Parametrização dos dados de controle de estoque personalizados da empresa, visando organizar em um processo mais simples todas as configurações necessárias ao funcionamento do sistema. Seja nos dados básicos operacionais de custos, preços, operações e locais de Entrada/Saída e outros, ou, em Recebimentos, Ressuprimento, PCP, Almoxarifado, Condições de Pagamento, Balança e ECF.
Recipientes ou envolturas que armazenam produtos temporariamente e servem principalmente para agrupar unidades de um produto, com vista à sua manipulação, transporte ou armazenamento.
Estoque/Cadastro/Locações e Embalagens/Unidades
Informa as unidades de trabalho para extração do pedido, se as mesmas podem ser fracionadas conforme embalagem. Forma como são agrupadas na embalagem, armazenamento do produto.
Informar o nome da unidade e uma descrição para a mesma.
Para cada unidade existe o Flag que indica se os produtos desta unidade podem ser movimentados com unidade fracionária.
Ao lançar a unidade sua sigla é sempre convertida para maiúsculas antes da gravação.
Estoque/Cadastro/Locações e Embalagens/Embalagens
Meio de assegurar a entrega de um produto ao consumidor final, em perfeitas condições. Podem ocorrer variações dos tipos de embalagem usado para armazenar os produtos, nas unidades e quantidades por embalagem.
Informar uma descrição e quantidade de itens que compõem a embalagem, que vem por default 1, selecionar uma unidade.
Para cada embalagem são associados respectivos peso líquido, peso bruto, altura, largura e profundidade. Para utilização da embalagem ela deve estar ativa.
Existe a informação gravada no banco da "Unidade Inventário", não é exibida nesta aba, que retorna a unidade que possui a menor quantidade na embalagem. Este atributo é útil no sped, que busca a unidade do produto para o registro 0200. Preenchido quando o produto é atualizado ou criado (desde que seja informada a embalagem).
==> Se possuir somente uma embalagem retorna a unidade da mesma.
==> Se houver o caso, onde as embalagens possuem a mesma quantidade na embalagem, é considerada a primeira encontrada.
No critério de pesquisa possui filtro por Sigla e por Descrição para Embalagem.
Se Módulo Madeireira estiver instalado, o sistema possui cadastro das embalagens ML, M2 e M3, respectivamente, Metro Linear, Quadrado e cúbico, inseridos automaticamente na implantação. Os atributos Comprimento, Largura, Espessura e Volume, possuem controle de exibição de acordo com a embalagem vinculada à sigla informada, no lançamento de venda do produto. São exibidos os campos de medida para preenchimento, se sigla da embalagem:
Estoque/Cadastro/Locações e Embalagens/Locais
Relaciona os locais para armazenamento dos produtos e informações específicas de cada um.
Informar um nome para o local, um número e selecionar o centro de custo obrigatoriamente, por default, é criado como Ativo.
O número do local não possui controle sequencial, é manual.
Permite configurar:
O reconhecimento do papel estratégico dos serviços vem trazendo complexidade de diferenciação entre definições de produtos e serviços. Os produtos são fabricados e usados, com transferência de propriedade, serviços são oferecidos e experimentados, estabelecendo e promovendo ligações entre as pessoas. As mudanças materiais ou conceituais, do produto ou serviço, alteram a percepção de valor para o cliente.
Estoque/Cadastro/Produtos e Serviços/Produtos
Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado que possa satisfazer um desejo ou uma necessidade. Cada produto é comercializado pela empresa com suas características particulares.
A tela de produto é aberta na visão kanban, onde a imagem do produto é exibida, à direita dela o código juntamente com a descrição, além do preço de venda e saldo do item.
A pesquisa pelo produto pode ser interpretada a partir do informe digitado ou via leitora de teclado. A sequência da busca é 'ci' = código interno, 'cb' = código de barra, 'fo'= código do fornecedor, 'fa' = código do fabricante, 'name' = nome. Estas siglas auxiliam no caso de digitada a busca, e, não encontrado o produto, direcionar a pesquisa digitando no início a sigla referente + sinal '='. Desta forma, fica garantido o filtro quando se tem a informação. No Search de Pesquisa realiza a busca pelo código de barras.
Na pesquisa de um item, o sistema possui o 'pesquisar mais', e ao clicar no mesmo, o texto digitado anteriormente permanece na busca, não sendo necessária nova digitação.
Existe para consulta aos produtos inativos o caminho via 'Busca Avançada'. Para checar os inativos escolher o nome do filtro "Ativo" selecionar 'é falso'.
Ao tentar inativar um produto ou serviço que contenha saldo, o sistema informa que o item possui saldo, e, barra a mudança de situação para 'inativo'. A mensagem é: <Saldo> "Produto/Serviço com saldo positivo. Não pode ser inativado!"
ESTOQUE/PRODUTOS OU SERVIÇOS=> Produto ou serviço que constar saldo, não poderá ser inativado.
Um produto deve ter uma descrição e enquadrado dentro de um tipo de item, obrigatoriamente, que vem setado default como mercadoria para revenda, além de produto Ativo, podendo ser alterados. Estas informações compõem a Capa, juntamente com Dígito de controle do código do produto, Número de Série, Produção Própria, Desconto Máximo(em %), Categoria, Comprador, Garantia da Loja, Garantia do Fornecedor, NCM, Código de Exceção do NCM conforme TIPI, Código de Enquadramento do IPI, Crossdocking e Variação p/ comprimento.
O "% Comissão" é o percentual de comissão a ser aplicado na venda do produto/serviço.
O campo NCM(Nomenclatura comum do mercosul) correspondente na Tabela de Categoria de produtos (Segmentação) mostra as opções de pesquisa, traz os códigos sem necessidade em digitar pelo nome ou pelo código inteiro. O sistema exibe apenas os códigos de NCM que possuem 8 dígitos ou mais. A opção "Pesquisar mais..." de NCM é restringida em 80 registros por página como default. Ao clicar sobre o ícone do campo NCM abre janela com as informações cadastrais para o mesmo. Existe na aba Tributos um botão "Importar tributos para venda" para importar tributos cadastrados no parâmetro como padrão para venda.
O campo descritivo FCI (Ficha de conteúdo de Importação) deve ser preenchido, no caso de operações com bens ou mercadorias importadas que tenham sido submetidas a processo de industrialização, o contribuinte industrializador deverá relatar informações como:
Esta informação é salva com a função upper, sempre maiúscula.
O campo Kit produtos quando setado indica que é um kit de mercadorias, e, é aberta aba de Itens do Kit no notebook para informe dos itens que compõem o kit.
Se o Módulo Madeireira estiver instalado, é habilitado o campo 'Variação', que identifica se o preço do produto vai variar conforme a peça, por comprimento ou espessura, ou não há variação. O campo 'Variação', possui as variedades de 'Comprimento', 'Espessura' ou 'Sem Variação'. Por default, carrega com o domínio 'S', exibe no help = 'O preço do produto varia conforme a seleção'.
Se o Módulo WMS estiver instalado, é habilitado o campo 'Crossdocking', que é um processo de distribuição onde a mercadoria recebida é redirecionada sem uma armazenagem prévia.
As informações da geração de código numérico sequencial, se usa dígito, se usa aplicação, se usa similaridade, descrição da grade, comercializa combustível lubrificante e cadastra custo, são parametrizadas para o cadastro de produto, obedecendo para exibição ou não, consistências de tratamento na aplicação de acordo com o registrado. Ao salvar o produto o código sequencial é gerado automaticamente obedecendo ao campo "Tamanho Código Produto", que informa o tamanho do Código do Produto a ser trabalhado na aplicação.
As características relacionadas aos grupos de informações de embalagem, preços, fornecedor, complemento, balança, tributação, concorrência, grade e similaridade, poderão ser registradas no momento, ou, paralelo à criação do produto, conforme distribuição no sistema.
Ao associar o produto à uma categoria que possua cadastrada "Margem mínima", "Margem ideal", "Margem bruta" e "Comprador", o sistema traz automaticamente as informações das margens na aba Complemento e no combo de Comprador. Estas informações poderão ser alteradas diretamente no cadastro do produto. Se uma determinada categoria tem de uma forma geral as mesmas margens, não há necessidade de colocá-las no produto. O sistema ao utilizar as margens, busca do produto, caso não tenha margem informada no produto, busca da categoria que está diretamente informada no produto. Não busca estrutura hierárquica das categorias (categoria pai).
Após selecionar a Categoria para item a aplicação observa como regra para ajuste:
=> Se o campo NCM possui valor informado, permanece com este valor para cadastro.
=> Se o campo NCM não possui valor informado e este campo NCM para esta categoria selecionada, possui valor no cadastro das Categorias, carrega o campo NCM do produto com este mesmo valor para cadastro.
Existe a opção para duplicação de registro, estando no item que se deseja duplicar, na opção de Mais, clicar em Duplicar. Ao duplicar um cadastro, ao final do campo Descrição do item duplicado, é adicionado o '*' como diferencial, e, o código gerado obedece o max(codigo) + 1, seguindo o sequencial e zeros à esquerda. O produto só pode ser duplicado uma única vez.
Produto → Categoria → Parâmetro.
Composição das embalagens para produtos com todas as possibilidades para serem vendidas do mesmo.
A lista apresenta a Embalagem, Peso liquido (Kg), Peso bruto (Kg), Altura (cm), Largura(cm), Profundidade (cm) e se Ativa a embalagem.
Para inclusão, selecionar uma embalagem já cadastrada, com as características personalizadas para o produto, como peso líquido, peso bruto, altura, largura e profundidade, obrigatoriamente. Para utilização da embalagem ela deve estar ativa.
Expressões quantitativas do valor de um produto ou serviço. Relaciona os preços de custos e preços de vendas dos produtos. O preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria, as despesas variáveis, como impostos, comissões, e, as despesas fixas, ou seja, aluguel, água, luz, .., e ainda, sobrar um lucro líquido adequado. O custo é o valor monetário de recursos utilizados no processo de obtenção ou elaboração de determinado serviço.
Composto pelas informações de Custos, Preços de Vendas e Promoção.
Os Preços de venda são informados para o produto com Usuário, Data e Valor. Para preço de venda e custos são exibidos os 4 últimos históricos de alterações do preço de venda dos itens, para que o usuário acompanhe estas mudanças.
Os Custos geralmente vêm da nota de entrada. O processo realizado em Compras, onde para realizar a mesma, são informados para NF os valores de tributação nos encargos, essenciais para os cálculos dos custos do produto, frete se houver, desconto e outros. Após validada e faturada a NF, os dados de custos do produto são exportados para o estoque. Quando o preço de custo é informado, há tratamento para o cálculo do custo corrigido, que busca a moeda cadastrada no parâmetro do estoque. Caso não exista valor cadastrado para a moeda informada, o sistema informa que o Indexador não está cadastrado na data. Exibe na treeview Data, Último custo, Reposição, Custo Médio e Corrigido.
Ao lado da aba de preços do produto, é exibida uma treeview de Promoção com os campos Data de Início, Data de Término e Preço de Venda, das 4 últimas promoções do item. O período de promoção não pode ser coincidente com um período já cadastrado, o sistema detecta e avisa do erro. Não permite a inclusão de promoção com o preço 0,00 para produtos ou serviços.
ICMS_guia -->Valores lançados nas Guias(Sem Recomposição)
ICMS_recomposição -->Valores lançados nas Guias(Com Recomposição)
Quantidade_Total_Item --> Quantidade na Embalagem * Quantidade Pedida
Qtd_estoque --> Quantidade em estoque do Produto filtrando somente a Empresa.
valor_indexador-->Recuperar na classe (adm.moeda.valor)o valor para a data (epc_data)
nf_valor_bruto -->(Valor Unitário do item * Quantidade_Total_Item)
Estoque_Financeiro_Médio → Custo_Médio(Atual)*Quantidade em estoque
Empresa do Tipo
Comércio:
Valor_Total_do_Item = nf_valor_bruto – nf_desconto – ICMS_Item – PIS – Cofins +ICMS_Substituição + nf_frete + nf_frete_icms + IPI
Indústria:
Valor_Total_do_Item = nf_valor_bruto – nf_desconto – ICMS_Item – PIS – Cofins +ICMS_Substituição + nf_frete + nf_frete_icms - IPI
CUSTOS:
Último Custo -> É o preço da mercadoria adquirida (Valor da N.Fiscal), deduzido do % ICMS crédito da mercadoria e do frete, somado % IPI , % FRETE e mais algum encargo caso haja.
Último_Custo = Valor_Total_do_Item + ICMS_guia + ICMS_recomposição
Custo Médio -> É o preço da mercadoria adquirida(Vlr. da N.Fiscal) , deduzido do % ICMS crédito da mercadoria e do frete, % IPI( Caso Indústria) e acrescido do, % FRETE, e mais algum encargo caso haja.
Custo_Médio = (Último_Custo + Estoque_Financeiro_Médio)/(Qtd_estoque + Quantidade_Total_Item)
Custo de Reposição -> É o preço da mercadoria adquirida (Valor da N.Fiscal), acrescido do IPI e Frete, desde que, parametrizado no Sistema, se é para somar ou não. Este preço serve de orientação de como foi adquirido o produto na última compra. Sempre espelha a última nota lançada no estoque.
Custo_Reposição = (Valor_Total_do_Item + ICMS_guia + nf_frete) / Quantidade_Total_Item
(Último custo comprado)
Custo_Corrigido
Compra a Prazo:
Juros = (Taxa_Juros * Prazo_Médio / 30 ) * Valor_Total_Item / 100
Compra a Vista:
Juros = 0
Custo_Anterior = Custo_Corrigido(Atual) * Qtd_estoque
Custo_Atual = Valor_Total_do_Item – Juros + ICMS_da_guia + ICMS_Recomposição
(Preço da Compra x quantidade da compra)
Custo_Corrigido = ((Custo_Atual + Custo_Anterior) / (Quantidade_Total_Item)) * Valor_Indexador
Quantidade_Total_Item = Quantidade que comprou + Quantidade que havia no estoque
Observação:
O custo médio corrigido =(((custo na nf / qtd entrada) + (custo corr * indexador de hoje * saldo) ) / (qtd entrada + saldo)/ indexador de hoje)
O custo na nf é: (valor do item – desconto – icms +pis – cofins (+/-) ipi +frete – icms frete +icmsst + seguro + desp. acessórias)
Se a empresa que é nosso cliente:
for indústria
usar -ipi,
for comércio
usar+ipi
O custo da nf precisa ser deflacionado se a nota for a prazo, para isto, dividir os juros do parâmetro por 30 e multiplicar pelo prazo médio da nota.(taxa de juros)
Responsável pelas mercadorias ou serviços ao consumidor, pela distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. São relacionados os fornecedores, com representantes, data da última compra e tempo de reposição.
Na Capa são exibidos o fabricante do produto e tempo de reposição. A lista exibe Fornecedor,
Representante, Data da última compra e Tempo de reposição. O sistema permite a inclusão/alteração/ deleção de fornecedor para o produto. Selecionar um fornecedor já cadastrado, ocorre opção de criação de um novo fornecedor, caso ainda não exista. Quando uma NF de entrada é faturada, ocorre carga de dados do fornecedor da NF para o produto, na data da compra.
O fabricante do produto pode ser informado, juntamente com o tempo de reposição.
Informações complementares relacionadas às margens de venda do produto, ou seja, diferença entre o preço da venda e os valores dos custos e despesas "variáveis" específicas desta venda, além do ANP(Código do produto). Neste contexto, a Margem Bruta não considera impostos no cálculo, a Margem Mínima é a margem abaixo da qual não se pode trabalhar, e, a Margem Ideal considera encargos do produto.
O campo Aplicação é utilizado geralmente em empresas de autopeças, onde é descrito como utilizar aquela peça, em que manutenção e outros similares. É exibido se em Estoque/Cadastros/Parâmetros aba Geral, o campo 'Usar Aplicação' estiver setado.
A validade do produto quando da importação do SIGGestão, somente será carregada se na origem estiver selecionado como produto de balança. Caso contrário, permanecerá a validade informada no SIGERP.
Dentre os fatores externos, sem dúvida o mais representativo e que demanda as maiores observações é o mercado em que a empresa se insere, os produtos concorrentes e suas práticas comerciais. Pesquisa de preços realizada no concorrente identificando qual o fornecedor e preço do produto.
Registrar o fluxo da pesquisa dentro dos tipos válidos. Incluir a data, o concorrente e o preço para o produto obrigatoriamente. Setar as situações de acordo com o acompanhamento de mercado realizado, 'Acompanhar preços dos concorrentes', 'Pesquisa diária', 'Pesquisa semanal', 'Pesquisa quinzenal' e 'Pesquisa mensal'.
Informa para os produtos a forma de venda, se utilizam balança ou não de acordo com os setores.
Identifica se o produto poderá ser comercializado por balança, permitindo registrar a forma de peso unidade, se o produto é pesável ou vendido em unidade. Informa o setor em que se encontra a balança no estabelecimento.
O flag de 'Produto de Balança' desta aba, controla a edição ou não dos demais campos contidos na mesma. Em princípio, todos os campos devem ficar em R.O., se o atributo estiver false.
A informação da tecla da balança pode ser registrada, função de acesso rápido para armazenar o código do produto.
Apresenta também a possibilidade de informar um 'Título da receita' e 'Corpo da receita', que podem ser exportadas em arquivo para a balança, facilitando ao cliente obter o item da receita com seus ingredientes.
Se o parâmetro "Usar tara", estiver marcado, exibe o peso a ser descontado na balança para o produto.
Imposição de um encargo financeiro ou outro tributo sobre o contribuinte (pessoa física ou jurídica) por um estado para produto sobre uma base de cálculo.
Na Capa são exibidas Origem da mercadoria, Natureza da Receita do PIS, Natureza da Receita do COFINS e Tributos NCM.
Relaciona na lista o Tipo de tributação, Encargo, Cst, Tributação, Trib. na ECF, Modal.determ. BC do ICMS ST, MVA, Alíquota para venda e Valor Pauta. Selecionar a Origem Mercadoria padronizada obrigatoriamente, que vem por default 'Nacional', o encargo, CST(Código de Situação Tributária) e tributação para o produto. Estas informações poderão ser registradas ao realizar a compra/venda do produto.
Na aba de Tributação do item, ao informar o CST, é verificado o tipo de movimento, se Entrada, Saída ou Ambos, e, comparado ao tipo de Tributação(se Entrada, Todas/Cons. Final), para correlação válida entre os dois campos. A mensagem apenas ocorre quando é colocado o CST de PIS diferente do CST de COFINS, seja de entrada ou de saída.
Exibe a coluna tributação para realçar o tipo de tributação, se tributado, quantos %, se substituição tributária, se isento para item, de acordo com o selecionado para encargo e pré-cadastrado no fiscal.
Para que o encargo e CST selecionados, estejam válidos, é necessário que o mesmo par selecionado para item esteja cadastrado em Tributação (menu Fiscal/Escrituração Fiscal/Cadastros/Tributação). Desta forma, é garantida a integridade dos dados.
Os campos 'Natureza da Receita do PIS' e 'Natureza da Receita do COFINS' são utilizados para a geração do registro M100, campo COD_CRED no Sped Contribuições. São preenchidos de acordo com a Tabela 4.3.6.
'0-Nacional', '1-Estrangeira – Importação Direta', '2-Estrangeira – Adquirida no mercado interno',
'3-Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40%(quarenta por cento)',
'4-Nacional, conforme processo produtivo básico dec 288/67', '5-Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40% (quarenta por cento)',
'6-Estrangeira – Importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX',
'7-Estrangeira – Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX.'
Informações relacionadas à incidência de tributação na operação de entrada do produto.
Para inclusão, informe obrigatoriamente um Fornecedor, e, na lista seus Encargos e Tributações. Esta carga de dados relacionada à tributação efetuada para compra, geralmente ocorre durante a importação ou lançamento de NF Terceiro.
Ao clicar num fornecedor, abre a tela de tributação do item para o fornecedor. No campo tributação filtra apenas tributações de entrada. Na alteração do campo encargo, caso, o encargo selecionado possua mais de uma tributação relacionada, o sistema limpa o campo tributação. Esse procedimento evita seleção de tributações diferentes dos encargos selecionados.
Apresenta as possibilidades/combinações de como será vendido o produto. Um produto controlado por grade é aquele que possui variação em suas características, como por exemplo, tamanho e cor. Quando você precisa controlar divisões de um mesmo item (produto) do seu estoque (como por exemplo, tamanho, cor, voltagem e outros) a melhor maneira de se fazer isso é criando uma grade para aquele determinado produto. Por meio da grade, é possível ter-se vários sub-itens (divisões) de um mesmo produto. Um exemplo prático de grade seria o caso de Camisetas, com seus diversos tamanhos e cores diferentes. O produto seria CAMISETAS, e, este produto teria uma grade com todos os tamanhos e cores existentes. Esta variedade do produto está relacionada ao seu posicionamento no mercado, de como é vendido.
A grade é montada de acordo com o que é oferecido ao cliente. Informa-se um nome e uma descrição para a grade, e, caso haja necessidade, utilizar o controle da quantidade mínima de estoque, para fazer pedido de compras, e, quantidade máxima de estoque, para controlar até quanto pode ser comprado do produto. As demais informações estão agrupadas e detalhadas nas diversificações de locação, código de barra, código do fornecedor, números de série, e, pode ocorrer relacionamento entre grades(o que não é usual). Permite consultar saldos do produto por grade.
Para que o produto permita mais de uma grade cadastrada, é necessário que ao criá-lo seja setado o parâmetro "usar grade", desta forma, a aba Grade é exibida. Uma vez inserida a grade, não poderá mais ser excluída. A grade pode ficar inativa, então, não é mais exibida. A aplicação bloqueia um mesmo item com grades com o mesma sigla.
A tela é aberta no modo de visualização Kanban, com opção da visão Lista, ao clicar no modo form, a janela exibe as informações da capa e o noteebook com as abas de Locação, Código de Barra, Código do Fornecedor, Números de Série, e, pode ocorrer Relacionamento entre Grades.
No botão "Consultar Saldos" são apresentados Local, Embalagem, Preço de Venda, Quantidade Reservada, o saldo por embalagem e saldo unitário de todas as locações do produto. Os parâmetros obrigatórios vêm por default preenchidos com a empresa de login, o produto em questão, e, se a grade for única, posicionada na mesma; podendo os mesmos ser alterados. Clicar em Pesquisar ou no caso de uma nova pesquisa Limpar os dados.
É a logística de distribuição das grades, em quais locais estão as grades, divisão de grupos de produtos, a critério do estabelecimento.
Mesmo que o produto não utilize grade, sempre existirá um registro nesta tabela.
Selecionar um local e uma embalagem já cadastrados. O sistema permite a criação dos mesmos no momento da inclusão da locação, caso ainda não existam.
A mesma grade pode situar-se em mais de um local dentro do mesmo estabelecimento.
O local só pode conter uma embalagem que é considerada padrão. É permitido trabalhar com mais de uma embalagem, no entanto, na atualização de saldos totais de cada locação e totalização de diversas locações há sempre conversão para a unidade. Poderá ser informado um nome sugestivo ou sigla para facilitar a identificação de cada locação, quem será o repositor do produto, conforme saldo e quantidades reservadas, exibidas para cada locação.
Nesta funcionalidade ocorre a opção em setar se o produto Aceita Saldo Negativo. Uma vez marcado, ao realizar a separação na Requisição Almoxarifado, não ocorrerá validação, e, o produto aceita saldo negativo. Caso contrário, haverá a validação, e, caso o produto não tenha a requisição suficiente para entrega, o sistema barra a operação.
O saldo exibido nesta aba, não é padrão unitário, varia de acordo com o conteúdo da embalagem. Desta forma, se a embalagem não for unidade e for uma caixa com 10 unidades, por exemplo, o saldo que será exibido será o saldo da unidade X 10 = conteúdo da caixa.
A Empresa, local, produto e grade precisam ser únicos na locação.
Codificação automática dos produtos que são identificados por uma leitora com a opção de serem digitados manualmente no sistema, no caso de falha desta, na consulta e cadastro de preços associados ao mesmo.
Informar os números que vão compor o código, composto do código numérico + o dígito, selecionar a embalagem ou criar se ainda não existir. Pode-se ainda estabelecer um peso para embalagem e informar se emitirá etiqueta.
O sistema através da classe automacao_codigo_barra_dados, valida o código de barras, quanto ao dígito, e, informa se o código de barra já é utilizado por algum produto (padrão EAN-128).
É permitido mais de um código de barra para a mesma embalagem.
Quando o código de barras possui menos de 13 digitos, ao salvar é completado com zeros à esquerda. Desta forma, ao pesquisar por código de barras, informando somente os dígitos digitados é localizado.
É considerado fornecedor todo aquele que de alguma forma interfere no produto ou serviço, assumindo sua participação e responsabilidade pelo que fez. Este por sua vez pode criar uma identificação para o produto através de codificação especial para facilitar na consulta.
Não pode haver mais de uma vez o mesmo código do produto para o mesmo fornecedor.
São úteis no controle de qualidade, uma vez que, se um defeito é encontrado na produção de um determinado lote de produto, o número de série irá identificar rapidamente quais as unidades que serão afetadas.
Esta informação somente é controlada no estoque se nas configurações de parâmetro estiver setada.
O produto pode optar quanto ao Controle de Número de Série:
Sem Número de Série, Com Número de Série/sem Impressão ou Com Número de Série/com Impressão.
Para produto com opção de número de série,(com ou sem) impressão exibe para consulta o número da série e se disponível.
Produto que contêm as mesmas funcionalidades de um produto de referência ou inovador já existente no mercado, podendo ser de outro fabricante ou do mesmo. Diferi-se somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca. Relaciona qual o produto possui as mesmas características do produto principal vendido.
Selecionar o código/produto similar com possibilidade de cadastrar novo, se necessário.
O produto similar não pode ser ele mesmo.
Somente um produto por similaridade.
Apresenta produto, grade e quantidade a serem preenchidos de acordo com o kit a ser montado. O produto pode conter um kit de outros produtos, onde para o preço será considerado conforme configurado em Estoque Produto.
Ao inserir o kit, na aba Kit por Itens, selecionar os itens, respectivas grades e as quantidades que irão compor o kit. Permite a miscelânia entre itens sem restrições iniciais como produtos. Há a verificação do preço dos produtos, se o preço do kit é por item ou por preço definido no kit.
Estoque/Cadastro/Produtos e Serviços/Tabela de Variação
Tabela que apresenta a relação de produtos por comprimento ou espessura com o fator a ser aplicado na variação de preço, ou seja, o preço do produto varia conforme o comprimento ou espessura da peça. Este valor é multiplicado pelo preço de venda do produto nos cálculos.
A tela exibe o Produto, a informação do tipo de variação cadastrada para o mesmo no estoque, para que o usuário esteja ciente do cadastro, a variação e o Fator a ser aplicado ao preço do produto.
Esta tabela é utilizada quando a informação de 'Variação" existente no cadastro do produto, estiver selecionada para Comprimento ou Espessura. Desta forma, são exibidos nesta tela os produtos com o filtro de tipo variação com domínio diferente de 'S' (produtos sem variação).
Estoque/Cadastro/Produtos e Serviços/Serviços
Os serviços estão relacionados ao talento pessoal, aquilo que agrega algo de valor, que faz a diferença. Os fatores determinantes de sua qualidade, ser tangíveis(coerência de lugar, pessoal, material), de confiabilidade, presteza, segurança e empatia.
A tela é aberta no formato treeview apresentando as colunas Código, Dígito, Descrição, Categoria, Preço Venda, Saldo e a Empresa.
Na Capa são exibidos o Código do gênero, Código tab serviços, Código, Dígito, Descrição, Tipo do Item, Serviços, Categoria, Serviço Ativo, Qtds de Ecfs e Tempo previsto.
O Tempo Previsto é obrigatório e possui valor default = 1.
O "% Comissão" é o percentual de comissão a ser aplicado na venda do produto/serviço.
Para inclusão, informar obrigatoriamente uma descrição para o produto, o código de identificação será gerado automaticamente. Os códigos do gênero de produto conforme ato Cotep 09/08( Dispõe sobre as especificações técnicas para a geração de arquivos da Escrituração Fiscal Digital - EFD - Geração de SPED) e código de serviços conforme lei complementar 116/03(Dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, e dá outras providências.), poderão ser informados, juntamente com a categoria e tempo previsto para realização do serviço. O Tipo do Item é por default Serviços.
Existe a informação da quantidade de licenças de ECF's, para controle do número de Impressoras de Cupom Fiscal por serviço.
É a atribuição de valor que deve ser percebido pelo cliente. Relaciona a empresa prestadora de serviços e o preço do serviço.
Selecionar a empresa que está realizando o serviço e o preço do mesmo. Automaticamente são incluídos o usuário login do sistema com a data/hora da inclusão.
Os serviços poderão ser prestados pela mesma empresa e mesmo valor mais de uma vez.
O imposto sobre serviços de qualquer natureza, tem como fato gerador a prestação de serviço (por empresa ou profissional autônomo) de serviços descritos na lista de serviços da Lei Complementar nº 116 (de 31 de julho de 2003).
Selecionar a Origem Mercadoria padronizada, o encargo, CST(Código de Situação Tributária) e tributação para o serviço. Estas informações poderão ser registradas ao realizar serviço. (Similar ao funcionamento da tributação de produto já descrita).
Para posicionamento no mercado contra a concorrência, as empresas/serviços devem ser comparadas. Para garantir a fidelidade de clientes, padronizar a oferta e valorizar o desempenho. Desta forma é realizada a pesquisa para comparativo.
Registrar o fluxo da pesquisa dentro dos tipos válidos. Incluir o concorrente e o preço para o produto, a data é carregada automaticamente.
O mesmo concorrente pode ser relacionado mais de uma vez com o mesmo preço.
Estoque/Cadastro/Produtos e Serviços/Grade
Esta funcionalidade é a mesma relatada dentro do grupo de informações do produto, podendo ser registrada diretamente pelo acesso à grade, que também está relacionada ao produto.
Similar ao descrito dentro do grupo de informações do produto em Estoque/Cadastro/Produtos e Serviços/Produtos.(Grade)
A tela é aberta na visão kanban, onde a imagem do produto é exibida, à direita dela o código juntamente com a descrição, além do preço de venda e saldo do item. Exibe para o formato lista o Produto, Grade, Descrição, Código no fabricante, Mínimo, Máximo e Falta dado logistico. As informações de Produto, Dígito, Grade, Ativo, Descrição, Código no fabricante, Descrição complementar, Descrição resumida, Mínimo e Máximo compõem a Capa.
Estoque/Cadastro/Produtos e Serviços/Descrições
Facilidade na criação do produto informando somente com uma descrição para o mesmo, informações básicas exigidas no cadastro. As demais características do produto poderão ser complementadas posteriormente em Estoque/Cadastro/Produtos e Serviços/Produtos.
Informar uma descrição para o produto e o sistema carrega a grade única como default.
Estoque/Cadastro/Categorias
Estudos realizados sobre o comportamento do consumidor de supermercados ressaltam que diferentes categorias de produtos exercem diferentes papéis para diferentes canais de varejo. São segmentos ou técnicas de abordagem do mercado que exigem perspectivas e percepções analisadas na colocação no mercado.
As categorias são classificadas de acordo com sua capacidade de atrair clientes e de influenciar a imagem do varejista junto aos seus clientes.
Assim, determinadas categorias desempenham papéis diferentes, dependendo da localização da loja e do perfil dos clientes.
Para as categorias que contêm categorias filhas vinculadas, são exibidas na aba SubCategorias.
Para criação de uma nova categoria descrever um Nome Categoria para a mesma.
Podem ser acoplados ao cadastro o nome do Comprador, Categoria Pai, Desconto Máximo(em %), Nível, NCM, Conta do centro de custos que será utilizada nas emissões de nfs/Cupons, Conta de evento que será utilizada na classificação das requisições de almoxarifado, Margem Bruta, Margem Ideal e Margem Mínima.
O "% Comissão" é o percentual de comissão a ser aplicado na venda do produto/serviço.
Para custificação, o centro de custo informado sobrepõe ao de vendas cadastrado no parâmetro do estoque. Sobrepõe também quando há centro de custo cadastrado na natureza da operação fiscal. O Evento é utilizado na classificação das requisições de almoxarifado.
Possui a visualização da árvore de hierarquia com a relação das subcategorias e Itens pertencentes à categoria pai.
Contêm as abas SubCategorias e Itens para consulta:
Assim como as categorias, as subcategorias precisam ser planejadas de acordo com o posicionamento que terão no mercado. Precisam ser avaliadas quais serão compradas pelo cliente. São associadas à uma categoria pai, obedecendo as mesmas qualificações.
São os desdobramentos de produtos de valor que compõem a categoria.
Estoque/Cadastro/Comissões
A tela é aberta com a lista exibindo o Tipo da Comissão, o Produto, a Categoria e a Comissão.
Para uma nova inclusão, selecionar o tipo de comissão se por produto ou por categoria, escolher o produto ou categoria respectivamente e informar o % a ser calculado na venda.
Estoque/Cadastro/Número de Série
Conforme descrito em Estoque/Cadastro/Produtos e Serviços/Produtos (Grade->Número de Série), o número de série dos produtos permite no controle de estoque, acompanhamento de todos os movimentos realizados pelo item (entrada por compra, entrada/saída por transferência, saída por venda e outros).
Selecionar o produto que vem acoplado com a opção da grade, previamente caracterizados como produto com controle de número de série, de acordo com os parâmetros informados.
Para composição do número de série existe um informativo que é aberto ao marcar a opção "Mostrar informações sobre lançamento de Nº de Série":
Informações sobre Lançamento de Nª de Série
Intervalo entre Nº de Séries
Para gerar um intervalo entre dois números de série (Início e Fim) pode ser feito da seguinte maneira: Início|Fim. Ex: AAA1|AAA10.
A partir do exemplo mostrado, o sistema irá gerar os numeros AAA1, AAA2, AAA3, ......, AAA10; APÓS A CONFIRMAÇÃO DO LANÇAMENTO.
Importante: Os números informados no intervalo devem terminar com digitos e ter o mesmo prefixo caso seja informado. Ex: CORRETO - * Prefixo informado: ABC10|ABC20; * Prefixo não informado: 10|20.
Ex: INCORRETO - * Prefixo diferente: ABC10|ABD:20; * Não terminado em dígito: ABC|ABC; * Dígito Inicial maior que Final: ABC20|ABC15 ou 20|15.
Os números de série podem ser lançados 1 por linha ou mais de um na mesma linha, desde que esteja separado por hífen '-', tendo o limite máximo de 300 caracteres.
Lançamento Manual de Nº de Séries
Os números de série inseridos devem ser separados por hífen '-'.
Ex: 111-222-333-.......AAA-AAA1-1A2
Os números de série podem ser lançados 1 por linha ou mais de um na mesma linha, desde que esteja separado por hífen '-', tendo o limite máximo de 300 caracteres.
Intervalo e Lançamento Manual
Ambas as formas podem ser lançadas uma por linha ou mais de uma na mesma linha, desde que estejam separadas por hífen '-', tendo o limite máximo de 300 caracteres e respeitem as regras de cada forma de lançamento.
Ex: AAA1|AAA10-111-123-ABC10|ABC20-SSS50|SSS100-444-555
Abaixo é exibida a treeview de Número de Série e o botão para "Confirmar Lançamento".
Digitar a série para o produto.
Esta série passa a ser exibida no Número de Série da grade do produto.
Estoque/Cadastro/Natureza da Operação
Cada empresa tem as suas naturezas comerciais que devem estar relacionadas no estatuto social, respeitando a sua atividade fim. A natureza da operação decorre da saída ou da entrada, tais como: venda, compra, transferência, devolução, importação, consignação, remessa (para fins de demonstração, de industrialização ou outra), e, tem código padronizado para SPED Fiscal.
Informar uma descrição para a natureza de operação, optar se é de 'Entrada' ou 'Saída' e ativar. Por default são marcadas as funcionalidades de 'Atualizar saldo', 'Gerar financeiro' e 'Gerar estatísticas', que serão aplicadas nas respectivas operações estabelecidas, de acordo com a necessidade. Alguns relatórios são gerados de acordo com estes parâmetros que estabelecem se a operação influencia ou não no resultado, e, obviamente são usados como filtro nos mesmos.
A pontuação de itens é um benefício ao cliente adquirido através de sua fidelização, relacionamento de longo prazo. As facilidades para os clientes são oferecidas através do conhecimento de suas características, necessidades e desejos utilizando essas informações para estreitar o relacionamento, estabelecer um elo de confiança e criar barreiras para a concorrência.
Estoque/Cadastro/Pontuação de Itens
São pontos extra adquiridos por produto na grade, dentro de um período pré-estabelecido. A acumulação de pontos por compras efetuadas é um meio de fidelização e pode ser trocada por deduções nas compras de outros produtos posteriormente.
Selecionar o produto, a grade quando possui mais de uma, do contrário é carregada automaticamente. A pontuação do produto pode ter alguma descrição que não é obrigatória, informar a pontuação e o período de validade para esta pontuação relacionada ao produto. A pontuação representa quantos pontos o produto irá valer no fidelidade para o cliente no período informado, início e término.
São pessoas que visitam ou somente procuram a empresa com algum interesse em adquirir produtos ou serviços no momento presente ou futuro.
Estoque/Cadastros/Clientes
Tem acesso a várias opções de escolha de qualquer produto. Uma pessoa pode ser cliente em várias empresas.
Para melhor identificação dos clientes são proporcionadas pelo sistema as formas de visualização Kanban, aberta como default, onde o a foto ou imagem de algo que representa o cliente pode ser exibida; além do formato lista e de registro, habitualmente já conhecidos.
Para criação de um cliente informar o CPF/CNPJ de acordo com o tipo de pessoa Física/Jurídica e um nome. O sistema valida o CPF/CNPJ, e, para que o dígito verificador seja calculado automaticamente, deve-se colocar um 'f' no início do campo, caso não recorde do verificador.
Existe a facilidade de assimilar o vendedor, vendedor externo, limite de crédito e outros, para auxiliar em situações, em que seja necessário aprofundar mais nos dados da pessoa para qual se vende. O valor do limite e potencial do cliente, influenciam no saldo, e, análise de dados e pesquisas do Contas a Receber na empresa.
As demais infomações são subdivididas nas abas de acordo com o conteúdo:
A tela de clientes possui a facilidade na Pesquisa de:
- Filtros para Pessoa Física e Pessoa Jurídica diretos na searchview.
- E os demais filtros por nome, cpf, código e outros na busca avançada.
Além das pessoas físicas ou naturais, passou-se a reconhecer, como sujeito de direito, entidades abstratas, criadas pelo homem, às quais se atribui personalidade. São as denominadas pessoas jurídicas, que assim como as pessoas físicas, são criações do direito. Os complementos de informações da Pessoa Física ou Jurídica, campos distintos, aparecem para preenchimento de acordo com a variação do tipo de pessoa, a aba é carregada.
Normal -> endereço onde se instala a pessoa física ou jurídica.
Entrega -> endereço onde a compra será entregue.
Cobrança ->endereço onde deve ser entregue o boleto de cobrança, endereço que chega a fatura do cartão ou nota fiscal.
O cliente pode ter mais de um tipo de endereço.
Informar o tipo de endereço e o país.
Existe a possibilidade de localizar o endereço via Google Maps. Clicar no botão para visualizar.
Nesta mesma aba, é permitido relacionar o endereço e informações complementares para NF, onde ao clicar para seleção é aberta janela de cadastro da pessoa, tipo de endereço, país, e, informações essenciais à validação de endereço da nota fiscal, tais como, CEP, Bairro, Numero, UF, Cidade e Logradouro.
Método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O cliente pode ter três opções de tipos de emails:
Celular -> O email pode ser configurado via celular no caso deste permitir esta facilidade e configurações avançadas.
Comercial -> E-mail enviado com finalidade comercial.
Comum -> Endereço eletrônico para troca de informações.
Informar o tipo do email e o email.
Forma de comunicação para contactar em caso de necessidade. O cliente pode ter várias opções de cadastro de telefones.
Informar o tipo de telefone e o número. Pode ser preenchido também o DDD/DDI e descrita qualquer observação relacionada ao telefone, além do código da operadora.
Informar uma descrição para a homepage, página inicial de um site da internet.
Forma como as pessoas se tratam e se comunicam, dependem umas das outras. A relação pode ser por exemplo de Titularidade/Dependente
Para dependente pessoa física: Mãe, Pai, Filho, etc...
Para titularidade pessoa jurídica: Gerente, Secretário, Diretor, etc..
Tipos de relacionamentos permitidos:
Marido
Esposa
Filho(a)
Pai/Mãe
Irmão(ã)
Contato
Funcionário(a)
Vendedor(a)
Comprador(a)
Gerente
Diretor(a)
Proprietário(a)
Informar a pessoa e o tipo de relacionamento.
Aqui pode ser identificado o relacionamento inverso, geralmente, pelo respectivo oposto correspondente.
É cadastrada com a finalidade de realizar análise de clientes, em relatórios com agrupamentos por categoria e ter uma visão mais detalhada.
Adicionar uma descrição completa para a categoria.
Cadastro das mensagens genéricas que poderão ser aplicadas na realização de qualquer operação do cliente que tiver alguma restrição. Desta forma, serve de alerta ou mesmo de impedimento ao processo em questão, dependendo do tipo da mensagem informado. Estas mensagens são vinculadas ao cliente juntamente com a escolha do modo de exibição.
Os dados adicionais são informações não editáveis, de data e valor, da Primeira Compra, Última Compra, Maior Compra, Média de Valor Comprado, Maior Atraso e Prazos Médios, além das informações complementares que auxiliam na análise sobre o cliente.
Disponível para consulta onde relaciona os meses e valores das últimas compras realizadas pelo cliente.
Se o cliente possui limite de crédito -> Venda pode ser realizada;
Se o cliente não possui limite de crédito -> Venda não pode ser realizada;
Fornece mercadorias ou serviços ao consumidor.
Estoque/Cadastros/Fornecedores
Permite pesquisar pelo nome do fornecedor. Possui o mesmo critério de pesquisa de pessoa, além da empresa.
Assim como nos clientes, são proporcionadas pelo sistema para os fornecedores, as formas de visualização Kanban, aberta como default, onde o a foto ou imagem de algo que representa o fornecedor pode ser exibida; além do formato lista e de registro, habitualmente já conhecidos.
Para criação de um fornecedor informar o CPF/CNPJ de acordo com o tipo de pessoa Física/Jurídica e um nome. O sistema valida o CPF/CNPJ, e, para que o dígito verificador seja calculado automaticamente, deve-se colocar um 'f' no início do campo, caso não recorde do verificador.
As demais infomações são subdivididas nas abas de acordo com o conteúdo:
Além das pessoas físicas ou naturais, passou-se a reconhecer, como sujeito de direito, entidades abstratas, criadas pelo homem, às quais se atribui personalidade. São as denominadas pessoas jurídicas, que assim como as pessoas físicas, são criações do direito. Os complementos de informações da Pessoa Física ou Jurídica, campos distintos, aparecem para preenchimento de acordo com a variação do tipo de pessoa, a aba é carregada.
Normal -> endereço onde se instala a pessoa física ou jurídica.
Entrega -> endereço onde a compra será entregue.
Cobrança ->endereço onde deve ser entregue o boleto de cobrança, endereço que chega a fatura do cartão ou nota fiscal.
O fornecedor pode ter mais de um tipo de endereço.
Informar o tipo de endereço e o país.
Existe a possibilidade de localizar o endereço via Google Maps. Clicar no botão para visualizar.
Método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O fornecedor pode ter três opções de tipos de emails:
Celular -> O email pode ser configurado via celular no caso deste permitir esta facilidade e configurações avançadas.
Comercial -> E-mail enviado com finalidade comercial.
Comum -> Endereço eletrônico para troca de informações.
Informar o tipo do email e o email.
Forma de comunicação para contactar em caso de necessidade. O fornecedor pode ter várias opções de cadastro de telefones.
Informar o tipo de telefone e o número.
Informar uma descrição para a homepage, página inicial de um site da internet.
Forma como as pessoas se tratam e se comunicam, dependem umas das outras. A relação pode ser por exemplo de Titularidade/Dependente
Para dependente pessoa física: Mãe, Pai, Filho, etc...
Para titularidade pessoa jurídica: Gerente, Secretário, Diretor, etc..
Tipos de relacionamentos permitidos:
Marido
Esposa
Filho(a)
Pai/Mãe
Irmão(ã)
Contato
Funcionário(a)
Vendedor(a)
Comprador(a)
Gerente
Diretor(a)
Proprietário(a)
Informar a pessoa e o tipo de relacionamento. Aqui pode ser identificado o relacionamento inverso, geralmente, pelo respectivo oposto correspondente.
É cadastrada com a finalidade de selecionar de qual fornecedor comprar, em relatórios com agrupamentos por categoria e ter uma visão mais detalhada.
Adicionar uma descrição completa para a categoria.
Serviços são oferecidos e experimentados, estabelecendo e promovendo ligações entre as pessoas. É selecionado ou criado o serviço pago pelo fornecedor, que vêm do cadastro dos serviços em Estoque/Cadastro/Produtos e Serviços/Serviços.
O representante é a pessoa física/jurídica registrada no sistema, que possui a capacidade de agir em nome do fornecedor para determinados processos pré-determinados, além de legitimar a representação do mesmo.
Estoque/Cadastros/Representantes
O representante do fornecedor está habilitado a realizar uma determinada tarefa para um fornecedor.
Informar o fornecedor e respectivos representantes.
O representante pode ser cadastrado para o fornecedor uma única vez.
Estoque/Cadastros/Concorrentes
Convergem para o mesmo foco, um mesmo fim, pleiteiando o mesmo lugar no mercado. Apresenta uma licitação de preços.
Registrar o fluxo da pesquisa dentro dos tipos válidos. Incluir a data, o concorrente e o preço para o produto.
Relação de bens disponíveis em estoque para venda no processo normal de um negócio, ou a serem utilizados na fabricação de produtos comercializados pela empresa. Formato de documento ou lista onde se encontram registrados bens contendo ou não uma enumeração detalhada ou minuciosa dos mesmos. Por exemplo no caso dos negócios, os inventários costumam conter a descrição do produto bem como a quantidade existente e o local onde se encontra. A gestão de inventários faz sentido para produtos cuja procura é diretamente relacionada com o cliente final. Assim, produtos de supermercado por exemplo, obedecem a este tipo de procura.
O inventário é a forma que a administração tem para conciliar as posições indicadas nos registros da contabilidade e do controle de material, com os saldos físicos do estoque.
O Fluxo normal do inventário é:
Parametrização dos Itens para Contagem-> Emissão da Listagem para Contagem -> Digitação da Contagem -> Emissão do Relatório para Conferência de variação do inventário -> Atualização do Movimento de acerto do Inventário.
Os inventários são ordenados pela Data da Criação do Inventário, e, todas as telas de uso da classe, carregam a treeview ordenada pelo inventário recente.
Estoque/Inventário/Gerar Contagem
Parametrização para Contagem automática dos itens na data de geração do inventário, rotativa para controle e conferência com maior freqüência e exatidão dos itens de Balanço. É feita a preparação da relação dos dados de todos dos itens, para listagem da contagem e posterior validação.
Para efetuar a contagem dos itens do estoque é necessário emitir a listagem com a situação apresentada no sistema, para anotações das quantidades contadas pelos inventariantes. A empresa para geração do inventário é a própria empresa de login do usuário.
Para gerar uma nova contagem, informar uma descrição para o inventário, selecionar o mês e o ano, já vêm carregados de acordo com a data corrente, obrigatoriamente. Poderão ser informados ainda o Local com a Locação, o Fornecedor, a Categoria e o Comprador para direcionar visão desejada dos dados.
Por padrão, se não houver digitação para nenhum item na contagem de inventário, não haverá diferença de contagem. Ao marcar a opção "Zerar Contagem" o valor do saldo contado é zerado, e portanto, não realiza nenhuma digitação de contagem, todo o estoque é zerado. Salvo a exceção se o produto possui quantidade reservada, onde o produto permanece com saldo, assim como na consulta, os valores coincidem.
Solicitar para Processar o inventário, e, após finalizar o sistema fecha a janela, voltando para tela anterior, onde ocorre a mensagem "Inventário gerado com sucesso!".
Ao gerar o inventário o sistema grava também o custo médio contábil e o último custo do item na tabela estoque_inventario_contagem. Para esta consideração é necessário que os custos estejam alimentados nos respectivos cadastros de produtos.
Labels
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Classe
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Campo
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Referência
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Empresa
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estoque.gerar.contagem
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empresa_id
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res.company
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Descrição
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estoque.gerar.contagem
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Mês
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estoque.gerar.contagem
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Ano
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estoque.gerar.contagem
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Local
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estoque.gerar.contagem
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local_id
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estoque.local
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Locação
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estoque.gerar.contagem
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locacao_id
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estoque.local.locacao
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Categoria
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estoque.gerar.contagem
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categoria_id
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estoque.categoria
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Fornecedor
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estoque.gerar.contagem
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fornecedor_id
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fornecedores.fornecedor
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Comprador
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estoque.gerar.contagem
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comprador_id
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estoque_produto
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Estoque/Inventário/Listagem p/ Contagem
Esta transação permite emitir a lista dos itens do sistema com inventário pré-definido de determinado local, com a possibilidade de listar o saldo e preço de venda para conferência do inventário.
Nesta opção será gerado um pdf contendo os itens do local, com a descrição e saldo atual dos produtos. O saldo informado será para consulta gerencial, não tendo influência sobre possíveis ajustes de saldos necessários. Este relatório será facilitador no momento da digitação dos itens contados, tornando a digitação mais rápida.
Selecionar o inventário criado em Gerar Contagem e o local, configurar ordem e o código a listar; solicitar a impressão.
Quando na opção "Ordem a listar" estiver selecionado "categoria", incluir a quebra por categoria, agrupando dentro das mesmas os itens relacionados.
Para que os itens cadastrados apareçam na listagem, é necessário que tenham a informação da grade, com o local coincidente com o local informado para listagem, e, a embalagem informados respectivamente.
Existem os flags 'Listar saldo' e 'Listar preço de venda', a serem preenchidos, se marcados, na impressão da Listagem.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Inventário
|
wizard.listagem.contagem.osv
|
inventario_id
|
estoque.inventario.capa
|
Local | wizard.listagem.contagem.osv
|
local_id | estoque.local |
Ordem a listar
|
wizard.listagem.contagem.osv
|
|
Obs:. Alfabética, Códigos, Categoria, Locação ou Fornecedor
|
Código a listar | wizard.listagem.contagem.osv
|
|
Obs:. Item ou Fabricante |
Listar Saldo
|
wizard.listagem.contagem.osv
|
|
|
Listar Preço de Venda
|
wizard.listagem.contagem.osv
|
|
|
Linha1
Linha2
Linha4
Estoque/Inventário/Digitação para Contagem
Inventário físico que representa uma oportunidade de corrigir qualquer imprecisão nos registros, na confrontação com o estoque atual. Digitar inventário que foi contado, que tem por finalidade detectar e corrigir diferenças, reduzir e eliminar possíveis perdas. É realizada em um número reduzido de itens durante o período contábil.
O sistema apresenta em lista os Inventários com Descrição, Data da criação, Total Saldo x Último Custo,
Total Saldo x Custo Médio e Empresa atualizados.
Para continuidade do processo, selecionar o inventário já contado, clicar no botão para 'Digitar'. É aberta janela com o local associado anteriormente à este inventário, solicitar para 'Iniciar' a contagem. Volta para janela, onde os itens com a grade, Embalagem e saldo contado poderão ser selecionados e informados respectivamente, após informar todos os itens na treeview, e, conferir os totais, clicar para 'Finalizar' o processo. Caso seja necessário retirar algum dos itens, há o botão Excluir em cada registro.
Existe o botão 'Atualizar' no header, auxilia na gravação, não necessitando sair do form utilizado para continuar a digitação. Esta flexibilidade facilita na gravação dos dados, uma vez que não são inseridos item a item. Nesta atualização, o "saldo contado" é ajustado para que seja atualizado de acordo com a embalagem selecionada. É multiplicado pela unidade da embalagem ao atualizar saldo. Este processo utiliza uma classe não temporária, e a exclusão dos registros ocorre na tela de "Estoque/Inventário/Atualização de Inventário" após a atualização do mesmo.
A opção "Digitar' é desabilitada após inventário atualizado.
Na opção Print estão disponíveis em .pdf:
'Relatório Contagem Inventário' -> Imprime o relatório com a coluna quantidade a ser preenchida manualmente na Contagem.
'Relatório Conferência Contagem' -> Imprime o relatório com a coluna quantidade preenchida com o que foi digitado para Conferência da Contagem.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Local
|
digitacao.inventario.osv
|
local_id
|
estoque.local
|
Produto
|
digitacao.inventario.osv
|
produto_id
|
estoque.produto
|
Grade
|
digitacao.inventario.osv
|
grade_id
|
estoque.produto.grade
|
Saldo Contado
|
digitacao.inventario.osv
|
|
|
Estoque/Inventário/Listagem para Conferência
Após a digitação, a listagem deve ser emitida para análise dos dados. Esta listagem apresentará os saldos digitados atualizados para cada item de acordo com o que foi informado. Aconselha-se efetuar uma nova contagem dos itens que tiverem inconsistência.
Selecionar o inventário para o qual foi digitado e o local, optar pelo tipo de código e ordem a serem listados, que apresentam valores default setados. Solicitar a impressão.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Inventário
|
wizard.listagem.conferencia.osv
|
inventario_id
|
estoque.inventario.capa
|
Local | wizard.listagem.conferencia.osv
|
local_id | estoque.local |
Código
|
wizard.listagem.conferencia.osv
|
|
Obs:. Item ou Fabricante |
Ordem
|
wizard.listagem.conferencia.osv
|
|
Obs:. Alfabética, Códigos, Categoria, Locação ou Fornecedor |
Linha1
Linha2
Linha4
Estoque/Inventário/Atualização de Inventário
De posse das listagens com as quantidades inventariadas será ajustado automaticamente o saldo de cada produto do respectivo inventário.
São exibidos na treeview os registros dos inventários com a empresa, ano/mês/descrição, data de criação e flag sinalizando se o inventário já foi atualizado ou não.
Caso não tenha sido atualizado, ocorre o flag para iniciar o procedimento, onde usuário deverá disparar o processo.
O custo utilizado no registro de inventário é o custo informado no campo "Custo para inventário" na aba geral do parâmetro do estoque.
O sistema verifica o saldo do dia no sistema e compara com o saldo contado. Caso haja divergência o novo saldo é atualizado de acordo com as regras abaixo:
Se 'saldo_contado' < 'saldo_cadastro' o novo_saldo = 'saldo_cadastro' - 'saldo_contado' e tipo='S'.
Se 'saldo_contado' > 'saldo_cadastro' o novo_saldo = 'saldo_contado' - 'saldo_cadastro' e tipo='E'.
'total_saldo_ultimo_custo' = 'Total Saldo x Último Custo'
'total_saldo_custo_medio' = 'Total Saldo x Custo Médio'
Ao marcar um ou mais registros na treeview, a opção Print fica disponível, com os relatórios em .pdf
'Arquivo Conferência Inventário' -> Imprime o relatório com a coluna quantidade a ser preenchida manualmente na Contagem.
'Relatório Conferência Inventário' -> Imprime o relatório com a coluna quantidade preenchida com o que foi digitado para Conferência da Contagem.
Estoque/Inventário/Importar do Coletor
Coleta de informações realizadas através de equipamento portátil que depois serão utilizadas em um sistema específico, controle de estoque, controle de consumo, relatórios em geral, pedidos, inventário de estoque e outros.
A tela é aberta no formato lista com Empresa, Inventário, Descrição e Data da criação. O sistema mostra os inventários disponíveis para realização da importação do arquivo que contêm os produtos com código de barra. Selecionar o local do inventário, que deve estar com status 'Aguardando executar importação', selecionar o caminho onde se encontra o arquivo a ser importado com layout definido de acordo com a importação. Solicitar a Execução da Importação, Gera/Atualiza a contagem a partir do arquivo informado.
Após processo executado o status é setado para 'Importação executada com sucesso'. Ocorre mensagem ('>>> CONTAGEM CONCLUIDA (Clique em Fechar para sair desta tela). Caso ocorra algum impedimento é gerado log na tela com as restrições ocorridas.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Local
|
wizard.inventario.importar.coletor
|
local_id
|
estoque.local
|
Arquivo
|
wizard.inventario.importar.coletor
|
|
|
Log
|
wizard.inventario.importar.coletor
|
|
|
Estoque/Inventário/Livro Registro de Inventário
O livro Registro de Inventário é obrigatório para todas as empresas, e, tem o objetivo de registrar todas as mercadorias em estoques quando do levantamento do balanço da empresa. Pesquisa os inventários oficiais que relacionados ao inventário selecionado na tela e faz a exclusão dos mesmos.
Para gerar o Livro Registro de Inventário são selecionados os campos 'Inventário" e "Data do inventário". Após clicar no botão Imprimir é gravada a data informada na tela de registro oficial do inventário referente.
No início da coluna "DISCRIMINAÇÃO" são concatenados o código e grade do produto. Para produtos que possuem mais de uma grade, são exibidos um registro para cada grade.
Para registros de códigos iguais são sumarizados os valores.
Na coluna "UNIDADE" é exibida a "unidade inventário" registrada para item no estoque.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Empresa
|
rel.registro.inventario.osv
|
company_id
|
res.company
|
Inventário
|
rel.registro.inventario.osv
|
inventario_id
|
estoque.inventario.capa
|
Data do Inventário
|
rel.registro.inventario.osv
|
|
|
Página:
|
rel.registro.inventario.osv
|
|
Obs:. Folha Inicial |
Linha1
Linha2
Linha3
Linha4
Linha5
Linha6
Linha7
Linha8
A busca dos dados é feita na classe estoque.inventario.contagem.pgview.
Estoque/Inventário/Listagem de Diferenças
Selecionar o inventário já contado e digitado, com opção de selecionar ou não o local, a diferença se para positivo ou negativo, o código e preços. Solicitar a impressão dos dados.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Inventário
|
inventario.listagem.diferenca.osv
|
inventario_id
|
estoque.inventario.capa
|
Local | inventario.listagem.diferenca.osv
|
local_id | estoque.local |
Diferença
|
inventario.listagem.diferenca.osv
|
|
Obs:. Positiva ou Negativa |
Código
|
inventario.listagem.diferenca.osv
|
|
Obs:. Barra ou Fabricante |
Preços
|
inventario.listagem.diferenca.osv
|
|
Obs:. Médio |
Linha1
Linha2
Linha3
Linha4
Linha5
Final
A busca dos dados é feita nas classes: estoque.produto.grade, estoque.produto.embalagem, estoque.preco.custo, estoque.inventario.capa, estoque.inventario.contagem, automacao.codigo.barra e estoque.local.
Estoque/Consultas/Saldos
Reflete apenas os movimentos da mercadoria validados até o momento da consulta, e, do qual se pode dispor de imediato.
A empresa vem posicionada na empresa de trabalho, podendo ser alterada; selecionar o produto e a grade respectivamente e Pesquisar. São carregadas as informações na tela para consulta por Local, Embalagem, exibindo Preço Venda, Quantidade Reservada, Saldo(Emb) e Saldo Total. Ao final é apresentado o total do saldo dos locais.
Senão, sal = saldo => saldo_total = saldo
Label | Classe | Campo | Referẽncia |
Empresa
|
wizard.consulta.saldos
|
company_id
|
res.company
|
Produto
|
wizard.consulta.saldos
|
produto_id
|
estoque.produto
|
Grade
|
wizard.consulta.saldos
|
grade_id
|
estoque.produto.grade
|
Estoque/Consultas/Número de Série
Geralmente inalterável, é um número que identifica produtos, sendo atribuído como um número único de identificação.
A tela de consulta é aberta com visualização de TreeView, com as informações de Produto, Grade, Nº Série, Disponível e Empresa.
Ao selecionar um ou mais registros, são carregadas as funcionalidades de Print, Anexos e Mais, que, como em outros locais, possibilitam trabalhar as informações de acordo com as colunas disponíveis, visão desejada do usuário, forma de armazenar a pesquisa. Tendo as opções de exportar, arquivo .csv e excel, ou imprimir, arquivo .pdf, além, dos filtros de pesquisa de Busca Avançada e critérios disponibilizados.
Estoque/Consultas/Movimento
É o deslocamento de uma mercadoria de um local para outro. O fluxo dos produtos, podem ser de Entrada, Saída, devolução ou Transferência.
A tela de consulta é aberta com visualização de TreeView, com as informações de Pessoa, Nº de Documento(número de nota, cupom e outros), Operação, Data, Local(Número), Produto, Grade, Quantidade, Embalagem(Sigla), CFOP, Valor Custo e Valor Total Item. As datas inicial e final são obrigatórias. Ao pesquisar pelo menos um dos parâmetros: pessoa ou produto ou categoria ou origem (cupom/nf/requisição....) deve ser selecionado. Caso não seja selecionado nenhum dos parâmetros citados, é emitida mensagem solicitando para que seja informado pelo menos um deles.
Atenção
Deve ser informado no mínimo um dos seguintes filtros: "Categoria", "Produto", "Pessoa" ou "Origem"
Se uma origem for informada, abaixo o campo Documento é exibido e obrigatório.
Internamente existe restrição para a consulta de 2000 registros. O sistema informa na tela se o número de registros ultrapassa 2000. Desta forma, o usuário pode rever os parâmetros para uma nova consulta.
Possui agrupamento por Operação, Data, Produto, CFOP, Pessoa, Documento, Tipo Documento, e, filtros de pesquisa de Busca Avançada e critérios disponibilizados.
O percentual de comissão a ser aplicado no momento da venda obedece a hierarquia Item/categoria/vendedor/parâmetro do estoque e o Valor da Comissão é um valor calculado para comissão armazenado nas vendas obedecendo a hierarquia de % no Item/Categoria/Vendedor/Parâmetro Estoque. Não são exibidos em tela.
No filtro, obedece a hierarquia das seleções informadas ao pesquisar.
Ao selecionar um item se ele possui somente uma grade, a grade é carregada automaticamente. A busca é realizada para a empresa em que o usuário está logado.
Caso exista Correlação de Classes informada, e, dentre elas a classe de estoque_movimento_capa, em Administração -> Cadastros -> Empresa -> Correlação de Classes, o sistema verifica as informações da empresa na qual o usuário está logado. Neste caso, se para EmpresaX tenho Correlação com os movimentos da EmpresaY, é necessário logar na EmpresaY para checar os mesmos movimentos apresentados para EmpresaX, exibindo as informações em qualquer um das empresas.
No caso dos cupons fiscais com tipo de operação Vendas, item tributado, é exibido CFOP 5102, e, não CFOP 5405 que é apenas para itens cuja tributação de icms seja Substituição Tributária.
Ao clicar no item da treeview, na parte inferior, são exibidas as Informações da Capa Documento/Dados da Pessoa, do Produto, juntamente com contendo trechos de Custos, Vendedores e as Tributações do item.
Para Custos são exibidos os campos de Custo Corrigido, Custo Reposição, Último Custo, Custo Médio Contábil e Preço de Custo. O custo unitário exibido, geralmente busca o custo do cadastro e divide pela quantidade da movimentação.
Para Tributação são relacionados Encargos, CST, Tributação, Alíquota, Valor Base Cálculo e Valor Encargo. Para produto tributado para empresa no simples nacional, são exibidos os movimentos do item corretamente, de acordo com as tributações cadastradas no Estoque/Produtos, assim como na emissão de nota fiscal de saída, os valores fiscais são apresentados na tela. Diferente da regra na emissão do DANFE e XML gerados, onde não são exibidos valores de base de cálculo/valor de ICMS e alíquotas para item, obedecendo as faixas cadastradas no Fiscal -> Escrituração Fiscal -> Cadastros -> Tributação "Simples Nacional", de acordo com a receita anual do parâmetro da empresa, busca o % ICMS e valor alíquota e aplicam sobre o valor unitário de cada item tributado.
Ao selecionar um ou mais registros, são carregadas as funcionalidades de Print, Anexos e Mais, que, como em outros locais, possibilitam trabalhar as informações de acordo com as colunas disponíveis, visão desejada do usuário, forma de armazenar a pesquisa. Tendo as opções de exportar, arquivo .csv e excel, ou imprimir, arquivo .pdf.
Quando ocorrem itens movimentados com o valor gravado no estoque como item cancelado, esse item não consta na consulta de movimento.
O valor rateado é o valor líquido exibido para nota/cupom considerando descontos/acréscimos na venda.
Para a quantidade não importa quanto tem na embalagem são consideradas as quantidades de cada item.
Estoque/Consultas/Estatísticas
Relaciona todos os movimentos de Entrada/Saída mensal estatisticas.
Solicita o item, grade e local. Os valores para totais de Entrada e Saída confrontam resultados com a consulta do Movimento no Estoque com a parametrização equivalente Empresa/Período/Produto/Grade/Local. As operações carregadas levam em conta o tipo de operação cadastrada na Natureza de Operação. Exibe em ordem decrescente de data.
Totaliza as colunas na Estatística Diária por dia da semana.
Ao clicar sobre o registro da treeview exibe o detalhe diário.
Em exceção quando Madeireira instalado, a estatistica de produtos trabalha com volume, quando se refere somente às estatísticas de Saídas. Nas Entradas somente em quantidade.
A consulta realizada com os mesmos parâmetros do movimento estoque, local, produto, grade e período necessariamente deve retornar o mesmo resultado da estatística, conforme ilustrado abaixo.
Listagem de Categorias
Estoque/Relatórios/Listagem de Categorias
Quaisquer produtos pode ser enquadrado na definição de Categorias, cuja organização das mesmas auxilia na lista de mercadorias para análise de determinada visão.
São carregados os dados da empresa de login do usuário, solicitar Imprimir. É exibida a lista das contas de categorias ordenadas pela hierarquia das contas e seus descritivos com código NCM, para análise, em arquivo .pdf.
Label | Classe | Campo | Referência |
Empresa | wizard.listagem_categoria
|
company_id
|
res.company
|
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Estoque/Relatórios/Listagem de Requisição Almoxarifado
Relaciona as requisições efetuadas para empresa informando a situação em que se encontram, quem recebeu, local, data de quando foi emitida e de quando foi recebida.
Informar a empresa, que vem posicionada na empresa de login, o status que vem posicionado em Todos, podendo ser alterados, solicitar Imprimir. É exibida a lista das requisições em seus diversos aspectos para análise, em arquivo .pdf.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Empresa | Listagem.de.Requisicao.osv | company_id
|
res.company
|
Centro de Custo | Listagem.de.Requisicao.osv
|
centrocusto_id | adm.empresa.centrocusto |
Data Inicial | Listagem.de.Requisicao.osv
|
|
|
Data Final | Listagem.de.Requisicao.osv
|
|
|
Status | Listagem.de.Requisicao.osv
|
|
|
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Estoque/Relatórios/Listagem para Ressuprimento
Relaciona a quantidade e saldos por locação, produto, grade, determinados para que ocorra o acionamento da solicitação do Pedido de Compra. Exibe ainda o fornecedor e a embalagem.
Para a geração desse relatório, devem ser informadas a empresa, que vem posicionada na de trabalho, locais de entrada e saída. A locação pode ser específica se selecionada, e, o avanço de página vem marcada. Solicitar para imprimir.
Para o campo "Locação de entrada" deve ser informada a locação. Caso tenha valor neste campo, deve ser comparado ao atributo locacao da classe estoque_local_locacao.
Label | Classe
|
Campo | Referência |
Empresa
|
listagem.ressuprimento.osv
|
empresa_entrada_id
|
res.company
|
Local Entrada
|
listagem.ressuprimento.osv
|
local_entrada_id
|
estoque.local
|
Locação Entrada
|
listagem.ressuprimento.osv
|
locacao_entrada_id
|
estoque.local.locacao
|
Local saida
|
listagem.ressuprimento.osv
|
local_saida_id
|
estoque.local
|
Avanço de Página
|
listagem.ressuprimento.osv
|
|
|
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Estoque -> Relatórios -> Listagem Grades de Produtos
É possível relacionar os produtos ordenados pelo código da grade, com suas categorias, margens, último custo, preço de venda, mínimo e máximo aceitável. As grades são baseadas em um produto mestre, que forma a base das variações de produto. Estas variações de produto são distinguidas pela configuração das dimensões do produto.
Para gerar a lista das grades, é considerada a empresa de trabalho, em que o usuário encontra-se logado. Podem ser informados fabricante, categoria e local, para melhor direcionamento da visão desejada. Clicar em imprimir.
O campo nome completo exibido deve conter o descritivo conforme o que está definido no parâmetro do estoque. Podendo variar: Apenas Grade ou Produto + Grade. No caso da base de dados com origem de integração, é necessário modificar o parâmetro do estoque, para 15 dígitos. No relatório a coluna Código(código do item) é tratada para que todos os itens sejam exibidos.
Deve ser considerado na busca somente produtos que usam grade de itens, independente se possuem categoria ou não. Somente se o parâmetro categoria for especificado, acontece a restrição.
Quando o usuário é multi-empresa e utiliza correlação de classes na tabela de cadastro de produtos, ao logar na outra empresa de trabalho, o sistema permite listar o relatório considerando a correlação.
Label | Classe | Campo | Referência |
Empresa
|
wizard.listagem_prod_grade
|
company_id
|
res.company
|
Fabricante
|
wizard.listagem_prod_grade
|
fabricante_id
|
financeiro.fornecedor
|
Categoria
|
wizard.listagem_prod_grade
|
categoria_id
|
estoque.categoria
|
Local
|
wizard.listagem_prod_grade
|
local_id
|
Local
|
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Estoque -> Relatórios -> Listagem de Ressuprimentos Pendentes
Os ressuprimentos podem estar pendentes, isto é, aqueles solicitados, mas, ainda não entregues. São relacionadas as requisições, locais de entrada e saída, o item com sua grade, fabricante, descrição, quantidades requisitada e pendência.
Informar a empresa, setada por default na de trabalho, o status, que vem posicionado em 'Todos', obrigatoriamente, imprimir o relatório. O período pode ser validado dentro das datas inicial e final, informadas.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Empresa
|
listagem.requisicoes.pendentes
|
company_id
|
res.company
|
Data Inicial
|
listagem.requisicoes.pendentes
|
|
|
Data Final
|
listagem.requisicoes.pendentes
|
|
|
Status
|
listagem.requisicoes.pendentes
|
|
|
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Estoque/Relatórios/Listagem de Produtos por Tributação
Lista dos produtos com as informações fiscais e tributárias, CST, encargos, associados à NCM, preço de venda e quantidade.
O relatório é listado em tela para consulta das informações.
Existem filtros *por grupo, *tributação, *local e *fornecedor, que ao digitar uma letra para procura desejada, são exibidos para seleção, e, ao mesmo tempo eliminados de acordo com o que contêm valores correspondentes para a Busca Avançada do canto superior direito da tela.
Agrupamentos por encargo, NCM e código do produto são permitidos para facilitar a visão desejada pelo usuário.
Existe tipo de tributação:
Existe opção de seleção de registro, que ao ser marcada são habilitados os botões para Impressão, arquivo .pdf, com flexibilidade de organizar as colunas disponíveis da pesquisa da tela em arquivos .csv ou excel, opção de anexar o arquivo, exportar, excluir de acordo com a visão pretendida.
Consulta
Impressão
Estoque -> Relatórios -> Margem de Contribuição
É o valor, ou percentual, que sobra das vendas, menos o custo direto variável e as despesas variáveis.
Os percentuais de custo fixo e comissões estão registrados em Estoque -> Cadastros -> Parâmetros.
Para que sejam exibidos os campos "UNI" e "Embalagem", o local deve ser selecioando, além disto, são verificadas as seguintes condições:
- Se existe grade para o produto.
- Se a grade está ativa.
- Se existe locação para a grade e o local escolhidos.
- Se existe embalagem para a locação.
Label | Classe | Campo | Referência |
NCM
|
margem.contribuicao
|
ncm_id
|
fiscal.ncm
|
Categoria
|
margem.contribuicao
|
categoria_id
|
estoque.categoria
|
Local
|
margem.contribuicao
|
local_id
|
estoque.local
|
Fabricante
|
margem.contribuicao
|
fabricante_id
|
adm.pessoa
|
Comprador
|
margem.contribuicao
|
comprador_id
|
compras.comprador
|
Fornecedor
|
margem.contribuicao
|
fornecedor_id
|
estoque.fornecedor
|
Tributação
|
margem.contribuicao
|
tributacao_id
|
fiscal.tributacao
|
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Relatório para ajudar o administrador do estoque na definição dos preços de venda dos produtos. Lista todos os produtos conforme a seleção e sugere novos preços de venda baseado no custo do produto e nas margens e impostos cadastrados.
Estoque -> Relatórios -> Totais por Categoria
Relaciona todas as categorias hierarquizadas pelo nível solicitado ou por todos os níveis, para todas as empresas, em todos os locais, nas Entradas e Saídas, apresentando o custo médio, o custo corrigido e % lucratividade.
Os períodos inicial e final vêm preenchidos com a data do dia e setado para busca, "Somente categorias de primeiro grau", nível mais alto. Estes parâmetros obrigatórios podem ser alterados.
Se a opção "Somente Primeiro Grau" estiver desmarcada, são exibidos os itens de venda ou compra na hierarquia de níveis do menor grau para o maior grau, acumulado tudo na categoria pai(a primeira, a que não tem parent_id). Se houver vários produtos da mesma categoria pai, são relacionados um a um, e a categoria pai por último. O valor da categoria pai já contempla o valor da categoria completa, desta forma, o total geral, seria a soma de todas as categorias pais.
A(s) empresa(s) e o(s) local(is) podem ser informados conforme a expectativa esperada.
Para as vendas, são informados o custo médio do total das vendas, o custo corrigido das vendas e o % de lucratividade. O custo corrigido é multiplicado pelo indexador do dia para atualizar o valor.
As colunas de valor e a de lucratividade são totalizadas.
Para o movimento é permitido listar os totais por categoria em empresas que possuem correlação de classes. É aberto para seleção de mais de uma empresa, se usuário estiver logado em uma das empresas coligadas, e, houver movimentos para a empresa logada e para empresa coligada, os movimentos das duas devem ser relacionados.
Este relatório considera as notas fiscais faturadas e o movimento de cupom fiscal.
São listados somente movimento do estoque (estoque_movimento_itens) que satisfaçam aos filtros informados.
custo = Custo da venda, conforme parâmetro do estoque(estpar_custo_para_precovenda)
Label | Classe | Campo | Referência |
Empresa
|
wizard.listagem.totais.por.categoria.osv
|
company_ids
|
res.company
|
Local
|
wizard.listagem.totais.por.categoria.osv
|
local_ids
|
estoque.local
|
Período Inicial
|
wizard.listagem.totais.por.categoria.osv
|
|
|
Período Final
|
wizard.listagem.totais.por.categoria.osv
|
|
|
Somente Primeiro Grau
|
wizard.listagem.totais.por.categoria.osv
|
|
|
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Estoque -> Relatórios -> Balanço Financeiro
Evidencia os totais do período em questão das receitas e despesas orçamentárias executadas, bem como os saldos das disponibilidades (caixa e bancos) que foram recebidas do exercício anterior e os que serão passados para o exercício seguinte.
Contempla as informações de quanto tenho do produto no local independente da origem do movimento, consta os lançamentos de requisição Ressuprimento realizados com a transferência de um local para o outro, com o saldo para o produto no local destino. A movimentação é exibida nas colunas "Entrada" e "Saída" quando F "Efetivada".
Selecione o tipo de preço a ser considerado no balanço, o mês e o ano, podendo selecionar o local. Solicitar a pesquisa.
O preço pode ser selecionado para 'Custo Corrigido', 'Custo Médio Contábil', 'Último Custo' ou 'Custo Reposição'.
No campo grade é exibido o nome da Grade.
Para busca dos dados:
-> Saldo Anterior: Considera o saldo do produto no primeiro dia do mês selecionado.
-> Saldo Final: Considera o saldo do produto no último dia do mês selecionado.
-> Custo: Considera o último registro na tabela de custos que foi criado para esse produto, no último dia do mês selecionado.
-> Total : Multiplica o Saldo Final x Custo.
Coluna 'Digito' por D.
Label | Classe | Campo | Referência |
Local | wizard.balanco.financeiro.osv |
|
|
Preço | wizard.balanco.financeiro.osv
|
|
|
Mês | wizard.balanco.financeiro.osv
|
|
|
Ano | wizard.balanco.financeiro.osv
|
|
|
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Estoque -> Relatórios -> Números de Série
Relaciona os itens e respectivos números de série existentes, que auxiliam na identificação dos produtos no estoque.
A impressao pode ser 'Todos', 'Número de Série / sem Impressão' ou 'Número de Série / com Impressão'.
O movimento pode ser 'Todos', 'Nenhum', 'Entradas'ou 'Saídas'.
Label | Classe | Campo | Referência |
Categoria | wizard.listagem.itens.numero.serie | categoria_id
|
estoque.categoria
|
Impressão | wizard.listagem.itens.numero.serie
|
|
|
Produto | wizard.listagem.itens.numero.serie
|
produto_id
|
estoque.produto
|
Grade | wizard.listagem.itens.numero.serie
|
grade_id
|
estoque.produto.grade
|
Números Disponíveis | wizard.listagem.itens.numero.serie
|
|
|
Movimento | wizard.listagem.itens.numero.serie
|
|
|
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|
Estoque/Relatórios/Movimento Analítico
Todas as movimentações de produtos são registradas e classificadas em diferentes tipos de operação, possibilitando mapeamento do fluxo de estoque. A integração com os módulos de entrada de nota fiscal e faturamento tornam automáticas as tarefas de alimentação (entrada) e baixa (saída) dos estoques. Por meio de leitura de códigos de barras a produção registra as entradas no estoque eliminando erros operacionais. São detalhados os itens, a sigla da grade, com as quantidades, unidades, quantidade embalagem, valor unitário, valor total, IPI, alíquota IPI.
Informar obrigatoriamente os períodos inicial e final. As Empresas, Locais, Cliente/Fornecedor, Categoria, Produto, Grade e Documentos são opcionais.
As operações Entradas e Saídas, vêm marcadas por default, assim como os movimentos, Normal/Transferências/Devoluções/Requisições/Inventário, podem ser desmarcadas.
Pode ocorrer a ordenação por Produto(posicionado como default), Documento, Categoria, Data, Local e Fornecedor/Cliente. Desta forma, o agrupamento dos dados ocorre de uma das formas relacionadas. Solicitar a impressão.
No filtro por categoria apresenta a hierarquia completa da categoria.
No layout do relatório são exibidas as colunas de Série e Número da Nota na sequência, sendo que, o número da nota é formado por Número da NF + " " + "/" + " " + Série.
O filtro 'origem' permite selecionar entre os valores: 'Acerto', 'NF', 'Cupom', 'Inventário', 'Requisição Almoxarifado', 'Requisição Ressuprimento' e 'Entrada de produção'.
O filtro para 'Modelo de NF' permite selecionar dentre os modelos de nota cadastrados.
A Opção Ordem pode variar:
Produto -> Relaciona todos os itens obedecendo os parâmetros.
Fornecedor/Cliente -> Agrupa os registros por Fornecedor/Cliente, mostrando a cada quebra do agrupamento o Fornecedor/Cliente com os itens pertencentes ao mesmo.
Categoria -> Agrupa os registros por Categoria, mostrando a cada quebra do agrupamento a Categoria com os itens pertencentes à mesma.
A quantidade é representada pela quantidade dos itens.
O valor rateado é o valor líquido exibido para nota/cupom considerando descontos/acréscimos na venda.
Labels | Classe | Campo | Referência |
Empresa
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
company_id
|
res.company
|
Local | wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
local_id
|
estoque.local
|
Período Inicial
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
|
|
Período Final
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
|
|
Ordem | wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
|
|
Entradas
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
|
|
Saídas
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
|
|
Normal
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
|
|
Transferências
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
|
|
Devoluções
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
|
|
Requisições
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
|
|
Inventário
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
|
|
Produto
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
produto_id
|
estoque.produto
|
Grade
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
grade_id
|
estoque.produto.grade
|
Cliente/Fornecedor
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
pessoa_id
|
adm.pessoa
|
Categoria
|
wizard.listagem.movimento.analitico.osv
|
categoria_id
|
estoque.categoria
|
Linha1
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T O T A L D O P R O D U T O
Linha8
Estoque -> Relatórios -> Rentabilidade
No que diz respeito à Rentabilidade, é a capacidade de o administrador Financeiro investir recursos, do sistema do Fluxo de Caixa, em outro tipo de bem ( estoque de mercadoria ) e conseguir fazer com que este estoque se transforme em dinheiro, novamente, e retornem, com os lucros desejados, para dentro do sistema do fluxo de caixa.
Informar o período inicial e final obrigatoriamente. Podem ser selecionadas a empresa, que vem por default a de trabalho, a categoria, Ordem a Listar, Custo a Utilizar, Fabricante e a Rentabilidade por família, todos opcionais. Após parametrizar de acordo com a visão desejada, solicitar para Imprimir.
A ordem a listar pode ser por Valor Agregado, % Participação, % Venda ou % Custo.
O Custo a Utilizar pode ser Médio, Corrigido, Reposição ou Último Custo.
Label | Classe | Campo | Referência
|
Empresa
|
wizard.listagem.rentabilidade.osv
|
company_ids
|
estoque_movimento_company_rentabilidade
|
Período Inicial
|
wizard.listagem.rentabilidade.osv
|
|
|
Período Final
|
wizard.listagem.rentabilidade.osv
|
|
|
Ordem a Listar
|
wizard.listagem.rentabilidade.osv
|
|
|
Custo a Utilizar
|
wizard.listagem.rentabilidade.osv
|
|
|
Categoria
|
wizard.listagem.rentabilidade.osv
|
categoria_id
|
estoque.categoria
|
Rentabilidade por Família
|
wizard.listagem.rentabilidade.osv
|
|
|
Fabricante
|
wizard.listagem.rentabilidade.osv
|
fabricante_id
|
adm.pessoa
|
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Estoque -> Relatórios -> Produtos nos Locais
São relacionados todos os produtos, com código, grade, embalagem, com ou sem categoria, informando o repositor e todos os locais cadastrados para o mesmo.
Para geração do relatório não é necessário informar parâmetros, assim, traz todos os produtos nos respectivos locais. Caso queira restringir as informações, podem ser selecionados a categoria e/ou fabricante. Solicitar a impressão.
Existe a funcionalidade de Correlação entre classes, onde o cadastro de classes pode ser trocado entre as empresas, e, independente de qual empresa o usuário encontra-se logado, o relatório deve ser gerado listando as informações de acordo com esta correlação. Respeitando o cadastro original utilizado e o cadastro de uso da empresa. Lembrando que as tabelas que são de interseção de uso, não importa qual empresa esteja logado o usuário, permite alterações que refletem para as empresas envolvidas na correlação.
Label | Classe
|
Campo | Referência |
Categoria
|
wizard.listagem.produtos.locais.osv
|
categoria_id
|
estoque.categoria
|
Fabricante
|
wizard.listagem.produtos.locais.osv
|
fabricante_id
|
adm.pessoa
|
Linha1
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Linha4
Linha5
Estoque -> Relatórios -> Listagem de Ressuprimentos Pendentes
Relaciona as requisições que estão pendentes de alguma operação na empresa, item, grade, fabricante, quantidade requisitada e quantidade pendente do item.
Para geração do relatório confirmar a empresa, o status do ressuprimento, podendo informar as datas inicial e/ou final. Solicitar a impressão.
Label | Classe | Campo | Referência |
Empresa | listagem.requisicoes.pendentes
|
company_id
|
res.company
|
Data Inicial
|
listagem.requisicoes.pendentes
|
|
|
Data Final
|
listagem.requisicoes.pendentes
|
|
|
Status | listagem.requisicoes.pendentes
|
|
|
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Linha3
Linha4
Linha5
Estoque/Relatórios/Sugestão de Compra
Sugere o que tem que ser comprado para determinado local, comparando com o saldo atual.
O campo Local permite selecionar somente um local, se não informar traz todos.
A opção "Ordem a Listar", permite selecionar somente um dentre domínio abaixo:
A "Sugestão" permite selecionar somente um valor obrigatoriamente dentre:
A classificação das curvas é independente das opções Estatística/Mínimo/Máximo.
O 'Prazo Estoque para Sugestão' (em dias) e 'Prazo para cálculo em média' (em meses) são solicitações obrigatórias no relatório.
=> Quando a opção "Mínimo/Máximo" marcada:
As informações encontramse registradas na grade do produto.
- Máximo: Quantidade máxima de estoque, usada para controlar até quanto comprar.
- Mínimo: Quantidade mínima de estoque, usada para fazer pedido de compras.
- Saldo: O saldo é o informado na grade do produto.
- Sugestão = Máximo - Saldo.
Verifica se saldo do item é menor estoque mínimo cadastrado:
Se sim -> Compra a quantidade até no estoque máximo cadastrado.
Se não (saldo maior ou igual) -> Não entra na sugestão.
No "Código para Impressão", seleciona somente um valor obrigatoriamente dentre:
'I', 'código Item', default -> Este código faz referência ao código interno do item.
'F', 'código Fabricante' -> Este código faz referência ao código interno fabricante.
O layout deste relatório diverge da opção de estatística, nas colunas de 'Saidas' e 'Média' são substituídas pelas colunas 'Mínimo' e 'Máximo'.
=> Quando a opção "Estatística" marcada:
Referente ao quanto foi vendido dentro do prazo informado, é a venda média diária (Sugestão).
Ex:. Se vendo 600 unidades em 6 meses = 180 dias, a venda diária = 600/180 = 3,33 p/ dia.
Logo considerando o prazo do estoque para sugestão = 15 dias, são necessários 15 * 3,33 = 50 unidades, comparando com saldo atual. A diferença deste resultado com o saldo atual é o necessário comprar.
Para o campo 'Considerar mês atual':
=> Considerar na aplicação : >= 86%
Cálculos:
=> Agrupa por produto na ordem decrescente do valor de venda.
=> Calcula valor total das vendas do período.
Considera para cálculo o preço de venda.
Totaliza cada item com todas as vendas do período
=> Somatório (valor de venda x quantidade) ou o somatório do valor total do item.
Ordena do maior valor para menor valor.
Calcula o Acumulado Valor - > Adiciona a cada item a soma do 'Total de Venda' anterior. (o primeiro valor soma zero, é ele mesmo)
JANEIRO FEVEREIRO MARCO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO
O relatório proporciona consulta em tela, podendo ser impresso através do botão "Imprimir". Os itens informados na capa são exibidos no relatório.
São exibidas as colunas na treeview da tela: