Financeiro/Cadastros/Parâmetros
Parametrização dos dados financeiros personalizados inerentes às Condições de Negociação da empresa, visando organizar em um processo mais simples todas as configurações necessárias. Seja nos dados básicos operacionais de multas, juros, prazo, moeda, local de cobrança e outros, ou, em Contratos, Centro de Custo, Eventos, Tesouraria.
Para os dados inerentes ao grupo Financeiro, é necessário cadastro de Local de Cobrança, Moeda, Uso de Centro de Custo e Eventos.
O Local de cobrança é utilizado na entrada de títulos, quando não se tem um local especificado explicitamente. Locais a receber, conta do financeiro, vem da tesouraria.
O Prazo para Perdão é a quantidade de dias a ser considerado como perdão, no caso de atraso no pagamento de títulos, tela de Baixa.
O Prazo para Média de Atraso é informado em meses para cálculo da média de atraso do cliente no pagamento de títulos.
O percentual de Juros mensal é cobrado no caso de atraso do pagamento do titulo, pode variar.
A Moeda é utilizada no título.
A Multa por Atraso é o percentual a ser cobrado sobre o valor do titulo no caso de atraso de pagamento, a titulo de multa, pode variar.
O campo "Alterar Multa e Juros" deve ser respeitado nos lançamentos, caso esteja setado, não permitindo alterações nos campos "Data para Limite Desconto" e "Multa após Data" dos mesmos.
O campo "Cadastro Automático de Cliente" quando marcado, facilita ao cadastrar o cliente e selecionado a pessoa física ou jurídica, que os dados informados na aba Clientes do cadastro de Pessoa sejam carregados para o cliente, podendo ser alterados. Cadastro diretamente do cliente na funcionalidade em questão. Não é necessário levantar todas as informações pessoais do cliente, é permitida a realização do processo sem esta etapa do pré-cadastro, que é feita em outro momento.
O campo "Cadastro Automático de Fornecedor" quando marcado permite o cadastro diretamente do fornecedor na funcionalidade em questão da seguinte forma. Após cadastrar um cliente e emitir uma nota fiscal ou um pedido, o sistema já cadastra o cliente como fornecedor. Não é necessário levantar todas as informações pessoais do fornecedor, é permitida a realização do processo sem esta etapa do pré-cadastro, que é feita em outro momento. Facilita pessoa física ou jurídica, que os dados de Fornecedores do cadastro de Pessoa sejam carregados para o fornecedor, podendo ser alterados. Caso esteja desmarcado, ao cadastrar um cliente e emitir uma nota fiscal ou um pedido, o sistema não cadastra o cliente como fornecedor.
Somente se o campo "Usar centro de custos e eventos" estiver marcado, a aba de Centro de Custos é visível.
Existe a informação de "Carência de Restrição", prazo a ser considerado para carência de restrição de venda, por default, a tolerância é zero. Este campo estabelece o número de dias extras fornecidos pela empresa além da data de vencimento para permanecer com atendimento e não ter os títulos em atraso com bloqueio.
Possui o campo "Observação no boleto" que é carregado para o boleto, podendo ser alterado.
O campo "Imprimir informações título no boleto", carrega por default desmarcado. Se marcado considera para boleto as informações do título.
Na parte inferior ocorre notebook com abas:
Na aba de Centro de Custos são disponíveis os parâmetros relacionados agrupados por A Receber, a Pagar e Vendas respectivamente, na subdivisão da aba.
A Receber A Pagar
Relacionado às operações de vendas, são configurados na aba Vendas:
Em Centro de Custo Entrada de Titulos(a receber) é utilizado no lançamento de entradas de titulos a receber, e, sobrepõe na entrada do título, uso de um tipo de documento que tenha outro centro de custo cadastrado. O mesmo acontece para Evento Entrada Títulos(a receber) onde é utilizado no lançamento de entradas de títulos a receber, e, sobrepõe na entrada do título, uso de um tipo de documento que tenha outro evento cadastrado.
Para Centro Custo p/ recebimento, considerar o Centro de custo a ser utilizado no recebimento dos títulos. A ser considerado na aba Contratos na treeview com o conteúdo Contratos(Número automático), existe o flag para geração ou não do número do contrato automaticamente.
Na aba Tesouraria, para informações relacionadas à Tesouraria existe o controle para:
Para inclusão de um parâmetro para a empresa é necessário informar o local de cobrança e moeda, alguns parâmetros já são setados por default, como cadastro automático de cliente, fornecedor e permitir exclusão de movimento. Este registro de parâmetro da empresa pode ser alterado dependendo do perfil de login acessado.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Formas de Pagamento
São as diversas formas possíveis para realização de pagamentos e recebimentos, podendo ser crédito ou débito, com as sequências de parcelamento para a transferência de recursos. Quando cartão, existem as variedades de tipos de cartão.
O sistema exibe a lista de todas as variedades da forma de pagamento ativas para alteração. Para inclusão informar uma descrição para a forma de Pagamento, e, selecionar um dos tipos de condições de pagamento previstas.
Caso selecione a opção Cartão de Crédito/Débito, são exibidos os campos Operadora de Cartão e Tipo de Cartão, que pode ser Débito/Crédito para preenchimento obrigatório. O cadastro de Operadora de Cartão pode ser feito previamente ou existe a possibilidade do cadastro antes da seleção da operadora desejada.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Condições
São os meios de pagamentos estabelecidos pela empresa para propiciar condições satisfatórias para a manutenção de vendas e compras.
O sistema permite incluir/alterar Condições de Pagamento ativas, baseadas na combinação do tipo, À vista, À prazo ou Contra Apresentação. Podem ocorrer variações dentro destes tipos relacionados à flexão, de Dias Direto, Fora da Semana, Fora da Quinzena, Fora do Mês.
O Dia de Fechamento é o dia a ser usado para fechamento do periodo(semana, quinzena, mês).
Os Dias de incremento são a quantidade de dias de intervalo entre as parcelas.
Os Dias da primeira parcela são a quantidade de dias somados, a partir da data de geração da primeira parcela, considerados para o vencimento.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Local de Cobrança
Locais definidos por instituição para os tipos de cobrança Banco ou Caixa/Carteira associados. Os títulos dos clientes com sua movimentação em aberto, da empresa em questão, são exibidos para o local determinado.
A tela é aberta no formato de lista com as colunas Tipo, Descrição e se Ativo.
Para criar um novo local, informar na Capa, informar uma Descrição para o local de cobrança, selecionar o Tipo, Banco ou Carteira, obrigatoriamente. Ao informar o banco é exibida a opção para escolher o Banco, obrigatoriamente. O local é criado Ativo por default, podendo associar ainda uma Conta do financeiro. O Número é sequencial gerado automaticamente.
À medida que os títulos são vinculados ao local de cobrança, são exibidos ao navegar no grid de detalhe com as características básicas de cada um. Este grid, não editável, exibe a Empresa, Cliente, Tipo de documento, Documento, Parcela, Vencimento original e Valor.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Natureza de Cobrança
Forma como é cobrado o título, seja via boleto bancário, cheque caução, cobrança simples e outros. Relaciona todos os documentos cujos bancos associados trabalham com a natureza de cobrança em questão. Podem ser definidos como Recebimento Antecipado, indicando que os documentos que têm esta natureza, entram no fluxo de caixa, como as duplicatas descontadas, que não entram.
Na inclusão de uma natureza de cobrança, informar um nome, se é ou não de recebimento antecipado, e, o prazo em dias, se for o caso para liberação do banco.
Para realizar as operações criar/excluir/editar o usuário deve ter permissão no grupo 'Financeiro / Administrador'.
Para visualizar as informações detalhadas clicar na linha da treeview. São exibidas as colunas Empresa, Cliente, Tipo de documento, Documento, Parcela, Vencimento e Valor.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Motivo de Devolução
Descrição dos motivos válidos para Histórico dos cheques devolvidos, conforme normas do Banco Central, que têm uma classificação e codificação definidas. Como cheques sem provisão de fundos, impedimento ao pagamento, apresentação/emissão indevidas, cheque com irregularidade e outras. Geralmente estas informações são importadas da padronização existente para sistema.
Nome designado por algo contemplado pelo país, por sugestões de crônicos e outros, com a vantagem de ser próprio do país.
O valor interno da moeda é regulamentado, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Moedas
É o meio pelo qual são efetuadas as transações monetárias. A moeda é emitida e controlada pelo governo do país, que é o único que pode fixar e controlar seu valor. A moeda no decorrer do tempo pode sofrer variação no seu valor, e, então é necessário o histórico destas datas de transições. Relação de valores registrados para uma moeda.
O sistema exibe Nome e Sigla da Moedas ativas cadastradas para consultas e alterações. A tela exibe ainda a lista de Datas e Valores para conversão. Para inclusão é necessário informar uma nomenclatura e sigla para a moeda. O seu valor pode ser estabelecido posteriormente em outro momento.
Existe conversão para valor da moeda (segue variação da bolsa).
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Moedas/Período
Período estabelecido para correção dos valores da moeda em questão, a partir da data informada com percentual mensal.
Informar obrigatoriamente uma moeda, uma data e um percentual(mensal) de acordo com a Correção de Indexador da moeda por periodo, que se pretende.
Ao clicar em 'Criar Valores' são criados valores para a moeda diariamente a partir da última data criada até a data informada. O percentual informado, é dividido por 30, achando desta forma o % diário. A última data cadastrada para a moeda é verificada, e, para o dia seguinte, aplicado o % diário. Até que se alcance a data informada na tela.
Valor da Moeda Próximo Dia = (Valor da Moeda do Dia Anterior * (Percentual Mensal informado/30))/100 + Valor da Moeda do Dia Anterior
Se procedimento OK, é exibida mensagem para o usuário de que os "VALORES CRIADOS COM SUCESSO".
Caso queira cancelar as correções, clicar no botão 'Cancelar Valores', que cancela valores para a moeda a partir da data informada. Esta funcionalidade, exclui todos os valores para a moeda informada, da data informada em diante.
Instituições de crédito caracterizadas pela captação de fundos, através de operações passivas como os depósitos à vista, a prazo e com pré-aviso, os depósitos de poupança, os certificados de depósitos e os fundos de investimentos, e pela cedência de fundos (crédito bancário), através de operações ativas de curto, médio e longo prazos, podendo estas serem de carácter comercial (letras) ou financeiro (relação cliente/banco).
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Bancos
Relaciona os bancos e correspondentes no Banco Central. São exibidas as agências associadas ao mesmo, caso existam.
Informar o nome do banco e Código no Banco Central.
As agências associadas ao banco podem ser inseridas no form, para tal, estando em edição, clicar na treeview, para Incluir um item, e, informar Código da Agência, Nome, País, Estado e Cidade. Caso resolva excluir, usar o botão da lixeira de cada registro.
Ao clicar em "criar e editar" no campo "Banco", o sistema seta o tipo de pessoa como pessoa jurídica e na aba pessoa jurídica seta o campo Tipo de empresa = 'Banco' automaticamente.
Dependências de instituição financeira, destinada à prática das atividades para as quais a instituição esteja habilitada.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Agências
A agência está necessariamente associada à um banco.
Informar o banco, um nome para a agência, um código para agência e endereço onde está situada a mesma.
São pessoas que visitam ou somente procuram a empresa com algum interesse em adquirir produtos ou serviços no momento presente ou futuro.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Clientes
Tem acesso a várias opções de escolha de qualquer produto. Uma pessoa pode ser cliente em várias empresas.
Para melhor identificação dos clientes são proporcionadas pelo sistema as formas de visualização Kanban, aberta como default, onde a foto ou imagem de algo que representa o cliente pode ser exibida; além do formato lista e de registro, habitualmente já conhecidos.
Para criação de um cliente informar o CPF/CNPJ de acordo com o tipo de pessoa Física/Jurídica e um nome. O sistema valida o CPF/CNPJ, e, para que o dígito verificador seja calculado automaticamente, deve-se colocar um 'f' no início do campo, caso não recorde do verificador.
Dentre as informações da Capa, como Apelido/Nome Fantasia, Status do Cliente, Dia mês vencimento pontos, Código fidelidade, Condição de Pgto, Rota para entregas, Atraso Previsto, Atraso Médio, Data de inclusão, Parceiro, Quantidade de empresas, Quantidade de usuários, Bloquear validação, existe ainda a facilidade de assimilar o vendedor, vendedor externo, limite de crédito e outros, para auxiliar em situações, em que seja necessário aprofundar mais nos dados da pessoa para qual se vende. O valor do limite e potencial do cliente, influenciam no saldo, e, análise de dados e pesquisas do Contas a Receber na empresa. Ao realizar um orçamento ou pedido para cliente cujo limite de crédito seja ultrapassado o sistema emite mensagem de restrição, impedindo da validação do mesmo.
As demais infomações são subdivididas nas abas de acordo com o conteúdo:
A tela de clientes possui a facilidade na Pesquisa de:
- Filtros para Pessoa Física e Pessoa Jurídica diretos na searchview.
- Além destes, têm-se a busca ao digitar:
=> telefone com a formatação <->
=> CEP sem formatação
= > email ou parte do email do cliente.
- E os demais filtros por nome, cpf, código e outros na busca avançada.
No header na opção 'Mais', na treeview de "Documentos", apresenta a coluna 'Data inclusão do anexo'.
Apresenta o "Total em aberto" que busca o valor da coluna saldo do título, somando o saldo de cada título.
Este valor é exportado para o Supervisor.
Além das pessoas físicas ou naturais, passou-se a reconhecer, como sujeito de direito, entidades abstratas, criadas pelo homem, às quais se atribui personalidade. São as denominadas pessoas jurídicas, que assim como as pessoas físicas, são criações do direito. Os complementos de informações da Pessoa Física ou Jurídica, campos distintos, aparecem para preenchimento de acordo com a variação do tipo de pessoa, a aba é carregada.
Normal -> endereço onde se instala a pessoa física ou jurídica.
Entrega -> endereço onde a compra será entregue.
Cobrança ->endereço onde deve ser entregue o boleto de cobrança, endereço que chega a fatura do cartão ou nota fiscal.
O cliente pode ter mais de um tipo de endereço. Ao criar um cliente e informar um endereço, o sistema carrega este endereço automaticamente. Caso o endereço para NF seja diferente do carregado, o usuário deve alterá-lo.
Informar o tipo de endereço e o país.
Existe a possibilidade de localizar o endereço via Google Maps. Clicar no botão para visualizar.
Nesta mesma aba, é permitido relacionar o endereço e informações complementares para NF, onde ao clicar para seleção é aberta janela de cadastro da pessoa, tipo de endereço, país, e, informações essenciais à validação de endereço da nota fiscal, tais como, CEP, Bairro, Numero, UF, Cidade e Logradouro.
Método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O cliente pode ter três opções de tipos de emails:
Celular -> O email pode ser configurado via celular no caso deste permitir esta facilidade e configurações avançadas.
Comercial -> E-mail enviado com finalidade comercial.
Comum -> Endereço eletrônico para troca de informações.
Informar o tipo do email e o email.
Forma de comunicação para contactar em caso de necessidade. O cliente pode ter várias opções de cadastro de telefones.
Informar o tipo de telefone e o número. Pode ser preenchido também o DDD/DDI e descrita qualquer observação relacionada ao telefone, além do código da operadora.
Informar uma descrição para a homepage, página inicial de um site da internet.
Forma como as pessoas se tratam e se comunicam, dependem umas das outras. A relação pode ser por exemplo de Titularidade/Dependente
Para dependente pessoa física: Mãe, Pai, Filho, etc...
Para titularidade pessoa jurídica: Gerente, Secretário, Diretor, etc..
Tipos de relacionamentos permitidos:
Marido
Esposa
Filho(a)
Pai/Mãe
Irmão(ã)
Contato
Funcionário(a)
Vendedor(a)
Comprador(a)
Gerente
Diretor(a)
Proprietário(a)
Informar a pessoa e o tipo de relacionamento.
Aqui pode ser identificado o relacionamento inverso, geralmente, pelo respectivo oposto correspondente.
É cadastrada com a finalidade de realizar análise de clientes, em relatórios com agrupamentos por categoria e ter uma visão mais detalhada.
Adicionar uma descrição completa para a categoria.
Cadastro das mensagens genéricas que poderão ser aplicadas na realização de qualquer operação do cliente que tiver alguma restrição. Desta forma, serve de alerta ou mesmo de impedimento ao processo em questão, dependendo do tipo da mensagem informado. Estas mensagens são vinculadas ao cliente juntamente com a escolha do modo de exibição.
Os dados adicionais são informações não editáveis, de data e valor, da Primeira Compra, Última Compra, Maior Compra, Média de Valor Comprado, Maior Atraso e Prazos Médios, além das informações complementares que auxiliam na análise sobre o cliente.
Disponível para consulta onde relaciona os meses e valores das últimas compras realizadas pelo cliente.
Se o cliente possui limite de crédito -> Venda pode ser realizada;
Se o cliente não possui limite de crédito -> Venda não pode ser realizada;
Fornece mercadorias ou serviços ao consumidor.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Fornecedores
Permite pesquisar pelo nome do fornecedor. Possui o mesmo critério de pesquisa de pessoa, além da empresa.
Assim como nos clientes, são proporcionadas pelo sistema para os fornecedores, as formas de visualização Kanban, aberta como default, onde o a foto ou imagem de algo que representa o fornecedor pode ser exibida; além do formato lista e de registro, habitualmente já conhecidos.
Para criação de um fornecedor informar o CPF/CNPJ de acordo com o tipo de pessoa Física/Jurídica e um nome. O sistema valida o CPF/CNPJ, e, para que o dígito verificador seja calculado automaticamente, deve-se colocar um 'f' no início do campo, caso não recorde do verificador.
Ao realizar a inclusão de um novo Fornecedor, sem que a pessoa esteja cadastrada, cujo nome seja igual ao de uma pessoa já inclusa, é criado um novo cadastro para a pessoa informada, em Administração/Dados de Pessoas/Pessoas/, com outro código.
As demais infomações são subdivididas nas abas de acordo com o conteúdo:
Além das pessoas físicas ou naturais, passou-se a reconhecer, como sujeito de direito, entidades abstratas, criadas pelo homem, às quais se atribui personalidade. São as denominadas pessoas jurídicas, que assim como as pessoas físicas, são criações do direito. Os complementos de informações da Pessoa Física ou Jurídica, campos distintos, aparecem para preenchimento de acordo com a variação do tipo de pessoa, a aba é carregada.
Normal -> endereço onde se instala a pessoa física ou jurídica.
Entrega -> endereço onde a compra será entregue.
Cobrança ->endereço onde deve ser entregue o boleto de cobrança, endereço que chega a fatura do cartão ou nota fiscal.
O fornecedor pode ter mais de um tipo de endereço.
Informar o tipo de endereço e o país.
Existe a possibilidade de localizar o endereço via Google Maps. Clicar no botão para visualizar.
Método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O fornecedor pode ter três opções de tipos de emails:
Celular -> O email pode ser configurado via celular no caso deste permitir esta facilidade e configurações avançadas.
Comercial -> E-mail enviado com finalidade comercial.
Comum -> Endereço eletrônico para troca de informações.
Informar o tipo do email e o email.
Forma de comunicação para contactar em caso de necessidade. O fornecedor pode ter várias opções de cadastro de telefones.
Informar o tipo de telefone e o número. Pode ser preenchido também o DDD/DDI e descrita qualquer observação relacionada ao telefone, além do código da operadora.
Informar uma descrição para a homepage, página inicial de um site da internet.
Forma como as pessoas se tratam e se comunicam, dependem umas das outras. A relação pode ser por exemplo de Titularidade/Dependente
Para dependente pessoa física: Mãe, Pai, Filho, etc...
Para titularidade pessoa jurídica: Gerente, Secretário, Diretor, etc..
Tipos de relacionamentos permitidos:
Marido
Esposa
Filho(a)
Pai/Mãe
Irmão(ã)
Contato
Funcionário(a)
Vendedor(a)
Comprador(a)
Gerente
Diretor(a)
Proprietário(a)
Informar a pessoa e o tipo de relacionamento. Aqui pode ser identificado o relacionamento inverso, geralmente, pelo respectivo oposto correspondente.
É cadastrada com a finalidade de selecionar de qual fornecedor comprar, em relatórios com agrupamentos por categoria e ter uma visão mais detalhada.
Adicionar uma descrição completa para a categoria.
Serviços são oferecidos e experimentados, estabelecendo e promovendo ligações entre as pessoas. É selecionado ou criado o serviço pago pelo fornecedor, que vêm do cadastro dos serviços em Estoque/Cadastro/Produtos e Serviços/Serviços.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Tipos de Documentos
Tabela de Tipos de Documentos.
Os tipos de documentos abaixo são pré-definidos, e, não podem ser excluídos, atributo bloqueio setado como True.
O Centro de Custo pode ser associado para entrada de títulos, e, o mesmo sobrepõe o cadastro do parâmetro do financeiro. Assim como, o Evento para entrada de títulos também pode ser associado, e, sobrepõe o cadastro do parâmetro do financeiro.
A pesquisa de tipos de documentos pode ser realizada pelo nome ou pela sigla.
Pode ser "Liquidável", onde permite baixar ou não o tipo de documento.
Dados concernentes a uma pessoa física, identificada ou identificável, que revela a informação sobre sua sua origem, algumas características como número nacional de identificação de pessoas, número telefônico, endereço, email e outros.
Podem ser ente físico ou coletivo suscetível de direitos e obrigações, pessoas físicas ou naturais, ou, entidades abstratas, criadas pelo homem, às quais se atribui personalidade, pessoas jurídicas; que assim como as pessoas físicas, são criações do direito.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Pessoas
Existem as formas de visualização do formato lista e de registro, habitualmente já conhecidos.
Para criação de uma pessoa informar o nome e o tipo de pessoa Física/Jurídica obrigatoriamente. Por default as pessoas são ativas.
O sistema valida o CPF/CNPJ, e, para que o dígito verificador seja calculado automaticamente, deve-se colocar um 'f' no início do campo, caso não recorde do verificador, quando do preenchimento do campo.
Na inclusão de novas pessoas, informado o campo CPF/CNPJ, ao sair do mesmo é checado se o CPF/CNPJ já está cadastrado para outra pessoa, e, não permite prosseguir, no caso da existência. Se for uma alteração no campo CPF/CNPJ, é verificado se o mesmo já existe para outra pessoa, que não tenha a mesma identificação(ID) da pessoa da alteração.
O sistema possui a flexibilidade de consultar para CNPJ informado juntamente com o nome da empresa no cadastro de pessoa jurídica, a situação cadastral do contribuinte, se irregular, automaticamente, integrando com o web service da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), via botão de Pesquisa(lupa). Ao clicar na lupa é aberta janela para escolha do estado do contribuinte referente ao CNPJ informado, e, botão para busca nos servidores da SEFAZ a informação cadastral do CNPJ informado e adiciona ao registro. Pode ocorrer rejeição, como CNPJ da consulta não cadastrado como contribuinte na UF.
Na treeview há a possibilidade de localizar o endereço da pessoa via Google Maps. Clicar no botão sobre o registro da pessoa para visualizar.
A tela de pessoas possui a facilidade na Pesquisa de:
- Filtros para Pessoa Física e Pessoa Jurídica diretos na searchview.
- E os demais filtros por nome, cpf, código e outros na busca avançada.
Ao cadastrar um Cliente, Fornecedor, Funcionário, Representante, Vendedor, Comprador, Sócios ou Concorrentes, automaticamente são inseridos como pessoas no sistema.
As abas de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica são alternadas de acordo com o tipo de pessoa identificado.
No rodapé da tela há um campo de Informações Complementares onde pode ser registrada qualquer detalhe a ser usado em uma NF por exemplo.
As demais infomações complementares são subdivididas nas abas de acordo com o conteúdo e estão associadas à pessoa em questão:
É qualquer meio, sobretudo gráfico, que comprove a existência de um fato, a exatidão ou a verdade de uma afirmação.
Informar o tipo do documento e um número. O documento pode conter complementos.
Além das pessoas físicas ou naturais, passou-se a reconhecer, como sujeito de direito, entidades abstratas, criadas pelo homem, às quais se atribui personalidade. São as denominadas pessoas jurídicas, que assim como as pessoas físicas, são criações do direito. Os complementos de informações da Pessoa Física ou Jurídica, campos distintos, aparecem para preenchimento de acordo com a variação do tipo de pessoa, a aba é carregada.
É verificado se CPF/CNPJ Já foi cadastrado para outra pessoa.
Para a pessoa física podem ser preenchidos RG/Validade/Órgão Emissor, Número da CNH/Categoria/Validade/Órgão Emissor, sexo, data de nascimento.
A pessoa física pode ser um Produtor Rural, onde tem determinados benefícios relacionados à tributos são isentados ou possuem um % mais baixo para encargos.
Quando a pessoa é jurídica é informado se a empresa corrente é Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional no campo Regime Tributário.
Dentre as atividades preponderantes exercidas pela pessoa juridica podemos destacar a Indústria ou Equiparado, Comércio, Transportadora, Prestador de Serviço, Posto de Combustível, Imobiliária ou Financeira; selecionadas na Natureza da Atividade.
Para o Tipo de Empresa considerar dentre 'Individual', 'Ltda', 'Sociedade Anonima', 'Cooperativa', 'Micro empreendedor', 'Autarquia', 'Administracao Pública', 'Administradora de Cartões' ou 'Banco'.
A data da fundação da empresa jurídica pode ser registrada.
A Inscrição Estadual deve ser válida para o estado.
Ocorre ainda o Termo de Reserva de Área, onde o interessado tem um prazo de 90 dias para apresentar a SUFRAMA o Projeto Técnico-Econômico de Implantação do empreendimento. Este pode ser informado para a pessoa jurídica.
Normal -> endereço onde se instala a pessoa física ou jurídica.
Entrega -> endereço onde a compra será entregue.
Cobrança ->endereço onde deve ser entregue o boleto de cobrança, endereço que chega a fatura do cartão ou nota fiscal.
A pessoa pode ter mais de um tipo de endereço.
Informar o tipo de endereço e o país.
Existe a possibilidade de localizar o endereço via Google Maps. Clicar no botão para visualizar.
Nesta mesma aba, é permitido relacionar o endereço para NF, onde ao clicar para seleção é aberta janela de cadastro da pessoa, tipo de endereço, país, e, informações essenciais à validação de endereço da nota fiscal, tais como, CEP, Bairro, Numero, UF, Cidade e Logradouro.
Método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.
A pessoa pode ter três opções de tipos de emails:
Celular -> O email pode ser configurado via celular no caso deste permitir esta facilidade e configurações avançadas.
Comercial -> E-mail enviado com finalidade comercial.
Comum -> Endereço eletrônico para troca de informações.
Informar o tipo do email e o email.
Pode também ser descrita qualquer observação relacionada ao email.
Forma de comunicação para contactar em caso de necessidade.
A pessoa pode ter várias opções de cadastro de telefones.
Informar o tipo de telefone e o número. Pode ser preenchido também o DDD/DDI e descrita qualquer observação relacionada ao telefone.
Informar uma descrição para a homepage, página inicial de um site da internet.
Forma como as pessoas se tratam e se comunicam, dependem umas das outras. A relação pode ser por exemplo de Titularidade/Dependente
Para dependente pessoa física: Mãe, Pai, Filho, etc...
Para titularidade pessoa jurídica: Gerente, Secretário, Diretor, etc..
Tipos de relacionamentos permitidos:
Marido
Esposa
Filho(a)
Pai/Mãe
Irmão(ã)
Contato
Funcionário(a)
Vendedor(a)
Comprador(a)
Gerente
Diretor(a)
Proprietário(a)
Informar a pessoa e o tipo de relacionamento.
Aqui pode ser identificado o relacionamento inverso, geralmente, pelo respectivo oposto correspondente.
É cadastrada com a finalidade de facilitar o arranjo de pessoas pertencentes`a uma mesma categoria, e, ter uma visão mais detalhada para análise efetuadas.
Selecionar ou Adicionar uma descrição completa para a categoria.
Os dados de fornecedor específico a serem considerados nas transações de compras realizadas pela mesma, como o frete.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Categorias
Auxiliam na distribuição de pessoas que estão interligadas por características comuns, agrupadas dentro de um mesmo foco para atender a visão esperada.
Adicionar uma descrição completa para a categoria. A categoria pode ser associada à uma categoria pai, com um grau de dependência.
Na visualização form é possível associar as pessoas pertencentes à categoria posicionada, onde são apresentadas as informações básicas do cadastro, incluindo os papéis desempenhados como se Cliente, Fornecedor ou Funcionário.
Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato utilizado, suscetível de consultas e pesquisas, que também pode ser utilizado como evidência ou prova. Identifica a pessoa física ou jurídica.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Documentos/Tipo
Um tipo de documento pode ser diferenciado pela finalidade, tratando de assunto específico, de natureza e órgãos estratégicos.
Existe a opção de bloqueio para que o tipo de documento não seja nem alterado e nem excluído.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Documentos/Tipos de Complemento
Material informativo que complementa o documento. Pode conter fontes externas, se assim for necessário, listas, tabelas, anexos e outros.
Informar a descrição para o complemento.
É a localização de pessoa no plano físico, seja de pessoa física/jurídica, cliente, fornecedor, representante, funcionário e outros.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Endereços/Endereços
O endereço é a localização completa de uma pessoa física ou jurídica.
O endereço para ser usado deve estar Ativo, informar a pessoa, o país obrigatoriamente e vem setado tipo de endereço normal, podendo ser alterado.
Ao informar o CEP, o sistema busca o endereço e faz a validação. Pode ocorrer da impossibilidade de conexão no site dos Correios.
As informações de UF, cidade, bairro, logradouro e tipo de endereço compõem o endereço.
Possui a facilidade de localização pelo botão de Mapa, através do Google Maps (http://maps.google.com/maps). Clicar no botão para visualizar.
A pessoa pode ter mais de um tipo de endereço.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Endereços/Tipos
São os diferentes papéis que um endereço pode exercer. Pode ser classificado por tipos de endereços diferentes como:
Normal -> endereço onde se instala a pessoa física ou jurídica.
Entrega -> endereço onde a compra será entregue.
Cobrança ->endereço onde deve ser entregue o boleto de cobrança, endereço que chega a fatura do cartão ou nota fiscal.
Informar um descritivo para o tipo de endereço.
Um país é uma região geográfica considerada o território físico de um Estado soberano, e, geralmente, está associado a um Estado, nação ou governo.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Endereços/País
Abrange as regiões, estados, cidades e suas subdivisões, podendo apresentar seus estados e pessoas que possuem endereços nos respectivos.
Informar um nome para o país e uma sigla obrigatoriamente.
À título financeiro o país possui um código correspondente no Banco Central.
Os estados do país podem ser informados na treeview de edição na mesma tela, juntamente com os endereços de pessoas associados aos mesmos.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Endereços/Estados
Estado é uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente.
Geralmente, vem populado o cadastro, e, raras são as manutenções ocorridas neste cadastro.
Selecionar o país, informar um nome e uma sigla para o estado.
As cidades que pertencem ao estado podem ser informadas na treeview de edição na mesma tela, juntamente com os endereços de pessoas associados ao mesmo.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Endereços/Cidades
Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal.
Geralmente, as informações vêm populadas, e, apresentam o código correspondente do município no IBGE atualizado. Raras são as manutenções ocorridas neste cadastro.
Selecionar o país, o estado e informar o nome para a cidade.
Os endereços das pessoas podem ser associados nesta tela, mantendo a linha do país, estado e cidade em questão.
O Código do IBGE deve ser único.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Endereços/Bairros
Bairro é uma comunidade ou região dentro de uma cidade ou município, sendo a unidade mínima de urbanização existente na maioria das cidades do mundo.
Informar o nome do bairro.
Os endereços das pessoas associadas ao bairro podem ser inseridos nesta tela.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Endereços/Logradouros
Designa um Terreno ou um Espaço anexo a uma habitação, usado para serventia da casa, ou ainda qualquer espaço público comum que pode ser usufruído por toda a população, reconhecido pela administração de um município, como largos, praças, jardins, parques, Avenida, Rua, Estrada, Travessa e Beco.
Informar um título e uma descrição para o logradouro. (Nome da rua com a titularidade)
Os endereços das pessoas associadas ao logradouro, que contêm a rua cadastrada em questão, podem ser inseridos nesta tela.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Endereços/CEPs
O Código de Endereçamento Postal é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, cujo objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios.
Informar o CEP, selecionar o país, o estado, a cidade, o bairro e o logradouro.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Endereços/Regiões
Relaciona as regiões geográficas das pessoas que formam uma unidade distinta em virtude de determinadas características, um recorte temático do espaço. Em termos gerais, costumam, mas não necessariamente, ser menores que um país, e, podem ser delimitadas em diversas escalas de acordo com as necessidades do estudo.
Informar o nome da região geográfica.
A região pode estar associada à uma outra região, que não ela mesma.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Relacionamentos/Tipo
Tipos de relacionamentos permitidos:
MaridoFinanceiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Relacionamentos/Relacionamentos
Forma como as pessoas se tratam e se comunicam, dependem umas das outras. A relação pode ser por exemplo de Titularidade/Dependente.
Para dependente pessoa física: Mãe, Pai, Filho, etc...
Para titularidade pessoa jurídica: Gerente, Secretário, Diretor, etc..
Selecionar a pessoa, o tipo de relacionamento e pessoa com quem relaciona.
Pode ser identificado o relacionamento inverso, geralmente, pelo respectivo oposto correspondente.
Existe também o campo de observação para descrever mais alguma informação inerente ao relacionamento.
Dispositivos de telecomunicações desenhados para transmitir sons por meio de sinais elétricos nas vias telefônicas.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Telefones/Tipo
Os telefones se diferenciam nas categorias distintas de aparelhos telefônicos, dependendo da tecnologia utilizada. Pode ser analógico, telefone sem fio, digital, voip, celular ou público.
Informar uma descrição para o tipo de telefone.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Telefones/Telefones
O telefone passou a fazer parte desse novo cotidiano, e, é essencial no serviço de atendimento ao cliente. A pessoa pode ter várias opções de cadastro de telefones.
Selecionar a pessoa, o tipo de telefone e informar o número. O DDI e DDD podem ser informados, e, caso necessário uma observação.
Método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Emails/Tipos
Os emails se classificam nas três opções de tipos:
Celular -> O email pode ser configurado via celular no caso deste permitir esta facilidade e configurações avançadas.
Comercial -> E-mail enviado com finalidade comercial.
Comum -> Endereço eletrônico para troca de informações.
Informar o nome do tipo do email.
As pessoas associadas ao tipo de celular são listadas na treeview da tela.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Emails/Emails
Ferramenta de comunicação online que auxilia na divulgação rápida, na privacidade das informações de cada indivíduo, permitindo a troca de mensagens dentro e fora de uma empresa ou organização, entre clientes, fornecedores e outros. Facilitando, desta forma, os processos relacionados aos serviços corporativos.
Informar o tipo de email, pessoa, endereço de email da pessoa, e, se for o caso uma observação.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Dados de Pessoas/Emails/Homepages
Página inicial de um site da internet. Possui a facilidade de filtro por pessoa e número, e, agrupamento por pessoa, tipo de telefone e ddd.
Selecionar uma pessoa e informar uma descrição para a homepage.
Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Local & Natureza
O local da operação ou da prestação e suas respectivas naturezas para os efeitos da cobrança, definição do estabelecimento responsável, podem ser associadas como forma de identificação de pagamento. Associação de local x natureza para efeito de cobrança magnética.
A tela é aberta no formato Lista exibindo as colunas Local de cobrança, Natureza de cobrança, Nosso número, Agência e Conta. Possui também a informação 'Prazo p/ liberação', prazo em dias para a liberação da cobrança.
O banco utilizado internamente é o banco do cadastro da ADM, associado corretamente com o novo código do banco central. Pode ser vinculado à vários clientes, agências.
Permite associação do Local e Natureza para qualquer tipo de local de cobrança, de modo que:
-> Se local de cobrança diferente de banco:
São desabilitados os campos "Natureza de cobrança", "Nosso número", "Agência", "Dígito", "Conta", "Digito", "Carteira" e "Convênio".
Os campos Nosso número, Convênio e Dígito da Conta podem ser informados quando local de cobrança for "Banco". Ao selecionar o local de cobrança, e este for um banco, as informações referentes aos campos "Agência" e "Dígito", "Conta" e "Dígito" são carregadas automaticamente de acordo com o local de cobrança. Esses campos são somente para consulta.
Estas informações são utilizadas na Cobrança Magnética, neste conteúdo são cadastrados os bancos que estão habilitados para o processo de Cobrança Magnética no sistema. Devem ser preenchidos para o operacional os campos de seleção do Banco, pré-cadastrados somente 341 - Itaú, 399 - HSBC e 643 - Banco do Brasil, Agência, Dígito, Conta, Dígito da Conta, Carteira e Convênio.
Nosso número -> Número que identifica o boleto no banco.
Carteira -> Código que identifica a carteira conforme modalidade de cobrança. Deve ser informado pelo banco.
Convênio -> Número do contrato firmado entre empresa e banco para cobrança através de boleto bancário. Deve ser informado pelo banco.
Prazo p/ liberação -> Quantos dias o banco demora para creditar o recebimento na conta corrente.
Permite a Classificação de Contas por centro de custo e evento por locais e natureza, e, quando informadas, situação específica, prevalecem sobre cadastro do parâmetro financeiro.
Exibe as informações de Local de cobrança, Natureza, Centro Custo e Evento.
O Centro de custo é utilizado nas baixas de títulos do contas a receber neste local/natureza de cobrança. Este centro de custo sobrepõe o cadastrado no parâmetro do financeiro para recebimento de títulos. O evento será utilizado nas baixas de títulos do contas a receber neste local/natureza de cobrança. Este evento sobrepõe o cadastrado no parâmetro do financeiro para recebimento de títulos.
Um título financeiro pode ser feito através de um lançamento pelo contas a pagar ou receber. Pode ser usado quando o lançamento é feito hoje para pagamento posterior (contém data de vencimento) ou o lançamento que precisa de registro de quem é o favorecido ou credor. Tais como a conta de luz, aluguel, receita de vendas (com identificação do cliente) e despesas (com identificação do fornecedor).
Financeiro/A receber & A pagar/Lançamentos/Títulos
O sistema permite a inclusão e a manutenção de novos títulos avulsos para cobrança do cliente ou que o fornecedor tenha a pagar. Relaciona os documentos a receber/a pagar, com uma estrutura de informações específicas do documento, como local de cobrança, taxas de juros/multas/descontos, moeda, tipo de documento e pagamentos realizados. Mostra o histórico da movimentação física do documento, além de fornecer a previsão de valor por evento por centro de custo.
Os títulos são carregados por default na situação "Em Aberto", e, existe o filtro para os demais estados: 'Baixado', 'Devolvido', 'Reapresentado' e 'Cancelado'.
Existe a opção de Agrupar por: Empresa, Tipo de Título, Tipo de Documento, Local de Cobrança e pelas situações do título, 'Em Aberto', 'Baixado', 'Devolvido', 'Reapresentado' e 'Cancelado'. O agrupamento funciona juntamente com a opção 'Filtrar por ...' : Em aberto, Baixado, Devolvido, Reapresentado, Cancelado e Cliente/Fornecedor. Desta forma, ao agrupar em determinada situação, é exibido o totalizador de títulos que atendem a situação. O filtro "Em Aberto" vem por default e o agrupamento vem desmarcado.
Os títulos geralmente são oriundos do processo de lançamentos de notas fiscais de entrada, saída devolução e transferência, e, são criados automaticamente no sistema com o tipo NF. Os títulos originados de NF-e de Saída, Entrada Própria ou Terceiros, possuem a numeração da NF. Existe a necessidade de lançamentos de duplicatas e outros títulos financeiros, onde o lançamento é manual.
A coluna valor é exibida na treeview dos títulos do financeiro, para facilitar ao relacionar títulos baixados, a visualização dos valores dos títulos.
Para lançamento de títulos, é necessário que se tenha cadastrado, Clientes/Fornecedores, Tipos de Documentos, Local de Cobrança, Eventos, Centro de Custo, Vendedor Interno/Externo, que também poderão ser registrados no momento do lançamento.
Na Capa dos títulos são exibidos Cliente/Fornecedor, data emissão, vencimento, fatura, tipo título, parcela, Valor, saldo, vendedor e vendedor externo.
Ao dar entrada em um título, é gerado automaticamente os lançamentos de movimento gerencial da seguinte maneira:
Informar dados relacionados à Cobrança do título, como local de cobrança, natureza da cobrança, agência, nosso número, borderô e data de aceite. Ao selecionar um local de cobrança do tipo "Banco", são liberados os campos Natureza de cobrança, Agência, Nosso número e Borderô para preenchimento/edição.
O botão "Imprimir Boleto" é habilitado para Títulos "A Receber, se os campos "Local de cobrança" e "Natureza de cobrança" estiverem preenchidos. O Modelo é considerado "Boleto".
Para o Nosso Número no boleto, se o campo Nosso número na aba Cobrança estiver preenchido é usado no boleto. Se não informado observa no Local & Natureza se o mesmo possui valor, caso contrário emite a mensagem: "Nosso Número deve ser informado no cadastro de Local & Natureza!". Para o Nosso Número originado do cadastro Local & Natureza procede com a regra de somar + 1 ao número informado. Este número é armazenado na classe após geração do boleto.
Ao clicar no botão habilitado, abre a tela com:
Os campos Local e Natureza devem são read only.
Se título não vencido procede com os valores normalmente, sem alterá-los. Campos Vencimento e Valor Original R.O.
Se título vencido, habilita o campo vencimento para preenchimento do novo vencimento. Exibe campos R.O de Juros, Multa, Desconto do título se preenchidos e calcula o campo Valor Total obedecendo o novo vencimento. No espaço do boleto para informações, no caso de título vencido, exibe somente o texto: "Não receber após vencimento."
Obedece as mesmas regras implementadas para observações em "Financeiro/A receber & A pagar/Lançamentos/Boletos".
No botão Imprimir gera o boleto.
Para valores de Multa/Juros/Descontos que afetarão no cálculo do valor total, no caso de atraso do pagamento do título. Existe também a coluna Encargos, que contêm os juros e a multa, se houver cadastro no parâmetro do financeiro, e, caso o titulo esteja em atraso, onde são observadas a data limite para multa e prazo para perdão. O cálculo deve ser: Encargos = (Total de Dias em Atraso x juros por dia) + Valor da multa, conforme realizado na Baixa, e, valores exibidos na aba Multa/Juros/Desconto do título. Os valores exibidos são Valor Juros Dia, Valor Multa, Valor Desconto, Data para Limite Desconto e Multa após Data.
Nos Dados Complementares têm-se os dados específicos para cada título, tipo de sacado, vencimento original, tipo de documento, moeda, autorização, Título e observação.
Se título for "a pagar" é habilitado o campo "Código de barras" na aba de "Dados Complementares" para edição do usuário.
Para os dados de Pagamentos, no caso do estado Baixado ou Baixa Parcial, são exibidos data da baixa, data do pagamento, descrição, valor do juros, valor da multa, valor do desconto, valor pago e a Forma de pagamento. Caso o cliente não tenha imprimido o recibo na hora da quitação, quando consultar um título quitado, tem a opção de imprimir o recibo.
O recibo pode ser gerado para todos os títulos baixados ou em situações de clientes variadas, para títulos de clientes diferentes. O sistema gera um recibo para cada cliente, contendo as respectivas informações de seus títulos. E quando há mais de um título para o mesmo cliente realiza o agrupamento das informações, em apenas um documento.
Ao clicar no botão "Gerar Recibos" o sistema gera uma janela com mensagem para baixar o arquivo :
Formato 1/2 página, contendo dois recibos, um ao lado do outro, 2 vias.
Layout:
As informações de Centro de Custos e Eventos estão agrupadas na aba do notebook, exibindo a previsão de valor por evento por centro de custo, apenas para consulta. Para tal, o parâmetro Uso de Centro de Custo e Eventos deve estar marcado. De acordo com o tipo de título e se gera movimento de previsão são informados o Evento, Centro de Custo, com valor e previsão.
No faturamento da NF de Entrada, se nas condições de pagamento for informado cheque, se NF validada, é criado o tipo de documento - CHQ, A Receber, Em Aberto, com número do documento = número do cheque informado, e, mesmo valor da NF.
Na treeview de Histórico que aparece no rodapé da tela, são apresentadas as mudanças ocorridas: usuário, data do histórico, prorrogação, local de cobrança, natureza de cobrança e operação.
Para informação da origem e correlação do título é possível consultar, no título baixado no form, através da opção "Mais", "Transações" onde são exibidas as operações com todos os logs realizados do usuário, com links facilitando visualizar as informações de origem com as datas de transações, seja de:
Orçamento / Pedido / NF / fatura / título / Tesouraria.
('I',
'Entrada'),
('A', 'Alteração'),
('R', 'Registro'),
('B','Baixa'),
('BP','Baixa Parcial'),
('PR','Prorrogação'),
('C','Cancelamento'),
('TR','Transformação')
O valor das custificações deve ser igual ao valor total do documento.
Financeiro/A receber & A pagar/Lançamentos/Registrar
Permite alteração do local de cobrança dos documentos lançados avulsos, faturas e outros. Contém o histórico das operações de transferência dos títulos a receber e a movimentação física do documento.
O sistema realiza os ajustes consequentes da mudança de local de cobrança, validando os parâmetros.
Financeiro/Lançamentos/A receber & A pagar/Faturas
A fatura pode ser emitida/recebida e gerar uma conta a pagar, uma conta a receber. O sistema permite o lançamento das faturas, que serão refletidas em financeiro título na proporção de quantidade de parcelas.
Uma nota fiscal gera uma fatura, e, uma fatura pode conter vários títulos. São incluídos documentos com a sequência de parcelas/valores/datas respectivamente, e, geradas as parcelas. Para atualização do valor total do documento, utilizar o botão Atualizar e gravar o processo.
Ao criar uma fatura, o tipo de documento pode ser selecionado, e, ao gerar as parcelas da fatura, o sistema utiliza a informação para imputar o valor do tipo de documento.
Para geração de uma fatura informar os dados básicos de empresa, cliente, documento e data emissão.
Se a data de emissão informada não é a atual, ao confirmar as parcelas o sistema considera o prazo para vencimento baseado na data de emissão dos títulos.
Ao gerar uma fatura com o tipo da fatura como 'a pagar', os títulos são gerados são como 'a pagar'.
O sistema permite alteração do tipo de movimento da fatura, de forma que ao realizar a alteração na fatura, a alteração também é realizada no título. Garantindo que não haja divergências entre a fatura e o título gerado.
As parcelas possuem o mesmo número de documento informado, e, podem ser geradas:
-> Geração das parcelas automáticas:
- Clicar em Gerar Parcelas, é aberta janela para informação dos dados de valor de cada parcela, prazo(intervalo de uma para outra em dias), quantidade de parcelas.
Se o campo "Prazo" = 30, o campo "Vencimento Fixo" é habilitado. Consequentemente o "Dia Vencimento Fixo" é habilitado. Se marcado gera as parcelas com dia fixo obedecendo o dia de vencimento fixo. Por default, vem desmarcado. A marcação do "Vencimento Fixo" é observada:
=> Se marcado considera para os meses (> 30 dias) ou (< 30 dias(mês de fevereiro)), o último dia como sendo dentro do prazo = 30. De forma que todas as parcelas coincidem com o dia identificado na primeira parcela (dia de vencimento fixo).
=> Se desmarcado permanece o procedimento executa como de praxe.
Confirmar a geração das parcelas na janela. São geradas as parcelas no grid, e, a quantidade de parcelas e valor são atualizados da tela principal.
- Após gerar as parcelas automaticamente, cada registro de parcela gerado pode ser alterado. A aplicação permite salvar as alterações, sem desfazê-las. Desta forma, para os casos em que os meses não possuem quantidade de dias fixos e os vencimentos baseados no prazo também não são gerados para o dia correto, deve ser realizada alteração em parcela por parcela.
-> Geração de parcela por parcela ou parcela única:
- Clicar em Incluir um item no grid, informar os dados para cada parcela. A quantidade de parcelas e valor são atualizados da tela principal.
Obs:. Para as duas maneiras de geração de parcelas, se em Financeiro -> Cadastros -> Parâmetros estiver marcado Usar Centro de Custos e Eventos, deverão ser preenchidos.
Quando as faturas são originadas de uma NF de Entrada de Terceiros, ou de outros tipos de notas, ao validar a nota fiscal, os valores das faturas geradas são zero. Somente ao faturar a nota fiscal é que os valores para as faturas, em alguns casos para títulos, são alterados com o valor similar ao da nota fiscal.
ChequesUm cheque é uma ordem de pagamento à vista expedida contra um banco sobre fundos depositados na conta do emitente para pagamento ao beneficiário do cheque. |
Financeiro/Lançamentos/A receber & A pagar/Cheques
Registra os lançamentos de cheques, podendo ou não ter sido devolvidos, para controle de informações sobre a transição de cheques dentro da empresa.
A treeview exibe as colunas Cliente, Número do Cheque, Tipo de sacado, Emissão, Bom para, Valor, Banco, Agência, Conta, CPF/CNPJ Emitente, Data de repasse, Repassado para e Título.
No faturamento da NF de Entrada, se nas condições de pagamento for informado cheque, se NF validada, é criado o tipo de documento - CHQ, A Receber, Em Aberto, com número do documento = número do cheque informado, e, mesmo valor da NF. As informações digitadas pelo usuário no momento do fechamento da NF(n° do Cheque, agência, banco, conta e CPF do emitente, se for o caso), são refletidas nesta janela.
Quando o CNPJ/CPF do emitente na NF fica em branco, é porque o emitente é o próprio cliente. Neste caso, é preenchido CNPJ/CPF do cliente.
Se houver prorrogação, o valor do saldo permanece com o valor do cheque, e o vencimento altera para a data de prorrogação. Desta forma, ao aterar a data de vencimento do título tipo cheque o valor do saldo permanece o mesmo.
Ao selecionar o(s) cheque(s) clicar na opção print habilitada ao marcar a caixa de diálogo em pesquisa. Existe a flexibilidade em montar um layout adicionando as colunas desejadas, permitindo, em salvar lista de campos, informar a visão com o nome e clicar em ok. Para salvar um modelo de relatório csv ou excel na opção print, é necessário entrar com um usuário que tenha permissão de administrador, em Configurações / Usuários / clicar sobre o usuário, na aba Permissões de Acesso alterar o campo Recursos Humanos para funcionário.
Se desejar visualizar as situações para cheque, após listar os lançamentos dos cheques, e, marcar na treeview, exibe a opção PRINT. Clicar na mesma, e em seguida no botão pesquisa. Definir os campos para composição do relatório. Para geração do relatório, considera-se total para a soma dos valores de coluna campos integer e para campo float.
Um cheque pode ser devolvido por algum dos motivos previstos pelo Banco Central, têm a data do Bom Para preenchida, que pode ser desrespeitada, fraudada e outras situações corriqueiras do dia a dia.
Os cheques roubados, falsos, clonados, adulterados e outros, geralmente são repassados a terceiros. O consumidor pode passar um cheque que foi repassado para uma equipe de fraudadores. O sistema carrega os cheques que foram devolvidos, para possível repasse.
Existem algumas situações onde o cheque repassado a terceiro de boa-fé não pode ser sustado, sob o argumento de anulação de contrato de compra e venda entre os dois. Em outros casos, o cheque pode ser cobrado pelo terceiro que o recebeu, sem que este saiba se o cheque foi repassado a outros. O sistema carrega os cheques que foram repassados, para possível cancelamento. Serão exibidos nos cheques lançamentos/devolvidos após o cancelamento.
O sistema trata as diferentes situações previstas de pagamento com cheque, onde para cada uma existe uma condição diferente em que se encontra o cheque, com variação de exibição para os campos nas operações efetuadas nas mesmas.
Financeiro/Lançamentos/A receber & A pagar/Cheques/Baixa de Cheques
É solicitada a data (bom para) e as informações para a baixa, como a Conta e Data Depósito. No campo "Banco" ocorre a busca do cadastro de bancos, exibindo o código BC + descrição<name>.
Informar os parâmetros e clicar para 'Listar Cheques'. São exibidos todos os cheques que satisfazem ao filtro acima, na treeview com Nro Cheque, Cliente/Fornecedor e Valor Total.
Selecionar o(s) cheque(s) marcando/desmarcando a cada registro, ou clicar no botão "Marcar todos", com opção de botão "Desmarcar todos".
Após selecionado(s) clicar no botão "Baixar Cheques" no header. É realizada a baixa dos cheques e lançados na tesouraria do financeiro.
Baixa de TítulosO título fica em aberto e quando é feito o seu pagamento, é realizada a baixa no sistema, ou seja, confirmado que o título foi liquidado. Nesta baixa, o sistema cria um lançamento financeiro na conta escolhida, fazendo com que sua conta caixa fique com o saldo correto. MenuFinanceiro/A receber & A pagar/Lançamentos/Baixa de Títulos DescriçãoContêm os recebimentos de títulos do Contas a Receber e Contas a Pagar, podendo efetuar baixa parcial ou total de títulos. FuncionamentoPara buscar os títulos a serem baixados, podem ser informados um dos filtros cliente ou fornecedor, tipo de título, local de cobrança, Tipo de documento ou vencimento. Para as informações da baixa, dos dados para recebimento, a forma de pagamento vem por default Dinheiro, a conta de acordo com a operação de pagamento ou recebimento, vem default a primeira conta Caixa, e, a data de pagamento, por default vem a do dia. Para forma de pagamento cheque, será aberta janela para informações sobre cheque(número do cheque, conta, banco, agência e CPF/CNPJ Emitente). Na baixa de Títulos, não são permitidas as formas de pagamento cartão de crédito ou débito. Após informados os dados clicar no botão Listar Títulos, onde serão relacionados um ou mais registros para realização da baixa, títulos em aberto para o cliente informado, que necessariamente devem ter seus valores atualizados. Para seleção do(s) registro(s), marcar através do ícone que aparece à direita de cada registro para Selecionar ou clicar no botão Marcar Todos ou, para alguma desistência, clicar no botão Desmarcar Todos. Em seguida, clicar no botão Atualizar Valores. Após atualizar valores, onde o estado é alterado para Valores Atualizados, são exibidos o Total a Receber, Total a Pagar, e, o Líquido a Receber ou a Pagar Total. O processo para baixa, botão Baixar Títulos fica habilitado e disponível, efetuar a baixa.
Baixa de (um) Título:
- Se for selecionado apenas um título, o valor pago pode ser menor que o valor total do título (Baixa Parcial). Quando o “Valor a Receber/Pagar” (o que está logo abaixo da Conta) for menor do que o saldo do título, a baixa será parcial. Sendo a baixa parcial, o título continua em aberto, porém, com o saldo menor que o valor pago. É observado para o histórico, e gerado da seguinte forma:
"Recebimento título <número título> de ....."
Baixa de N Títulos: - Se for selecionado mais de um título, o valor pago deve ser igual ao somatório do valor total dos títulos. Ou seja, nesta baixa, o valor pago deve ser igual ao saldo total dos títulos selecionados, não é permitido a baixa parcial neste caso. Se o usuário selecionar mais de um título, o sistema automaticamente ao Atualizar Valores, já altera o Líquido a Receber ou a Pagar para o valor total dos títulos, ignorando o informado o Valor a Receber/Pagar. A identificação do tipo de título, está diretamente no titulo. É observado para o histórico, e gerado da seguinte forma: "Recebimento do montante da baixa dos títulos <a>, <b>, <c>, <d>....." Relaciona todos os títulos, incluindo todos os títulos entre vírgulas, não inclui o nome do cliente.
Desconto Geral
- Regras -
Quando o estado da baixa é "Valores Atualizados" não permite edição dos valores no form aberto para cada título da treeview. Desabilita nesta situação o botão "Desmarcar" também. Após "Atualizar Valores" habilita o campo "Desconto". Ao informar "Desconto" atualiza os campos "Líquido a pagar/ Líquido a receber". Após "Baixar Títulos" realiza o rateio do desconto, com percentual distribuído/aplicado sobre cada valor dos títulos respectivamente. O campo "Desconto" da capa é zerado. Soma na coluna "Vr. do desconto" da treeview o valor de cada rateio, atualizando também a coluna "Valor total" da mesma.
-> Para baixar a multa usar centro de custo e evento de multa a receber do parâmetro. -> Para baixar juros usar centro de custo e evento dos juros recebidos do parâmetro. OBS:. Não havendo contas de centro de custo e/ou de evento de recebimento na 'Classificação de Contas', nem no parâmetro, não classificar nada, nem a baixa, nem desconto, nem juros, nem multa.
Valor dos juros = valor do título * percentual de juros(parâmetro) / 100 / 30 multa = round(dados_parametros['multa_atraso']/100*valor, 2) Valor da multa = valor do título * percentual da multa(parâmetro) / 100 valor_total = valor_pago + valor_juros + valor_multa - valor_desconto
Se a data de pagamento for superior à data de prorrogação (data_vencimento + prazo_perdao), os dias em atraso, multa e juros são os originais, ou seja, os valores desconsiderando o prazo de perdão.
- Caso a baixa tenha sido total, mudar o estado do título para baixado. Financeiro/A receber & A pagar/Lançamentos/Títulos
Financeiro/A receber & A pagar/Consultas/Recebidos & Pagos
Financeiro/A receber & A pagar/Relatórios/Recebimentos e Pagamentos
- Registrar todas as custificações no movimento gerencial.
- Habilitar o recibo de quitação de titulos a receber. Na tela é exibido no header:
Clique para baixar o arquivo. Download
Ao clicar no botão "Download" é gerado recibo em .pdf para todos os registros da treeview marcados, e, cujo status no header como Título Baixado. Para registros do mesmo cliente são totalizados no mesmo recibo, relacionando todas as parcelas.
Estados O lançamento de baixa de títulos possui os estados:
Títulos
Listados → Valores Atualizados → Título Baixado
Restringir
Não restringir
BoletosMenuFinanceiro/A receber & A pagar/Lançamentos/Boletos DescriçãoPermite imprimir boleto de um título a receber por locais de cobrança. FuncionamentoPara geração do boleto podem ser usados os filtros: data emissão inicial, emissão final, cliente, local de cobrança, default "Carteira", natureza de cobrança, tipo de documento, data inicial e final de vencimento. Após informar os parâmetros, clicar no botão "Pesquisar", onde serão exibidos todos os títulos que satisfazem aos filtros. A treeview apresenta as informações de Cliente, Documento, Emissão, Vencimento, Parcela e Valor. Existe a opção de exclusão de títulos na treeview, para que não sejam listados no boleto. Nos dados complementares devem ser preenchidos o banco, nosso número inicial e modelo, obrigatoriamente.
Considera-se as informações cadastradas em Financeiro / A receber & Pagar / Cadastros / Local & Natureza: => Para o campo código do cedente = campo convênio.
=> Para o campo último nosso número = campo Nosso número. O usuário pode optar em "Gerar boleto separado" ou "Arquivo em impressora". Ao clicar no botão "Imprimir", será gerado um título para cada boleto. Após listado, o titulo é registrado no banco informado. Além do banco, é solicitado o nosso número inicial.
A cada título impresso, ocorre incremento de 1. Ao registrar o titulo, não esqueça de informar este campo.
Para campo Observação nos Dados Complementares da tela, é permitida inclusão de texto a ser embutido no layout do boleto. A observação informada no parâmetro do financeiro vem preenchida por default, se houver informação preenchida no título, permitindo alteração. O tratamento para preenchimento automático do espaço em branco de todos os modelos de boletos da aplicação (todos os layouts de bancos) concatenando os textos padronizados com texto inserido no campo Observação.
Regras:
Se nos lançamentos dos títulos na aba Multa/Juros/Descontos houver preenchimento das informações:
"Valor da multa" e " Multa após data"
=> Inserir primeiro texto em negrito:
"MULTA DE R$: " + <Valor da multa> + "APÓS :" + <Multa após data>
ou
"Valor da multa"
=> Inserir primeiro texto em negrito:
"MULTA DE R$: " + <Valor da multa>
"Valor juros p /dia"
=> Inserir segundo texto em negrito:
"JUROS DE R$: " + <Valor juros p /dia> + "AO DIA"
"Valor do Desconto"
Se houver preenchimento para o campo Observação no boleto:
=> Inserir terceiro texto em negrito.
Notas:
Para que a logomarca do banco saia é necessário no cadastro em Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Bancos seja informado o número dos bancos de acordo com a câmara de compensação bancária do Banco Central do Brasil. O nosso número também busca do cadastro em Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Local & Natureza se informado dando sequência ou da tela ao imprimir, quando não informado no cadastro. A Logomarca exibida no cabeçalho é a da empresa. Para que a Agência seja exibida devem ser configuradas em Financeiro/A receber & A pagar/Cadastros/Local & Natureza as informações de Local de cobrança, Natureza de cobrança, Nosso número, Agência e Conta. Considera-se para "Gerar boleto separado"
==>se marcado: em cada arquivo é gerado um boleto.
==>se desmarcado: é gerado um arquivo com todos os boletos.
O Modelo pode ser 'Boleto' ou 'Carnê'
'Titulos'
'Arquivos'
RestringirNão restringirLayOutMensagens de ClientesMenuFinanceiro/A receber & A pagar/Mensagens de Clientes DescriçãoCadastro das mensagens genéricas que poderão ser aplicadas na realização das vendas a qualquer cliente que tiver alguma restrição. Desta forma, serve de alerta ou mesmo de impedimento ao processo em questão, dependendo do tipo da mensagem informado. Estas mensagens serão vinculadas ao cliente juntamente com a escolha do modo de exibição. FuncionamentoInformar um descritivo para a mensagem a ser exibida, selecionar o tipo de mensagem e um código de identificação da mesma. Restringir
Não restringir
ConsultasRecebidos & PagosMenuFinanceiro/A receber & A pagar/Consultas/Recebidos & Pagos DescriçãoRelaciona as baixas efetuadas dos documentos dos clientes/fornecedores com situação Baixado, apenas para consulta. FuncionamentoApresenta os títulos a receber ou a pagar com situação Baixado na Treeview para consulta. Fornece a possibilidade de mostrar as informações de cada título selecionado, como detalhes no form. Os documentos a receber/a pagar, com a estrutura de informações específicas do documento, como local de cobrança, taxas de juros/multas/descontos, moeda, tipo de documento e pagamentos realizados. Mostra o histórico da movimentação física do documento, além de fornecer a previsão de valor por evento por centro de custo. Possui Agrupamento por Empresa, Tipo de Documento, Local de Cobrança, Data do Pagamento, Data da baixa e Cliente/Fornecedor.
Na aba pagamentos, ao clicar em uma linha de pagamento, é aberto o form do pagamento. Quando o tipo de pagamento for cheque, e, tipo 'A Receber', são exibidos os dados do cheque, e, inclusive seu estado, se pago ou em aberto. Para esta janela aberta, são exibidas as informações de Data da baixa, Data de pagamento, Descrição Baixa, Juros, Valor da multa, Valor do desconto, Valor Pago, Forma de pagamento, Cheque, Número do cheque, Banco, Agência e Conta. CanceladosMenuFinanceiro/A receber & A pagar/Consultas/Cancelados Descrição
Relaciona os títulos a Receber que estavam em aberto e foram cancelados, e não farão parte da receita/despesa financeira da empresa. Os documentos baixados, devolvidos, repassados, não podem ser cancelados.
FuncionamentoExibe os títulos cancelados na treeview com a data de cancelamento. Os títulos que foram pagos não podem ser cancelados.
Posição DiáriaMenuFinanceiro/A receber & A pagar/Consultas/Posição Diária
Descrição
Apresenta ao setor financeiro, uma posição diária a receber/a pagar a respeito dos valores pendentes. É uma consulta que permite organizar e filtrar as informações de maneira dinâmica, permitindo análises por cliente, por vencimento, por valores e outros. Exibe as visões de títulos em aberto/vencidos com data de vencimento até 5 dias atrás, no formato tabela e de gráfico de pizza. Exibe também os títulos com vencimento hoje e para os próximos 5 dias, nas visões de planilha e gráfico de barras, de acordo com parâmetro selecionado. FuncionamentoO sistema exibe automaticamente as diversas visões previstas para análise.
MovimentaçãoMenuFinanceiro/A receber & A pagar/Consultas/Movimentação
Descrição
Relaciona as entradas e saídas dos títulos com tipos de documentos na situação em que se encontram (seus históricos) de acordo com os parâmetros informados. FuncionamentoSelecionar os parâmetros de acordo com o resultado pretendido para relato do histórico. A busca pode ser para um título com todo o histórico de registro de operações efetuadas para o mesmo, por tipo de documento com variação de datas de vencimento e/ou movimentação, por cliente/fornecedor, pelo tipo de operação realizada no histórico.
Quando um título é baixado parcial ou total, no campo Valor, é exibido o valor que foi baixado e não o valor do título. A cada Impressão realizada, o botão de Impressão é oculto. A cada Consulta Realizada, o botão de Impressão é exibido. Desta forma, evita a reimpressão de dados sem que a consulta esteja atualizada de acordo com a alteração de parâmetros.
Os títulos são exibidos da seguinte forma: -> "A Receber não vencido" = azul -> "A Receber vencido" = vermelho -> "A Pagar não vencido" = verde -> "A Pagar vencido" = marrom Parâmetros
LayOut
ChequesPagosMenuFinanceiro/A receber & A pagar/Consultas/Cheques/Pagos
Descrição
Um cheque nominal pode ser pago pelo banco mediante identificação do beneficiário ou de pessoa por ele indicada no verso do cheque (endosso). Também um cheque mesmo após o prazo de apresentação, pode ser pago se houver fundos. Os documentos associados a cheques, que foram baixados são exibidos para consulta, e, apresentam o número do cheque e a data de pagamento.
FuncionamentoO sistema lista automaticamente na treeview os cheques na situação de Baixado, para consulta.
DevolvidosMenuFinanceiro/A receber & A pagar/Consultas/Cheques/Devolvidos
DescriçãoExistem regras definidas em Resoluções do Conselho Monetário Nacional que regulamentam o uso do cheque, a operação de devolução de cheques. Inclui a alegação de falta de fundos ou conta encerrada quando não houver qualquer outro motivo para sua devolução. Outros motivos, também prevalecem, como, erro de preenchimento ou assinatura incorreta. A falta de fundos (2ª apresentação) ou de conta encerrada, o cliente tem seu nome incluído no cadastro de emitentes de cheques sem fundo. Os cheques que se encontram nestas situações são exibidos para consulta no sistema.
Funcionamento
O sistema lista automaticamente na treeview os cheques na situação de Devolvido, para consulta.
Painel a receberMenuFinanceiro/A receber & A pagar/Consultas/Painel a receber
DescriçãoNo painel são exibidas visões do total a receber por local de cobrança no formato tabela e de gráfico de pizza. Exibe também os títulos a vencer e vencidos por período de faixa de dias definido e quantidade de títulos que totalizam o valor, diversificado de 0 a 5 dias, 11 a 15 dias, 16 a 30 dias, 31 a 60 dias, maiores que 120 dias, nas visões de planilha e gráfico de barras.
FuncionamentoO sistema exibe automaticamente o painel com as visões pré-definidas para análise.
Painel a pagarMenuFinanceiro/A receber & A pagar/Consultas/Painel a pagar DescriçãoNo painel são exibidas visões do total a pagar por local de cobrança no formato tabela e de gráfico de pizza. Exibe também os títulos a pagar e vencidos por período de faixa de dias definido e quantidade de títulos que totalizam o valor, diversificado de 31 a 60 dias, 61 a 90 dias, 91 a 120 dias, nas visões de planilha e gráfico de barras. FuncionamentoO sistema exibe automaticamente o painel com as visões pré-definidas para análise. ClientesMenuFinanceiro/A receber & A pagar/Consultas/Clientes DescriçãoContempla consulta similar ao cadastro de clientes com treeview/form, sem o modo de visualização Kanban. Não permite nenhuma alteração dos dados. Funcionamento Possui aba "Títulos" para consulta com a treeview exibindo os títulos "Em Aberto" para o cliente. Apresenta as colunas: Tipo de título, Documento, Parcela, Local de cobrança, Situação, Emissão, Vencimento, Valor, Saldo, Atraso(dias), Encargos, Tipo de documento, Empresa e Total no rodapé à direita dos títulos.
Possui aba "Pedidos" por herança para consulta com a treeview exibindo os pedidos que estão pendentes não faturados para o cliente. Apresenta as colunas: Número do pedido, Data de emissão, Total do pedido, Status do pedido, Tipo e Nota fiscal.
LayOut
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Financeiro/Tesouraria/Lançamentos/Movimento
Lista os lançamentos de débito ou crédito, recebimentos, pagamentos e outros movimentos diretos como adiantamentos na Tesouraria, para contas caixa, banco ou tesouraria. No caso de recebimento ou pagamento, exibe o lote dos documentos baixados.
O sistema apresenta a lista de movimentos conciliados ou não, contendo Conta, Conta destino, Data do movimento, Mês de competência, Ano competência, Débito/Crédito, Valor, Histórico, Conciliado e Empresa. Para criação de um novo movimento, informar a conta, se débito ou crédito, valor diferente de zero, selecionar a Operação e descrever histórico. Caso queira completar a operação de pagamento, selecionar o registro desejado, editar e informar os dados para transação requeridos. A data da movimentação é preenchida automaticamente com a data default do dia, e, ao salvar o movimento é verificado se a mesma é igual ou anterior à data de conciliação para esta conta; se confirmado emite mensagem: "Ocorreu um erro validando o(s) campo(s) data_movimento: LANÇAMENTO NÃO REALIZADO. A DATA DO MOVIMENTO É MENOR QUE A DATA DE CONCILIAÇÃO CADASTRADA NA CONTA UTILIZADA".
Ao alterar um lançamento de movimento, o sistema refaz a atualização e organização dos lançamentos de forma que o saldo fique correto.
Na visualização do form, exibe a treeview de títulos(R.O.), com as informações de:
Cliente/Fornecedor, Tipo de título, Documento, Parcela, Local de cobrança, Situação, Emissão, Vencimento, Valor, Saldo, Atraso(dias), Encargos e Tipo de documento.
Desta forma, ao receber uma relação de títulos é registrado o montante, sem a identificação da pessoa.
As operações lançadas em Fiscal -> Contabilidade -> Cadastros -> Operações são utilizadas como informação no caso de acertos contábeis no movimento, para que fique registrado o histórico.
Para todo lançamento realizado seja de crédito ou débito, em que é informada a conta destino, o sistema cria automaticamente um lançamento similar com o tipo de operação contrária (crédito/débito), ordem inversa de contas (Conta <-> Conta Destino), e, demais dados correspondentes.
Se o parâmetro "Usar centro de custos e eventos" estiver marcado, os campos para lançamento de centro de custo, evento e valor, são exibidos na treeview, parte inferior da tela. Caso informada alguma operação, e, na operação houver associados centro de custo e evento, serão carregados para lançamento automaticamente, permitindo ao usuário modificá-los, porém, o valor do somatório dos centro de custo e eventos, deve ser o mesmo valor do movimento. Caso contrário, o sistema emite: "Soma dos custos não confere com o valor do lançamento." Se registrado lançamento com Mês de competência e Ano competência referentes à outro ano com a custificação amarrada, o registro é gerado em Movimento Tesouraria com Mês de competência e Ano competência similares ao registrado no movimento.
Ao realizar a exclusão de um movimento já conciliado a operação no estorno é inversa à operação realizada na conciliação.
Os registros da consulta são diferenciados na tela pelas cores:
De acordo com a conta do tipo banco informada, localiza-se os movimentos com ação contrária a ser creditada/debitada no banco, fazendo-se desta forma a conciliação dos saldos das contas contábeis de bancos conta movimento com o demonstrado no extrato bancário da conta corrente.
Informar a conta destino do tipo banco, para qual se deseja fazer a conciliação, caso tenha registros a serem conciliados o sistema lista no grid os movimentos de crédito/débito, caso contrário, informa que não há registros a serem conciliados. Apresenta o Código, Data, Histórico, D/C, Valor e Conciliado. Após marcar os movimentos para conciliação, fazer a conciliação. Os registros são listados na treeview dos movimentos, ticados como conciliados. A coluna do flag V(verde) marca cada registro de conciliação, o flag "Conciliado" fica marcado, a coluna Valor não mostra mais o mesmo, como confirmação de que foi utilizado para conciliação. Ao sair/entrar novamente na tela o valor fica correto. O valor exibido para o saldo em "Saldo Conciliado" fica atualizado após realizar a Conciliação de todos os registros.
No processo de conciliação os lançamentos encontram-se custificados, não havendo a necessidade de verificar Centro de Custos e Eventos neste momento.
Instituições de crédito caracterizadas pela captação de fundos, através de operações passivas como os depósitos à vista, a prazo e com pré-aviso, os depósitos de poupança, os certificados de depósitos e os fundos de investimentos, e pela cedência de fundos (crédito bancário), através de operações ativas de curto, médio e longo prazos, podendo estas serem de carácter comercial (letras) ou financeiro (relação cliente/banco).
Financeiro/Tesouraria/Cadastros/Bancos
Relaciona os bancos e correspondentes no Banco Central. São exibidas as agências associadas ao mesmo, caso existam.
Informar o nome do banco e Código no Banco Central.
Dependências de instituição financeira, destinada à prática das atividades para as quais a instituição esteja habilitada.
Financeiro/Tesouraria/Cadastros/Agências
A agência está necessariamente associada à um banco.
Informar o banco, um nome para a agência, um código para agência e endereço onde está situada a mesma.
Financeiro/Tesouraria/Cadastros/Formas de Pgto
São as diversas formas possíveis para realização de pagamentos e recebimentos, podendo ser crédito ou débito, com as sequências de parcelamento para a transferência de recursos. Quando cartão, existem as variedades de tipos de cartão.
O sistema exibe a lista de todas as variedades da forma de pagamento ativas para alteração. Para inclusão informar uma descrição para a forma de Pagamento, e, selecionar um dos tipos de condições de pagamento previstas.
Financeiro/Tesouraria/Cadastros/Operações
As principais operações financeiras numa tesouraria são contas a receber, contas a pagar, administração do fluxo de caixa, captação e aplicação de recursos financeiros. Negociação com clientes e fornecedores em torno de descontos por conta de mudanças nos prazos de recebimentos e pagamentos são operações financeiras complementares numa tesouraria. Todas as operações mencionadas são interdependentes e se interligam por meio do fluxo de caixa financeiro, que é uma das principais ferramentas de apoio às decisões da tesouraria.
Informar uma descrição para a operação obrigatoriamente, onde vem carregada a empresa de login, podendo ser alterada, um código sequencial para operação e vincular uma conta contábil.
O Centro de Custo e o Evento podem ser informados para operação.
Financeiro/Tesouraria/Cadastros/Contas Tesouraria
São as contas financeiras que registram as operações e os fluxos para contas a pagar, contas a receber, como banco e caixas. Mostram o equilíbrio/desequilíbrio da estrutura financeira, podendo variar também com contas que representam um cliente, fornecedor, funcionário e outros, por exemplo, quando no caso de um adiantamento.
Financeiro/Tesouraria/Cadastros/Datas de conciliação
Financeiro/Tesouraria/Consultas/Painel
Visões dos saldos por conta tesouraria na data do movimento para análise financeira na apuração do saldo real da conta bancária.
O sistema exibe automaticamente a planilha com as contas da tesouraria e gráfico com percentuais das mesmas, com a possibilidade de selecionar outros modos de visualização do gráfico.
Possui filtro padrão das contas que integram com fluxo por default.
Financeiro/Tesouraria/Consultas/Saldos
Os saldos por conta tesouraria na data do movimento para análise financeira na apuração do saldo real da conta bancária são exibidos em tela para consulta.
O sistema exibe automaticamente a treeview com as contas da tesouraria, data do movimento e respectivo saldo.
Exibe também a coluna "Saldo Conciliado".
Possui filtro padrão das contas que integram com fluxo por default.
Financeiro/Tesouraria/Relatórios/Disponibilidade
Trata-se do valor correspondente ao saldo de Caixa mais os recursos financeiros depositados nos bancos para a empresa no dia informado.
Informar a empresa e a data de movimentação como critério de pesquisa. A data default para a busca é a do dia.
Se no cadastro das contas tesouraria, as mesmas possuem o flag "Integra fluxo" desmarcado, não são relacionadas na disponibilidade.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Empresa
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relatorio.disponibilidade.osv
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parent_id
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res.company
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Data Movimentação
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relatorio.disponibilidade.osv
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Financeiro/Tesouraria/Relatórios/Livro Caixa
Livro auxiliar onde são registrados todos os recebimentos e pagamentos efetuados, de forma cronológica, como entradas e saídas de valores, relativos aos pagamentos efetuados diariamente( Duplicatas, Despesas em geral, salários). O sistema exibe na tela a data de movimentação, o histórico, bem como as entradas e saídas, com a opção de informar a página inicial para impressão na composição do livro contábil.
A empresa de login vem como default preenchida podendo ser alterada, informar a conta e data inicial e final para geração do fluxo de caixa. Ao clicar em localizar os dados dos movimentos relacionados à pagamentos/recebimentos são carregados na tela para consulta.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Empresa
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tesouraria.livro.caixa
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company_id
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res.company
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Conta
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tesouraria.livro.caixa
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conta_id
|
tesouraria.contas
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Data Inicial
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tesouraria.livro.caixa
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|
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Data Final
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tesouraria.livro.caixa
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Páginas
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tesouraria.livro.caixa
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O sistema usa a classe tesouraria.livro.caixa.movimentos para consulta em tela e impressão dos dados.
Linha1
H I S T Ó R I C O * E N T R A D A * S A Í D A
Linha2
Linha3
Linha4
Período:
Linha5
Ao final de cada página há um detalhamento do Saldo com Totais da Página, Saldo Anterior, Saldo Atual, Assinatura do responsável e TOTAL GERAL.
Financeiro/Tesouraria/Relatórios/Extrato Bancário
Relatório que contêm os lançamentos realizados no movimento da tesouraria juntamente com o saldo de uma conta bancária, ou seja, um relatório do que você tem ou não dentro de um período. Possui também as conciliações bancárias e totalizadores de saldos.
A empresa de login vem como default preenchida podendo ser alterada, informar a conta bancária, data inicial e final para geração do extrato bancário. Existe ainda a opção de filtro de trazer todos os movimentos, os conciliados ou os não conciliados.
Os lançamentos são relacionados de acordo com as datas dos movimentos em ordem crescente. Apresenta além do SALDO ANTERIOR, os SALDOS ATUAL, CONCILIADO e de HOJE.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Empresa
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extrato.bancario.osv
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company_id
|
res.company
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Conta
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extrato.bancario.osv
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conta_id
|
tesouraria.contas
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Emissão Início
|
extrato.bancario.osv
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|
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Emissão Fim
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extrato.bancario.osv
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Opção
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extrato.bancario.osv
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|
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O relatório busca os dados das classes tesouraria.movimento e tesouraria.saldos.
Linha1
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Linha3
Linha4
Linha5
Linha6
Linha7
Ao final do relatório há um detalhamento dos Saldos com SALDO ATUAL
SALDO CONCILIADO
SALDO HOJE
Financeiro/Tesouraria/Relatórios/Extrato Financeiro
Relatório que contêm os lançamentos e os compromissos (saldos) financeiros, histórico das operações financeiras realizadas, para simples conferência num período informado e determinada conta da empresa.
A empresa de login vem como default preenchida podendo ser alterada, informar a conta e datas inicial e final para geração do extrato financeiro. Ao informar a conta o sistema carrega o saldo inicial. Solicitar para localizar os dados, se houver dados para período, os registros são relacionados no grid, onde podem ser gerados em pdf na tela para posterior impressão.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Empresa
|
osv_memory.posicao.financeira.capa
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company_id
|
res.company
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Conta | osv_memory.posicao.financeira.capa
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conta_id
|
tesouraria.contas
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Período Inicial
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osv_memory.posicao.financeira.capa
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Período Final
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osv_memory.posicao.financeira.capa
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Saldo Inicial
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osv_memory.posicao.financeira.capa
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Financeiro/Tesouraria/Relatórios/Movimento da Tesouraria
Lista todos os lançamentos de débito ou crédito, recebimentos, pagamentos e outros movimentos diretos como adiantamentos na Tesouraria, com respectivo histórico, informa se movimentos conciliados ou não, para conta da tesouraria e período selecionados.
Confirmar se para a empresa que já vem preenchida, a de login, selecionar a conta da tesouraria, preencher as datas inicial e final. Solicitar a impressão do relatório.
Os valores de saldo final e saldo hoje deste relatório, são similares ao relatório em Financeiro/Tesouraria/Relatórios/Extrato Financeiro para os mesmos parâmetros informados.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Empresa
|
relatorio.movimento.osv
|
company_id
|
res.company
|
Conta
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relatorio.movimento.osv
|
conta_id
|
tesouraria.contas
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Data Inicial
|
relatorio.movimento.osv
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|
|
Data Final
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relatorio.movimento.osv
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O mapa de tesouraria auxilia na definição da estratégia de preços e comercial. Além de ferramenta financeira, é também estratégica, e, até decisiva na aplicação de políticas dentro da empresa. Permite antecipar dificuldades, informar margens necessárias para trabalho, que tipo de cliente precisamos para ajudar a equilibrar a tesouraria da empresa, como negociar com os nossos clientes, e, até onde devemos mudar a nossa estratégia comercial.
Financeiro/Tesouraria/Ecfs/Mapa de Tesouraria
Relaciona os movimentos da Emissão Cupom Fiscal (impressora fiscal) com valores de entrada (suprimento) ou saída ( sangria) do caixa, geralmente vindos do SIGFrente.
É necessário o cadastro de ECF's Módulo de Frente, onde a impressora fiscal é selecionada e associada à um tipo de conta, que pode ser caixa, banco ou tesouraria.
'D', 'Dinheiro''H', 'Cheque''T', 'Ticket''C', 'Cartão'O', 'Outros'
Financeiro/Tesouraria/Ecfs/Imprimir Fechamento
Relaciona as ECF's com subtotais Entrada/Saida do tipo de finalizadora. Nas vendas, o total de vendas do dia da Redução Z, para Entrada, Suprimentos e para Saída, Sangrias.
Exibe ainda o total de vendas por tipo de finalizadora.
Label | Classe | Campo | Referência |
Empresa
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fechamento.ecf.osv
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company_id
|
res.company
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Data
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fechamento.ecf.osv
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Data inicial geração relatório
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Ecf
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fechamento.ecf.osv
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ecf_id
|
ecf.ecf
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Resumo Vendas p/ Finalizadora | fechamento.ecf.osv
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GerencialCustificaçãoEste controle interno geralmente é implantado em grandes empresas onde há a necessidade em analisar os custos por eventos, para realização de um plano de contas aprimorado. Desta forma, para toda e qualquer operação financeira, deve existir o vínculo direto ou indireto, dos custos e eventos, por local de cobrança. Esta funcionalidade ocorre somente se o campo "Usar centro de custos e eventos" estiver marcado, a aba de Centro de Custos fica visível nos parâmetros do financeiro. Na aba de Centro de Custos são disponíveis os parâmetros relacionados agrupados por A Receber e a Pagar respectivamente, na subdivisão da aba.
A Receber A Pagar
Regras Custificação (Origem Atendimento 56085)Centro de custos(cc) e Eventos1) Lançamento de tesouraria(Caixa e bancos) 1.1) Cadastro eventos e cc em operações - Cadastros de Operações 1.2) Solicitar cc e eventos(se houver em operações já carregar - Movimento Tesouraria
2) Lançamento de títulos (Receber/Pagar) 2.1) Receber 2.1.1) Entradas 2.1.1.1) Cadastro eventos em tipo de documento - Cadastros Tipos de Documento 2.1.1.2) Solicita cc e evento(se houver em tipo de documento, carrega) - Lançamentos Títulos 2.1.2) Baixa a Receber - 2.1.2.1) Centro de custo e evento do parâmetro (Recebimento) - Parâmetros na aba C. Custos 2.1.2.2) Centro de Custo e evento de local de cobrança e natureza - Classificação de Contas 2.1.2.3) Juros recebidos - cc e evento do parâmetro( Juros a receber) 2.1.2.4) Multa recebida - cc e evento do parâmetro( Multa a receber) 2.1.2.5) Desconto concedido - cc e evento do parâmetro (Desconto concedido) 2.1.3) No cancelamento - Cancela o que foi realizado na entrada -
2.2) A pagar 2.2.1) Entradas - 2.2.1.1) Solicita na tela a inclusão da Operação
2.2.2) Baixas 2.2.2.1) Busca da operação informada
1) Não solicita na tela de baixa o cc e o evento
2.2.2.2) Juros pagos - cc e evento do parâmetro( Juros a pagar) 2.2.2.3) Multa paga - cc e evento do parâmetro( Multa a pagar) 2.2.2.4) Desconto obtido - cc e evento do parâmetro (Desconto obtido) 2.2.3) Cancelamento – Cancela o que foi realizado na entrada
3) Vendas de cupons e NF (nf de cupom, transferência, não classifica) - 3.1) cc no parâmetro 3.2) cc na categoria 3.3) cc na natureza (verifica a natureza, depois a categoria, depois o parâmetro) 3.4) Venda - Evento da natureza 3.5) Impostos – Evento nos encargos 3.7) seguro – Evento no parâmetro 3.8) frete – Evento no parâmetro 3.9) desp.Acessória – Evento no parâmetro 3.10) Desconto concedido – evento no parâmetro 3.11) Comissão – evento no vendedor 3.12) cmv – evento na categoria 3.13) taxa administrativa - evento no parâmetro
4) Compras 4.1) C.custo no parâmetro( o mesmo das vendas) 4.2) C.custo na categoria 4.3) C.custo na Natureza (primeiro olha a Natureza, depois categoria e por último parâmetro) 4.4) Compra – evento na natureza 4.5) Impostos – evento nos encargos(diferente do da venda) 4.6) gnre – Eventos no parâmetro 4.7) frete( é outra conta no parâmetro) 4.8) Para evento (olha a Natureza)
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Contêm os departamentos, setores da empresa, e, permite
mais de um centro de custo por empresa, de acordo com visão da empresa. Facilita percentuais padrões de rateio por conta contábil, se for o caso. Estrutura de Custo que consiste em permitir a vinculação dos centros de custo de forma estrutural, possibilitando as divisões requeridas pela empresa.
Exibe Código, Descrição, Sigla e Empresa. É necessário ter cadastrado a Empresa login. Permite inserir centro de custo com nomenclaturas e siglas definidas.
Financeiro/Gerencial/Cadastros/Natureza de Eventos
Relaciona as possibilidades de naturezas de eventos a serem mensuradas com seus respectivos valores na empresa, compondo um modelo de gestão, respeitando a natureza de sua origem.
Financeiro/Gerencial/Cadastros/Centro de Custos
Contêm os departamentos, setores e as diversas seções de uma empresa, delimitados segundo o aspecto de localização de todos os custos aí verificados. São incluídos na empresa para melhor acompanhamento das receitas e despesas de cada estabelecimento.
Incluir uma descrição para o centro de custo, que será embutido para a empresa de login e terá o código sequencial conforme estabelecido pelo sistema.
Financeiro/Gerencial/Cadastros/Eventos
Os eventos são decorrentes das atividades normais de uma empresa, e, de acordo com determinados parâmetros e circunstâncias, classificados conforme a natureza, receitas ou despesas. Desta forma, fornecem critérios para identificar as condições, e, determina as regras de classificação e contabilizarão dessas receitas e despesas.
Informar o nome para evento, que será embutido para a empresa de login e terá o código sequencial conforme estabelecido pelo sistema.
Financeiro/Gerencial/Cadastros/DRE
Esta rotina tem por finalidade simplificar o cadastro de visões gerenciais como o DRE(Demonstrativo de Resultados), disponibilizando uma estrutura de cadastro em árvore, a qual é composta pela visualização das entidades gerenciais que compõe a visão, ordenadas e alinhadas conforme suas respectivas entidades superiores, juntamente com os detalhes de configuração de cabeçalho e itens destas entidades.
É possível a utilização de mais de uma visão gerencial na emissão de demonstrativos contábeis.
Para o DRE podem ser associadas as Linhas. Estas linhas contêm a Sequência, Controle, Descrição, a Conta/Fórmula, Centro de custo e Evento.
A fórmula pode conter campo controle, sinais de operação e valores numéricos quaisquer.
O campo Controle é um código númerico com 5 dígitos precedido pela letra "C".
Os Sinais de operação: +=Soma, -=Subtracao, /=Divisão *=Multiplicação.
O campo Texto é habilitado se for fórmula.
O campo Centro de Custo é habilitado se for conta.
O campo Evento é habilitado se for conta.
Relaciona os eventos financeiros com a classificação dos valores de receitas e despesas.
É necessário ter cadastro de Naturezas de Eventos.
Financeiro/Gerencial/Orçamento de Caixa
Lançamento de previsões de demanda por centro de custo e por evento no mês/ano, que tem por objetivo realizar um planejamento adequado à tomada de decisões gerenciais.
Selecionar o centro de custo e evento já cadastrados no sistema, informar o ano e mês, com respectivo valor.
Financeiro/Gerencial/Sintético
Conjunto de informações gerenciais utilizadas para controle de decisões empresariais. Relaciona por empresa, período, por ordem de centro de custo/evento, os movimentos ocorridos com seus respectivos valores para análise.
Informar a empresa, a data início, data final para buscar os dados de carga para gerencial.
Os lançamentos de mesmo evento/centro de custo são exibidos, sumarizados(valores somados) sem repetição, em um único lançamento. Ocorre ordenação por código do plano de contas, conforme sequência de Estrutura de Eventos.
Ao final de cada quebra, ocorre totalização por todas as Naturezas de Eventos.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Empresa
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wizard.gerencial.sintetico
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company_id
|
res.company
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Evento
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wizard.gerencial.sintetico
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evento_id
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gerencial.evento
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Centro de Custo
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wizard.gerencial.sintetico
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centro_custo_id
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adm.empresa.centrocusto
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Data Inicial
|
wizard.gerencial.sintetico
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|
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Data Final
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wizard.gerencial.sintetico
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|
|
Ordem
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wizard.gerencial.sintetico
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|
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Evento:
Valores de busca da Linha3
Financeiro/Gerencial/Movimento
Relaciona as movimentações ocorridas na Empresa com o valor do rateio para o centro de custo, evento, centro de custo, mês de competência, ano de competência, histórico.
Na importação de Cupons(lg/supervisor) ao realizar a custificação do cupom, alimenta o campo cupom exibido no gerencial movimento, RO.
Quanto à custificação, se parâmetro "Usar Centro de Custos e Eventos" marcado, quando a venda é referente à cupom fiscal:
-> Se há apenas um item que possui custificação na categoria, o sistema custifica o valor do item do cupom fiscal para o centro de custo da categoria, caso não haja cc informado na natureza. Os demais itens são custificados para o cc do parâmetro.
-> Se a custificação é realizada por item vendido no cupom fiscal, realiza a custificação no valor total do item vendido, agrupando-os, caso os itens vendidos neste cupom possuam a mesma conta do centro de custo.
Financeiro/Relatórios/Clientes com Restrições
Para que o relatório seja exibido, é necessário que se tenha o módulo contrato_crm instalado, devido às necessidades de dependências.