Índice
Contabilidade Cadastros Contas Menu Descrição  Funcionamento Restringir Não Restringir Histórico Padrões Menu Descrição  Funcionamento Centro de Custos Menu Descrição  Funcionamento Restringir Não Restringir Contas Tesouraria Menu Descrição Funcionamento Restringir   Não Restringir Encargos Menu Descrição Funcionamento Restringir Lançamentos Documentos Menu Descrição    Funcionamento Lançamentos Menu Descrição    Funcionamento Restringir Não Restringir Consultas Saldos Menu Descrição  Funcionamento Relatórios Razão Sintético Menu Descrição  Funcionamento Parâmetros LayOut Razão Analítico Menu Descrição  Funcionamento Restringir Não Restringir Parâmetros LayOut Plano de Contas Menu Descrição  Funcionamento Restringir Não Restringir Diário Menu Descrição  Funcionamento Restringir Não Restringir Parâmetros LayOut Diferenças Menu Descrição  Funcionamento Restringir Não Restringir LayOut

Módulo Contábil

Contabilidade

Cadastros

Contas

Menu

Fiscal/Contabilidade/Cadastros/Contas

Descrição 

As contas representam, sintetizam e quantificam as transações realizadas de uma economia. 

Funcionamento

A tela é aberta no formato Lista com as colunas  Conta, Dígito, Conta reduzida, Dígito reduzida,
 Descrição, Grau, Tipo de conta, Natureza, Tipo de saldo, Ocultar Analíticas e Empresa.

Ao incluir uma conta, informar um código, descrição, selecionar o Tipo de conta, Natureza da Operação, Tipo Saldo  obrigatoriamente.

Para a conta é verificado se existe no parâmetro da Administração na aba Contábil, em Contabilidade informação no campo máscara da conta. Usualmente, é configurado '##.###.####'.

O Grau da conta é inserido automaticamente de acordo com o número de níveis informados com a formatação de '.' da conta.

É realizada a seguinte consistência:

- Se a seleção for:

  - Cliente           -> exibir o campo conta cliente.
        - Fornecedor    -> exibir o campo  conta fornecedor.
        - Caixa/Bancos -> exibir o campo  conta caixa_banco.
        - Nenhuma das anteriores -> não mostrar os campos acima de conta.

Existe um flag para indicar se a Conta é Referencial.

O critério de pesquisa pode ser a Agrupar por Empresa, Conta Superior e Natureza. Os filtros são Ativo, Passivo, Contas de Resultado, Patrimonio Líquido, Compensação e Outras.

O Tipo de Conta pode ser 'Sintética' ou 'Analitica'.

O Tipo de Saldo pode ser Misto, Credor e Devedor.

A Conta Reduzida serve como facilitador na identificação no Plano de Contas para as Contas Analíticas, segue sequencial automático na criação da mesma.

As contas analíticas podem ser ocultadas de acordo com o flag se setado ou não.

Ao editar o form, na parte inferior do form, há a aba Rateio centro de custos, onde podem ser lançados os rateios para centro de custos com respectivos percentuais de valores. Este rateio quando informado será refletido no cálculo dos lançamentos que utilizam as mesmas contas em Fiscal -> Contabilidade -> Lançamentos -> Lançamentos.

Restringir

  • O tipo de conta pode ser Clientes, Fornecedor, Caixa/Banco ou sem preenchimento.
  • O cliente deve ser único para a Conta de Cliente.
  • O fornecedor deve ser único para a Conta de Fornecedor.
  • O caixa/banco deve ser único para a Conta de Tesouraria.  
  • A Conta contábil não pode ser duplicada.
  • Ao salvar a conta, ocorre a validação da distribuição dos percentuais de centro de custo, que deve ter percentual total distribuído entre os centros de custo fechado em 100%. Caso não feche, é  travado para gravar. 

Não Restringir

Histórico Padrões

Menu

Fiscal/Contabilidade/Cadastros/Histórico Padrões

Descrição 

Registro de histórico padrão que podem ser adicionados aos lançamentos contábeis.

Funcionamento

A tela exibe as descrições disponíveis para seleção nos lançamentos contábeis. 

Incluir uma descrição para o histórico.

Centro de Custos

Menu

Fiscal/Contabilidade/Cadastros/Centro de Custos

Descrição 

   Contêm os departamentos, setores e as diversas seções de uma empresa, delimitados segundo o                  aspecto de localização de todos os custos aí verificados. São incluídos na empresa para melhor                            acompanhamento das receitas e despesas de cada estabelecimento.

Funcionamento

 Incluir uma descrição para o centro de custo, que será embutido para a empresa de login e terá o         código sequencial conforme estabelecido pelo sistema. 

A sigla é opcional e é sempre revertida em maiúsculo na gravação.

O centro de custo pode ser associado à uma conta pai.

Restringir

  • É necessário ter cadastro de Empresas.  
  • Mostrar somente os centros de custo ativos.
  • Validar para que um centro de custo não seja filho dele mesmo, c.custo recursivos.  
  • Código gerado automaticamente pelo sistema.
  • Para a geração do código quando atrelado à outro centro de custo,  código pai + '.'+ código sequencial.

Não Restringir

  • Permite mais de um centro de custo por empresa.  
  • A sigla pode não ser preenchida.
  • O centro de custo pode ser atrelado à outro centro de custo já cadastrado para a mesma empresa.

Contas Tesouraria

Menu

Fiscal/Contabilidade/Cadastros/Contas Tesouraria

Descrição

Contas financeiras associadas às respectivas contas Contábeis. 

Funcionamento

A tela é aberta com a  visualização de treeview carregada com as contas da tesouraria criadas no financeiro, onde nesta visão encontra-se editável somente a coluna de Conta Contábil. Desta forma,  a Conta Contábil, pode ser selecionada ou criada neste momento, é associada à conta da tesouraria.

Restringir  

Não Restringir

  • Banco/caixa podem ter a mesma conta contábil associada.

Encargos

Menu

Fiscal/Contabilidade/Cadastros/Encargos

Descrição

São as despesas do exercício que normalmente devem ser contabilizadas e serem consideradas dedutíveis do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro, sem estarem com os valores totalmente definidos em termos monetários. 

Funcionamento

Exibe uma lista com Empresa, Encargo, Encargo sobre vendas, Encargo a recolher, Encargo sobre compras e Encargo a recuperar. 

Informar a empresa, que vem por default setada a de login, e, selecionar o encargo obrigatoriamente.

O campo Encargo Obrigatório pode ser marcado.

Restringir

  • Encargo já cadastrado para esta empresa.

Lançamentos

Documentos

Menu

Fiscal -> Contabilidade -> Lançamentos -> Documentos

Descrição   

Os documentos contábeis devem ser arquivados em ordem cronológica de data, em alguns casos em ordem cronológica de lançamentos nos livros fiscais, separados e arquivados por mês, por trimestre ou por ano, de conformidade com o volume de documentos de cada empresa. Estes documentos podem pertencer a um lote, totalizam os créditos e débitos. 

Funcionamento

São exibidos o Participante, Data, Documento, Valor, Lote, Tipo Lançamento, Total de Créditos e Total de Débitos na lista. 

Para inclusão de um novo documento informar uma data e o tipo de lançamento obrigatoriamente. O registro para ser completo, necessita do Participante, do Valor do documento, Número do documento, Número do lote e Origem da transação, informados na Capa.

O Tipo de Lançamento pode ser Normal ou Encerramento.

A  Origem da Transação pode ser selecionada com uma das possibilidades:

Se a opção selecionada for Nota Fiscal, o campo com o número da NF ficará visível, apenas para leitura, abaixo do campo Número do documento.

Se a opção selecionada for Receber/Pagar, o campo Título ficará visível, apenas para leitura, abaixo do campo Número do documento.

Se a opção selecionada for Tesouraria, o campo  Movimento da Tesouraria ficará visível, apenas para leitura, abaixo do campo Número do documento.

Se a opção selecionada for Cupom Fiscal, não aparece campo nenhum abaixo do campo Número do documento.

Os campos Total de Créditos e Total de Débitos, são sumarizados de acordo com os lançamentos da treeview de detalhe. 

A treeview de detalhe exibe Conta, Valor, D/C, H.P., Histórico e Contra partida. Obrigatoriamente, no vínculo de uma nova conta devem ser amarrados a Conta, o Valor,  se Débito/Crédito e informado o histórico. Para cada registro de conta de lançamento ocorre um icone "+'  após a coluna de contra partida, onde ao clicar é aberto um form para lançamento dos centros de custos com seus valores.

Lançamentos

Menu

Fiscal -> Contabilidade -> Lançamentos -> Lançamentos

Descrição   

Maneira pela qual um Contador registra as transações financeiras de uma entidade. Um lançamento geralmente é realizado utilizando a Conta e a Contra Partida.

Funcionamento

A tela é aberta apresentando a Conta, Valor do lançamento, Devedor/Credor, Contra partida, Documento,
 Histórico padrão e Data do movimento.

Para a inclusão de um lançamento informar a conta, o valor, devedor/credor, documento e histórico.

Existe uma treeview de custos para preenchimento do centro de custo e valor, que também pode ser preenchida automaticamente. 

Ao gravar o lançamento, é verificado se o parâmetro em Cadastros -> Parâmetros -> Administração na aba Contábil Contabilidade por Custos está marcado. Caso esteja, será observada primeiramente a conta, se para a mesma foi informado rateio, os lançamentos de custos serão lançados automaticamente. Em segundo plano, será observada a contra_partida, se para a mesma houver rateio, serão lançados os custos automaticamente baseados na mesma. Caso contrário, não haverá lançamento de custos.

Restringir

  • Se existir custos lançados, o valor total do lançamento deve ser igual ao somatório dos custos lançados.

Não Restringir

Consultas

Saldos

Menu

      Fiscal/Contabilidade/Consultas/Saldos

Descrição 

Designa através da natureza de uma conta (o saldo normalmente esperado, seja devedor ou credor) ou a diferença entre o débito e o crédito (e vice-versa) de uma conta, em dado instante (sua situação líquida). Mercadoria que sobrou ou foi vendida. 

Funcionamento

Relaciona a Conta, Data do saldo, Saldo inicial, Saldo final e Empresa.

Relatórios

Razão Sintético

Menu

      Fiscal/Contabilidade/Relatórios/Razão Sintético

Descrição 

São exibidos os somatórios dos débitos e dos créditos, cujo tipo de conta seja sintética, dentro de um determinado mês/ano. 

Funcionamento

Informar o Ano e o Mês, a natureza opcionalmente. Solicitar a impressão.

Parâmetros

Labels Classe Campo Referência
Ano wizard.razao.sintetico

Mês wizard.razao.sintetico


Natureza wizard.razao.sintetico
conta_id contabil.conta

LayOut

 

Razão Analítico

Menu

        Fiscal/Contabilidade/Relatórios/Razão Analítico

Descrição 

 Aparecem os lançamentos individualizados de contas analíticas dentro do período informado.

Funcionamento

Todos os números de contas devem ser formatados com a máscara que está definida no parâmetro Máscara da Conta em Cadastros -> Parâmetros -> Administração  na Aba Contábil Contabilidade

Na impressão se o saldo for credor, aparecerá um CR concatenado ao final do saldo, se devedor não exibirá nada.

Restringir

Não Restringir

  • O relatório pode ser cancelado durante sua execução.

Parâmetros

Labels Classe Campo Referência
Data Inicial wizard.razao.analitico

Data Final wizard.razao.analitico


Conta a Listar wizard.razao.analitico
conta_id contabil.conta

LayOut


Linha1

  • Contabilidade    Razão Analítico         Data Inicial         a          Data Final

Linha2

  • Data    Empresa    Página: 

Linha3 

  • DATA  DOCUMENTO C/PART.   HISTÓRICO  DÉBITO  CRÉDITO   SALDO

Linha4 

  •  CONTA NÚMERO

Linha5 

  • SALDO ANTERIOR

Linha6 

  • Valores de busca da Linha3  

Linha7 

  • MOVIMENTO DO MÊS

Plano de Contas

Menu

       Fiscal/Contabilidade/Relatórios/Plano de Contas

Descrição 


Funcionamento

Possui a facilidade para plano de contas através do filtro Natureza e Ordem a Listar(Numérica/Alfabética), por  default, Numérica. Esta ordem somente vale para as contas analiticas, para as sintéticas é sempre em ordem numérica. 

Na listagem, ocorre tratamento para que se na conta sintética do grupo estiver marcado para ocultar as analíticas, não lista as contas analíticas da mesma.

Restringir


Não Restringir


Diário

Menu

         Fiscal/Contabilidade/Relatórios/Diário

Descrição 


Funcionamento

Utiliza os filtros mês/Ano e Página, é exibida, mas, permite realizar alteração. O relatório é ordenado  por data, e, dentro da data por ordem da conta. 
No lançamento são geradas uma ou mais linhas, acompanhando o tamanho do histórico.
Para diferenciar os valores a crédito,é usado o CR depois do valor. Na quebra, no início de cada dia é impressa linha identificando a cidade da empresa, e, a data.
Os débitos e créditos da página são totalizados. Ao final do relatório, são totalizados débitos e créditos de todas as páginas.

Restringir


Não Restringir


Parâmetros

Labels Classe Campo Referência
Mês wizard.relatorio.diario

Ano wizard.relatorio.diario


Folha wizard.relatorio.diario



LayOut



Linha1

  • Contabilidade    Diário

Linha2

  • Data    Empresa    Página: 

Linha3 

  • CONTA    C/PART   DOCUMENTO   HISTORICO   VALOR

Linha4 

  •  Local   Data

Linha5 

  • Valores de busca da Linha3  

Linha6 

  • TOTAL DA PÁGINA             DÉBITOS-           CRÉDITOS-

Linha7 

  • TOTAL GERAL                    DÉBITOS-           CRÉDITOS-

Diferenças

Menu

         Fiscal/Contabilidade/Relatórios/Diferenças

Descrição 

Relaciona a diferença entre créditos e débitos de cada documento lançado, desconsiderando o documento que não possui diferença

Funcionamento

       Possui os filtros de mês e ano. Exibe as colunas de documento, data, crédito, débito e valor total.
       A coluna valor total, é acumulativa em cada linha, onde o Débito é somado, e, crédito é subtraído.

Restringir

Não Restringir

LayOut