Pedidos podem ser
de Compra ou Venda e são identificados pelo prefixo usado junto
com o número do pedido.
Não se deve fazer pedidos de Devolução de mercadorias, nem transferências. Neste caso, use a nota diretamente.
O pedido possui estágios que são:
=>Ao digitar os caracteres: 'f='<número do telefone>
'e='<email>
'c=' <CEP>
Tela onde é possivel fazer pedidos de venda dos clientes, é composto básicamente pela identificação do cliente, dos itens desejados pelo cliente e das condições de pagamento acordadas com o cliente.
Compras/Lançamentos/Pedidos
Na criação da Capa de um pedido, informar o fornecedor que tem opção de criação/edição de um novo cadastro. As informações de comprador, contato, data de entrega e informação complementar do fornecedor, podem ser inseridas na capa do pedido. O campo "Inf. fornecedor" busca do cadastro do fornecedor alguma observação.
Quanto ao Contato, são exibidas as pessoas que têm relacionamento com o fornecedor selecionado. Caso não ocorra, não exibe nenhum.
Na aba Itens, para preenchimento dos itens, têm-se três facilidades:
- Importar Itens por Número -> Busca os produtos do fornecedor ordenados por id do produto, com opção de exclusão.
- Importar Itens por Descrição -> Busca os produtos do fornecedor ordenados por descrição do produto, com opção de exclusão.
- Inclusão do item. São exibidos para preenchimento o Local, Produto, Grade, Embalagem, Qtd. pedida, Valor unitário, Valor do desconto, Valor total, % IPI, Valor IPI, ICMS ST, Valor Bonificação e Observação.
O campo "Valor do IPI" considera o percentual calculado de IPI sobre o valor com desconto. Se houver alteração no campo "Valor total" o "Valor do IPI" é recalculado.
Na aba Itens ao incluir um item, informo suas características Local/Produto/Grade/Embalagem a aba Estatísticas é carregada com Mês de entrada/Total de entradas/Mês saída/Total de saídas.
O valor do ICMS ST pode ser informado no item, e, afetará nos cálculos do valor total do item. No rodapé da tela é contemplada a soma de todos os itens do pedido.
A quantidade pedida é informada por item do pedido.
Expande as informações detalhadas para o item nas abas:
Item: Permite registro de Local, Produto, Grade, Embalagem, Qtd. pedida, Valor unitário, Valor do desconto, Valor total, % IPI, Valor do IPI, CMS ST, Valor bonificação. O valor de bonificação afeta sobre produto, é uma negociação no valor de venda, geralmente para o fornecedor pagar ao cliente algum débito, decorrente de produto estragado, desconto que queira proporcionar ao cliente em forma de produto.
Preços: Exibe os preços referentes so item.
Concorrente: Consulta preços de outro fornecedor para negociação no momento da compra.
Estatísticas: Retrata o Mês de entrada, Total de entradas, Mês saída e Total de saídas.
As Condições de Pagamento vêm com dias direto e o prazo com zero como default. As parcelas vem com o valor total informado e a data do dia como default. Caso queira alterar a informação, o estado deve permanecer em Esboço, editar o registro, fazer as correções ou complementos e Calcular as parcelas.
Na aba de Informações Complementares podem ser acrescentados o Valor das Despesas Acessórias, o Seguro, Transportador, Frete, Valor do Frete e uma Observação.
Na aba Ocorrências são geradas as informações Descrição, Usuário e Data de Criação, somente para consulta. Alimentadas pelas informações registradas na administração/ocorrências, para cliente ou fornecedor, de acordo não cumprido conforme combinado.
Ao realizar o faturamento do pedido do item, o cálculo IPI, deve ser considerado se a tributação for de entrada, se houver IPI de entrada cadastrado para o item, deve ser somado o valor de ipi no total do item, e ao faturar a soma das parcelas seja igual ao total do pedido. Nesta situação, é gerado no financeiro um título "A Pagar", em Aberto, com tipo de documento PRV - Previsão Financeira, vencimento e valores de acordo com o informado nas condições de pagamento, o número do documento exatamente o número do pedido de venda de origem. A nota fiscal é gerada em paralelo, no estado de Esboço.
Para controle da validade dos pedidos de compra, é verificada no parâmetro do estoque na aba Geral, a 'Validade do Pedido de Compra', que deve ser preenchido o número de dias aceitáveis do pedido de compra, contados após a data de entrega do mesmo. É disparada conforme configuração, a ação de verificação de pedidos de compra que estão em estado 'Validado', e, que tenham o campo data de entrega preenchido. É somada a validade do pedido à data de entrega, e, se for anterior à hoje, o pedido é cancelado.
O faturamento de pedidos de entrada é realizado somente via tela de NF de Entrada. No pedido de compras é exibida mensagem ao usuário informando que deve realizar o faturamento direto da NF de terceiros. Portanto, "somente" para NF de Entrada o sistema não vincula a condição de pagamento no faturamento da NF.
Ao faturar uma NF de Entrada, utilizando este pedido, os títulos de previsão são removidos. É gerado novo título conforme de praxe, do tipo NF durante o processo da NF. Se o pedido for cancelado ou retornado para esboço, os titulos em previsão são removidos.
No pedido é permitido consultar a relação dos pedidos de compra em Esboço, com as principais informações através do botão de Consultar Pedidos.
O pedido deve ser validado transita para o estado de Validado. Quando o pedido é validado, está apto para geração da NF.
A busca pela eliminação dos erros e agilidade no processo de separação é uma constante em todas as empresas, pois, deve-se garantir que o pedido seja separado no tempo e quantidade certa.
Vendas/Lançamentos/Separação
A separação de pedidos (picking), é o processo de retirada dos produtos do seu local de armazenagem diante de uma solicitação do cliente, obedecendo uma logística.
Para que esta etapa esteja envolvida no processo de vendas na expedição da empresa, é necessário que em Estoque -> Cadastros -> Parâmetros na aba de Geral, o parâmetro "Separar Itens do Pedido" esteja marcado.
A tela é carregada no modo de visualização Treeview Lista, com os pedidos no status "Em Separação". São identificados o número de pedidos neste estado em ícone no menu. Neste modo ainda é permitido Cancelar o pedido. São exibidas as colunas Número do pedido, Cliente, Data de emissão, Total pedido, Status do pedido, Tipo = Venda, pedido vinculado, Nota fiscal e a Empresa.
Ao lançar o pedido e validá-lo, é disponibilizado na tela de Pedidos o botão para "Separar Mercadorias".
O pedido passa para o estado "Em Separação", e, fica aguardando o estágio da Separação para continuidade. Estando na tela de Separação, selecionar na treeview o pedido gerado, e, abrir o registro para informar a quantidade atendida e clicar para "Separar Mercadorias", o estado passa para "Em Separação".
A partir desta etapa, o processo deve proceder na tela de Separação, onde é aberta já com os pedidos que se encontram no estado "Em Separação", sem o preenchimento da quantidade atendida. Posicionar no registro para que a Separação possa ser confirmada. O botão 'Separar todos itens' permite registrar a quantidade realmente atendida. Se o item não possui saldo suficiente para atender a quantidade pedida, o sistema carrega a quantidade disponível no saldo para quantidade atendida.
Clicar em 'Confirmar Separação', o pedido encontra-se no estado de "Separado", a quantidade atendida é atualizada no pedido. A quantidade reservada é acrescida da quantidade solicitada(quantidade atendida) pelo cliente. O pedido deixa de ser exibido na tela de Separação, e, volta para a tela de Pedidos.
O processo deve prosseguir em Pedidos.