Estoque/Cadastros/Parâmetros ou Administração/Cadastros/Parâmetros/Estoque
Cadastros de parametrização dos dados do controle de estoque.
Esta classe contem dados cadastrais da empresa para o sistema de controle de estoque. Este cadastro é por empresa, não sendo possivel uma empresa usar os parametros de outra empresa.
Alguns campos ou abas da tela só existem em função de módulos complementares estarem instalados, portanto se estiver faltando algum campo é porque o módulo onde aquele campo foi implementado não está instalado.
Código numérico: Este campo informa ao sistema que o controle de estoque vai trabalhar com codigos de produto constituido apenas de números, se desmarcado, trabalha tambem com letras. Uma restrição quanto a trabalhar com letras é que não é possivel utilizar dígito de controle e não é possivel criar itens automaticamente da importação da nf, pois o sistema não vai saber qual o código vai atribuir ao produto.
Descrição da grade: Parametro muito importante para a composição do nome do produto. Tem as seguintes opções:
Usar dígito: Esta opção informa ao sistema que o código do produto será constituido de código + digito de controle que será atribuido automaticamente no cadastro do produto.
Tamanho do código do produto: Este campo informa ao sistema qual vai ser o tamanho(quantidade de dígitos) do codigo dos produtos. Sempre que alterar o sistema vai ajustar os códigos já cadastrados para o tamanho informado. Se não for possivel ajustar o tamanho, uma mensagem será exibida informando que a operação não pode ser executada.
São informações relacionadas controles necessários no sistema do estoque.
Taxa de deflação: Taxa a ser utilizada para deflacionar os produtos adquiridos a prazo. Interfere no calculo do custo corrigido trazendo o custo para valor presente, "desembutindo" os juros cobrados pelo fornecedor.
Indexador: Identifica o indexador que será utilizado para inflacionar o custo corrigido dos produtos. Com este indexador, é possivel diariamente esta embutindo neste custo a inflação, para que o custo corrigido não fique defasado.
% comissões: Percentual de comissão máxima que a empresa paga. Entra na soma dos encargos para compor o preço de venda dos produtos.
% custo fixo: Percentual a ser utilizado para a composição do preço de venda dos produtos.
Custo para inventário: Informa qual custo deverá ser utilizado quando a empresa gerar seu inventário de estoque.
Custo entrada produção: Informa qual custo deverá ser utilizado quando for feito uma entrada de produção.
Custo p/preço de venda: Informa qual o custo o sistema deve considerar para calcular o preço de venda dos produtos.
% Desconto máximo: Percentual de desconto máximo que o sistema permite nas vendas de produtos, desde que não tenha sido definido no produto objeto da venda nem na categoria onde o produto está cadastrado, nem nas "categorias pai" da categoria que está cadastrada no produto.
Custo para CMV: Custo a ser utilizado na classificação do movimento no sistema gerencial.
Preço para transferência: Preço a ser utilizado nas notas de transferencia entre filiais.
Margem para preço de venda: Margem a ser utilizada para a formação do preço de venda. Margem ideal, é a margem liquida, e Bruta, é a margem já com todos os encargos embutidos.
Local para entradas: Local que será oferecido ao usuário de forma automática sempre que for dar entrada no estoque.
Local para saídas: Local que será oferecido ao usuário de forma automática sempre que for fazer uma venda
Unidade para serviço: Unidade a ser utilizada nas vendas de serviço, uma vez que nas telas de vendas para serviços, não pede esta unidade e ela é necessária ao sistema.
Embalagem para serviço: Idem para à descrição da unidade
Operação para entrada de produção: Operação que será utilizada nas entradas de produção.
Operação para entrada de inventário: Operação que será utilziada nas entradas realizadas pela apuração do inventário.
Operação para saída de inventário: Operação que será utilziada nas saídas realizadas pela apuração do inventário.
Usar aplicação: Se marcado permite ao sistema habilidar a funcionalidade 'Aplicação', que é a descrição de onde aquele item se aplica, muito utilizado em lojas de auto-peças.
Usar similaridade: Se marcado, permite ao sistema habilitar a funcionalidade 'Similaridade', que é a identificação de produtos que são similares, ou que podem substituir o produto selecionado. Tambem muito utilizado em lojas de auto-peças.
Controlar número de serie: Se marcado informa ao sistema que deverá controlar os números de série dos produtos nas movimentações.
Incluir frete no custo de reposição: Se marcado, informa ao sistema que deverá no calculo do custo de reposição (nas compras) incluir o valor referente ao frete.
Incluir IPI no custo reposição: Se marcado, informa ao sistema que deverá no calculo do custo de reposição (nas compras) incluir o valor referente ao IPI.
Permite cadastrar custo: Informa ao sistema se o usuário poderá fazer cadastramento de custos ou se apenas o sistema o fará nas compras de mercadoria.
Custificar por produto: Informa ao sistema que a custificação deverá identificar os produtos movimentados, isto é a custificação venda de movimentação de produtos deverá ser individualizada por produto.
Comercializa combustível e lubrificantes: Informa ao sistema que entre os produtos comercializados exitirão combustivel e/ou lubrificantes, para habilitação do campo de código da ANP(Agência Nacional do Petroleo).
Gerar controle de entrada no(a): Informa ao sistema se o controle de entrega será gerado no pedido ou na nota fiscal.
Preço venda menor do que o preço custo: Informa ao sistema se ele deve permitir que o preço de venda seja menor do que o preço de custo, considerando como custo, o custo do produto mais todos os encargos(impostos, comissões, custo fixo) que incidem sobre ele.
Permitir alterar condições de pagamento: Informa que no pedido e na NF, será permitido alterar os vencimentos na condição de pagamento.
Contem dados relacionados ao módulo estoquepedido.
Pedido na matricial: Informa ao sistema que a impressão dos pedidos ocorrerão em impressora matricial.
Voltar pedido de venda para esboço somente manager: Informa ao sistema que somente o administrador do módulo pedido poderá voltar os pedidos para esboço.
Formato impressão: Informa ao sistema se é para trabalhar com Meia página ou formato A4(página inteira).
Voltar pedido de venda para esboço somente manager: Validade em dias do pedido de compra.
Validade do pedido de compra: Informa o prazo em dias para que o pedido não de compra não seja cancelado caso ainda não tenha sido entregue. Se informado e o agendador "Verifica validade pedido compra" estiver ativo, ao encontrar pedidos com validade expirada, automaticamente cancelará o pedido.
Impressora para pedido de venda: Se informado os pedidos serão impressos na impressora especificada, do contrário o usuário terá que selecionar a impressora no momento de imprimir o pedido.
Separar itens do pedido: Informa ao sistema que deverá trabalhar com separação de itens do pedido. Esta opção implementa mais estágios no pedido.
Contem dados relacionado ao módulo estoquealmoxarifado
Gerar solicitação de compras: Esta opção informa ao sistema que quando houver uma requisição de material do almoxarifado e não houver saldo disponível para a requisição, deve ser gerada uma solicitação de compras.
Custo a utilizar: Informa ao sistema qual custo a utilizar nas requisições de material.
Operação para a requisição: Informa qual a operação de estoque deve ser utilizada para as requisições
Contem dados relacionados ao módulo estoqueressuprimento
Ressuprimento itens (Qtde máxima): Indica a quantidade máxima de itens na requisição quando ela for do ressuprimento automático. Se não for informado, o valor default será 100 itens.
Operação para ressuprimento(Entrada): Operação do estoque a ser utilizada nas entradas de mercadorias originadas das requisições.
Operação para ressuprimento(Saída): Operação do estoque a ser utilizada nas saídas de mercadorias originadas das requisições.
Contem dados relacionados ao módulo automaçao.
Impressora térmica: Identifica a impressora onde as etiquetas serão impressas.
Em Nome e Arquivo deverão ser cadastrados um arquivo com uma descrição para cada modelo de etiqueta que o sistema poderá imprimir.
A estrutura dos arquivos deverá seguir um dos modelos predefinidos: Eltrom ou Datamax. Estes arquivos deverão conter dados como quais dados de um item deseja que sejam impressos, posicionamento na etiqueta, tamanho, fonte, etc.
Os dados pré definidos são os que estão no campo 'Legenda para campos no arquivo' que é apresentado na propria tela do parâmetro.
O nome dos arquivos deve seguir aos seguintes padrões:
Eltron -> Arquivo <XXXXXX.ejf>
Datamax -> Arquivo <XXXXXX.pbt>
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Considerações: Código de configuração do arquivo a ser interpretado na geração da etiqueta para impressora.
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OD q824 Q479,16-300 - Avanco da etiqueta Exemplo -300 ou +20,+30... S3 - Velocidade de Impressao R15,00 - Margem esquerda D8 - Temperatura da Impressora I--Posicao Coluna I I--Posicao Linha I I I--Altura Fonte I I I I--Largura fonte I I I I I-- I I I I I I-- I I I I I I I-- A29,158,0,1,1,1,N,"EM CASO DE TROCA NAO" A18,177,0,1,1,1,N,"DESTAQUE ESTA ETIQUETA" A00,195,0,1,1,1,N,"E OBSERVE O PRAZO MAXIMO" A47,213,0,1,1,1,N,"DE 15 DIAS A PARTIR" A45,233,0,1,1,1,N,"DA DATA DA COMPRA" A35,254,0,1,1,1,N,"DATA ___/___/___" B12,73,0,E30,2,2,57,B,"123456789012 " A98,57,0,2,1,1,N,"CODIGO--INTERNO" A06,57,0,2,1,1,N,"COD.INT:" A27,39,0,2,1,1,N,"DESCRICAO PRODUTO1" A79,18,0,2,1,1,N,"LOJA BIZZ" A303,158,0,1,1,1,N,"EM CASO DE TROCA NAO" A292,177,0,1,1,1,N,"DESTAQUE ESTA ETIQUETA" A274,195,0,1,1,1,N,"E OBSERVE O PRAZO MAXIMO" A321,213,0,1,1,1,N,"DE 15 DIAS A PARTIR" A319,233,0,1,1,1,N,"DA DATA DA COMPRA" A309,254,0,1,1,1,N,"DATA ___/___/___" B286,73,0,E30,2,2,57,B,"123456789012 " A372,57,0,2,1,1,N,"CODIGO--INTERNO" A280,57,0,2,1,1,N,"COD.INT:" A301,39,0,2,1,1,N,"DESCRICAO PRODUTO1" A353,18,0,2,1,1,N,"LOJA BIZZ" A577,158,0,1,1,1,N,"EM CASO DE TROCA NAO" A566,177,0,1,1,1,N,"DESTAQUE ESTA ETIQUETA" A548,195,0,1,1,1,N,"E OBSERVE O PRAZO MAXIMO" A595,213,0,1,1,1,N,"DE 15 DIAS A PARTIR" A593,233,0,1,1,1,N,"DA DATA DA COMPRA" A583,254,0,1,1,1,N,"DATA ___/___/___" B560,73,0,E30,2,2,57,B,"123456789012 " A646,57,0,2,1,1,N,"CODIGO--INTERNO" A554,57,0,2,1,1,N,"COD.INT:" A575,39,0,2,1,1,N,"DESCRICAO PRODUTO1" A631,18,0,2,1,1,N,"LOJA BIZZ" P0001 -- DEFINE QUANTIDADE DE ETIQUETA A IMPRIMIR. N---LIMPA CONFIGURACAO PARA PROXIMA IMPRESSAO.
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Exemplo arquivos: Estes códigos não devem ser copiados diretamente para o arquivo porque há caracteres que não são ecoaveis e precisam estar no arquivo. O ideal é pegar um arquivo que já funcione e alterá-lo para suas necessidades.
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ELTRON - > Observe que os nomes de variáveis entre chaves serão substituídos conforme descrição do layout abaixo na impressão, e, o código à esquerda da variável é a codificação da posição na etiqueta.
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O0215
M0300
c0000
f255
e
LC0020
H20
D11
\00\00
PG
R0005
z
W
^01
191200400580000{DESCRICAO_PRODUTO}
1F1202000100005{CODIGO_DE_BARRA}
191100900050140R$
191100900050215{PRECO_VENDA}
Q0001
E
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DATAMAX - > Observe que os nomes de variáveis estão entre aspas e entre chaves, serão substituídos conforme descrição do layout abaixo na impressão, e, o código à esquerda da variável é a codificação da posição na etiqueta.
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N D7 Q479,16-300 S2 A10,10,0,1,1,1,N,"{DESCRICAO_PRODUTO}" A10,20,0,1,1,1,N,"{DESCRICAO_PRODUTO1}" A10,30,0,1,1,1,N,"{DESCRICAO_PRODUTO2}" B10,40,0,1,1,1,N,"{CODIGO_DE_BARRA}" A60,40,0,1,1,1,N,"{CODIGO_INTERNO}" A00,50,0,1,1,1,N,"R$" A50,50,0,1,1,1,N,"{PRECO_VENDA}" A50,70,0,1,1,1,N,"{VALOR_DESCONTO}" A90,50,0,1,1,1,N,"{PRECO_CADASTRO}" A90,50,0,1,1,1,N,"{PERC_DESC}" A80,50,0,1,1,1,N,"{UNI}" A80,60,0,1,1,1,N,"{EMBALAGEM}" A20,100,0,1,1,1,N,"{GRADE}" A40,100,0,1,1,1,N,"{DT_EMISSAO}" FE P0001 N
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Contem dados relacionados ao módulo Balança
Arquivo de itens: Informar o diretorio completo com o nome do arquivo se desejar gravá-lo no servidor do SigERP ou deixe em branco se deseja fazer o download no momento da exportação dos itens.
Arquivo de setor: Informar o diretorio completo com o nome do arquivo se desejar gravá-lo no servidor do SigERP ou deixe em branco se deseja fazer o download no momento da exportação dos setores.
Arquivo de nutricionais: Informar o diretorio completo com o nome do arquivo se desejar gravá-lo no servidor do SigERP ou deixe em branco se deseja fazer o download no momento da exportação das informações nutricionais.
Diretório arquivo de receita: Informar somente o diretorio onde será gerado o arquivo de receita, o nome do arquivo será gerado automaticamente pelo sistema. Se não for informado, o sistema disponibilizará o download do arquivo de receitas.
Exportar dígito do código de barras: Há algumas balanças que necessitam que o digito de controle do item seja exportado e outras elas próprias calculam este dígito. Este parâmetro informa ao sistema se é para exportar ou não o digito de controle do código de barras.
Usar tara: Informa ao sistema para exportar a tara que deve ser configurada na balança para o produto exportado.
Contem dados relacionados ao módulo vendasexternas.
Local: Informa o local que será utilizado para o trabalho com vendas externas, Site/Tablet, etc.
Os produtos cadastrados neste local estarão disponivel para as vendas externas.
Contem dados relacionados ao módulo "oservico".
Local requisição OS: Informa o local de onde serão feitas as requisições geradas pelas Ordens de Serviço.
Considerar tempo minimo: Informa ao sistema para considerar tempo mínimo.
Mínimo faturado por: Escolha emtre Ordem de serviço ou por serviço. O tempo mínimo será considerado conforme esta seleção.
Tempo mínimo: Tempo mínimo a ser considerado na OS conforme a seleção anterior.
São os meios de pagamentos estabelecidos pela empresa para propiciar condições satisfatórias para a manutenção do estoque e relacionadas à impressão do pedido.
Contêm também os campos para Alterar Prazo Validade e Prazo de Validade. Ao setar esta opção, em Vendas -> Lançamentos -> Orçamentos o campo de validade poderá ser editado.
Informações de transições da Emissão Cupom Fiscal (impressora fiscal) como configurações do supervisor, parâmetros de importação e de Exportação.
É permitida a seleção de vários locais de venda, e, somente da empresa logada.
Nos parâmetros de Exportação é necessário configurar a Operação para Importação e os caminhos/arquivos de Arquivos de Mensagens, Itens, Clientes, Kit's, Nº Séries e Vendedores. Se o caminho não for informado, e, somente o nome do arquivo, os mesmos são gerados no diretório dos fontes do ERP.
Se caminho/arquivo não mapeado disponibiliza opção de download na exportação.
Caso não estejam configurados os diretórios/nomes de arquivos, ao realizar a exportação ocorre a opção de download. Desta forma, facilita se o cliente não estiver conectado com o servidor da rede da empresa, a possibilidade em baixar os arquivos na máquina.
Nos parâmetros de Importação configurar o Local do Arquivo de Importação e Intervalo da Importação automática. No campo 'intervalo_import_aut' (Intervalo da Importação Automática), o valor prevalece sobre a rotina de Importar Cupons. Se o mesmo estiver zerado, automaticamente a rotina do cron da importação é desativado. Caso contrário, se a rotina estiver ativa, e, o parâmetro for alterado para um valor qualquer diferente de zero, automaticamente este valor informado vai para a rotina do agendador no campo Número do Intervalo.
Dentro do grupo de Informações do Supervisor, existe o atributo 'Atualização automática', que se marcado, atualiza os caixas automaticamente.
Existe também, no grupo de informações do supervisor, o parâmetro "Tipo Exportação", para exportação automática dos dados do ERP para frente 3.0 MySQL. Possui os seguintes valores:
O campo Porta é exibido ao lado do campo Host, somente se no campo Tipo de Exportação estiver setado "PostgresSQL", e, por default vem preenchido com a porta 8069.
O valor setado para atributo reflete em Estoque/Automação/ECF/Exportar para ECF, ao realizar a Exportação, será considerado:
cron Exportação(Supervisor)
Importação(SIGERP)
Tanto para o MySQL quanto para o Postgres, é incluída uma linha para cada pdv, e, para cada tabela exportar na classe acao_pendente. Os nomes dos arquivos na classe serão: 'Itens', 'Mensagem', 'Clientes', 'Operadores', com a Situação = 'A'.
Lugar destinado à armazenagem em condições adequadas de produtos para uso interno. Define operações para requisição e custo a utilizar.
O campo "Gerar solicitação de compras" se marcado verifica o saldo para gerar a solicitação de requisição.
Trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada. Contêm informações de arquivo de receita e definição de almoxarifado.
O campo de Operação para Perda de Produção permite selecionar as operações de perda de produção para lançamento de perdas de produção em PCP. As operações para controle de saldo podem ou não ser automáticas de acordo com o configurado no parâmetro.
O campo "Gerar solicitação de compras" se marcado verifica o saldo para gerar a solicitação na requisição.
O Campo 'Gerar Nota Fiscal', por default desmarcado, informar se a Ordem de Produção gera Nota Fiscal. Pois, existem clientes que não geram NF efetiva, geram somente o arquivo.
O campo 'Atualizar Custo Fechamento OP' se marcado atualiza os custos ao fechar a OP, via tela. Para execução verifica também as configurações do SIGGestão em Administração/Parâmetros/Geral se estão preenchidas.
O campo 'Gerar Requisição Automática', não obrigatório, se marcado, a requisição é gerada automaticamente na Ordem de Produção, quando for acionado manualmente o botão 'Abrir' na mesma.
O campo 'Incluir OP Aberta', não obrigatório, se marcado, ao gerar OP automática(para tal o campo 'Gerar Requisição Automática' também deve estar marcado), gera com o estado aberta.
A reserva é quando a movimentação do item não está disponível para venda, mas, não foi oficializada ainda.
Para que esta aba apareça é necessário que o módulo Mobile esteja instalado.
Indica o local de onde o Mobile deve buscar os cadastros.
Abrange desde a recepção das mercadorias na entrega pelo fornecedor até a entrada nos estoques. Informações específicas do processo subdividido em Recebimento/Notas Fiscais e Ressuprimento Picking.
Em Recebimento/Notas Fiscais, ocorre:
Em Ressuprimento Picking:
Configurações relacionadas ao Módulo WMS, que a partir da empresa de trabalho, associa os nomes de impressora que serão utilizadas na impressão de etiquetas de acordo com o tipo de endereço picking, pulmão ou volume. Geralmente uma impressora térmica, específica para impressão de etiquetas.
O campo Empresa/Local existe para evitar a divergência de embalagem entre SIGERP/SIGGestão.
O campo Palete possui um descritivo para fins de informação.
Contêm a parametrização relacionada à montagem de carga no WMS.
O campo "Visualizar veículos em viagem", permite carregar veículos com carga montada e definida.
Configuração dos dados para separação no WMS.
-> Parâmetros de Quebra
Pelo menos um tipo de quebra deve ser definido.
O Cálculo da cubagem do palete
cubagem = altura * largura * profundidade
-> Checkout
Campo que informa se mostra ou não a quantidade a ser separada durante as operações de checkout de produto. Se marcado, a quantidade separada é visualizada no checkout. Quando houver treinamento no checkout. Exibido na ordem de serviço.
Utiliza também para agilizar as cargas.
-> Caixa para Separação de Fracionado, transporta os produtos com flag de fracionados.
O campo Recebimento Totalmente Cego se marcado obriga o funcionário a contar os itens. Geralmente é dotado de preguiça.
Contempla informações referentes ao módulo oservico.
O Local Requisição OS é o local para requisição da ordem de serviço.
Para considerar ou não o tempo minimo a ser cobrado para serviço (horas trabalhadas) na Ordem de Serviço, existe "Considerar Tempo Mínimo", se marcado considera o tempo mínimo a ser faturado para serviço/OS. Por default fica desmarcado. Para que a informação fique completa, se marcado, são exibidos os campos abaixo, como obrigatórios
Para indicador se o mínimo é por 'Ordem de Serviço' ou por 'Serviço', existe "Mínimo faturado por", com domínio 'S' Serviço ou 'O' Ordem Serviço, por default = "O". É tempo mínimo faturado por OS/Serviço.
Para registrar tempo mínimo a ser cobrado pela empresa, são informadas as horas, "Tempo mínimo estabelecido para OS/Servico", por default = 1. Ocorre a validação se o valor informado para o campo é maior que zero.