Projetos/Configuração/Modelos de Projeto
Os modelos são criados com as respectivas tarefas padronizadas por algum pacote ou módulo ofertado.
Para o projeto ser considerado modelo, ao criá-lo deve clicar no botão "Ajuste com o modelo", que seta o estado do projeto como template.
Projetos/Tarefas/Todas as Tarefas
Marcar a primeira coluna da treeview, onde é habilitada a opção 'Print' no header, clicar em 'Relatório de Tarefas por Projeto'. Nas colunas que representam tempo(horas), os segundos também são exibidos, para que a soma das horas coincida exatamente com o tempo total.
Para o cálculo do Tempo p/ Término - Horas considera a diferença de horas do total da coluna H. Plan - H.Real.
Ao incluir uma forma de pagamento para OS, trazer para o campo "Valor", o referente ao campo "Total da O.S.:" destacado na parte inferior da tela.
O campo Horas Atrasadas apresenta o valor zerado. São calculadas somente se o tempo gasto for maior que o planejado.
Total Tempo para término (Horas Planejadas ) = Tempo Planejado
Dias úteis = Quant. Visitas
Atendentes = CONSULTORES
Tempo restante
O campo "Avisar atribuído" do projeto é observado se marcado:
=> Se marcado, qualquer alteração no campo "Atribuído para":
=> Se o atribuído possui email configurado, dispara email com informações conforme layout abaixo, posicionando ao atribuído que existe tarefa para ele.
Remetente: <projetos@siginformatica.com.br>
Para: <atribuído> Assunto: < N° da Tarefa + Sumário da tarefa> Conteúdo do email: <Nro.Tarefa> <Projeto> <Sumário da tarefa> <Horas planejadas>Projetos/Tarefa/Nova Tarefa
Permite descrever as atividades de um projeto para determinado cliente.
Informar o projeto, cliente, sumário da tarefa.
Existe o campo Atribuído para, que registra quem irá executar a tarefa.
Os campos relacionados à Horas: Planejadas, atrasadas, restantes, gastas trabalham com tempo, no formato de horas reais, atendendo às horas fracionadas na elaboração de atividades para um projeto.
É permitido acessar a Tarefa do Projeto ao clicar em Projetos -> Projetos -> Calendário Consultor/ Cliente sobre o dia/número da tarefa delegada, para tal deve existir o executor da tarefa cadastrado.
Existe o flag "A Faturar" na aba Informação, abaixo do campo 'Horas restantes', por default, marcado.
=>"Se marcado, a tarefa tem suas horas faturadas no Projeto."
Se o flag "A Faturar" estiver marcado para tarefa, habilita o campo "Horas a deduzir". Se informada, ao faturar para cliente será deduzida do tempo total a deduzir suas horas faturadas no Projeto.
Existe a possibilidade em considerar ou não o tempo minimo a ser cobrado para tarefa. O flag "Considerar Tempo Mínimo", se marcado o tempo mínimo a ser cobrado é considerado. Este campo é habilitado somente se "A Faturar" estiver marcado.
O flag de "Deslocamento" ocorre para diferencial de visitas internas e extenas. Se marcado indica que a tarefa está planejada com deslocamento do consultor, determina a quantidade de visitas planejadas.
Projetos/Projetos/Calendário Consultor/ Cliente
Exibe os compromissos agendados para o mês, diversificando para cada consultor os respectivos clientes, dias e horários.
A tela é aberta no modo de visualização calendário no mês corrente, ao clicar num item do calendário, mostra, além dos campos da capa do projeto, detalha a tarefa pertencente ao consultor, ao cliente, na data. Ao clicar na tarefa, é exibida, permitindo ao usuário executar as funções da mesma.
O calendário dos projetos é agrupado por Consultor, Cliente, Dia, Tempo total das atividades.
Ao clicar sobre algum horário agendado para clientes, é exibida uma tela com o detalhamento das atividades que serão executadas, com os campos referentes à hora, exibidos em formato de horas. A capa mostra Cliente, Consultor, Início, Fim e Horas. O grid mostra Nro. Tarefa, Projeto, Sumário da tarefa, Horas planejadas, Horas restantes e Horas gastas.
Projetos/Projetos/Estrutura dos Projetos
Processo de subdivisão das previsões de entregas e do trabalho do projeto em etapas menores e mais facilmente gerenciáveis. Apresenta árvore hierárquica orientada às entregas, fases de ciclo de vida, estados em que se encontram os projetos, e, o que é necessário para completar um projeto.
Ao selecionar um projeto e marcar todas as tarefas, é habilitado botão Print. No Relatório "Tarefas do projeto" são exibidos no cabeçalho do relatório, o número e o nome do projeto.
O projetos não trabalham com horário fracionado, como na tarefa, trabalham também com hora normal.
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Projetos/Projetos/Calendário Consultor/Cliente
Exibe o calendário das atividades agendadas por consultor.
A tarefa agendada sempre obedece o início previsto da mesma.
Ao clicar sobre a tarefa agendada no calendário, é aberto formulário com a relação das tarefas para o dia. Se houver mais de uma tarefa, independente do estado da mesma, é discriminada na treeview. Apresenta <Nro. Tarefa/Projeto/Sumário da tarefa/Horas planejadas/Horas restantesHoras gastas>.
Quanto ao campo "Avisar atribuído", se marcado dispara email com informações da tarefa, posicionando ao atribuído que existe tarefa para ele.
Projetos/Projetos/Todos os Projetos
Relaciona todos os projetos da empresa com as perspectivas de finalização de cada um.
No notebook na aba de Documentos são anexados os documentos selecionados.
Para projetos onde o campo Data Conclusão é preenchida, projetos concluídos, exibe o flag 'Faturar'.
A opção 'Faturar' se marcada, ao fechar o projeto, o mesmo fica disponível para faturar.
Existe no header o botão 'Limpar programação das tarefas' que tem a finalidade de limpar o campo Data Início Previsto de todas as tarefas associadas ao projeto que estiverem em estado de Draft(Esboço) e Pending(Pendente), e, dos respectivos projetos filhos abaixo.
Exibe na treeview as colunas ID, Nome do projeto, Gerente do projeto, Cliente, Tempo planejado, Tempo total, Tempo gasto, Andamento, Estado e Empresa.
O tempo planejado é o tempo previsto para o consultor executar determinada tarefa.
O tempo executado é o tempo que o consultor demandou para executar a tarefa no cliente"rat".
O tempo total é o tempo planejado menos o tempo executado.
H. Planejada -> Tempo planejado
H. Real -> Tempo gasto
Difer -> Tempo restante
Previstas -> São as visitas previstas e contempladas no escopo inicial do projeto.
Planejadas -> São as visitas que efetivamente estão planejadas e serão executadas no cliente.
Na aba "Administração", o campo "Quantidade deslocamento" determina a quantidade de visitas previstas exibida no Relatório de Tarefas por Projeto.
A tarefa criada para um projeto pode ser fechada via rat(projetos/rat eletrônico) do cliente, com o tempo zerado(se fechado o rat, a tarefa altera o estágio de esboço para concluída, caso esteja marcada a opção no rat). No projeto, as horas atrasadas permanecem com tempo zero.
Um Projeto pode ser duplicado para aproveitar o modelo. Após duplicar o modelo, o novo projeto criado deve sofrer ajuste nas tarefas. Em seguida, é atribuída à um consultor. As horas restantes são alimentadas no momento da duplicação do projeto, desde que, as horas planejadas estejam cadastradas nas tarefas do projeto modelo (que será duplicado).
Ao filtrar cliente, ocorre a facilidade menu 'Documentos' no menu superior 'Mais'. Ao clicar nesse menu é aberta uma nova janela com uma treeview contendo todos os documentos do cliente. A última coluna dessa tree proporciona a opção de download para visualização do arquivo/documento. O arquivo pode ser baixado com o nome e extensão corretos, de acordo com o configurado como referência(extensão) do arquivo anexado. Esta mesma funcionalidade para acesso destes anexos, pode ser executada em Administração/Cadastros/Dados de Pessoas/Pessoas, onde ao posicionar em um determinado cliente, no header na opção Mais-> Documentos.
O botão "Duplicar o modelo deste projeto" cria um novo projeto para com as tarefas para o cliente informado.
No header existe botão "Importar atividades modelos de projeto" para realizar a importação de atividades de outros modelos de projetos definidos em Projetos/Configuração/Modelos de projetos. Para facilitar a composição de um novo projeto com características diversas, para o cliente do projeto do qual está posicionado para importação, são incluídas as atividades de mais de um modelo em um único projeto. Para tal ao clicar neste botão, é aberta janela para seleção do Modelo(projetos que são modelos) contendo as atividades. Após seleção e confirmação, a aplicação inclui todas as atividades(project_br_task) deste modelo no projeto em questão( atributo project_br_id). Este botão é habilitado somente após salvar o projeto, para que o mesmo seja identificado. Para inclusão todas as atividades associadas ao modelo são percorridas e replicadas para o projeto posicionado.
Na execução do "Relatório de Tarefas por Projeto" posso identificar o Projeto de determinado cliente, para todas as tarefas, e, imprimi-lo. Para tal, no Search ao informar o nome do cliente, clicar sobre o mesmo, dentro do projeto do cliente, clicar no botão "Mais", e, em seguida selecionar a opção "Todas as tarefas". São exibidas todas as tarefas do projeto para o cliente selecionado. Selecionar todas as tarefas, clicar no botão "Print", e, em seguida escolher a opção "Relatório de Tarefas por Projeto". É gerado o relatório.
Em tela:
No relatório impresso, existe uma coluna denominada "Difer", que é a diferença entre o planejado e o realizado. Ou seja, o valor desta coluna é H. Real. (Horas Realizadas) - H.Plan (Horas Planejadas). Este conteúdo da coluna "Difer" no relatório é o mesmo do campo tempo restante de dentro da tarefa do projeto.
H. Planejada -> Tempo planejado H. Real -> Tempo gasto Difer -> Tempo restante
Tempo Total -> Tempo restante
Quando a tarefa não for a faturar, é exibido para coluna "Faturar" a letra "N".
Quanto a coluna "Faturar", após a coluna de Projeto:
** Tarefas a Faturar: Exibem a letra "F"
** Tarefas não Faturadas: Exibem a letra "N"
Na linha dos totais ao final do relatório, existe a informação de "Total Gasto Faturado", que contempla o somatório dos registros da coluna "Gasto", cujas tarefas estão marcadas para faturar.
A coluna "A Deduzir" é preenchida manualmente pelo responsável, apresenta o Total. No total das tarefas, se o campo "Horas a deduzir" possuir valor é deduzido no campo "Total gasto a faturar:".
Na coluna "Tempo Restante" são somadas as "Horas a deduzir" no totalizador.
=> Para as tarefas "a Faturar" que possuem menos de 60 minutos e possuem o flag "Considerar Tempo Mínimo" marcado na tarefa:
=> Cobra-se os 60 minutos.
=> Para as tarefas "a Faturar" que possuem menos de 60 minutos e não possuem o flag "Considerar Tempo Mínimo" marcado:
=> Cobra-se os minutos gastos.
O valor da hora é registrado no campo Valor hora da capa.
Para as informações considera-se:
* Previstas = Quantidade deslocamento informada na aba administração.
* Planejadas = Quantidade de datas diferentes das tarefas para o mesmo projeto, cujo flag deslocamento esteja marcado para a mesma.
Nota: O tratamento deve ser o mesmo nos locais de cálculo das horas, ou somatório, no relatório para todas as colunas relacionadas à tempo e hora.
Para preenchimento dos campos 'Término Previsto' e 'Visitas Previstas' no relatório de tarefas, as informações no Projeto de 'Fim esperado' e 'Quantidade deslocamento' devem estar populadas. Independente da marcação de uma ou todas as tarefas do projeto, sempre exibe o que está em 'Quantidade deslocamento'.
Na opção Print em 'Pesquisa' existe modelo de relatório genérico, utilizado para outros fins além do módulo projetos. Permite salvar uma lista de campo padrão para que imprima as colunas que desejar no relatório. Para inclusão de coluna default, como os campos ID e TEMPO PLANEJADO(Planned Time), o tipo de exportação "Exportar Todos os Dados" deve ser selecionado. Esta seleção é manual na tela.
Projetos/Projetos/Novo Projeto
Permite criar um novo projeto com suas respectivas particularidades.
Nas informações da Capa, o campo Valor Hora fica habilitado e obrigatório, se o flag Faturar estiver marcado.
Projetos/Projetos/Projetos a faturar
Relatório para apontamento das horas faturadas pelo Helpdesk e pelos Rat´s eletrônicos, tempo gasto nos projetos.
Informar o Período inicial e final opcionalmente.
Para faturamento dos projetos, que devem estar concluídos(listados os projetos cujo State = Done), a opção Faturar deve estar marcada. Caso contrário, todos os projetos a serem faturados são listados, exceto os cancelados.
Existe o filtro de Cliente para facilitar a busca das informações, também opcional.
O cálculo realizado para a tarefa/projeto, de acordo com suas hs gastas, e, valor da hora no projeto, leva em consideração, que, para que as horas gastas sejam consideradas no cálculo do projeto, obrigatoriamente a tarefa tem que estar marcada como "A Faturar".
Com o Flag "Projetos concluidos" marcado:
=> Traz todos os projetos concluídos dentro do período.
Com o Flag "Projetos concluidos" desmarcado, dentro de um período:
=> Traz o somatório das tarefas concluídas, cujo flag "a faturar' de project_br.task está marcado, independente se o projeto a qual pertence, esteja finalizado ou não, cujas datas de início e encerramento das tarefas estejam dentro do período informado. Serão relacionados os projetos das tarefas nesta situação, com o somatório de horas das tarefas concluídas dentro do mesmo. São os atendimentos pontuais que serão cobrados.
Ex:. Se tenho 3 tarefas no mesmo projeto concluídas e a faturar, no relatório é exibido 1 registro referente aquele projeto com o valor sumarizado das 3 tarefas.
=> Para as tarefas a faturar que possuem menos de 60 minutos
=> Cobra-se os 60 minutos.
=> O valor da hora é registrado em Projetos/Projetos/Todos os Projetos no campo Valor hora da capa.
Quanto ao flag consideração do tempo mínimo, marcado ou não:
Nota: O tratamento deve ser o mesmo nos locais de cálculo das horas, ou somatório, no relatório para todas as colunas relacionadas à tempo e hora.
Label | Classe
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Campo | Referência |
Periodo Inicial
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wizard.projetos.a.faturar
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|
Periodo Final
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wizard.projetos.a.faturar
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|
Projetos Concluídos
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wizard.projetos.a.faturar
|
|
|
Projetos/ Rat. Eletrônico/Rat. Eletrônico
Controle de horas de manutenção/atendimento ao cliente, padronizado e obrigatório para todos os atendimentos a serem realizados. Estes documentos são elaborados e entregues à Contratante.
Existe o campo de Total tempo atendimento nas informações da capa, que contempla a diferença entre a data de término e a data de início.
Na aba Atividades, são somados os tempos das atividades na treeview.
No fechamento do Rat, se a soma das atividades não bate com Total tempo atendimento, gera alerta ao usuário, sem impedir o fechamento. Ainda para fechamento do RAT, ao clicar no botão "Finalizar" no RAT é observado se o campo "Total tempo atendimento" confere com o somatório da coluna Tempo da aba de atividades.
=> Se a contingência(diferença de horas) for até 10 min a aplicação:
Emite a mensagem: " Atenção: Total de horas divergentes!".
Não bloqueia o fechamento do RAT ao clicar em Confirmar.
=> Caso contrário, se a contingência for superior a 10 minutos, a aplicação:
Emite a mensagem: " Atenção: Total de horas divergentes!".
Bloqueia, não permite o fechamento do RAT.
Existe a opção de 'Faturar', se marcada ao fechar o projeto estará disponivel para faturar, na conclusão do atendimento.
Existe a necessidade em registrar as Anotações Técnicas decorrentes da atividade que não são planejadas. Na aba Atividades ao clicar em Incluir um item é aberta janela Criar : Atividades onde na capa ocorre o campo textual "Anotações Técnicas" para relatos que não são impressos no RAT.
Para imprimir o RAT, é necessário que esteja concluído, então o botão Imprimir é exibido no rodapé do form. O sistema gera informações como o nome do Cliente, Endereço e outros, conforme layout. O tempo de atendimento aparece no relatório, além da informação da tarefa "A Faturar".
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Linha3
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Linha5
Linha6
Linha7
Linha8
Projeto Atividade Duração Prev. Dif. Observação Usuários Treinados Concluído
Linha9
Linha10
linha 11
Projetos/ Rat. Eletrônico/Reabertura de Rat.
Permite reabrir um RAT que já foi fechado por usuário. Obedecendo as permissões para reabertura.
Exibe treeview que mostra apenas os rats com state = 'done', com os campos: nro rat, consultor, cliente, usuário, data de inicio, data de término e observação.
Para reabrir, clicar no botão com ícone "gtk-go-back.png", onde o rat volta para status 'draft'.