Mecanismo que permite a transferência de mercadorias entre as lojas, cujo inventário após conferência, tenha saldo de mercadorias sobrando(positivo) ou faltando(negativo), e, que possam ser transportadas de origem <=> destino. Desta forma, os impostos gerados serão deduzidos somente da diferença final real para NF de transferência, que será paga, após, processo interno ter ocorrido. O estoque físico deve ser igual ao estoque lógico.
Para realizar estes ajustes são considerados dentre outros, os parâmetros cadastrados no ADM. O processo pode partir da integração dos sistemas SIGGestão e SIGERP, onde é necessária configuração.
Integração:
-> Configurações Integração :
>> Preencher os parâmetros na aba Geral do ADM:
>> Habilitar no cron a importação de integração (Configurações/Técnico/Agendador/Ações Agendadas).
Este processo é executado automaticamente através da rotina de execução apontada em Configurações/Técnico/Agendador/Ações Agendadas função "Importar Integração", definida de minuto a minuto, Ativo setado, conforme figura abaixo.
>> Levantar o integra.py (de Legado/Integração) no servidor do SIGGestão, para importação dos inventários do SIGGestão.
Passos para levantar o serviço de Integração
• Entrar no diretório /mm/arquivos
• Executar o comando: python ../objetos/integra.py &
>> Levantar o ServTcp.py no servidor do SIGGestão, para retornar as notas fiscais geradasno processo para SIGGestão.
>> No SIGGestão em Sistemas Gerenciamento/Manutenção/Parâmetro/ habilitar a opção “Integrar com o SigErp”.
>> Para funcionamento do Inventário, é necessária configuração no SiGGestão dos arquivos est04, est11, est14, est15, est16, est19, est01, est05, est10, est55, est17 est53. Estes mesmos arquivos fazem parte do processo de integração do Legado.
>> Criar o arquivo venau003.cfg dentro do diretório /mm/arquivos para interface dos dados alterados no SIGGestão. Configurar parâmetros do venau003 na pasta /mm/arquivos, seguir o padrão:
- conter na primeira linha, a pasta onde está o SIG ex.:/mm/arquivos/.
- na segunda l, S ou N para
Gerar o log ou nao (estau003.log).
- na terceira linha a série da nf ex:(001).
>> Para iniciar o processo no SigERP, todo o processo de inventário no SIGGestão deve estar pronto, inclusive com o saldo corrigido.
>> Configurar em Estoque/Cadastros/Parâmetros na aba Ressuprimento no campo Ressuprimento Itens, a quantidade de itens que são relacionados nas Notas Fiscais, se não estiver configurado o default será de 100 itens. Desta forma, cada nota gerada obedece o agrupamento máximo de itens estabelecido no parâmetro.
Estoque/Inventário/Ajustes Entre Lojas/Inventário e Lojas
Cadastro de inventários e lojas, com respectivas diferenças e transferências virtuais, para apuração e conferência dos mesmos.
Informar o ano, mês e uma descrição para identificação do inventário da empresa obrigatoriamente.
Associar na treeview as empresas e respectivos inventários que participarão do processo. Os inventários nesta etapa já passaram pela atualização, e, a busca pode ser realizada através da digitação do número do mês do inventário, onde o sistema automaticamente reconhece.
Estoque/Inventário/Ajustes Entre Lojas/Importar Inventário
Transferências entre inventários, para ajustes entre local que está sobrando e local que está faltando apurados, onde será gerado NF de Transferência das diferenças, com ajuste de saldo das transferências internas. Esta atualização do estoque equilibra o estoque físico e estoque lógico das lojas, sem qualquer emissão de documento fiscal. É criado repositório global onde são armazenadas as diferenças de inventário positivas ou negativas, de cada loja.
Esta janela é aberta na visualização treeview exibindo os campos ano, mês e descrição. Ao clicar na linha da treeview, é aberto form, exibindo os dados do inventário e grid com as informações das empresas e respectivos itens importados.
Os registros criados para Inventários e Lojas, são exibidos para marcação da importação de inventário, associados às informações básicas. Pode acontecer de existir mais de um inventário da empresa no mesmo mês, ano, por exemplo, de produtos de gôndolas diferentes, desta forma, o inventário é diferenciado para importação, concatenando o mês/ano com a descrição do mesmo na seleção. Nesta seleção, não são considerados os locais identificados na classe Exclusão de Locais e nem os itens identificados na classe Exclusão de Itens.
Para realizar a importação, o inventário tem que estar atualizado, com respectivo estoque, e, pronto para a mesma. É exibido botão para processo no registro, quando para a empresa não houve importação, apresenta botão 'Importar' habilitado. Uma vez importado, o botão não aparece mais. Após importação, é exibido ícone 'ticado' na cor verde indicando que o Inventário já foi importado.
Ocorre ainda um botão que é exibido na parte de cima do form para importar todos os inventários que ainda não foram importados, esta situação ocorre se houver um ou mais registros ainda não importados. Caso contrário, não é exibido o botão. O botão para importação individual permanece.
É exibido ícone Triângulo vermelho com exclamação, quando o Inventário não está atualizado e nem pronto para importação.
Quando da seleção para Importar, é realizada a leitura dos itens de acordo com o inventário selecionado(ano/mês/empresa), apurada a diferença entre o saldo contado e o saldo cadastrado, o resultado é salvo na diferença de inventário.
Estoque/Inventário/Ajustes Entre Lojas/Ajustar Diferenças
A conclusão de que determinada mercadoria falta em uma loja(ou local), e, sobra em outra loja(ou local), só se tem após a apuração do inventário físico de todas as lojas, o que não ocorre no mesmo dia, mas sim dentro do mesmo mês. Neste processo de ajuste entre inventários de empresas distintas é verificado para cada item de cada empresa a diferença identificada entre o saldo cadastrado e o saldo contado, obtendo valores para a diferença do inventário e a quantidade de acerto de cada uma. O mesmo item pode estar em outra empresa com a diferença oposta (sinal oposto), sobrando ou faltando; os motivos podem ser erros operacionais, dentre eles de Recebimento, de Entrada de Nota, de Transferência, de Venda, erros da indústria. Se existir, é verificada qual tem a menor quantidade do produto, e, gerado um registro entrando e outro saindo nas respectivas empresas correspondentes, desta forma, é criado o repósitório global.
A tela exibe os Inventários e Lojas criados anteriormente na treeview com as informações de ano, mês e descrição.
Para realizar o procedimento, é necessário que já estejam percorridas as etapas de criação de inventário nas empresas envolvidas no processo, para tal, o usuário deve logar em cada uma e realizar os lançamentos devidos. Este processo é permitido ao confirmar nas Preferências a empresa de trabalho.
Para as empresas coligadas onde serão lançados os inventários e realizados os ajustes, existe a facilidade de reutilização do cadastro de tabelas já cadastradas para a empresa principal do processo. Para aproveitamento deste cadastro e evitar retrabalho, correlacionar os cadastros em Cadastros -> Ocorrência Empresas -> Correlação de Classes e cadastrar as tabelas Local, Locações, Produtos e Funcionários.
Os parâmetros das Empresas não são reutilizados, cada uma deve ter seu cadastro independente em Estoque -> Cadastro -> Parâmetro.
Na continuidade do processo, considerando-se que todas as etapas para geração dos Inventários, de todas as empresas envolvidas, já foram executados, inclusive a consulta das listagens de diferença onde é possível verificar claramente estes saldos e os acertos a serem realizados.
Etapas:
1) Parametrização dos Itens para Contagem-> Emissão da Listagem para Contagem -> Digitação da Contagem -> Emissão do Relatório para Conferência de variação do inventário -> Atualização do Movimento de acerto do Inventário -> Listagens de Diferenças.
2) Cadastrar Inventário e Lojas -> Importar Inventários -> Ajustar Diferenças.
Relacionadas as empresas para inventários e lojas, importados os inventários, é chegada a etapa para ajustar as diferenças. Posicionar no registro do inventário a partir do qual serão disparados os ajustes, são listadas na treeview as empresas, e, clicar para "Ajustar Diferenças". É emitida mensagem "DIFERENÇAS AJUSTADAS COM SUCESSO!".
Ocorre a inclusão no registro da Empresa de Origem ou de Destino, dependendo se o acerto foi de entrada ou saída.
Para conferir o procedimento, Consultar o inventário no próximo item de Menu Estoque/Inventário/Ajustes Entre Lojas/Consultar.
Estoque/Inventário/Ajustes Entre Lojas/Consultar
Possibilita verificar a situação da geração dos inventários das empresas e respectivos acertos entre os itens.
Segue uma sequência de informações rastreadas pelas etapas do processo.
Ao clicar no menu mostra treeview dos inventários com mês, ano e descrição.
Clicando no registro da treeview, é aberto form com os dados básicos, e, abaixo outra treeview com as informações da empresa e se houve a importação do inventário.
Ao clicar na treeview da empresa, é exibido form com a repetição dos dados básicos, além de outra treeview de estoque inventário com os itens, referenciando os produtos, a grade, o local, a quantidade de diferença e a quantidade acertada.
Ao clicar na treeview dos itens, é exibida outra treeview para os acertos do inventário, com o local, a quantidade acertada e a Empresa Origem/Destino, dependendo se o acerto foi entrada ou saída de itens. Estando na empresa de Origem informa a Destino e vice-versa.
O acerto do estoque lógico deve levar em conta questões fiscais de movimentação de mercadorias, sobretudo relativas ao SPED. Para que as notas de transferência ou acerto sejam geradas no ERP, é necessário que o campo "Comando Exportar DAV" não esteja preenchido. Não é gerada nenhuma informação no financeiro, pois, não há condições de pagamento, e, esta transação é fisicamente. Ocorre transferência de itens entre lojas e não gera faturas. A conferência das notas pode ser feita no SIGGestão, onde as notas encontram-se no status Gerada, e, os itens são considerados pelo custo médio. As notas emitidas não alteram saldo de estoque. No SIGGEstão o Fiscal fecha com o Estoque.
Estoque/Inventário/Ajustes Entre Lojas/Gerar Notas/Transferências
Após apurações e conferências dos inventários físicos, as diferenças das mercadorias são cruzadas, de modo que, as mercadorias que sobram em uma loja, mas, faltam em outras, são transferidas(apenas fisicamente). O processo se dá item a item, loja a loja, na manipulação de um repositório global de armazenamento de diferenças positivas ou negativas.
Os acertos de saída são carregados, para as notas ainda não geradas ocorre um ícone para gerar nfs nas empresas. Para cada acerto incluído na nf, agrupar por empresa de saída e por empresa de entrada, gerando uma nf para cada empresa saída/entrada (com todos os itens desta relação).
Para gerar a NF, buscar a natureza da operação para transferência no parâmetro do fiscal.
O atributo 'Nf transferência gerada' é setado quando a nota foi gerada, e, o ícone para Gerar Nota Transferência não é exibido.
Ocorre ainda um botão que é exibido na parte de cima do form para gerar as notas de transferências que não foram geradas, esta situação ocorre se houver uma ou mais notas ainda não geradas. Caso contrário, não é exibido o botão. O botão para gerar a nota individual permanece.
No momento de criação das notas de Transferência, é verificado se existe servidor de SIGGestão e comando para exportar DAV cadastrados, havendo, as notas não são geradas no SIGERP, os DAV's são exportados para SIGGestão(conforme acontece no módulo oservico).
A NF de saída ou entrada, são exportadas para o SIGGestão, em esboço, onde o restante do processo continua no mesmo.
Layout Exportação NF
registro 1 (capa)
inicio - tamanho - descricao
01 - 1 - fixo valor 1
02 - 15 - cpf/cnpj
17 - 9 - Desconto (c/2 decimais)
26 - 3 - codigo vendedor
29 - 3 - codigo Vendedor externo
32 - 11 - Numero do documento
43 - 4 - cfop
registro 2 (Itens)
inicio - tamanho - descricao
01 - 1 - valor fixo 2
02 - 10 - codigo do item
12 - 5 - em branco
17 - 2 - grade
19 - 9 - Quantidade (c/3 decimais)
28 - 9 - Valor unitario (c/2/decimais)
registro 3(Fechamento)
01 - 1 - valor fixo 3
02 - 2 - Numero da finalizadora
04 - 1 - Tipo (D,H,A.T,O)
05 - 1 - V/P/S
registro 4(Parcelas)
01 - 1 - valor fixo 4
02 - 8 - vencimento (aaaammdd)
10 - 9 - valor da parcela (c/2 decimais)
Obs:. Incluído o CFOP 5102 no módulo oservico na geração do DAV.
Estoque/Inventário/Ajustes Entre Lojas/Gerar Notas/Acertos
O flag 'Nota fiscal de acerto gerada' na treeview, é setado automaticamente, quando já houve a geração da NF de Acerto.
É realizada consulta da diferença entre inventário e quantidade de acertos, se a diferença positiva é gerada a nf de saída para empresa, se a diferença negativa, é gerada nf de entrada de acerto para a empresa.
Ocorre ainda um botão que é exibido na parte de cima do form para gerar as notas de acertos que não foram geradas, esta situação ocorre se houver uma ou mais notas ainda não geradas. Caso contrário, não é exibido o botão. O botão para gerar a nota individual permanece.
No momento de criação das notas de Acerto, é verificado se existe servidor de SIGGestão e comando para exportar DAV cadastrados, havendo, as notas não são geradas no SIGERP, os DAV's são exportados para SIGGestão(conforme acontece no módulo oservico).
A NF de saída ou entrada, são exportadas para o SIGGestão, em esboço, onde o restante do processo continua no mesmo.
Layout Exportação NF
registro 1 (capa)
inicio - tamanho - descricao
01 - 1 - fixo valor 1
02 - 15 - cpf/cnpj
17 - 9 - Desconto (c/2 decimais)
26 - 3 - codigo vendedor
29 - 3 - codigo Vendedor externo
32 - 11 - Numero do documento
43 - 4 - cfop
registro 2 (Itens)
inicio - tamanho - descricao
01 - 1 - valor fixo 2
02 - 10 - codigo do item
12 - 5 - em branco
17 - 2 - grade
19 - 9 - Quantidade (c/3 decimais)
28 - 9 - Valor unitario (c/2/decimais)
registro 3(Fechamento)
01 - 1 - valor fixo 3
02 - 2 - Numero da finalizadora
04 - 1 - Tipo (D,H,A.T,O)
05 - 1 - V/P/S
registro 4(Parcelas)
01 - 1 - valor fixo 4
02 - 8 - vencimento (aaaammdd)
10 - 9 - valor da parcela (c/2 decimais)
Obs:. Incluído o CFOP 5102 no módulo oservico na geração do DAV.
Estoque/Inventário/Ajustes Entre Lojas/Demonstrativo do Resultado
Para as notas geradas são apresentados movimentos sem baixar saldo, uma vez, que os saldos já foram baixados ao gerar o inventário.
Dentre uma das técnicas de gestão de armazém/supermercado existe a de reduzir ao máximo o inventário que não se encontra em movimento, de forma a evitar a sua armazenagem e respectivos custos.
O relatório 'Demonstrativo de Resultado' é exibido em treeview para consulta, onde o filtro por inventário(capa) deve ser selecionado. São relacionadas as colunas Operação, Emp.Saída, Emp.Entrada e Valor.
As operações variam dentre Transferência, Acerto Entrada, Acerto Saida, e, são agrupadas quanto à variação respectivamente.
Estoque/Inventário/Ajustes Entre Lojas/Exclusão de Locais
Existe a situação onde torna-se inevitável uma perfeita avaliação financeira do estoque para proporcionar informações exatas e atualizadas das matérias-primas e produtos em estoques sob responsabilidade da empresa. Para ilustrar, pode-se considerar os produtos que têm entrada em loja/restaurante, tais como arroz, feijão, carne e outros, com determinadas quantidades, neste local, são trabalhados, e, o produto final transforma-se em refeição, diferente do que foi comprado. Para os locais de câmara fria, com armazenamento de produtos perecíveis, também não são considerados para ajuste de inventários.
Exibe na treeview os locais da empresa que não devem ser considerados para importação do inventário. Informar a empresa e o local que são excluídos para inventário.
A exclusão deve considerar também os locais de outras empresas que não sejam a de login.
Estoque/Inventário/Ajustes Entre Lojas/Exclusão de Itens
Nesta situação pode-se ilustrar as caixas de papelão, que geralmente vêm junto na entrega das mercadorias, e, não ocorre o registro da entrada deste item. Além do uso deste item para embalagem de outras mercadorias de saída, podem ser vendidas por exemplo, para reciclagem. Não há controle destas entradas/saídas no estoque, não são considerados no ajuste de inventários.
São exibidos na treeview os itens que não são considerados para o inventário. Incluir o produto que será desconsiderado na importação do inventário.