Permite o controle de ordens de Serviço, controle de manutenção de veículos ou equipamentos eletrônicos em oficina, ramos de atividades diferentes.
A O.S. registra todos fatos relacionados à manutenção, como: serviços solicitados, realizados, peças/Materiais aplicados, tempo de mecânicos/técnicos, horário de entrada e saída.
Na O.S. associamos a nf de entrada do veículo/Equipamento e a de saída. Todo material a ser utilizado no reparo é registrado via requisição.
Uma O.S. tem estados que limitam/permitem alterações na O.S., as requisições também.
Todo serviço a ser executado deve estar cadastrado e ser identificado na O.S. A medida que ele é executado, deve-se fazer seu apontamento identificando seu início e seu término, bem como quem executou.
O módulo oservico não há dependência direta de veículos, esta dependência deve ser herança do módulo oservico_veiculo.
OS/Cadastros/Veículos
Possibilita registrar as informações de veículos que se encontram na oficina. Agrupa todos os fatos relacionados à manutenção de Veículos.
Informar a placa, uma descrição, marca e modelo obrigatoriamente.
OS/Cadastros/OS/Serviços
Agrupa todos os fatos relacionados à manutenção de Serviços. Permite visualização no modo kanban.
No modo de visualização possui ícone de calendário exibindo todos os serviços previstos para o dia na sequência de horas estabelecidas. O calendário exibe por dia na sequência crescente de horas, o serviço designado para o técnico com a respectiva hora determinada no serviço. Para este controle o serviço não deve estar concluído e independe de qual ordem de serviço se encontra o serviço.
Ao clicar sobre o serviço a aplicação abre o form com as informações do serviço para consulta, com possibilidade de editar o form. Permite ao usuário logado visualizar somente os serviços de sua responsabilidade. O administrador visualiza todos os serviços atribuídos a todos.
No modo de visualização possui também o ícone de Kanban. Exibe todos os serviços do técnico ainda não concluídos, com a flexibilidade de manutenção das informações, deslocamento dos serviços na tela.
Exibe: OS, Cliente, Data, Serviço, Técnico, Quantidade e Preço Unitário. Ao clicar sobre o serviço a aplicação abre o form com as informações do serviço para consulta, podendo ser editado. Permite ao usuário logado visualizar somente os serviços de sua responsabilidade. O administrador visualiza todos os serviços atribuídos a todos.
O serviço pode ser concluído:
=> Se houver pelo menos um apontamento e todos os apontamentos para o serviço devem estar com estado "Fechado".
=> Caso contrário, o sistema avisa:
"Atenção
Concluir serviço somente após apontamento(s) fechado(s). "
Cadastros/OS/Oficinas
Agrupa todos os fatos relacionados à manutenção de Oficinas.
OS/Cadastros/Habilidades
Registra as habilidades destacadas que capacitam os técnicos.
Informar a descrição para a habilidade.
Mostra a lista dos técnicos capacitados na habilidade.
OS/Cadastros/Técnicos
Agrupa todos os fatos relacionados à manutenção de Técnicos.
Selecionar o técnico que vem do cadastro de pessoas e associá-lo à habilidade.
OS/Cadastros/Categorias
Cadastros das Categorias usadas na ordem de serviço, que podem ser vinculadas à "Categoria Pai", e, ao serem exibidas mostram a hierarquia existente.
Informar uma descrição para a categoria, e, se for necessário associá-la à categoria pai.
Permite visualizar as subcategorias e ordem serviços.
OS/Lançamentos/Ordem Serviço
Agrupa todos os fatos relacionados à manutenção de equipamentos.
Possui a pesquisa através dos seguintes campos:
Filtros:
Pendentes
Fechadas
Canceladas
Agrupar por:
Status
Data de abertura
Data de fechamento
Cliente
Para preenchimento das informações da Capa, são apresentadas Data da abertura, Equipamento, Cliente, Defeito relatado, Data da entrega e Previsão de atendimento. Ainda nas informações da capa, no rodapé, são exibidos Defeito constatado, Desconto no serviço, Desconto em peças e Total O.S. Existe a 'Previsão de Entrega' para a ordem de serviço.
A data de entrega, data em que a OS realmente foi entregue, deve ser maior ou igual à data de abertura.
==> Se módulo oservico_veiculo instalado:
-> Inibe aba Dados de Equipamentos.
-> Mostra os campos relacionados à Veículos (Placa e KM) exibidos na capa da OS.
==> Se módulo oservico_veiculo NÃO instalado:
-> Mostra aba Dados de Equipamentos.
-> Inibe dados de Veículos na capa.
No notebook são contempladas as abas:
A aba Serviços com Serviço, Quantidade, Previsão, Preço unitário e Técnico. As colunas de 'Data de Início' e 'Concluído' são exibidas na treeview.
A coluna "Previsão" da aba Serviço busca o valor cadastrado no campo "Tempo Previsto" no serviço cadastro de Serviços, e permanece R.O.
A aba Requisições de Peças com Número, Data, Requisitante, Estado e Devolução. É permitida exclusão de uma requisição quando a mesma está apenas em esboço.
Para dar continuidade ao processo de requisição, somente após a OS "Aberta".
A aba Peças com Produto, sigla da Grade, Quantidade, Preço unitário, Requisição, Estado e Devolução. Esta aba não é editável, e os produtos são inseridos automaticamente após a requisição entregue.
Considerações sobre a Cobrança sob demanda em HH trabalhadas:
Existe o flag "Faturamento sob demanda", desmarcado por default, ao gerar o pedido dos itens no fechamento da OS considera:
=> Marcado: Valor Total = Qtdade * Tempo Apontado * valor unitário
"Quantidade Atendida" exibe o total de horas correspondente ao total de apontamentos para os respectivos serviços na OS.
=> Desmarcado: Valor Total = Qtdade * Tempo Previsto * valor unitário
Ainda refletindo no processo de Faturamento sob demanda na regra para serviço de hora fracionada ou não, cabem considerações:
=> Se na aba "Ordem Serviço" no cadastro dos parâmetros o flag "Considerar Tempo Mínimo" marcado:
=> Se o "Mínimo faturado por" for "S":
=> Na ordem de serviço é realizada análise para cada serviço, relacionado as horas trabalhadas, observando se o tempo apontado/tempo previsto é menor que o "Tempo mínimo":
=> Cobra-se o "Tempo mínimo". No fechamento da OS, ao gerar o pedido automaticamente.
Valor Total = Qtdade * Tempo Mínimo * valor unitário
=> Se o "Mínimo faturado por" for "O":
=> Na ordem de serviço é realizada análise sobre o total de horas de todos os serviços relacionados, cujo somatório do tempo apontado ou tempo previsto dos serviços é menor que o "Tempo mínimo". Nesta condição, o tempo mínimo lançado para o parâmetro é equivalente ao tempo de todos os serviços registrados para a OS:
=> Cálculos:
1) Diferença de horas (x) = "Tempo mínimo" - (Somatório do tempo de todos os serviços)
2) Percentual que esta Diferença de horas (x) representa do "Tempo mínimo", pelaA aba Condições de Pagamento com Forma de Pagamento, Condição pagamento e Valor. A condição de pagamento não é obrigatória na OS, e se informada na mesma, vai para o pedido. Para as parcelas relaciona Condição de Pagamento, Data de Vencimento e Valor da Parcela. Ainda com o Status 'Esboço', após informar os itens da OS, posso informar as "Condições de Pagamento"; se houver valor de peças, além dos serviços, é totalizado no rodapé no campo Total O.S., este valor deve bater com o informado. Na inclusão da forma de pagamento para OS, carrega para o campo "Valor", o referente ao campo "Total da O.S.:" destacado na parte inferior da tela. Ao fechar uma OS é gerado automaticamente um pedido.
Ao informar mais de uma forma de pagamento, à medida que é incluida, é abatida do valor total o valor das condições já informadas. Não é necessário clicar no botão Atualizar para incluir uma nova condição com o valor seja atuaizado, os valores são automaticamente deduzidos. Os dois modos funcionam na Ordem de serviço.
Clicar sobre o botão "Calcular Parcelas", e, clicar sobre o botão "Abrir". O Status da OS altera "Aberto" e os valores da aba "Condições de Pagamento" se mantêm.
Após realizar as etapas do lançamento de uma ordem de serviço, clicar no botão "Gerar Orçamento". Conferir o resultado em Vendas / Lançamentos / Orçamentos, entrar no orçamento gerado a partir da OS. Atualizar todos os Status do Orçamento. Então permite clicar no botão "Gerar Pedido".
A aba Dados do Equipamento com Equipamento, Nro Série, Categoria e Ano.
Em Informações Complementares têm-se Execução, Garantia, Obervações e Defeito constatado.
Na opção de Print em "Impressão de Ordens de Serviço", existe esta facilidade. Apresenta OBS:., contemplando a mensagem padrão informada no parâmetro administração, concatenada com o campo observaçoes da ordem de serviço. Exibe também a matriz de Equipamentos com as suas características(Aba Dados do Equipamento), alternando com as informações de veículo. Desta forma, se o módulo veículo instalado, as informações do mesmo são exibidas(Placa Veículo KM), caso contrário, as informações do equipamento são exibidas. Dentre as informações de equipamento mostra a Descrição, Nro Série, Categoria e Ano.
As informações de TOTAIS das matrizes (Equipamentos/Serviços/Peças) são exibidas ao final da matriz Peças com:
TOTAIS DE SERVIÇOS R$:
TOTAIS DE PEÇAS R$:
DESCONTOS:
TOTAL GERAL:
Obs:. os descontos são da capa oservico.os, osvos_desconto_servico e osvos_desconto_pecas.
Existem locais de assinaturas para 'Atendente' e 'Cliente', no rodapé da OS.
O texto abaixo, é fixo por default:
DOCUMENTO DESTINADO PARA USO INTERNO NÃO É DOCUMENTO FISCAL - EXIJA CUPOM OU NOTA FISCAL
No header, existe o botão 'Recibo' para geração de pdf no formato meia página, para impressão. Este botão fica habilitado em qualquer status da OS. No cabeçalho exibe a logomarca e informações da empresa, res.company e adm.pessoa. Na parte de RECIBO DE ENTREGA, as informações da ordem serviço e outras classes adjacentes. Para o contato, verifica se preenchido no relacionamento de pessoa para cliente. Na parte de EQUIPAMENTOS similar à matriz de Equipamentos desenvolvida para impressão de OS.
Se módulo veículo instalado, as informações do mesmo devem ser exibidas(Placa Veículo KM), caso contrário, as informações do equipamento são exibidas, Descrição, Nro, Série, Categoria e Ano.
Exibe ainda o campo Defeito Relatado, as observações, que contempla a mensagem padrão informada no parâmetro administração, concatenada com as observaçoes da ordem de serviço. As assinaturas para 'Atendente' e 'Cliente', são destacadas no rodapé do recibo.
Esboço – Estado que permite fazer todas as alterações na ordem de serviço. Permite também gerar um Orçamento vinculado à O.S.
Aberta – Estado que determina que o veiculo/equipamento já está liberado para a manutenção.
Fechada – Indica que o serviço foi concluído e não poderá mais sofrer nenhuma alteração.
Cancelada – Indica que o cliente não quer a execução dos serviços.
OS/Lançamentos/Serviços
Manutenção de serviços atrelados à uma ordem de serviço com técnicos e quantidades associados, e data de início prevista.
Os serviços são exibidos ordenados na lista de acordo com a data início informada nos mesmos.
Para informação de conclusão do serviço o técnico deve marcar o flag "Concluído". Após marcado como concluído, o serviço não é mais alterado.
Existe para o serviço a informação de "Data de Início", data/hora que será exibida no calendário.
Aberto - Indica que o serviço está sendo executado.
Fechado – Indica que o serviço já foi concluído ou sua execução foi paralisada
Cancelado – Indica a desistência do apontamento.
Um mesmo serviço não pode ser apontado quantas vezes forem necessárias, mas apenas uma vez no mesmo período de tempo para um mesmo mecânico/técnico.
OS/Lançamentos/Requisição
Por default, se houver valor preenchido em Estoque/Cadastros/Parâmetros na aba Geral para o campo 'Local Requisição OS', carrega o campo "Local" com este valor, permitindo ser alterado. O processo é amarrado onde para finalizar uma ordem de serviço, deve clicar no botão "Gerar orçamento", o local da requisição é armazenado para o local orçamento ou pedido.
Ao inserir no item a quantidade, o sistema valida a quantidade do item informada de acordo com característica se fracionado ou não. Se as unidades utilizadas nos produtos são fracionadas. Emite a mensagem 'Esta unidade não aceita valor fracionado'. Para a requisição é informado local, e os produtos exibidos para a requisição necessariamente devem ser deste local. Desta forma, quando a embalagem não está explicitamente informada, deve ser considerada a embalagem do produto no local movimentado. No on_change da quantidade, identificar na estoque_produto_grade a embalagem do produto no local movimentado(aba Locação do item no estoque) e validar a informação de fracionado.
Ao clicar no botão "Entregar" o sistema verifica se o produto 'Aceita Saldo Negativo', em Estoque/Cadastro/Locações e Embalagens/Locais.
=> Se marcado o flag, não ocorrerá validação e altera estágio para 'Entregue'.
=> Caso contrário, haverá a validação, e, caso o produto não tenha a requisição suficiente para entrega, o sistema barra a operação. Emite a mensagem: 'Quantidade requisitada maior que o saldo disponivel'.
Ao alterar o estágio para 'Entregue', o saldo do almoxarifado é atualizado, subtraído da quantidade. Não permite mais Cancelar.
Esboço – Estado que permite fazer todas as alterações na requisição.
Entreque – Indica que as peças/materiais já foram entregues e portanto suas quantidades já foram reservadas no estoque
Cancelada – Estado que indica que a desistência da requisição.
Para criar uma requisição, a O.S tem que estar em Esboço ou Aberta.
Para entregar itens da requisição aos mecânicos/Técnicos, a O.S tem que estar aberta.
Uma requisição que já foi entregue não pode ser cancelada, se o material não for mais necessário, faça uma requisição de devolução.
Quando uma requisição é confirmada como entregue, o saldo dos itens/Materiais são reservados no estoque.
OS/Lançamentos/Devolução de Peças
Permite realizar a devolução de uma requisição já realizada.
O requisitante devolve exatamente a quantidade registrada no atendimento da Requisição. O saldo atualizado com abatimento na entrega da requisição, é acrescentado da quantidade requisitada.
OS/Lançamentos/Apontamentos/Abrir
Tela para realizar a abertura da ordem de serviço.
Selecionar uma ordem de serviço, um serviço, um técnico e início previsto, obrigatoriamente.
Carrega somente serviços que não concluídos.
OS/Lançamentos/Apontamentos/Fechar
Permite realizar o fechamento das ordens de serviço em aberto.
Exibe a lista das ordens de serviço em aberto com as informações da OS, serviço, técnico e início preenchidas, onde o término obrigatoriamente deve ser preenchido.
OS/Lançamentos/Apontamentos/Cancelar
Exibe as ordens de serviço nos demais estados, não canceladas, com a flexibilidade de cancelamento.
Ao tentar cancelar a OS, se houver serviços não concluídos, bloqueia o processo e emite a mensagem: "Não é permitido o cancelamento da OS. Existem serviços não concluídos para a mesma!"
É permitido acesso para cancelar apontamentos somente o usuário com perfil de administrador
<group_oservico_manager>.
Ao informar a data de término é observado se esta é menor que a data de abertura do apontamento. Nesta situação bloqueia o fechamento do apontamento e emite a mensagem: "Data de término do apontamento menor que a data de início!"
OS/Lançamentos/Apontamentos/Consultar
Carrega a tela com a lista das OS's em todos os estados em que se encontram para consulta.
OS/Listagens/O.S.
Relaciona as OS's de acordo com os filtros configurados.
A tela é aberta com as opções de filtros não obrigatórias, Cliente, Veículo, Data da Entrega, Data de abertura( Data inicial/Data final) e Data do fechamento(Data inicial/Data final).