Módulo WMS

 Warehouse Management System (WMS) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém. Parte importante da cadeia de suprimentos que fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazéns. Dirige e otimiza a colocação no armazém, baseado em informações de tempo real sobre o status do uso dos endereços do depósito.

Envolve os processos de pedido de compra -> Recebimento (Cego) -> NF -> Endereçamento -> Distribuição(Montagem de Carga).

Cadastros

Tipo de Endereço

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WMS/Cadastro/Tipo de Endereço

Descrição 

O sistema dirige e otimiza a colocação no armazém, baseado em informações de tempo real sobre o status do uso dos endereços do depósito.  O Tipo de Endereço pode ser de Picking ou Pulmão. 

O Endereço de Picking é o endereço onde ocorre a coleta correta da mercadoria, mix de produtos, em suas quantidades corretas da área de armazenagem para satisfazer as necessidades do consumidor; local onde é feita a separação. Geralmente assume nível zero. Pode ser dinâmico ou fixo, e, deve ocorrer pelo menos um local.

O Endereço de Pulmão é onde se encontram os demais produtos, nos demais níveis, responsáveis pelo abastecimento do picking.

O Pulmão Box é quando o palete está completo para deslocamento, para transferência entre lojas. A separação vai direto no pulmão.

Funcionamento 

Para inclusão de Tipo de Endereço, informar uma descrição/nome do tipo de endereço, a Prioridade da ordem de contagem, Largura (em metros), Altura (em metros), Profundidade (m), Capacidade Máxima (em Kg) e se registro ativo ou inativo.

Cálculo do volume (metros cúbicos) = altura * largura * profundidade

Tipo de Estrutura

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WMS/Cadastro/Tipo de Estrutura

Descrição 

Um CD deve ser bem estruturado, para facilitar o transporte de qualquer mercadoria. A produtividade do picking estará diretamente relacionada ao tipo de estrutura utilizada para a verticalização dos depósitos(paletização). O tipo de estrutura informa como manusear o transporte.

Funcionamento

Informar um Nome/descrição do Tipo da Estrutura de armazenagem utilizada no endereço. Como exemplo temos, Porta Palete, Piso, Flowrack, escaninho e blocado. Por default, é criado como registro ativo. 

Restringir

  • O tipo de estrutura deve ser compativel com o tipo de estrutura do endereço de picking e pulmão. 
  • O tipo de endereço pulmão define quantos apartamentos vou trabalhar.
  • Existe o mecanismo, em casos de extrema necessidade, de que usuário com permissão, possa alterar o tipo de endereço e tipo de estrutura de picking ocupados. As mesmas alterações são realizadas no Picking, nos dados logísticos do produto pelo sistema.  

Tipo de Produto

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WMS/Cadastro/Tipo de Produto

Descrição 

Classe à qual o produto pertence (material de limpeza, grandeza, leveza, mantimento e outros). Geralmente os de grandeza ficam por baixo no palete, e, os de leveza, ficam por cima no palete.

Funcionamento

Informar uma Descrição do Tipo de produto, que é por default, incluído como Ativo.                         

Grade (Dados Logísticos)

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WMS/Cadastro/Grade

Descrição 

Informações relacionadas à Logística do produto, voltadas para o planejamento da armazenagem, distribuição de produtos, disponibilização no lugar correto, na hora e na quantidade certa.

Funcionamento

A tela é aberta no formato de lista contendo os dados pertinentes à Logística do produto com as colunas de Produto, Grade, Descrição, Código no Fabricante, Mínimo, Máximo e Falta Dado Logístico (Existe  uma função que verifica se faltam dados logísticos para o produto: lastro, camada, local de armazenagem, corte,shelf life, restrição nível max, restrição blocado max, capacidade picking, embalagem master, embalagem expedição, tipo de produto, tipo de estrutura pulmão, tipo de endereço pulmão). Alerta sobre o que falta ser completado para que o produto possa ser gerenciado em perfeitas condições.

As informações da Capa, são exibidas de forma organizada, dentre elas:

O notebook da Grade é expandido com as abas do seu cadastro básico, Locação, Código de Barra, Código do Fornecedor, Relacionamento entre Grades e Dados Logísticos.  

Para esta última proceder da seguinte forma:

     Campos Calculados e não editáveis:
                 norma = lastro * camada 

Para cálculo do volume as informações na Embalagem devem estar preenchidas:

 Para cálculo  do peso a informação do peso bruto na embalagem deve estar preenchida, além                        das Embalagem master (recebimento) e Embalagem de venda (expedição), que são comparadas.

Se for informado zero, não é restringido, é picking. O nível de picking é somente para recebimento, para       endereçamento são utilizados os demais.

Além da verificação se está vazio, e, se cabe a mercadoria, checa as restrições de níveis.

=> Para maior facilidade existe a opção de Exportar as informações logísticas dos produtos para Excel:

  • Código
  • Descrição
  • Grade
  • Rua
  • Prédio
  • Nível
  • Apto
  • Qtde
  • Emb. Master
  • Descr. Emb Master
  • Capacidade
  • Picking
  • Código de Barras
  • Tipo Endereço picking
  • Tipo Estrutura Fracionado
  • Largura
  • altura
  • comprimento
  • peso da caixa máster.

Selecionar os produtos que deseja exportar (ou todos), clicar no botão "Mais", e, selecionar a opção "Exportar". No combo "Exportações salvas", selecionar o item "EXPORT_WMS_DADOS_PRODUTO_CSV" e clicar no botão "Export To File" (exportar para arquivo).

Restringir

Não Restringir

  • Não é necessário que todo endereço de picking seja nível 00, e, que todos os endereços de pulmão sejam diferentes do nível 00. 

Veículos

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WMS/Cadastro/Veículos

Descrição 

Estão envolvidos nas operações de recebimento e expedição, controlados na entrada e saída do transporte da carga.    

Funcionamento

Informar a placa, uma descrição(nome do veículo), marca e modelo obrigatoriamente. A marca e o modelo podem ser pré-cadastrados ou podem ser inseridos no momento deste cadastro.

Para completar as informações preeencher o Ano de Fabricação, Ano Modelo, Carga Máxima (Kg), Altura(m), Largura(m)  e Profundidade(m) máxima da carga(carroceria), Motorista, Combustível, Centro de custo relacionado ao veículo, Proprietário do veículo, Tipo Veículo, Tipo de carroceria (Ex. Baú), Quantidade de paletes, Volume (m3), Nr da Montagem de carga e Veículo em viagem.

O Tipo de Combustível do Veículo pode ser:  Álcool, Gasolina, Diesel, Gás, Elétrico, Flex.  

Restringir

  • Ao salvar o veículo, é verificada a quantidade de paletes, que não pode ser inferior a 2. Caso não informe o sistema acusa: 'Ocorreu um erro validando o(s) campo(s) Quantidade de paletes: A quantidade de paletes não pode ser inferior a 2 (dois).' 
  • Para cálculo do volume os valores 'Altura (m)', ' Largura (m)', ' Profundidade (m)' são verificados se correto.' 
  • A placa do veículo precisa ser única.                     

Não Restringir

Usuários (Coletor)

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WMS/Cadastro/Usuários (Coletor)

Descrição 

O usuário informado deve possuir permissão para o coletor informado.   

Funcionamento

 Informar um Usuário, Login e Senha para módulo do coletor.

 No notebook na aba Permissões ocorrem os flags:

       'Sobrescrever endereço', se marcado, permite que o usuário possa fazer sobreposição de endereços.
       'Recebimento cego', se verdadeiro se recebimento cego total, não mostra a quantidade. As quantidades serao mostradas durante o checkout do recebimento.

 O usuário pode ser desativado.

 A transferência manual pode ser feita pelo coletor, e, o sistema transfere as mercadorias, ao confirmar o recebimento, transferindo os produtos.

O sistema exibe todas as OS's criadas e designadas para esse usuário, e, ao selecionar a OS o sistema abre a OS. Depois de digitados todos os produtos, e, após usuário sair da OS, a mesma é fechada.

Restringir

  • Este cadastro aparece somente se o Módulo Coletor estiver instalado.  
  • No módulo coletor, ao completar a conferência de um item, o sistema exibe a mensagem de item conferido.

Endereço de Armazenagem

Composição do endereço para armazenar os volumes de produtos. Orientação através de endereços físicos disponíveis dentro do depósito ou centro de distribuição(CD).

Endereços

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WMS/Endereço de Armazenagem/Endereços

Descrição 

O sistema dirige e otimiza a colocação no armazém, baseado em informações de tempo real sobre o status do uso dos endereços do depósito.   

Funcionamento

A tela de consulta é aberta no formato treeview, com o filtro de endereços no estado Livre para a lista. Apresenta o ícone para impressão da etiqueta e o percentual alocado para produto no endereço exibidos por endereço. Possui outras formas de visualização como o Kanban e formulário. Os campos exibidos são:

        Nr                  -> Número de Identificação 
        Endereço        -> Composto pela concatenação : 
                                   Depósito + '.' + Rua + '.' + Prédio + '.' + Nível + '.' + Apartamento 

             Depósito        -> centro de distribuição(CD) 
                   Rua                -> Sentido para deslocamento do endereço 
                   Prédio            -> Conjunto de níveis 
                   Nível              -> Andar do prédio 
                   Apartamento  -> Divisão do nível 

         Produto  

         Grade

         Estoque Atual -> Quantidade real no endereço 
               Entrada           -> Valor crédito reservado para acrescentar na quantidade 
               Saída               -> Valor débito reservado para diminuir na quantidade 
               Estoque Final  -> saldo 
               Validade         -> Validade em dias. 
               Estrutura 
               Nivel 
               Tipo 
               Utilizado 
               Status

O endereço alocado não permite alteração. Trabalha com volume. Somente usuários do grupo "WMS Manager" ou "Supervisor" têm permissão para alterar a quantidade do produto no estoque atual. Em algumas situações é necessário ajustar saldo de endereço, para que o supervisor ajuste o inventário informando  endereço com produto e determinado saldo.

O botão de "Reposição Manual" é habilitado no form quando o saldo está abaixo do ponto de reposição informado para o produto. Ao clicar realiza ressuprimento preventivo do picking, atualiza o estoque. O botão de ressuprimento preventivo só aparece em endereços de picking que estão com o saldo menor que a sua capacidade. 

Ao clicar para Imprimir Etiqueta são verificados:

É exibido o botão "Imprimir Etiqueta", que para funcionamento, o nome da impressora deve estar definido. 

O sistema permite imprimir uma faixa de etiquetas de endereço em uma só vez. Marcar as etiquetas desejadas, onde é exibida a opção Mais, selecionar "Impressão de etiquetas de endereço".


Ao marcar um registro na treeview ou entrar no mesmo, é habilitada a opção "Mais", com todas as possibilidades abaixo:


Para a opção "Ressuprimento preventivo" permite realizar para vários endereços.


Restringir

Manutenção de Endereços

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WMS/Endereço de Armazenagem/Endereços

Descrição 

Facilidade para criação automática dos endereços do depósito com padronização, partindo das informações necessárias para definição das faixas de endereço.  

Funcionamento 

Informar  obrigatoriamente depósito inicial, depósito final, rua inicial, rua final, prédio inicial, prédio final, nível inicial, nível final, apartamento inicial e apartamento final.

Selecionar o Tipo de nível, tipo de estrutura e tipo de estrutura. O lado poderá ser informado para estabelecer na geração do endereço se trabalha com os dois lados, quando não informado, ou, somente com o lado selecionado.

Os Tipos de Nível variam: 'Picking', 'Pulmão' ou 'Virtual'.

O Lado pode ser par/ímpar.

Por default o Sentido da Rua é 'Crescente', podendo ser alterado.

Criar para executar a Ação Criar Faixa. Por default, os endereços são criados como Livre.

Estas faixas geralmente não sofrem manutenção, podem ser reservadas. Se necessário deve-se criar novo endereço.

Estados

  • LIVRE 
  • OCUPADO 
  • RESERVADO

Restringir

  • Os lados podem ser selecionados como:  par/ímpar/ambos
  • Não podem ser criados Depósito, Rua, Prédio e Apartamento zero.
  • Ao cadastrar faixa de endereços, se houver sobreposição da mesma, o sistema emitirá mensagem informativa de que os mesmos não serão alterados.
  • O Número de Identificação é sequencial, e, se excluído não é refeita a faixa. Utilizado para identificação via coletor.
  • O usuário normalmente cria todos os endereços de picking de acordo com a quantidade de produtos existentes.
  • Os endereços de pulmão geralmente são gerados pelo sistema, a não ser que sejam dinâmicos.
  • Na cadastro de dados logísticos do produto ao deixar o endereço de Picking em branco o sistema assume que o produto tem o Picking dinâmico, alterar para que o usuário marque se quer que o produto seja Picking dinâmico ou não, se o usuário não marcar picking dinâmico e não informa um endereço, apontar esse produto na aba de Falta dados logísticos 
  • Se não houver endereço de picking informado, o sistema não assume que é picking dinâmico. Se o usuário deseja que o produto seja Picking dinâmico, marca como dinâmico.
        ==> Se sabe o endereço, informa o mesmo.
        ==> Se ainda não sabe o endereço, o produto é apontado com divergência na aba de Falta dados logísticos. Desta forma, no recebimento o sistema identifica qual endereço está vazio, e, qual endereço mais próximo. Se não encontrar cria endereço virtual.
  • O Endereço não é recriado. 

Não Restringir

Sentido da Rua

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     WMS/Endereço de Armazenagem/Sentido da Rua

Descrição 

   Manutenção do sentido da rua para depósito e rua respectivamente.  A ordem sequencial crescente das ruas e o sequenciamento de ruas devem ser obedecidos, subindo por uma e descendo por outra, obedecendo o sequenciamento numérico.

Funcionamento

     Informar o depósito e a rua com respectivo sentido, e, confirmar a alteração.
    O sistema altera automaticamente no endereço o sentido da rua.

Ocupação do C.D.

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    WMS/Endereço de armazenagem/Ocupação do C.D.

Descrição 

   Demonstra por rua a quantidade de paletes armazenados por tipo de endereço com a quantidade existente e percentual representativo.

Funcionamento

      Lista as informações de qual a rua, quantidade de picking na mesma, quantos deste ocupados, percentual que representa, quantidade de pulmão, quantos ocupados, percentual que representa e quantidade de endereços virtuais, quantos ocupados, percentual que representa.

LayOut



Transferência Automática

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WMS/Endereço de Armazenagem/Transferência Automática

Descrição

Realiza a mudança de item de um endereço virtual para outro não virtual.

Funcionamento

O processo ocorre inicialmente com a busca dos Endereços virtuais ocupados utilizados na transferência. 

Na transferência automática via coletor, é digitada uma quantidade pelo usuário, até que coincida com o valor esperado pela aplicação. O coletor retorna ao campo referente à entrada do código de barras prevendo a contagem/conferência de um novo produto. 

      Se maior que zero, há movimentação. 
      A tela exibe as informações de:

  •          Endereços virtuais ocupados, Total de enderecos virtuais ocupados que sofrerão movimentação. 
  •          Endereços livres, Total de endereços livres que receberão as quantidades dos endereços virtuais. 

A ordem de serviço é criada como 'Transferência automática. Movimentação de itens de endereços virtuais para pulmão.'

Busca por um endereço (físico) livre. 

Respeita o tipo de estrutura dos produtos. 

   Se não encontrar, a Quantidade de endereços livres é menor que virtuais ocupados.

         Busca Primeiro endereço (Pulmão) livre.
      Insere as Transferências automaticamente transformadas em movimentação para que a ordem de serviço possa ser criada.
      Efetiva a criação da ordem de serviço.   
      Uma mensagem de aviso, contendo o número da OS, é emitida sempre que houver ação de "transferência automática". Informa se houve ou não a criação de ordem de serviço em função da movimentação de endereços virtuais para pulmão livre.
      O sistema não completa os pulmões que estão ocupados, mesmo que eles não estejam completamente cheios. Somente o picking é completado. Procura sempre por um endereço de pulmão vazio, sem se preocupar com os que estão parcialmente ocupados.

O sistema informa como log : "Não existem endereços suficientes para realizar a transferência."   

Nota:  Nos formulários onde é possível editar e salvar, é habilitado Botão Atualizar na barra de Status na parte superior à esquerda dos mesmos.
O Sistema salva os históricos na transferência automática.
Na situação em que houver produtos em endereços virtuais cujo o tipo de estrutura for diferente dos pulmões livres, o sistema comunica ao usuário da ocorrência. 

Ordens de Serviço

Esta rotina tem por finalidade gerar uma ordem de execução de serviços, independentemente de documentos de entrada e saída, identificando as sequências para gerenciamento do armazém. As OS's no WMS são para recebimento de mercadorias.

Recebimento 

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WMS/Ordens de Serviço/Recebimento

Descrição

Identifica e seleciona o recebimento a ser processado, indica os itens e quantidades a serem recebidos, imprime e identifica o produto, confirma o recebimento da quantidade de cada produto e libera os itens para estocagem. Nessa etapa, todos os os itens/volumes são devidamente conferidos, e, caso haja qualquer inconsistência, ficará registrado em sistema. O recebimento de mercadorias é responsável por assegurar que o vendedor entregou o produto certo, em boas condições, nas quantidades certas e no momento certo. 

Funcionamento

A tela é aberta no formato Lista com as OS's nos estados Esboço/Criada/Aberta. O Contador é exibido na lateral do menu à esquerda, identificando a quantidade de OS's de Recebimento & Endereçamento pendentes de alguma ação. Estas OS's são criadas para recebimento de mercadorias. 

Na Capa são apresentados a Descrição da ordem de serviço,  que vem por default com o texto 'Recebimento de mercadorias', podendo ser alterado, e o número do Box digitado, local de chegada dos caminhões. Caso o Box de recebimento XX, esteja em uso por outra Ordem de Serviço, o sistema não permite continuidade do processo.                                          

Apresenta notebook com as abas Notas Fiscais de Recebimento,  Itens do Recebimento,  Itens de Endereçamento, Responsáveis e Histórico.

No Estado Esboço, ao salvar a OS, é carregado o Nr da ordem de serviço, composto por 'REC-' + '<ANO>' + '-' + '< Sequencial com 6 dígitos>'.  

Para criação de uma OS, pode ser gerada a partir de uma Nota Fiscal de Entrada(Recebimento) oriunda do SIGGestão(Integração) ou confeccionada no próprio SIGERP, podendo juntar as notas dos produtos para entrada. Na aba Notas Fiscais de Recebimento, editar e clicar no botão "Adicionar", onde é aberta janela para seleção da Nota Fiscal de Recebimento, faz a conferência cega para marcar a(s) Nota(s), juntar os produtos para entrada, e, confirmar a seleção. Esta etapa pode ser realizada também ainda no estado de Esboço. Aponta as divergências para mercadoria validada.

Ao clicar no botão Criar, o(s) item(ns) são carregados na Aba de Itens do Recebimento, a OS passa para estado Criada, é preenchida Data de criação, e o campo para seleção do nome de Conferente é exibido para a próxima fase. Ao preencher o Conferente e clicar para Abrir a OS, a Data abertura é exibida preenchida, são exibidos a Contagem automática, iniciando em 1, Status da contagem, por default Aberta, e, o botão Fechar Contagem. Na aba de Itens do Recebimento são exibidos o Produto,  Grade do Produto, 

Quantidade na Nota Fiscal, Embalagem do Produto,  Quantidade total na Nota Fiscal, Quantidade de produtos informada na contagem, Quantidade de produtos avariados (em unidades), Data da validade do produto informada na contagem, Data da digitação do recebimento "cego", Status do recebimento e Falta dado logístico. Ao realizar um recebimento de produto o sistema traz a grade automaticamente de acordo com o código de barras. Ao bipar um código de barras pelo coletor, de um produto que tenha grade, o sistema busca a grade, respeitando o código de barras.  

Para Abrir a Ordem de Serviço é necessário que não exista nenhum dado logístico faltante para item, pelo menos um responsável pela execução da Ordem de Serviço na aba Responsáveis, clicar em Adicionar para inclusão, além do Conferente, Usuário responsável pela conferência no checkout.

No coletor, a descrição do item ao realizar a leitura do código de barras aparece conforme descrição da grade definida no parâmetro do estoque. Se o parâmetro estiver definido "Apenas grade", a descrição do item exibe a descrição da grade. Entretanto, se o parâmetro estiver definido como "Produto + grade", a descrição do item exibe a descrição do produto.

Com a Ordem de Serviço Aberta, na aba Itens do Recebimento, deve ser realizada a Contagem para Conferência. Apresenta as informações de Item, Grade, Quantidade na Nota Fiscal, Quantidade contada, Quantidade avariada, Data de validade, Status e Falta dado logistico. Para tal, clicar sobre o item desejado, é aberta janela de Itens, o Contador inicia automaticamente com 1, e, exibe a Quantidade na Nota Fiscal, a Embalagem. Somente as notas de entrada são consideradas. Esta conferência é feita pelo coletor através da leitura do código de barras, e, informada manualmente, Contagem Cega. A Quantidade Contada, Quantidade Avariada e a Data de Validade devem ser informadas. O sistema valida se a soma das quantidades (contada + avariada) difere da quantidade na nota fiscal. Ao digitar ou bipar o código de barras de uma embalagem com mais de uma unidade, o sistema carrega na tela X_quantidade_da_embalagem, por exemplo, uma embalagem com 10 unidades o sistema traz o campo para digitar a quantidade, em seguida, o campo é preenchido X 10. O item é verificado até não possuir avaria. Valida também:

  •  Se Shelf Life incorreto. É verificado o % shelf life informado para item sobre o tempo de validade em dias. Para que o produto seja colocado no mercado deve atender a data de validade registrada no item.
  • Validade (em dias) 
  •  Se Produto sem validade em dias. 
  •  Se Data de validade não informada ou a data é inválida 
  •  Caso contrário o Shelf_life está OK.
  • A quantidade contada é comparada com a quantidade da nota fiscal considerando unidades simples. Ou seja, para validar uma contagem, a quantidade na nota é multiplicada pela quantidade na embalagem, e, comparada à quantidade contada (sempre em unidades simples). Se a quantidade no coletor for menor o sistema registra esta quantidade e volta para o campo código do item. 
Se ao realizar contagem, ocorrer divergência ao informar a data de validade, o sistema avisa, mas, permite confirmar a contagem. O botão para Fechar Contagem é exibido, e, mesmo a contagem estando Divergente, fica em Vermelho, é permitido Fechar Contagem; ficando esta como Divergente. As divergências podem ser impressas através do botão "Imprimir Divergências". Realizar Nova Contagem e acertar a data de validade do item informada até que a contagem fique OK.
No recebimento, se somente um item ficou divergente, ao reabrir a contagem, o sistema abre a recontagem somente da divergência. 

 

O botão Abrir Contagem é habilitado novamente, e o processo continua, "Abrindo" e "Fechando Contagem", quantas vezes forem necessárias, desde que a sequência de Conferentes associadas seja distinta. A partir daí é emitida mensagem para alertar o usuário. O contador é incrementado do número de vezes necessários para Contagem, até que, o item não apresente avaria, o Status do Item de Recebimento vai para OK, e, o botão Abrir Contagem não é mais disponibilizado. Este processo é feito para todos os itens. O Status da Contagem vai para Fechada. A contagem no recebimento de um produto é fechada indiferente se o tipo de pulmão é inteiro ou não.

Após Conferência, a aba de Itens de Endereçamento, é carregada com o(s) Item(ns), o endereço alocado segue uma ordem definida de acordo como o registrado no item. A prioridade é o armazenamento no picking e envio do excesso para o pulmão. O sistema completa o picking do produto, para então armazenar saldo para os pulmões. Para realizar o endereçamento do coletor, a contagem deve estar fechada e todos os itens de recebimento ok. Ao fazer o endereçamento dos produtos pelo coletor, ao informar a quantidade de produtos o sistema carrega o campo "x unidades da embalagem" como no recebimento, considerando o código de barras não somente unidade, mas, caixa e outras. Se o item possui picking dinâmico, é checado se há endereço dinâmico criado e liberado, caso contrário, é criado endereço virtual. Este endereço provisório, começa com 99, não é físico, é assumido pela grade do item. O botão Endereçar Item é disponível por registro da treeview, ou, se for o caso, pode ser acionado o botão Endereçar Todos, onde serão endereçados todos os Itens de uma só vez. O endereçamento aloca quantidades em endereços corretos.

Na expedição o sistema verifica se o produto é marcado como picking dinâmico, e se tem endereço cadastrado, para que ao emitir os mapas, o mesmo não saia com endereço em branco. 

Pode ocorrer bloqueio de lado ímpar para a rua, então ao receber um produto, o sistema observa o endereço de pulmão mais próximo do picking para colocar os produtos, levando em consideração a sequência lado par, lado impar, e vice e versa. Estando o lado ímpar bloqueado, ao deparar com este endereço bloqueado, o sistema volta para o lado par e armazena o produto. Não utiliza o virtual. A ordem para os itens endereçados obedece o nome do endereço, não o nome do produto.

      Na contagem de inventário, o saldo é atualizado da mesma forma nas digitações do primeiro produto e demais produtos com os mesmos valores ao fechar a contagem.

Posicionar sobre registro, clicar no botão para Endereçar Item, é aberta janela de Itens de Endereçamento, com a  Embalagem,  Data de validade e Endereço já preenchidos por default. Salvar o endereçamento, onde o flag de Endereçado é marcado, desaparece o botão Endereçar Item, e, o botão para Fechar a OS está habilitado no header da tela.

REGRA DE NEGÓCIO para endereçamento:

O sistema procura o endereço de pulmão (livre) mais próximo possível do picking respeitando a seguinte hierarquia,  movimentacao horizontal:

1. Endereços livres com o mesmo tipo de estrutura de pulmão (dados logísticos);

2. Endereços livres com o mesmo tipo de endereço de pulmão (dados logísticos) respeitando a hierarquia definida no cadastro de tipos de endereço (do MENOR para o MAIOR); 

3. Os endereços não podem estar bloqueados ou envolvidos em qualquer tipo de movimentação/transferência; 

4. Caso não encontre um endereço no mesmo prédio que o do picking, o sistema localiza o mais próximo, primeiro no mesmo prédio do picking,

não encontrando passa ao prédio à esquerda do endereço de picking; 

não encontrando, procura no prédio à direita do endereço de picking;

não encontrando passa para o prédio imediatamente a frente do lado oposto e

assim segue, sucessivamente trocando níveis, prédios e ruas até que todos os endereços do C.D. sejam conferidos.

5. Se não encontra nenhum endereço livre, o sistema endereça o produto em um endereço de pulmão virtual.

6. Se não há endereço virtual livre (qualquer um) o sistema cria automaticamente um novo endereço virtual e aloca o produto. 

7. Se o endereço de picking destinado ao produto for um endereço virtual, o sistema endereça em pulmões virtuais, mesmo que haja endereços livres, pois, endereços virtuais não possuem tipo de estrutura e nem tipo de endereço. Desta forma, é observado se o endereço de picking do produto do recebimento em questão é ou não um endereço virtual. Caso seja um endereço virtual, observe a regra de endereçamento nr. descrita acima.

O Sistema só libera o picking dinâmico do produto, se o mesmo não tiver mais saldo nenhum nos pulmões, ou seja, o saldo do produto no sistema igual a 0.

Para as etiquetas de palete é impresso um número sequencial para cada palete que precisa ser endereçado. Este número é para que mais de um usuário consiga endereçar produtos de uma mesma ordem de serviço. Para cada palete, é gerado um número diferente. No coletor, para realizar a leitura deste código segue o processo:

-> Clicar no endereçamento onde são exibidas as ordens de serviço criadas.

-> Informar a ordem de serviço, solicitar o número existente na etiqueta do palete, código do produto a endereçar, para validação se o produto levado é o correto.

-> Mostrar o endereço a ser levado, solicitar o endereço para confirmação e a quantidade.

Se no recebimento de mercadoria, o endereço é trocado, o sistema endereça correto, e, fecha a OS. Ao consultar os endereços, o endereço antigo fica desbloqueado com o saldo de entrada atualizado, e, o endereço novo fica como bloqueado e com saldo também atualizado.

Ao criar a OS de reabastecimento de picking o sistema obedece os critérios de Validade, menor quantidade e menor distância.

Em situação normal de recebimento de produto (fracionado) as unidades são acrescentadas ao picking, mesmo quando a quantidade excede a capacidade. No caso de receber produtos fracionados,  o sistema não endereça a fração para o pulmão, força para o Picking. O sistema efetua o complemento do picking com a quantidade fracionada somente se estiver vazio. 

Ex: se no Picking cabem 20 produtos, e, no recebimento foram 42 produtos, o sistema coloca 22 no Picking e 20 no pulmão. 

O ressuprimento do picking não é realizado se o produto estiver com "flag" de crossdocking marcado. Quando desmarcado o sistema solicita ressuprimento de picking, se o produto for fracionado, é obedecida esta fração. Porém, se o produto estiver marcado como 'Crossdocking', não implica em dado logístico faltante. Produtos que não possuem endereços de Picking aparecem com dados logísticos faltantes, quando o produto for Crossdocking. 

Se o produto é vendido como embalagem master e expedição diferentes, porém, o flag fracionado não está marcado, o sistema não envia para checkout. Tanto na situação de solicitação com somente uma embalagem (recebimento ou expedição), quanto para duas solicitações ao mesmo tempo, o sistema não envia para o checkout. 

Na aba Histórico são registradas as Ações relacionadas ao processo de Contagem, Mudança de Status da Ordem de Serviço e outras etapas de informação importante a serem armazenadas. Quando o coletor é utilizado o sistema gravando nos logs, o usuário que está logado no coletor.

 

Ao marcar um dos registros na treeview, são exibidas as funcionalidades ilustradas acima.

Para Pesquisa como nas outras telas, podem ser elaboradas as visões de acordo com os campos disponíveis, com opção de exportar para arquivo cvs ou excel, e ainda imprimir o pdf gerado.  


As informações logísticas faltantes dos Produtos podem ser visualizadas através do relatório acima demonstrado na opção Print "Produtos sem dados logísticos". A sigla da grade pode ser visualizada após o  "Item" deste relatório.

   

Para visualizar o Recebimento com seus itens e quantidades no estado em que se encontram, ocorre a facilidade da impressão da consulta, conforme layout acima. Opção Print "Recebimento". 

 


Para gerar o Relatório de Ordem de Serviço Endereçamento deve existir item de endereçamento. Neste caso, é exibido o endereçamento ilustrado acima, na ordem dos endereços. Opção Print "Endereçamento". O sistema considera tanto produtos fracionados, cuja quantidade não enche um pulmão, quanto a quantidade não fracionada, para embalagem de venda.

 


Para emissão da Etiqueta de Palete, os itens de endereçamento devem estar registrados. Opção Print "Etiquetas de Palete", etiqueta 4 x 8. Informa também o lastro, camada e norma. O nome do conferente também é exibido na etiqueta de palete. É emitida uma etiqueta para cada palete, e, não uma etiqueta para cada endereço. Busca o produto que está no endereço com a descrição da grade. O código DUN(código de barras de 14 dígitos utilizados em container, caixas de transporte, paletes, etc e permite comerciantes, varejistas e atacadistas a verificação e baixa de múltiplas unidades de produto de uma só vez) e EAN são diferenciados.

Identificadores das etiquetas:

  • %(__endereco_numero__)s para o número (id) do endereço; 
  • %(__endereco_nome__)s para o nome do endereço. Ex: 001.001.001.000.001
  • %(__capacidade__)s para a capacidade do picking;
  • %(__deposito__)s para o número do depósito; 
  • %(__rua__': para a rua;
  • %(__predio__)s para o número do prédio;
  • %(__nivel__)s para o nível;
  • %(__apartamento__)s para o número do apartamento;
  • %(__produto__)s para a descrição do produto (sem acento);
  • %(__produto_codigo__)s para o código do produto; 
  • %(__norma_palete__)s para o valor da norma palete do produto;
  • %(__emb_master__)s a sigla da embalagem master (recebimento);
  • %(__emb_venda__)s a sigla da embalagem venda (expedição); 
  • %(__codigo_ean__)s código EAN (embalagem venda/expedição) e
  • %(__codigo_dun__)s código DUN (embalagem master/recebimento).

O módulo coletor permite realizar a separação de itens cujo código de barras não corresponda ao item da ordem de serviço. O sistema verifica se o produto corresponde a ordem de serviço independentemente da embalagem selecionada. O fator multiplicador da embalagem é utilizado para determinar a quantidade separada.

Estados

  • Esboço -> Estado Inicial para registrar a descrição e box do Recebimento. Neste estado pode ser vinculada a nota fiscal, ao salvar é criado número da OS. Permite Cancelar a OS.   
  • Criada  -> Estado onde são carregados os itens para recebimento, gravada a data de criação. Permite Abrir ou Cancelar a OS. 
  • Aberta  -> Necessário ter o conferente e os itens sem nenhuma pendência de informação logística. A(s) Contagem(ns) são realizadas com alternância de conferente, se for o caso, até que as quantidades sejam válidas, a conferência esteja ok. Então, é habilitado botão para Fechar a Contagem, quando todos os itens estão para endereçamento. É permitido Fechar ou Cancelar a OS.  
  • Cancelada -> Impedida qualquer alteração na OS, somente habilita a criação de uma nova OS. Ao cancelar o recebimento o sistema volta o saldo dos endereços.   
  • Fechada    -> Encerrado o recebimento. Pode ser realizada a montagem de carga dos itens respectivamente. É permitido somente criar uma nova OS. 
  • Restaurar para Esboço -> Possibilita restaurar a OS de recebimento para esboço. 

Restringir

  • Se houver item faltando dado logistico a Ordem de Servico não é fechada. 
  • Para que as Notas Fiscais de Recebimento apareçam na OS, é necessário que no parâmetro de Estoque na aba Recebimento, esteja informado o Status da Nota Fiscal utilizada no recebimento: Faturada ou Validada.
  • Item de Recebimento não pode ser excluído. 
  • A Data de validade do Shelf Life deve ser correta.
  • Se a Nota Fiscal de Recebimento estiver sendo utilizada em outra Ordem de Serviço, o sistema acusa. 
  • Ao cancelar a OS no estado de Esboço, o sistema avisa que a operação de cancelamento da ordem de serviço não poderá ser desfeita, e, pede confirmação para prosseguir. 

Não Restringir

Movimentações

Menu

WMS/Ordens de Serviço/Movimentações

Descrição

Este processo ocorre quando a mercadoria é retirada de um endereço ocupado, pulmão ou picking, para um endereço livre, pulmão ou pickingAs transferências são associadas à uma O.S. informando um serviço de transferência e os endereços de ORIGEM/DESTINO. Ocorre a transferência de um endereço virtual para dinâmico.

Funcionamento

No estado de Esboço, os dados da Capa são informados, uma descrição para a ordem de serviço, ao salvar é gerado número da OS para movimentação.  

Na aba "Solicitações de Transferência", deve ser informada pelo menos uma transferência, que inicia como "criada". Em Esboço, são selecionadas as solicitações de acordo com a capacidade e necessidade, com um endereço onde o item se encontra e o endereço livre para onde irá. Contêm as informações de Endereço de origem, Endereço de destino, Embalagem, Quantidade, Data da solicitação, Solicitante, Data da Transferência, Responsável pela transferência e Status.

Na movimentação manual o sistema realiza testes nos endereços de origem e virtuais, para designar o destino. 

Regra de negócio: 

 1. Movimentação de pulmão para pulmão -> O sistema verifica se ambos os endereços estão bloqueados, e, se não estiverem, o sistema verifica se o endereço de destino tem o mesmo produto da origem, ou, se está vazio. Permite a movimentação até o total da quantidade na origem.  

2. Movimentação de picking para pulmão -> O sistema verifica se ambos os endereços estão bloqueados, e, se não estiverem o sistema verifica se o endereço de destino tem o mesmo produto da origem ou se está vazio. Permite a movimentação até o total da quantidade na origem.

3. Movimentação de pulmão para picking -> O sistema verifica se ambos os endereços estão bloqueados, e, se não estiverem a movimentação só é efetuada, se, e somente se, o destino (picking) for do mesmo produto do pulmão. Se o saldo não ultrapassa a quantidade permitida do picking. Permite colocar somente a norma do picking. 

4. Movimentação de picking para picking -> o sistema considera endereço virtual na origem, e quando há troca de picking, troca no cadastro do produto também para que não fique com 2 pickings.

     O módulo coletor contempla além da criação de ordens de serviço de transferência (movimentação), a carga de ordens de serviço de movimentação já criadas para seleção, confirmação dos itens de movimentação  (endereço de origem e endereço de destino e quantidade), para efetivação da movimentação do produto entre os endereços, e,  fechamento da respectiva ordem de serviço. Esta funcionalidade é semelhante ao recebimento e endereçamento, com o endereço de saída e o endereço de destino, já com estas informações.

       Com pelo menos uma solicitação, clicar no botão Criar. O estado da OS passa a Criada e a data de criação automaticamente é gerada na capa. Na criação da ordem de serviço de movimentação o sistema verifica se há movimentação nos endereços. Se houver alguma movimentação, o sistema não permite a criação e apresentada uma mensagem informando em qual endereço existe movimentação. 

     Para Abrir, na aba "Responsáveis",  deve conter pelo menos um responsável pela Ordem de Serviço. Clicar em Abrir, o estado altera para Aberta e a Data de Abertura é gravada. O estado das solicitações de transferência vai para "Pendente".

 O estado das solicitações de Transferência deve ser "Efetuada" ou "Cancelada" para fechamento da OS. Em edição informar a data e o responsável da transferência, o status é alterado para "efetuada".  

Ao tentar fechar a movimentação o sistema verifica se existem transferências que ainda não foram efetuadas para a Ordem de Serviço. Clicar em Fechar, se OK, o estado transita para Fechada; a Data de Fechamento é carregada na capa. Na efetivação da transferência valem as consistências:

  •       Troca a data de validade se a validade do item de origem for menor que a validade do item destino, ou seja, compara as datas de validade e assume a menor data. 
  •       Se não houver data de validade destino informada, a validade destino = validade origem. 
  •       Senão se a validade origem < validade destino, validade destino = validade origem. 
  •       Subtrai a quantidade no item quantidade origem. 
  •       Soma   a quantidade no item quantidade destino. 

 A aba Histórico só é preenchida quando a leitura é efetuada pelo coletor/console.                                            A Ordem de Serviço não pode ser excluída, apenas cancelada.  


Ao marcar um dos registros na treeview, são exibidas as funcionalidades ilustradas acima.

Para pesquisa como nas outras telas, podem ser elaboradas as visões de acordo com os campos disponíveis, com opção de exportar para arquivo cvs ou excel, e ainda imprimir o pdf gerado. 

    Para gerar o Relatório de 'Mapa de Abastecimento' deve existir item de movimentação. Neste caso, é exibido o endereçamento ilustrado acima. Opção Print "Ordem de Serviço de Movimentação". 


Estados

  • Esboço      -> Estado Inicial onde ocorre a identificação da OS e as solicitações podem ser vinculadas à OS, na aba Solicitações da Transferência. Botões Criar e Cancelar habilitados.
  • Criada       -> Com pelo menos uma solicitação vinculada à OS, a OS pode ser criada. Data de Criação preenchida. Botões Abrir e Cancelar habilitados.
  • Aberta       -> Possui pelo menos um responsável, as solicitações transitam de criada -> Pendente. Data de Abertura preenchida. Botões Fechar e Cancelar habilitados.
  • Cancelada -> A operação de cancelamento da ordem de serviço não pode ser desfeita e necessita de confirmação.  
  • Fechada    -> Solicitações de Transferência Efetuadas ou Canceladas, Data de Fechamento preenchida. Não é possível nenhuma operação nesta etapa.

Separação

A paletização e a embalagem de paletes, são de extrema importância para a segurança de um produto no ponto mais alto do seu valor agregado, para o fornecimento e utilização pelo cliente, assim como para o aumento da rentabilidade da linha de embalagem. Nesta etapa são checadas todas as regras, trabalha com OS, dados logísticos, parâmetro palete e parâmetro caixa.

 Se for por rua, o campo do tipo de cálculo sera desabilitado.

Menu

WMS/Ordens de Serviço/Separação

Descrição

     Pode ser Paletizada por Carga ou Paletizada por Rua.

   Paletizada por Carga, os paletes são considerados na indústria em geral, e, de bens de consumo em particular, importante equipamento de movimentação e armazenagem de cargas unitizadas. A unitização de cargas visa à criação de regras para que os diversos produtos guardados em um armazém possam caber dentro desse palete, e, dessa forma, transitar por todas as estruturas de um armazém. Devem ser projetados de acordo com as características da carga e dos equipamentos de movimentação, transporte e armazenagem. Produto certo no local, na hora e nas condições adequadas. 

     Paletizada por Rua, técnica adaptada através de layout do armazém, na determinação do percurso através de Rua, por onde transitam veículos e pessoas, na paletização. O formato é diferenciado ao gerar o Mapa de Separação, baseado na sequência da rota para ordenação.

Funcionamento

A tela é aberta com as separações a serem realizadas, no status Criada, com uma ordem de serviço associada, apresentando os dados de código de barra, para leitura e conferência do coletor. São exibidos na treeview,  Nr Itens fracionados, Data de Criação, Data de abertura, Data de fechamento, Data de cancelamento, Rua e Status.

 Existe a regra de acesso para separação fracionado e, onde somente o gestor pode realizar todas as operações nesta tela. 

  Os dados da Capa contemplam a Descrição da ordem de serviço, que concatena "Separação Paletizada por carga" + "-" + Tipo do produto, Box e Data de criação.
  Habilita o tipo de cálculo (carga ou veículo) se o tipo de separação for por carga.
  Para  abertura da Separação, informar pelo menos um responsável pela ordem de serviço na aba Responsáveis. Apresenta Nome, e-mail e Login do responsável. Ao clicar para Abrir a Separação é gerada a Data de abertura e status altera para Aberta.
  Na aba de Itens da Separação são exibidos o Cliente, Palete, E.T.(Carrinho / Elemento de Transferência / E.T.), Caixa, Endereço, Item, Grade, Código de barra, Embalagem, Quantidade conferida, Quantidade cortada e Item conferido. Posicionar sobre a separação e clicar, onde é aberta janela para informe da Quantidade Conferida no processo manual para conferência.

    ==> Para a separação são checados:

    - Parâmetros do estoque (WMS) ;
    - Caixas de fracionado/Dados da carga;
    - Pedidos/Quantidade de clientes;
    - Verifica se dados do veículo supera dados da carga;
    - Se a quantidade de paletes nao for informada assume a quantidade mínima: 2;
    - Verifica se a quantidade de clientes é superior a quantidade de paletes do veículo;
    - Se opção de palete extra para produtos perigosos estiver marcada, o somatorio do peso e volume de todos os perigosos devem ser subtraidos do total da carga;
    - Verifica o saldo dos itens. Se houver item com saldo divergente a separação não pode ser realizada;
       - Item com saldo divergente
          - Pulmões utilizados
          - Endereços de picking a serem repostos
     - Clientes
        - Ordem de entrega dos clientes
        - Sequência de paletes de cada cliente
        - Nr do E.T e sequência de caixas no E.T.
        - Total de paletes utilizados
        - Número de paletes por cliente
        - Itens do cliente
          - Quantidade de itens fracionados de cada cliente
          - Consolida os pedidos do cliente
          - Ordena os itens pelo tipo de produto (grandeza, leveza, etc)
            - Se o cálculo utiliza dados do veículo, o número de paletes será sempre o número de paletes do veículo. Caso contrário, o número de paletes é calculado pela razão entre a carga do cliente e o peso do palete padrão (definido no parâmetro do WMS)
              - Razão número paletes do veículo por número de clientes
                Definição do parâmetro de quebra (peso ou volume)
                  Pode ocorrer Quebra padrão por:
                    peso 'P' ou quebra = 'V'  
         - Se for o último cliente e a quantidade total de paletes for ímpar, é somado um palete ao cliente.
         - Se a quantidade for igual a norma o endereço deve ser de pulmão. 

    Ao salvar a separação, o flag de Item Conferido é setado, e o botão Fechar é habilitado.
    Ao fechar a Separação, o status fica Fechada, a Data de fechamento é gravada. Automaticamente a Montagem de Carga associada à mesma Ordem de Serviço é alterada de "Em Separação para "Separada", quando todas as ordens de serviço da separação referente a ela estão fechadas. A baixa de estoque é realizada na finalização da montagem de carga. 
   Por rua, é permitido informar a quantidade conferida via coletor pelo sistema. O campo do tipo de cálculo é desabilitado neste caso de paletizada por rua.Na aba Itens de Separação são exibidos Cliente, Palete, E.T., Caixa, Endereço, Item, Grade, Código de barra, Embalagem, Quantidade conferida, Quantidade cortada e Item conferido.
    É verificado se a embalagem do item de pedido corresponde a uma das embalagens (master ou venda) cadastradas nos dados logísticos do produto.
    A aba Histórico são relatadas todas as incidências ocorridas no processo, com Ação, Data e Responsável pela ação.
          O status da montagem de carga para "Separada" deve ser alterado quando todas as ordens de serviço da separação referente a ela estiverem fechadas.
    Ao utilizar a conferência box no coletor paletizada por carga, as quantidades coletadas pelo coletor atualizam as O.S's no sistema. Atualiza o histórico do item, marca como conferido e coloca a quantidade contada. Ao informar a quantidade de produtos o sistema mostra em qual unidade é contada. 
    Ao conferir produto reduzido na conferência box pelo coletor o sistema também confere os itens com a menor embalagem. O coletor trata o total de quantidades do produto.
    Neste processo de separação de carga, na conferência de checkout o responsável e abertura da OS são automatizados. 
    Ao marcar um dos registros na treeview, são exibidas as funcionalidades ilustradas abaixo.
    



O "Relatório de Cortes" serve para orientar quem emite as notas de saídas, caso algum item pedido não estiver no estoque ou uma parte da quantidade ser cortada. A partir deste relatório, a pessoa que fez o DAV no SigGestão, deve alterar para emitir a nota. É necessário identificar o(s) item(s) que têm diferença de quantidade ou que não foram separados, comparar os itens e quantidades dos itens dos pedidos que foram selecionados para a separação, com a quantidade que foi separada. Nestas informações, são relacionados os itens que possuem diferenças com o código do produto, descrição, embalagem, quantidade do pedido, quantidade separada e quantidade do corte.


Restringir

  • A ordem de serviço não pode ser aberta se não houver responsável.
  • Ordem de serviço não pode ser excluída, apenas cancelada.   

Inventário

Menu

      WMS/Ordens de Serviço/Inventário

Descrição

Para geração do inventário não pode ocorrer OS aberta, não pode haver movimentação.

  • Lista Total   -> Gera o inventário de todos os endereços. 
  • Lista Parcial -> Por Rua/Endereço/Apartamento. 

Funcionamento

A tela é aberta com treeview contendo as colunas Grupos, Nr, Inventário nr, Data de criação, Data de abertura, Data de fechamento, Data de cancelamento, Nr. da contagem, Total de itens, Itens inventariados, % Inventariado, Divergência e Status. São relacionadas todas as OS's do grupo. Ao clicar para recontagem no inventário, o sistema altera o número de contagem das O.S que estão como divergentes. 

 Nos dados da capa são exibidos data criação, Ordem de serviço nr, número, Descrição da ordem de serviço, data criação, data abertura, data fechamento, data cancelamento,  Inventário nr, Contagem, Nr de impressões, Responsável e Inventariado.  
Possui filtro pelo número da OS.

Na digitação de item no inventário via coletor é exibida a quantidade da embalagem do código de barras como no recebimento.

No notebook são exibidas as abas Itens do Inventário e Histórico.

Para Itens do Inventário considera-se o Endereço, Item, Quantidade contada, Validade e status.

No HistóricoAção, Data e Responsável pela ação. 

Ao cancelar um inventário todas as ordens de serviço são canceladas, e, os endereços relacionados às ordens de contagem do inventário são desbloqueados.

LayOut

 

Ao marcar um registro na treeview ou entrar no mesmo, é habilitada a opção Print, com "Relatório de Contagem". Este relatório ilustrado acima, exibe as informações da contagem de inventário.

Estados

  • Esboço 
  • Criada 
  • Aberta 
  • Cancelada 
  • Fechada 

Divergências(Recebimento)

Menu

 Compras/Nota Fiscal/Divergências(Recebimento)

Descrição

  Esta funcionalidade permite liberar ou recusar a restrição gerada na nota fiscal. Ocorre uma mudança de status forçada da NF para validada, para que possa ser utilizada pelo WMS.

Funcionamento

   A tela é aberta na forma de visualização treeview, onde é evidenciado o número de notas fiscais de entrada divergentes na lateral direita do menu, com o contador atualizado. 

  Para uma nota fiscal de recebimento divergente, sem pedido, é gerada uma divergência na treeview, que deve ser editada, informada uma observação. Neste caso, é permitido Aceitar ou Recusar, a divergência da nota fiscal de recebimento.

    Ex:. "Excede na Nota Fiscal".

Carga & Separação

Montagem de Carga

Menu

WMS/Carga & Separação/Montagem de Carga

Descrição

 Registra a montagem da carga vinda de uma linha de produção para dentro do armazém. Na montagem de carga, é possível visualizar os itens de pedidos, designar um veículo específico para a entrega, designar um motorista específico para efetuar a entrega, montar carga com determinado tipo de produto. Retira a carga do CD e coloca no caminhão.

Funcionamento

A tela é aberta no formato Lista com as colunas Nr, Descrição, Data, Box, Peso Total (Kg), Volume Total (m3), Total de itens, Total de volumes e Status. Possui filtro para busca das cargas em Esboço, Criação e Em Separação.

Nesta etapa são sinalizadas as regras de compensação, master, grandeza/leveza.

Inserir dados da Capa em Esboço para Consolidação dos Itens, clicar em "Criar". 

-> Informar os Dados da montagem de carga:

  • um número e uma descrição para montagem de carga, uma identificação do Box(local) de expedição.
      -> Informar os Dados de Veículos necessários para transporte da carga:
  • Selecionar o Veículo e o Motorista obrigatoriamente. 

-> Resumo da carga 

  • São campos calculados o Total de itens, Total de volumes, Peso Total (Kg) e Volume Total (m3). 

O Status em que a Montagem de Carga se encontra é exibido no topo da tela.     

Ao salvar a Montagem de Carga ainda em Esboço, é gerado sequencial para Nrº da Montagem de Carga. 

Na aba Itens de Pedido, monta o Mapa de Separação de Itens, clicar no botão "Adicionar". O pedido deve estar validado, e ter passado pelo procedimento de Recebimento, apto para carga. Nesta seleção de pedidos para montagem de carga, o sistema valida se a carga(quantidade de itens) ultrapassa o número de paletes limite do veículo. Adiciona pedido. São exibidos na treeview o Pedido, descrição da grade, sigla da grade, Embalagem, Peso(Kg), Volume(m3), Cliente e o flag de Falta Dado Logístico, peso e volume dos produtos.  O palete é informado na montagem de carga no coletor na mesma OS, para evitar informar a cada produto contado. A Quantidade Pedida é exibida somente se em Estoque/Parâmetros na aba Separação em Checkout, o campo 'Mostrar Quantidade' estiver marcado.      

      É verificado se existe pelo menos um item de pedido para montagem de carga.

          Consolida os itens por cliente.

          Separação do pulmão box ocorre de acordo com a norma:  

     - Após consolidar os itens da carga:

       verifica a quantidade de pulmão box a ser separada, 
             busca o total do item consolidado,
             divide pela norma palete,
             verifica quantos pulmões a serem separados,
             retira o peso e volume dos pulmões box separados,
             continua a montagem da carga. 

          Percorre os itens de pedido.

              Verifica se a carga possui algum item com dado logistico faltando.

              Faz a crítica de peso e volume.

              peso = embalagem.peso_bruto * qtde_pedida / qtde_embalagem

              cubagem = embalagem.cubagem * qtde_pedida / qtde_embalagem

               Percorre os itens do pedido para montagem da carga

                     Marca veículo 'Em Viagem'.      

                     Grava o nr. da montagem de carga nos pedidos.

                      Altera o Status da ordem de serviço para Criada.

    No mapa de separação o sistema traz os produtos por ordem de endereço, mesmo quando em mais paletes, o sistema obedece a ordem no palete dos produtos com endereço 1,2,3 e 4.

     Os cálculos efetuados na montagem de carga utilizam dados de peso e volume das embalagens nos dados logísticos dos produtos. A embalagem de expedição nos dados logísticos sempre utiliza a embalagem do local/locação para que o processo de separação não fique comprometido. É exibido na parte superior da aba de itens de pedido um aviso mostrando o nome do produto e a grade sempre que um produto é selecionado de um pedido e tem a sua embalagem diferente da embalagem cadastrada para local/locação. O Sistema obedece a embalagem de expedição marcada no parâmetro do estoque.

    É validado para os itens o Tipo de estrutura (pulmão) se o tipo de estrutura é compatível com o tipo de estrutura do endereço de picking. Para melhor identificação do item incompatível na mensagem faz referência ao código, descrição e grade do mesmo.

    Durante as alterações ocorridas nos Dados do Veículo e itens de pedido, o sistema critica se a carga não couber no veículo sem travar o processo de montagem de carga. Verifica também:

       > se o Total do peso excede capacidade máxima do veículo.

       > se o Total do volume excede cubagem do veículo.

       > se  o Número de paletes ultrapassa o suportado pelo veículo. 

       > se  o peso total dos itens selecionados supera o peso máximo suportado pelo veículo.

    Na Montagem de Carga é verificado em Parâmetros Estoque na aba Montagem de Carga se o flag 'Visualizar veiculos em viagem' com carga montada e definida está setado.     

Com estas informações carregadas o Estado da Montagem de Carga deve ser alterado para Criar, clicar no botão "Criar". Se o Item do pedido estiver ok, é carregado para aba de Carga com as informações adicionais de saldo e dados logísticos. Se for carregado em Vermelho, é alerta de que algumas das informações impede de realizar a separação. Verificar se o saldo do Recebimento é maior ou igual à quantidade pedida, e, demais se coerentes para realização do processo. 

Existe botão para remover todos os produtos, usado em casos da inclusão de produtos por engano, para evitar a remoção de um a um, ou, cancelar a montagem e criar outra.

A aba Carga apresenta na treeview, Item/Produto, Quantidade a ser separada, Saldo do item no estoque (C.D.)Peso (Kg), Volume (m3), Tipo de produto, que pode ser grandeza, leveza, outro. Possui os flags Fracionado, Embalado, Produto Perigoso e Crossdocking. Na estrutura utilizada em operações de CrossDocking, os produtos não são endereçados, ocorre urgência em armazenar uma mercadoria que já está chegando, aloca em um endereço virtual na parte mais baixa, não vai para box, precisa sair rápido. Logo após a descarga, eles são transferidos para outra doca e ficam a espera de um carregamento direto, sem precisar ser alocado em um endereço. O sistema segue uma ordem correta, verifica se o crossdocking ultrapassa o peso do palete.  

Na montagem de carga e nos relatórios referentes, é exibida a sigla da grade.

Clicar no botão de "Separação" para iniciar o procedimento. É aberta janela do Mapa de Separação, com o Tipo de Separação e Tipo de Cálculo a serem selecionados. Clicar em "Gerar". A separação é criada e exibida na aba se Separação onde os itens são ordenados pelo endereço, e, eWMS/Ordens de Serviço/Separação, há a associação à uma Ordem de Serviço, onde é permitido realizar o processo de Separação, o tipo pode ser:

Paletizada por Carga -> Exige Tipo de Cálculo.

                 por Rua    -> Inibe Tipo de Cálculo.

Na montagem de carga, após criação das OS's, é identificado estágio de abertura e separação da mercadoria, feita manual pelo mapa de separação. Após separação da mercadoria, a OS deve ser fechada para contagem do tempo de separação, em seguida, a etapa de conferência, realizada pelo coletor. Nesta conferência não são definidos os responsáveis, qualquer usuário tem esta permissão para realizar a conferência.

Ao realizar uma montagem de carga de pulmão box, contar uma OS e fechá-la, em seguida, cancelar a montagem, neste processo é observado que ao fechar a OS, o sistema libera o pulmão, e ao cancelar a montagem fica livre sem produto com saldo estornado. 

    As ordens de serviço de separação possuem o nome do separador, o início e o término da separação (visíveis apenas após a conclusão das ações). Ocorre um botão, disponível somente após a abertura da OS, inicia e termina a separação, e, realiza o registro das ações no histórico da OS. Para abrir a ordem de serviço de separação é necessário informar o nome do separador. A inclusão dos valores da quantidade contada e cortada feita pela "mesa", é restrita na finalização da separação. A liberação da OS para contagem pelo coletor ocorre somente após a finalização da separação.   

Na aba Separação possui a treeview com Nr da ordem de serviço, Carga, Itens fracionados, Data de Criação, Data de abertura, Data de fechamento, Data de cancelamento, Rua e Status. Neste processo, a separação é realizada de acordo com o tipo de embalagem em que foi pedido, e, os dados logísticos de embalagem Master e de Venda, refletindo no fracionamento ou não da carga. O sistema realiza a separação dos itens atendendo à norma palete, de como entra e sai a mercadoria. Para os itens que não atendem as condições, não é realizada a separação. Se na aba dados logísticos do produto, a opção "Fracionado" de um produto que tem embalagem master e  expedição diferentes, estiver desmarcada, o mesmo não vem para o mapa de fracionado na separação de carga.

Na montagem de carga o mapa de fracionados é quebrado por E.T e não por O.S., os itens são ordenados pelo endereço. Cada caixa é considerada uma OS diferente, e, ilustrada desta forma no mapa. O sistema pode colocar mais de um produto por caixa, dependendo do tamanho dos produtos. Para realizar a quebra de página pelo nº. do E.T., o mapa de separação difere em "Mapa de separação - Paletizado" e o "Mapa de separação - Fracionado".

Desta forma, são geradas as OS's onde há a movimentação da carga do endereço de picking para a entrega de acordo com o mapa de separação, e, outra OS com a movimentação do pulmão para picking, da quantidade retirada. 

     Se na montagem de carga for utilizado pulmão box, o sistema separa no endereço certo, pulmão, e o saldo dos endereços é gerado também no pulmão do produto. Na montagem de carga, se houver mais de 2 clientes o sistema gera os paletes e as OS's na ordem correta. Ex: cliente 1 palete 1 / cliente 2 paletes 2 3 4 / cliente 3 paletes 5 6 7 8. Somente no caso de Pulmão Box, a movimentação não é gerada, não é necessária reposição. Este processo deve ser conferido nos endereços, com confronto das atualizações de saldo de Entrada x Saída, respectivamente nos endereços ocupados pelo mesmo item, conferindo o estoque atual e estoque final. 

     O sistema avisa se não for possível gerar o mapa de separação, devido à existência de itens com saldo insuficiente.

     Se a quantidade solicitada na montagem de carga:

    => Menor que o ponto de ressuprimento, o sistema solicita ressuprir o picking. Neste caso, considera o ponto de reposição como o saldo do endereço, e não a quantidade pedida.

    => Maior igual, gera a ordem de movimentação de ressuprimento de picking.   

Ao finalizar uma montagem de carga o sistema coloca o saldo no endereço correto, para que ao retirar o estoque do pulmão o saldo não fique negativo. Desta forma, a baixa de estoque é realizada na finalização da montagem de carga.   

Se a montagem for por carga e por veículo, o sistema gera todos os paletes disponíveis do veículo de acordo com o que cabe no mesmo.  

A aba Movimentação possui  Nr da ordem de serviço, Descrição, Data de criação, Data de abertura, Data de fechamento, Data de cancelamento e Status. 

 

A aplicação permite conforme ilustrado acima, a facilidade através da seleção de pelo menos uma montagem e opção no Print disponíveis com a impressão desejada.

Quando opção "Mapa de separação ..." , emite a mensagem de acordo com a mesma selecionada "Mapa de separação não pode ser impresso. Não há ordens de serviço para itens fracionados ou paletizados". 

Neste relatório de "Mapa de separação", o sistema obedece a ordem dos paletes, palete 1 na primeira folha e em sequência. Apresenta os campos "Volume", "Peso" e "Cubagem".

     O relatório de "Romaneio de cargas" permite a impressão para cargas finalizadas. Utilizado entre matrizes e filiais para a transferência de insumos, mercadorias ou produtos que constam em estoque. As primeiras entregas têm que sair no início da página, seguindo a sequência até as últimas entregas ficarem no final, de acordo com a ordem. Separa por cliente, e, não por palete 

    Opção "Relatório de Cortes".

    

    É possível imprimir o "Relatório de conferência" de carga da montagem de carga com a quantidade de itens e a embalagem master.

Para a Montagem de Carga finalizada é permitido gerar a "Listagem do resumo da montagem de carga", relacionando dentre as informações: Placa, Tipo de veículo, Cliente, data da montagem da carga, Peso, Volumes, Quantidade de itens, % de ocupação (em relação ao cadastro no veículo dos fatores peso) e volume. Possui Filtro - Data, placa, cliente Totalizar colunas - número de viagens - peso - itens e volumes Se ocorrem mais de um veículo, é realizada a totalização por veículo. 

O relatório de "Pedidos efetuados" ordena os pedidos por ordem crescente.


Mesmo havendo produto e Crossdocking, na montagem de carga, nos relatórios sai o endereço do mesmo. 

Depois de finalizada a montagem de carga, o veiculo pode ser liberado para uma próxima montagem, desmarcar a opção de veiculo em viagem. Ao montar outra carga o sistema exibe o veículo disponível.  

Um ressuprimento de picking pode ser efetuado após a montagem de carga, o sistema gera OS. É realizado no estoque em função da demanda de posições de picking. 

Ocorre a opção mostrar produtos sem dados logísticos na montagem de carga, conforme caminho ilustrado acima.

Estados

  • Esboço -> Estado Inicial que deve conter a descrição da carga, box e veículo. Ao salvar Em Esboço, é gerado o Nrº da Montagem de Carga. Para que o Recebimento se torne uma OS, é necessário informar o item de pedido. Clicar para "Criar" ou "Cancelar".
  • Criada  -> Deve conter item de pedido, produto com todos os dados logísticos preenchidos.  Neste estado a montagem de carga pode retornar à condição de "Esboço", iniciar a "Separação" ou "Cancelar". Ao retornar para Esboço, desmarca veículo "em viagem" e remove o nr. da montagem de carga nos pedidos.
  • Em Separação -> Início do procedimento de Separação, que deve ser realizado em WMS/Ordens de Serviço/Separação. Quando a OS Em Separação atinge o status Fechada, a montagem de carga vai para "Separada". Somente a opção "Cancelar" é disponibilizada.
  • Separada  -> Após todos os itens de separação fechados, é disponibilizado botão "Finalizar" a Separação.
  • Finalizada -> Finaliza a montagem de carga, não podendo sofrer nenhuma alteração. 
  • Cancelada ->  Esta operação da montagem de carga NÃO pode ser desfeita. Deve ser confirmada ou cancelada para prosseguir. Libera os veículos e remove o nr. da montagem de carga nos pedidos.

Restringir

  • É verificado se o número de paletes ultrapassa o suportado pelo veículo.
  • É verificado se o Total do volume excede cubagem do veiculo.  
  • A montagem de carga não pode ser criada sem item de pedido.  
  • O endereço de picking não pode ser removido.  Pode ser dinâmico ou fixo 
  • Para gerar o mapa de separação. O saldo dos itens deve ser suficiente para Separação.  
  • Não é permitido excluir uma montagem de carga que esteja Em Separação, ou seja, que tenha uma ordem de serviço de separação referente a ela.
  • O Romaneio de cargas so é impresso para cargas finalizadas. 
  • Existe regra de acesso para montagem de carga cliente.
  • Montagem de carga com perigoso, não verifica o volume de ET.  

Não Restringir

  • O sistema permite quebrar palete de perigoso. 
  • A montagem pode ser cancelada ainda em esboço.

LayOut

O palete localiza no cabeçalho e possui as colunas com embalagem máster e embalagem de expedição, para atender produtos com embalagens distintas e não são fracionados. 

 

 
   
 

No relatório de conferência de carga é verificado se os produtos possuem quantidade zeradas. 


Consultas

Consulta de produtos

Menu

    WMS/Consultas/Consulta de produtos

Descrição

   Consulta o endereço de Picking do produto, e, se o mesmo não possuir endereço de Picking cadastrado, o sistema permite a partir desta consulta cadastrar o mesmo.

Funcionamento

Pedidos Pendentes

Menu

     WMS/Consultas/Pedidos pendentes 

Descrição

     Consulta de pedidos que não foram expedidos(montados em cargas).

Funcionamento         

     Possui agrupamento por data de emissão, cliente e produto. Além destes filtros possui opção de listar e imprimir. 
     Exibe o pedido, data de emissão, cliente, produto, grade e quantidade de pedidos.

LayOut


Relatórios

Produtos sem movimentação 

Menu

    WMS/Relatórios/Produtos sem movimentação

Descrição

  Relaciona os produtos que possuem cadastro de endereço, mas, que não possuem movimentação, recebimento e expedição.

Funcionamento

  Informar um período inicial e período final.


Produtos sem picking

Menu

    WMS/Relatórios/Produtos sem picking

Descrição

     Lista produtos com opção de "Utilizado pelo WMS" marcado e sem picking cadastrado.

Funcionamento

     O filtro de produto pode ser preenchido, de forma que, quando não preenchido relaciona todos os produtos sem picking cadastrado.

LayOut



Estoque de picking

Menu

    WMS/Relatórios/Estoque de picking

Descrição

   Exibe as características de como se encontra estocado o produto com opção da situação de endereço("Livre", "Ocupado" e "Reservado"), por estado do ponto de reposição("Acima/Abaixo") ou por localização específica de determinado produto.

Funcionamento

      Possui todos os parâmetros relacionados abaixo sem obrigatoriedade. 

    

   Caso não informado nenhum parâmetro, ao clicar em "Imprimir" lista todo o estoque de produtos nos endereços de picking.

LayOut


Posição de notas fiscais

Menu

    WMS/Relatórios/Posição de notas fiscais

Descrição

    Relaciona a posição das notas fiscais de entrada com status de Validada ou Faturada. 

Funcionamento

   Podem ser informados os períodos inicial e final não obrigatoriamente. Se não informados carrega todas as notas dentro da consistência exigida. Clicar em "Imprimir".
   Exibe as colunas de Nota Fiscal, Data de emissão, Valor, Ordem de Serviço, Data de Abertura e Data de Fechamento. 

LayOut



Conferência (Checkout)

Descrição

Estações para montagem de caixas com produtos miudezas, onde são conferidos os fracionados no checkout(coletor) e efetuado o corte parcial ou total de produto. Identificação de itens nas caixas e etiquetagem para posterior envio à doca de expedição.

Funcionamento

Exibe na treeview  Nr Data de abertura, Responsáveis, Carga, Rua, Box e Status.

Na aba Itens da Separação, são exibidos o Item, sigla daGrade, Quantidade solicitada, Quantidade conferida,  Quantidade cortada, Endereço de picking e Item conferido.  
No coletor os dados da quantidade são lidos somente após o lançamento de todos os dados, para a conferência dos totais. 
No recebimento cego no coletor, o sistema verifica a menor data de validade ao atualizar a contagem no WMS. Ao digitar a data de validade, é verificado se todos os itens já foram recebidos (contados/conferidos) para emissão de alerta de fim de contagem. Na opção de recebimento do coletor, ao informar os dados de um item, caso o recebimento não tenha sido efetuado por completo, o sistema volta para o campo referente ao código do produto. Passa pelo campo embalagem para ser informado. As grandezas são conferidas no papel/coletor e efetua o corte parcial ou total de produto. 

Se primeira conferência não está ok, prosseguir na conferência trocando o conferente. 

Ao clicar para 'Trocar o Conferente', o sistema avisa que somente pode ser alterado pelos responsáveis da ordem de serviço. 

Na treeview dos Itens de Separação, existe o Botão de "Reconferir Itens", onde ao clicar no mesmo, é  Refeita a conferência dos itens. Neste processo todos os lançamentos de conferência são apagados, e, a quantidade conferida de todos os itens da Ordem de Serviço é zerada.

    Na conferência box no coletor o sistema multiplica a quantidade da embalagem pelo número de unidades da mesma. Aceita a quantidade a ser contada baseado na conversão da quantidade da embalagem.

      Ao utilizar a conferência box no coletor, as quantidades coletadas atualizam as O.S's no sistema.   

Na conferência de carga feita pelo coletor o sistema identifica o item, com o código e a quantidade. Para o item conferido, onde o operador informa o código do produto e tenta registrar quantidade, o sistema emite mensagem de quantidade maior.  

Quando instalado módulo coletor_wms permite sobreposição via coletor, para tal, deve possuir a devida permissão.

      A cor dos itens é diferenciada:

       - Para itens que não foram contados ou divergentes -> vermelho

       - Para itens conferidos                                                -> verde.


 

O botão "Imprimir" é habilitado na aba de checkout, para que o operador de "checkout" possa imprimir as etiquetas de volume. Esta opção aparece quando o produto é fracionado e embalado.   

Existe a possibilidade de seleção de impressora para que o usuário informe qual a impressora ele quer imprimir as etiquetas de volume.

Inventário  

Lista de Inventário

Menu

    WMS/Inventário/Lista de Inventário

Descrição

  Relaciona todos os inventários criados.

Funcionamento





No inventário rotativo o sistema não quebra por OS, somente se for uma de Picking e outra de Pulmão. Quando informa a OS do inventário no coletor o sistema traz os endereços automaticamente para facilitar ao usuário.
Na abertura da OS de inventário via coletor, o sistema mostra o endereço a ser inventariado, e não pede a confirmação do endereço. O operador escanea a etiqueta do endereço e o sistema valida se mesmo endereço solicitado para inventariar. Função similar no recebimento. 
No relatório de inventário tanto o rotativo quanto o total, acrescentar uma coluna de código/descrição do produto, trocar os campos de embalagem master e de expedição, colocar somente uma coluna embalagens e somente uma QTDE.




Inventário Total

Descrição

A tela é aberta no formato de treeview apresentando as colunas Tipo de inventário, Data de criação, Data de cancelamento, Data de fechamento, Contagem e Status do inventário.

Funcionamento

 Informar uma Descrição sucinta para o inventário com no máximo 100 caracteres. Na opção "Utilizar saldo de endereço na primeira contagem", se marcada o saldo atual do endereço será utilizado na primeira contagem. A quantidade contada para a primeira contagem, será igual ao saldo no endereço.

A opção "Comparar data de validade", se marcada, a data de validade do produto será utilizada no critério de comparação juntamente com as quantidades. Não inventaria o produto, caso não coincida uma data de validade  e saldo entre as contagens. Se desmarcada, ao digitar um item o sistema assume a data mais antiga na digitação do inventário o sistema adota a data atual para o item. 

A montagem do inventário total é flexivel para a montagem quanto a quebra de OS. Valida todos os endereços filtrados na montagem, os endereços do CD:

=> "Considerar endereços virtuais":

Se marcado: O sistema inclui os endereços virtuais no inventário.

Se não marcado: Não inclui os endereços virtuais no inventário.

=> "Considerar endereços Crossdocking":

Se marcado: O sistema inclui os endereços de Crossdocking no inventário.

Se não marcado: Não inclui os endereços de Crossdocking no inventário.

=> "Considerar endereços Avarias":

Se marcado: O sistema inclui os endereços de Avarias no inventário.

Se não marcado: Não inclui os endereços de Avarias no inventário.

No coletor ao tentar digitar um produto com saldo zero, o sistema não bloqueia o informe da data de validade como zero. 

O sistema abre o inventário no estado "Em Aberto" para associar a contagem. Nas contagens sequentes de inventário aparece a OS no coletor. Na contagem de itens manual no inventário o sistema oferece a opção de selecionar a embalagem do produto. Ao selecionar a opção recontagem no inventário o sistema permanece com as OS's que foram contadas certas, e, zera somente as que estão com divergência no inventário. Para digitação, o sistema habilita na mesma lista para que sejam informados os itens e as quantidades. Carrega os itens cadastrados nos endereços. Ao digitar a OS do inventário no coletor o sistema traz os endereços automaticamente para o usuário.

No caso de endereço com um produto vinculado ao mesmo, na geração do inventário rotativo do endereço, ao digitar, o produto, grade, estoque e data de validade devem ser apagados. Na sequência, recontar e inventariar o endereço. Ao listar o endereço os campos mencionados ficam limpos.

Ocorre atualização do que foi digitado no arquivo de inventário para os endereços. Para um endereço que apresentar o primeiro item, e, as quantidades, o sistema marca o endereço como ocupado.

Na treeview ao selecionar um dos registros, ocorre a opção de Print, "Relatório de Inventários".


Ao marcar um dos registros na treeview, habilita na opção Mais, "Exportar dados do inventário", que possibilita exportar um arquivo de inventário do SIGERP para importação do SIGGestão. Ao clicar na opção, é aberta janela para informar o layout para integração, que pode ser importação ou exportação, e, caminho e o nome do arquivo para geração. Clicar em "Exportar", desta forma, é gerado um arquivo com o layout onde o coletor exporta, não havendo necessidade de alteração no SIGGestão.


A impressão para o inventário pode ser do tipo "rotativo" que consolida os produtos e as ordens de serviço em uma mesma página, realizando as quebras sempre que houver mudança de produto. Além do tipo "Total", que é o inventário usual. Ao listar os inventários, de acordo com a informação do Tipo de inventário, requerer a impressão do mesmo. 

Ou seja, se tipo "Total", clicar em "Relatório de inventário total", coerentemente. 

LayOut


Caso contrário, se tipo "Rotativo", clicar em "Relatório de inventário rotativo".  Este relatório é baseado nos endereços selecionados, e, pode ser gerado também ao selecionar pelo menos um registro, na opção Mais em WMS/Endereço de Armazenagem/Endereços:

 

LayOut

 

Restringir

  • Não é possível gerar a contagem de inventário. Verifique se existe algum endereço bloqueado ou alguma transação pendente.   

Inventário  

 Para endereçamento por inventário, os endereços devem estar criados. O foco é o endereço.

Painel




Índice
Cadastros Tipo de Endereço Menu Descrição  Funcionamento  Tipo de Estrutura Menu Descrição  Funcionamento Restringir Tipo de Produto Menu Descrição  Funcionamento Grade (Dados Logísticos) Menu Descrição  Funcionamento Restringir Não Restringir Veículos Menu Descrição  Funcionamento Restringir Não Restringir Usuários (Coletor) Menu Descrição  Funcionamento Restringir Endereço de Armazenagem Endereços Menu Descrição  Funcionamento Restringir Manutenção de Endereços Menu Descrição  Funcionamento  Estados Restringir Não Restringir Sentido da Rua Menu Descrição  Funcionamento Ocupação do C.D. Menu Descrição  Funcionamento LayOut Transferência Automática Menu Descrição Funcionamento Ordens de Serviço Recebimento  Menu Descrição Funcionamento Estados Restringir Não Restringir Movimentações Menu Descrição Funcionamento Estados Separação Menu Descrição Funcionamento Restringir Inventário Menu Descrição Funcionamento LayOut Estados Divergências(Recebimento) Menu Descrição Funcionamento Carga & Separação Montagem de Carga Menu Descrição Funcionamento Estados Restringir Não Restringir LayOut Consultas Consulta de produtos Menu Descrição Funcionamento Pedidos Pendentes Menu Descrição Funcionamento          LayOut Relatórios Produtos sem movimentação  Menu Descrição Funcionamento Produtos sem picking Menu Descrição Funcionamento LayOut Estoque de picking Menu Descrição Funcionamento LayOut Posição de notas fiscais Menu Descrição Funcionamento LayOut Conferência (Checkout) Descrição Funcionamento Inventário   Lista de Inventário Menu Descrição Funcionamento Inventário Total Descrição Funcionamento LayOut LayOut Restringir Inventário   Painel