Limpar. Na seleção é aberta janela do Linux para escolha do caminho/arquivo a ser importado, no Salvar Como permite salvar o arquivo para alterações e o Limpar permite nova seleção de arquivo. 

Ao carregar o arquivo XML:

A carga dos dados originária do arquivo xml é distribuída de acordo com o conteúdo das informações, conforme abas:

"Identificação da NF-e" composta por: id, Natureza da Operação, Data Emissão, Data Saída/Entrada, Hora Saída/Entrada, UF, Código numérico, Forma de Pagamento, Modelo do Documento, Série, Número NF-e, Tipo de Operação, Código Município, Tipo Impressão, Tipo de Emissão, Dígito verificador, Ambiente, Finalidade de Emissão, Versão do processo de emissão, Processo de Emissão. O tipo de impressão na aplicação só retrato.

"Identificação do Emitente da NF-e" composta por:  Descrição, CPF, IE, CNPJ,  Endereço, Logradouro, Nro, Complemento, UF, Código Município, Nome Município, Bairro, CEP, Código País, Nome País e Fone.

"Produtos e Serviços da NF-e" composta pelas abas:

 - Item: Código do produto ou serviço, Código de barras, Descrição, cfop, Embalagem, Unidade Comercial, Quantidade Comercial, Valor Unidade Comercial, Valor Total Bruto dos Produtos, Quantidade Tributável, Valor Unitário de tributação, Valor Desconto, Valor Outros, Nat. Receita PIS e Nat. Receita COFINS.

  -  Outras Informações:  NCM, Compõe ou não valor da NF, EXTIPI, Valor frete, Vr. Seguro Produto, Grade,
 Categoria, Usar grade e Número série.

A ordem para a informação das tributações, respeita a sequência dos filtros, Encargo -> CST -> Tributação.

Para o CST de PIS e COFINS que possuem uma particularidade, em que existe um CST para movimento de ENTRADA e outro CST para movimento de SAÍDA, o sistema verifica a tabela de correlação, e, carrega para o CST de PIS E COFINS de entrada correspondente essa correlação.

 As informações dos campos 'Natureza da Receita do PIS' e 'Natureza da Receita do COFINS' são gravadas no item de tributação da NF. No caso do item não localizado, mas cadastrado, na aba outras informações ao realizar a associação do item xml ao item cadastrado, são importadas as informações de 'Natureza de Receita PIS' e 'Natureza Receita COFINS' do cadastro do item associado.

      "Totais da NF-e" composta por: Valor Total Produtos/Serviços, Base Cálculo, Base Cálculo Subs., Substituição, ICMS, PIS, COFINS, IPI, Importação, Seguro, Frete, Outros, Desconto e Valor Total da Nota.

Na situação de itens em que determinada tributação não está cadastrada, ou, ocorre mais de um item com o mesmo problema na mesma tributação, ou ainda, se houver necessidade de cadastro da tributação, a tributação é preenchida para um dos itens que se encontra sem a informação, e, automaticamente os demais também são alterados. Desta forma, evita retrabalho em entrar item a item para preenchimento da mesma informação. Salvo a situação em que determinado(s) item(ns) foge(m) à regra, é uma exceção, as informações devem ser alteradas somente para estes. O restante do processo, clicar no botão "Importar", prevalece a verificação das tributações novamente.

Ao carregar o xml, e, em determinado item nas outras informações os campos de natureza da receita de pis e natureza da receita de cofins, similares à informação em estoque no cadastro de tributação dos itens:

-  Se estiverem cadastradas no sistema já vêm carregadas.

- Se for um novo item, o sistema abre os campos para que o usuário possa informar, sem a obrigatoriedade.

No log para tributação, por exemplo, pode ser exibido: os seguintes encargos obrigatórios para esta empresa devem ser inseridos no item XXXXXX: * ICMS * PIS * COFINS. Para o produto ainda não cadastrado na base, pode ser aberta a manutenção na própria tela e completas as informações faltantes para o produto, e, então salvar o produto. 

Ao clicar no botão para Importação da NFe, são verificados:

  - A Nota Fiscal não pode estar cadastrada no sistema.

  - Localiza a empresa para realizar a importação.

  - Busca o cnpj do parceiro da empresa.

  - Verifica o número nf, série nf, data de emissão e se não está cancelada.

        - Verifica se a nota não é própria, e, se emitente da nota já encontra-se cadastrado na base.

        - Verifica se a pessoa está cadastrada como fornecedor, caso não esteja, cria como fornecedor.

        - Verifica se existe uma nota lançada com mesmo número, série e data de emissão.

        - Se não existir a NF, verifica se o usuário está cadastrado como funcionário.

        - Verifica endereço da NF-e no Cadastro de Pessoa.

        - Verifica itens da NF.

        - Para importação do XML, é realizada pesquisa através do código de barra e fornecedor do produto, para checar existência do cadastro do mesmo no SIGERP. É necessário que o produto esteja ativo. Se a nota fiscal tiver algum item inativo na importação, este item inativo será lançado no sistema novamente como reativado. O Sistema verifica se o produto a ser importado possui código de barras inativo e apresenta mensagem informando qual o produto no log de erros da importação da NFe.

         - Caso não exista o código de barras para o item, e, o fornecedor use o mesmo código para vários itens, mudando somente a descrição do produto, o usuário deve cadastrar todos os itens manualmente, e, lançar a nota manualmente. Ou cadastrar os itens, e, quando realizar a importação associar o produto já cadastrado ao item da nota.

        - Busca produtos, embalagem e unidade.

        - Se não existir código de barras no xml, procura produto pelo código do fornecedor. Se não existir o fornecedor, o emitente como fornecedor do Produto, deve ser cadastrado. 

        - É incluída uma grade em um produto já existente.

        - Verificadas as séries e geradas as parcelas, dentre os dados da capa da nota, a nota fiscal é gerada.

 - Verifica tributação no cadastro de produto. É verificado se existe o cadastro de todas as tributações de entrada para o produto e se existe  todos os encargos importados do XML. O retorno da chave value indica se o encargo de entrada deve ser cadastrado ou não, (True or False). Se na importação da nota fiscal para determinado fornecedor, já existir tributação entrada cadastrada para o fornecedor da nota, e, esta tributação do fornecedor estiver inativa, o campo "Tributação de Entrada " na aba Encargos, fica em branco para que o usuário informe a nova tributação.

No caso de apresentar valor do IPI na aba valores fiscais o valor da NF, confere com o somatório dos itens do total da NF. 

Na importação mesmo se o item no XML já teve a descrição similar cadastrada no sistema, permite inseri-lo no ERP.

 Os encargos faltantes são os que não estão cadastrados para entrada, e, para encargo tributação informa os encargos e tributações referentes ao produto e ao fornecedor. Ao mudar a natureza da operação informada na nota, são verificados os encargos obrigatórios para esta empresa que devem ser inseridos.

 No momento que o XML é transformado em nota os dados da aba valores fiscais devem ser coerentes com a nota fiscal. Os dados da nota devem ser alimentados no Financeiro, onde gera os títulos e a fatura no contas a pagar. O financeiro é alimentado somente após a nota ser faturada. Na aba valores fiscais o sistema gera os valores para cada tributo da nota, somando-os quando o imposto e a alíquota são iguais. EX: (Caso a nota tenha 2 itens tributados a 7 %, na aba valores fiscais é exibido o imposto apenas uma vez, onde o valor da base é a soma dos dois produtos e o imposto é esta soma vezes 7 %). Os campos Valor base de ICMS da substituição e Valor do ICMS de substituição são alimentados de acordo com o que vem na nota fiscal, pórem, é necessário que estes valores sejam coerentes com o lançado nos itens. O livro fiscal de entrada é alimentado de acordo com os tributos lançados.

Para os itens com tributação ICMS, com CST = 60 e base de cálculo integral, onde o item seja localizado nos itens cadastrados(pelo código de barras ou código de fabricante), a coluna Vr base de calculo é carregada com o valor total do item.

 Ao realizar a importação de uma NF-e, são exibidos na aba de Produtos e Serviços da NF-e, os valores dos impostos que vieram do XML. Ficam em AZUL os produtos que já se encontram cadastrados no sistema e têm pendência de tributos, em VERMELHO os que não estão cadastrados, e, CINZA os que já estão cadastrados sem pendência na base de dados. Durante a transição da validação dos produtos, os mesmos ficam diferenciados na cor VERDE provisoriamente, sinalizando que sofreram alguma alteração.

Somente quando um produto da nota não estiver cadastrado, ou seja, está em VERMELHO, é habilitado o campo categoria. Caso contrário, o campo categoria é exibido somente como consulta. Além disto, se o valor do produto na aba "Outras Informações" é alterado, atualiza a categoria de acordo com o produto informado.

No caso de vários itens repetidos no xml, o sistema identifica o primeiro novo produto para cadastro e os demais são ignorados. Para a nota fiscal são considerados todos os itens normalmente.

campo de descrição do item tem apenas 60 caracteres:

=>Se a descrição do item ultrapassar 60 caracteres, é exibida apenas a quantidade suportada pelo campo. Acima do campo, ocorre um aviso informando que a descrição foi reduzida, para que o usuário possa alterá-la. 

=>Se o usuário não alterar a informação, e, o produto tiver duplicidade de descrição, o sistema acrescenta à descrição do produto, a informação do código EAN (código de barras).

=>Se caso o código de barras não existir, será acrescentado o código do item na nota, não havendo duplicidade. 

Ao gerar a nota desta importação no sistema, os valores podem ser alterados devido a forma de cálculo utilizada(Truncando ou arredondando), neste caso:

 ==> Se a alíquota da tributação na nota fiscal for igual ao valor da alíquota selecionada pelo usuário, o sistema não fará o recálculo, permanecendo a informação do valor total do encargo contida no XML.

 ==> Se usuário editar os tributos com alíquotas diferentes da origem, será recalculado normalmente para NF.    

Quando da importação de uma NF-e que tenha desconto, o sistema não informa o valor do desconto no campo "Valor do desconto" na aba "Valores fiscais". O valor do desconto é importado para os itens da NF, sendo assim, se informado na aba "Valores fiscais" será rateado novamente para os itens, juntamente com o valor do desconto, causando divergência no valor total da NF. 

Ao realizar a importação de um XML com descontos nos itens, o valor desse desconto é deduzido do total dos itens, para que não haja divergência no total da NF.

Após importar o XML, para os itens na aba Produtos e Serviços da NF-e, não é permitido ao usuário alterar o campo unidade comercial de compra na NF. Por exemplo, alterar de CX para UN, para evitar que o saldo da nota fique incorreto, uma vez que, entrará 1 unidade de produto ao invés da quantidade cadastrada para caixa. O lançamento será pela quantidade da nota x a quantidade da embalagem trazida ou digitada.

Nas condições do parâmetro estoque para campo código numérico desmarcado, ao importar XML com códigos não alfanuméricos, após carregar o arquivo XML, na aba "Produtos e Serviços da NFe" e clicar no item na tela aberta, o sistema:

=> Permite informar no campo "Código do produto ou serviço" o código alfanumérico para o produto (quando ele não está cadastrado).

=> Se o produto é cadastrado, vem preenchido e não editável.

A informação do local existe na capa da aba Item, pois, o local é informado na importação do xml, porém, em uma mesma NF pode ocorrer de produtos para entrada do depósito, como também para entrada na loja ou uso e consumo, dentre outros. 

Quando o item é de grade o sistema grava o código do fornecedor(que está no xml) no cadastro da grade do item na aba código fornecedor. Desta forma, ao importar outro xml o item é localizado.

     Ao importar a nota fiscal, se o fornecedor for empresa Simples Nacional, trabalha com CSOSN. É necessária a correlação do CSOSN existente na NF a ser importada à um CST. Para que a importação seja realizada, no cadastro de CST no Fiscal, o usuário deve correlacionar a tributação correspondente. Para a empresa de lucro real, que já trabalha com CST, não é necessária a correlação. Caso o CST seja trocado, é apagado o conteúdo do campo tributação, obrigando o usuário informar novo valor.

     É gerado Log no rodapé da tela informando que "A Nota Fiscal de Nº: XXXXXX já está cadastrada.  

     A embalagem que o usuário informa no item prevalece na NF. Se a embalagem informada na importação não existe para o item, ela é incluída no cadastro do produto automaticamente.

     Se todas as informações do item estão preenchidas corretamente, a função do ícone VERDE aparece na última coluna do item.

Para os itens que já existem na base, traz a embalagem default do produto no local de entrada, permitindo alterar. 

Tratar a tributação dos itens que entram da seguinte maneira:

    1. Buscar tributação do produto para o Fornecedor informado.    
    2. Se não existir tributação do item 1, buscar a tributação de entrada do cadastro
    3. Se não existir tributação do item 1 e 2, buscar tributação para Todos/consumidor final.   
    4. Se não existir tributação do item 1, 2 ou 3, buscar tributação do NCM.
    5. Se não existir tributacao dos itens 1,2,3 e 4 usar a tributação da NF.
          Tratamento de Frete

    Quando o frete é por dentro da nota fiscal, não pode informar transportadora, porque a transportadora é o próprio emitente. Sua tributação pode ser informada ou se não for será usada a tributação dos itens(rateando).

    No caso do item não existir na base de dados, ao realizar a inclusão do mesmo, se o EAN não estiver cadastrado, ao final da importação do XML é exibido no log de registros da nota fiscal de terceiro, que o Produto XXXXXXXXXX foi cadastrado, porém, não possui código de barras. O código de barras deve ser informado diretamente no cadastro do produto. 

    Ao importar uma nota, a correlação de tributos cadastrada, deve permanecer para importação, correlacionando automaticamente.

    Na aba Outras informações após importar NF-e, o sistema carrega os tributos do item relacionado e permite alteração do usuário, inclusive no campo cst. 

    Restringir

    • É verificado se a NF existe no sistema ao tentar carregar xml, para evitar passar por todo o procedimento. Aplica-se apenas quando a nota fiscal se encontra gerada.
    • O arquivo XML deve estar baixado para Anexo.
    • Para realizar a importação de uma nota fiscal de entrada, carregar arquivo XML, é necessário que o usuário comum, tenha perfil configurado para níveis de acesso com funções que irá desempenhar. Neste caso, a permissão para criar este tipo de documento, deve ser similar ao perfil para inserir, ler e alterar.
    • O arquivo selecionado deve ter a extensão XML válida SEFAZ. 
    • Verifica se Nº de Série é inválido para os itens. 
    • Verifica se a quantidade de Nº de Séries inseridas é diferente da quantidade de itens.
    • A importação da nota fiscal não é concluída se não houver itens. 
    • Na classe fiscal.ncm e estoque.produto.embalagem para o usuário fiscal_user. O usuário deve ter permissão no grupo fiscal_user para as classes estoque.produto.codigo.fornecedor e fiscal_tributacao_entrada_encargos para Criar, Ler e Alterar.
    • No grupo estoque_user, para a classe estoque_embalagem_unidade(incluir, alterar e leitura)

    estoque.local, estoque.produto, estoque.produto.grade, estoque.embalagem.unidade,                     
    estoque.categoria, estoque.embalagem, estoque.preco.custo, estoque.preco.venda,                                estoque.local.locacao, estoque.produto.saldo, estoque.fornecedor, estoque.inventario.capa, estoque.inventario.contagem,estoque.inventario.oficial,
    estoque.produto.codigo.fornecedor, estoque.parametro, estoque.movimento.capa,
    estoque.movimento.itens, estoque.produto.embalagem, estoque.produto.grade.relacionamento,
    estoque.produto.similaridade, financeiro.fornecedores.servico.pagamento, estoque.utils,
    estoque.local, estoque.produto, estoque.produto.grade, estoque.embalagem.unidade,
    estoque.embalagem, estoque.categoria, estoque.preco.custo, estoque.preco.venda,
    estoque.local.locacao, estoque.produto.saldo, estoque.fornecedor, estoque.inventario.capa, estoque.inventario.contagem,
    estoque.inventario.oficial, estoque.produto.codigo.fornecedor, estoque.parametro, estoque.movimento.capa,
    estoque.movimento.itens, estoque.produto.embalagem, estoque.produto.grade.relacionamento,
    estoque.produto.similaridade, estoque.utils, financeiro.fornecedores.servico.pagamento,
    estoque.natureza.operacao, estoque.natureza.operacao, estoque.estatisticas.mensal.pgview,
    estoque.inventario.contagem.pgview, estoque.inventario.contagem.pgview, estoque.movimento.pgview,
    estoque.movimento.pgview, wizard.listagem.movimento.sintetico, wizard.listagem.movimento.sintetico,
    estoque.produto.grade, estoque.produto.codigo.fornecedor, estoque.preco.custo, estoque.inventario.central.acertos,
    estoque.inventario.central.acertos, estoque.inventario.central.capa, estoque.inventario.central.capa,
    estoque.inventario.central.empresas, estoque.inventario.central.empresas, estoque.inventario.central.itens,
    estoque.inventario.central.itens.

    Não restringir

    • Se a nota fiscal importada possuir um Fornecedor cujo país seja Brasil, ao carregá-lo para ERP, é usada função uppercase para comparativo, para que não seja cadastrado novamente, sem o código do município, e, impacte no sped. 

    Manifestação do Destinatário

    Menu

     Compras -> Nota Fiscal -> Manifestação do Destinatário

    Descrição

         Este documento tem por objetivo a definição das especificações técnicas necessárias para    a implementação dos eventos da Manifestação do Destinatário: Confirmação da Operação, Desconhecimento da Operação e Operação não Realizada. Serviço destinado à recepção de mensagem de Evento da NF-e.

    Funcionamento

    Este serviço configurado no cron em Configurações/Agendador/Ações Agendadas através do método "Verifica Manifesto do Destinatário", que permite ao destinatário da Nota Fiscal eletrônica confirmar a sua participação na operação acobertada pela Nota Fiscal eletrônica emitida para o seu CNPJ, através do envio da mensagem de: 

    • Confirmação da operação – O evento de “Confirmação da Operação” pelo destinatário confirma a operação e o recebimento da mercadoria (para as operações com circulação de mercadoria). Se ocorrer a devolução total ou parcial das mercadorias, além do procedimento atual de geração da Nota Fiscal de devolução, também poderá ser comandado o evento da “Confirmação da Operação”. O registro deste evento libera a possibilidade da empresa efetuar o download da NF-e, conforme especificado no “Serviço de Download da NF-e Confirmada”. Nota: Após a Confirmação da Operação pelo destinatário, a empresa emitente fica automaticamente impedida de cancelar a NF-e.

    • Desconhecimento da operação – Uma empresa pode ficar sabendo das operações destinadas a um determinado CNPJ consultando o “Serviço de Consulta da Relação de Documentos Destinados” ao seu CNPJ. O evento de “Desconhecimento da Operação” permite ao destinatário informar o seu desconhecimento de uma determinada operação que conste nesta relação, por exemplo.

    • Operação não Realizada –  Em algumas situações, a empresa destinatária informa que a operação não foi realizada (com Recusa de Recebimento da mercadoria e outros motivos), não cabendo neste caso a emissão de uma Nota Fiscal de devolução. Este evento permite o registro da declaração de Operação não Realizada pelo destinatário, permitindo também a informação complementar da justificativa desta informação.

    • Ciência da operação – Neste evento, o destinatário declara ter ciência sobre uma determinada operação destinada ao seu CNPJ, mas não possui elementos suficientes para apresentar a sua manifestação conclusiva sobre a operação citada. O registro deste evento libera também a possibilidade da empresa efetuar o download da NF-e, conforme especificado no “Serviço de Download das NF-e Confirmadas”. O evento de “Ciência da Operação” é um evento opcional e pode ser evitado, já que normalmente o destinatário da NF-e deve possuir o arquivo XML da NF-e enviado e/ou disponibilizado pelo emitente. Após um período determinado, todas as operações com “Ciência da Operação” deverão obrigatoriamente ter a manifestação final do destinatário declarada em um dos eventos de Confirmação da Operação, Desconhecimento ou Operação não Realizada.

    O destinatário deve apresentar uma manifestação conclusiva dentro de um prazo máximo definido, contados a partir da data de autorização da NF-e. Este prazo é parametrizável e atualmente está definido em 180 dias.

    Quando existem informações da SEFAZ para destinatário, após efetuada a consulta, a tela é carregada com o conteúdo da seguinte forma:

    Dados do Recebimento

      NSU – Número Sequencial Único

      Tipo -  'NF-e', 'Cancelamento', 'Evento de CC-e'

            Data Recebimento do Documento: data de inserção da NF-e, Cancelamento ou CC-e

          Identificação do Emitente 

            CNPJ/CPF - Número do Cpf ou CNPJ da pessoa

            Inscrição Estadual - IE

            Nome/Razão Social - Nome fantasia da empresa ou apelido da pessoa física

          Identificação do Destinatário/Remetente

            CNPJ/CPF - Número do Cpf ou CNPJ da pessoa

            Nome/Razao Social - Nome fantasia da empresa ou apelido da pessoa física        

            Inscrição Estadual

            Chave NF-e - Chave de Acesso da NF-e

          Dados da NF-e ou do Cancelamento

            Data Emissão/Cancelamento - Data de emissão da NF-e ou do Cancelamento da NF-e

            Tipo Documento Fiscal -  'Entrada', 'Saída'

            Finalidade Emissão - 'Normal', 'Complementar', 'Ajuste'

            DigestValue - DigestValue da NF-e Autorizada;

            Situação -  'Autorizada', 'Cancelada', 'Denegada'

            Confirmacao do Destinatário - 'Não confirmada', 'Confirmada', 'Desconhecida', 'Operação não Realizada'

            Data Autorização - Data e Hora de autorização de uso da NF-e pela SEFAZ origem. Idem para a data de           autorização do Cancelamento

            Valor Total NF-e

          Dados da Carta de Correção

            Data Emissão da Carta de correção

            Código do Evento

            Sequencial do Evento

            Carta de Correção

            Correção - Correção a ser considerada.

            Data/Hora da autorização de Carta de Correção - Data e Hora de autorização de uso da Carta de                     Correção.

            Arquivo XML da nota

      Status SEFAZ

          Ao confirmar o Evento, é verificado se existe um modelo padrão para NF-e informado  no parâmetro do Fiscal. Verifica se há uma pessoa associada e um endereço válido para empresa cadastrada. É transmitido para SEFAZ e pode ocasionar Erro servidor NF-e, especificando o motivo no log da tela.

           Os botões 'Ciência da operação', 'Confirmar operação', 'Desconhecimento' e 'Operação não Realizada', mencionados anteriormente ficam disponíveis na tela para realização do procedimento.

    Consulta do Destinatário

    Menu

     Compras -> Nota Fiscal -> Consulta do Destinatário

    Descrição

     Este serviço pode ser consumido por destinatário de NF-e, Pessoa Jurídica, que possua um certificado digital de PJ com o seu CNPJ base.

    Funcionamento

    Para realizar a consulta os parâmetros Indicador de NFE Consultada e Indicador Emissor NF-e  são setados por default conforme informado nos parâmetros cadastrados no fiscal.

    Existe configuração automática em Configurações -> Técnico -> Agendador -> Ações Agendadas para que a rotina Verifica Manifesto do Destinatário seja disparada a cada uma hora.

    Transferência Conferir

    Menu

    Compras/Nota fiscal/Transferência Conferir

    Descrição

    Forma de conferência se as notas transferidas para as lojas estão conferidas. Permite listar por período, comparando as notas que foram transferidas e as notas conferidas, se a nota chegou ou não na loja. Realiza um comparativo de notas emitidas e notas conferidas, exibindo as notas transferidas X Notas conferidas, e, o resultado(Comparativo). 

    Funcionamento

    Informar o Número da NF e Série da NF, obrigatoriamente, e dar <ENTER>. Para pesquisa são consideradas apenas as notas de transferência entrada. São exibidas na treeview as colunas Número da NF, Série da NF, Data Emissão, Total da NF, Status e Quant.Itens.

    Se encontra a NF(pesquisa apenas notas de transferência entrada), mostra a quantidade de itens e o valor total da nf, botão para "Confirmar". 

    Se não encontra ou a nota já foi conferida, ou  a NF não for de transferência, é exibida mensagem.

    Os atributos "Conferido o recebimento", 'Horário do recebimento', 'Usuário que recebeu' encontram-se registrados na capa da NF. São atualizados quando da confirmação do recebimento.

    Listagem de NF de Transferência

    Menu

    Compras/Nota fiscal/Listagem de NF de Transferência

    Descrição

    Relatório para impressão de notas de transferência faturadas ou não, para conferência do recebimento. 

    Funcionamento

    Informar o periodo inicial e final obrigatoriamente, e, Fornecedor(Emitente) opcionalmente.  

    Contempla as colunas de Destinatário, Número da NF, Série da NF, Data Emissão, Data Hora recebimento, Recebimento Usuário, Total da NF e Status. 

    As informações de recebimento são apresentadas na listagem somente se ocorreu o processo nas mesmas. São elas, as notas, data e hora de emissão, data e hora de recebimento, diferença de tempo entre um e outro, usuário que recebeu. Totaliza a diferença de tempo apontada nas notas. 

    Obs:. 'Diferença Tempo' é a diferença entre a emissão e o recebimento.

    Para acesso às informações é necessário que o perfil do usuário contenha autorização para as classes  compras_user e fiscal_user.

    Layout


    Entrada Terceiro

    Menu

    Compras -> Nota Fiscal -> Entrada Terceiro

    Descrição

    Nota Fiscal de Entrada das mercadorias emitida na data em que se completa o despacho aduaneiro, informando o valor de cada tributo incidente na importação. É evidenciado nos registros contábeis e fiscais que se trata de mercadorias de propriedade de terceiros, registrando, ainda, em conta específica, o valor das mercadorias importadas por conta e ordem de terceiros, pertencentes aos respectivos adquirentes.

    Funcionamento

    A tela é aberta na forma de visualização treeview, onde é evidenciado o número de notas pendentes na lateral direita do menu, com o contador atualizado. São exibidos o Modelo de NF, Número da NF, Série da NF, Data Emissão, Total da NF, Fornecedor, Endereço, Natureza, Status, Status NF-e, Empresa e Pedidos. 

    Para o modelo 56 não é validada a chave de acesso.

    O Status NF-e varia dentre alguns citados abaixo:

    "100 - Autorizado o uso da NF-e"
          "506 - Rejeição: Data de Saida menor que a Data de Emissão"
          "Lote em processamento"
          "Duplicidade: Nota já autorizada pelo SEFAZ."
          "Rejeição: Cabeçalho - Versão do arquivo XML nao suportada"
          "Erro de comunicação com servidor do SEFAZ"
          "Inutilização de número homologado"
          "Rejeição: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens"
          "101 - Cancelamento de NF-e homologado"

    Esta nota pode ser carregada através de um pedido validado. Para isto clicar em criar, preencher os dados obrigatórios do corpo principal da tela, tais como, selecionar o modelo de NF, informar o número e série da nota, selecionar a natureza, a data de emissão, selecionar o fornecedor e a data de saída/entrada.

    Quando as NF's de entrada são realizadas por meio da integração com o SigGestão, o campo "Hora de saída" na capa da nota fiscal (fiscal_nf_capa) é preenchido no ERP. Esta informação é utilizada na emissão do relatório de listagem de transferência.

    Se no parâmetro financeiro o campo "Cadastro automático de fornecedores" marcado, para cadastrar um fornecedor, o mesmo deve ser "Ativo" tanto como pessoa em Administração/Dados de Pessoas/Pessoas como em compras/Cadastros/Fornecedores. Pois, ao informar um fornecedor, que apresente este cadastro divergente, o sistema retorna que o fornecedor está inativo. 

    Abrir a aba de Seleção de Pedidos, clicar em adicionar, é aberta janela carregada com os pedidos originados de compra, selecionar o pedido validado. Com as informações básicas da nota preenchidas, clicar em Adicionar Itens do Pedido. Os dados do pedido são carregados; número do pedido, pessoa, data de emissão, total do pedido, status do pedido, tipo e empresa. Carrega somente os pedidos cujo fornecedor é similar ao informado para a nota fiscal, para NF referente a um pedido de compra. Não é permitido nenhuma operação nos itens(incluir, excluir ou alterar). Ao faturar uma Nota Fiscal que veio de um pedido de compra, o sistema verifica no financeiro os documentos gerados como PRV - Previsão Financeira, no faturamento do pedido, e, estes são removidos e substituídos pelo documento do tipo NF - Nota Fiscal, com o número da NF respectivamente, Em Aberto, o título "A Pagar", deixando de ser uma previsão.

    Na aba de Itens, o valor total do item, busca os valores dos cálculos do custo corrigido, último custo, custo médio contábil e custo de reposição, já calculados nos itens. Lembrando que, o custo corrigido nos itens, é multiplicado pelo indexador.

    Se a nota fiscal de energia elétrica é informada na capa da NF, no campo natureza, ao informar o item na NF, para o campo CFOP, deve ser carregado o mesmo código de natureza. De forma que, o CFOP do Item não difere do CFOP da Natureza.

    Ao importar, para o cfop dos itens será utilizado o cfop da natureza da operação, com exceção dos itens que são substituição tributária que terão os 3 ultimos digitos do cfop trocados para 403. Quando o item na nf for bonificado cfop 5910 ou 6910 o cfop utilizado será o 1910 ou 2910.

    Para lançamento manual, ao selecionar um item, a aba Tributação de entrada é exibida, caso não estejam cadastradas, podem ser inseridas.

    Ao realizar o lançamento de NF de Entrada de Terceiros, nos itens da NF, caso seja informada uma embalagem que não esteja relacionada ao produto informado (estoque.produto.embalagem), o sistema realiza a inclusão dessa embalagem no cadastro do produto. Desta forma, facilita o lançamento de outras NF's que possuem esse tipo de embalagem. 

    Alteração de produto:

    => Se o produto possui apenas uma grade, na seleção a grade é carregada.

    => Se o produto possui mais de uma grade, o campo é limpado para que o cliente selecione a grade correta.

    Se o item vier da importação de um XML, e, possuir embalagem que contenha mais de uma unidade, para esse item, o sistema considera divide a quantidade pelo total da caixa.

    Ao lançar os itens na nota fiscal são carregados do cadastro de produtos as informações de MVA e Alíquota para venda. Ao informar a quantidade e o valor unitário, o sistema realiza o cálculo do ICMS-ST, e, preenche automaticamente no campo "Valor do ICMS de substituição", no lançamento do item da NF.

    Para o item com tributação ST, quando o usuário informar o valor de ICMS diretamente na tributação do item com "modalidade de base do cálculo do ICMS ST" :

    -> Margem Valor Agregado           : 

    -> Valor da Pauta                         : 

    -> Demais tipos ou não informado:

    "Se deseja que o sistema realize o rateio sem informar a aliquota de venda e o MVA para o(s) item(ns), clique em 'Confirmar'."                          

    Ao salvar a NF o sistema gera o valor no campo 'Valor do ICMS de substituição' na aba Valores Fiscais.

    O campo "Valor do ICMS de substituição" no item, não é trancado, pois, pode ocorrer a necessidade de ajuste do valor de algum item. 

    Cálculo

    Para a nota fiscal que possui base reduzida deve ser considerado o valor da redução:

    Base ST =

    Soma dos produtos ST + IPI + FRETE + OUTROS ENCARGOS (destacados na Nota Fiscal) + %MVA (cadastrado no item)

    ICMS Crédito = Soma dos produtos ST x ICMS crédito informado no campo Tributação Original 

    ICMS ST(Débito) = Base ST x % ICMS (cadastrado no item)

    Valor ICMS(GNRE) = ICMS CRÉDITO – ICMS ST

    ICMS INTERNO = Soma itens x % ICMS produto (cadastrado no item)

    ICMS COMPRA = Soma itens x % ICMS destacado Nota Fiscal

    ICMS = ICMS INTERNO – ICMS COMPRA

    Quando o campo "Modal.determ. BC do ICMS ST" fica em branco, na aba "Valores Fiscais", podem ser informados os valores da base de ICMS-ST e o valor de ICMS-ST, que devem ser mantidos ao "Atualizar" a NF. 

    O cálculo do valor do custo é baseado no último valor lançado, independente se existem itens de grade na nota com ou sem desconto. 

    Caso a NF contenha descontos informados nos itens, ao verificar os valores fiscais da nota o valor total dos produtos pode ficar divergente do valor apresentado no DANFE, onde o valor total dos produtos iguala ao valor da nota fiscal. O valor total dos produtos não deve considerar o valor dos descontos, nem quando o desconto é informado diretamente no produto, ou, no campo de desconto na aba valores ficais. Já o valor total da NF deve considerar o valor dos descontos. Porém, o sistema permanece com o valor total dos produtos na capa da nota fiscal igual ao valor líquido, uma vez que não influencia nos processos fiscais. 

    Para maior facilidade do cliente, neste tipo de nota, a aplicação permite ajustar o valor total da NF ao invés do valor unitário, e, calcula o valor unitário(readonly).  O valor unitário dos itens da NF é bruto, não é calculado automaticamente. O desconto para itens não possui eventos de alterações de valor, não permite realizar descontos com valor menor que zero, evita que os custos do produto fiquem com valor incorreto. Ao validar a NF apresenta a mensagem: "Atenção  O desconto informado deve ser maior que zero!." As despesas acessórias não são consideradas.

    Valor unitário = (Valor Total + desconto)/quantidade de itens

    Para os itens cuja embalagem não é unitária, por exemplo, a quantidade da embalagem é Fardo com 30 unidades, se for lançada a quantidade 1, na nota deve ser salva com a quantidade digitada. Na verdade, na base de dados, a quantidade será 30, porém, na visualização permanece o que foi digitado pelo usuário.

    No form de Itens é exibido o campo "Despesas Acessórias" para lançamento do usuário por item informando o valor do encargo. Se o usuário não informar este valor no item, tem a opção de informar o total das Despesas Acessórias"  na aba Valores Fiscais. Dessa forma, o sistema rateia esse valor para o custo de todos os produtos. 

    Na aba de Complemento existem dados de Quantidade e Número de volumes, Espécie, Marca, Peso Líquido e Peso Bruto. Caso seja necessário informar:

    Quantidade          ->  toneladas dos volumes transportados.

    Espécie                 ->  espécie dos volumes transportados (Exemplo: saco, caixa, etc).

    Marca                   ->  marca dos volumes transportados.

    Número                ->  numeração dos volumes transportados.

    Peso Bruto (Kg)    ->  peso bruto em quilograma.

    Peso Líquido (Kg) ->  peso líquido em quilograma.

    Despesas Extras-> despesas que não estão previstas no orçamento, e para a nota fiscal será apresentada dentro do exercício financeiro.

    Na aba GNRE(Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais), documento de uso habitual, que vem dos fornecedores, contribuintes que realizam operações de vendas interestaduais sujeitas à substituição tributária e demais impostos devidos ao Estado e recolhidos em outra unidade da federação. Pagamento de diferença de impostos.

     As informações são embutidas no sistema, ainda no estado de Esboço:

    Na aba Deduções são exibidas as informações de Fornecedor, Dedução, Data Vencimento e Valor. São trributos de responsabilidade que o fornecedor ficou de recolher. (Imposto)

    Na aba Frete mostra na Capa, Frete, Tipo do Frete e Valor do Frete.

      Dentro -> Destacado na nota.

      Fora     -> Documento próprio à parte, abre outro modelo para preenchimento.

    Ao selecionar o Tipo Frete:

     O frete por fora para conhecimento de transporte é imputado no processo dos custos lançados. O sistema atualiza os 4 custos(custo_corrigido, custo_medio_contabil, custo_reposicao e ultimo_custo) em estoque_preco_custo.

            Ao realizar o cancelamento de uma nota fiscal que possua frete lançado por conta do destinatário e por             fora, com conhecimento de transporte, o cancelamento é feito em cascata. Cancelando a NF, cancela o             CT.
            As notas fiscais com frete por fora, por conta do emitente não são enviadas ao 'Livro de Entrada'.

    A obrigatoriedade da chave de acesso ocorre desde o botão 'Verificar', para todos os modelos cujo campo NF-e em Fiscal -> Escrituração Fiscal -> Cadastros -> Modelo da NF esteja marcado.

         Quando da NFe faturada é exibida a aba NF-e, e, na mesma é possível configurar para o DANFE, orientação de impressão "Paisagem" no campo " Forma de impressão do DANFE". 

    Na aba de Valores Fiscais os dados relacionados aos itens são carregados também, podendo ser alterados. Quando não existe tributação informada para o item, e, são lançadas na NF, se o preço é alterado, o sistema permanece com os tributos que foram lançados anteriormente, evitando retrabalho para o usuário.Se houver valor desconto na capa, estes valores são rateados para os itens.

    Se o valor da Pauta é informado o sistema leva para o conteúdo do campo "Encargos" de dentro dos itens. 

    Se a tributação cadastrada para o item for Substituição Tributária, ao realizar o vínculo deste na nota, é verificado cadastro do destinatário. Ou seja, se na tributação de entrada do produto existirem tributos cadastrados para o destinatário informado, na nota fiscal será considerada esta tributação.

    Caso ocorra para o item uma tributação para 1/7 - Tributado a 7%, Tributado a 12%, Tributado a 18%, Isento e Substituição Tributária, com Valor da Substituição Tributária, na aba valores fiscais, o Pis/Cofins, ICMS, com a mesma tributação, são totalizados no mesmo valor de apuração.  

    Com o tipo de prazo e prazo preenchidos, na aba de Parcelas, pode-se Calcular as Parcelas.

    O campo "Informações Complementares" pode ser preenchido com algum texto para nota fiscal de entrada (própria ou terceiros). Este texto é refletido na geração do Sped, no registro 0450, para o lançamento fiscal.

    No estado Esboço, clicar em Verificar, para que os dados sejam validados. A nota passa para estado Validada. Neste estado pode voltar ao Esboço, ser Faturada, Cancelada ou Atualizada.

    Somente após geração da NF, no estado de Faturada, os campos da grade do produto de Saldo(Total) e Saldo(Embalagem) são atualizados, de acordo com a quantidade solicitada no pedido somada ao que havia no estoque, para o local do pedido, pode-se confirmar na Consulta de Saldos da grade.

    O saldo total da grade é atualizado com a somatória de todos os locais de entrada do produto.

    Para melhor análise, é permitido agrupamento das notas por Estado, Fornecedor e Data de Emissão.

    Na locação do produto vejo o saldo por local.

    A cada operação executada na tela, são gerados registros de logs na parte inferior da tela. 

    A execução para nota fiscal de entrada de terceiros é realizada por usuário administrador.

    Ao gerar a Nota de Terceiro com pagamento Cheque, na criação do titulo, não são enviados os dados do cheque para GNRE, DEDUÇÕES E FRETE POR FORA, pois, ocorre somente para as saidas. 

    Ao clicar no item, na aba de Tributações, no produto selecionado, é exibida a coluna de valor do ICMS Subst. Tributária a ser informada na entrada de nota. Os movimentos dos itens tributados para empresas do simples seguem os mesmos critérios para empresa lucro real, somente é alterado o campo observação da nota fiscal. A alíquota do item é exibida, e, não a alíquota da faixa de receita da empresa para o movimento do estoque apresentado na nota. A ordem para a informação das tributações, respeita a sequência dos filtros, Encargo -> CST -> Tributação.

    Ao informar a tributação para item são exibidos somente CST's de entrada, e a tributação é exibida a partir da informação do CST e encargo.

    Quando o modelo da nota é 06 - Energia Elétrica, e, o CFOP também é de energia elétrica, os campos Tipo de ligação, Grupo de tensão, Código de consumo são habilitados para que o usuário preencha. Estes mesmos campos são exibidos em Fiscal/NFs/Entradas, para que o usuário possa corrigí-los no caso de lançamento errado. 

    Todas as operações executadas são registradas no log na parte inferior da tela, no histórico da nota fiscal. Estado da Nota Fiscal, Transições de Estado, Nota Verificada, Erro SEFAZ.

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